VIDA DA IGREJA (4) – A palavra profética – Ezra Ma

REUNIÃO MENSAL DE ENTREMESCLAR DAS IGREJAS DA REGIÃO 8B03 EM AMERICANA

 Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 23/08/2018. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

A palavra profética
Leitura Bíblica: 2Pe 1:19; Ap 1:1-2

 

O primeiro tipo de palavra que temos no meio cristão hoje é o inspirativo. Este o que predomina no meio cristão hoje. Está mais na área da autoajuda, da inspiração, mas há pouco fundamento na Palavra. a igreja é o baluarte da verdade. Nos dias de hoje o mundo está sendo preparado para a aparição do anticristo e muitos estão esperando o tempo em que a marca da besta será colocada, pensando que será algo apenas físico. Para mim, essa marca está intimamente relacionada com as ideologias.

Dt 6:4-8 O que está no coração do homem hoje? No século XXI, o que está em nosso coração? a Bíblia diz que é a palavra que deve ocupar o nosso coração. nossos filhos estão sendo bombardeados nas escolas com as ideologias deste mundo. Por isso, precisamos vaciná-los a todo o tempo. Quem são os pais que falam com seus filhos o tempo todo sobre a Palavra? por essa razão, muitos estão sendo tragados e engolidos pelo mundo de hoje.

Em Ap 13 lemos que a marca da besta, o anticristo, que será colocada nas pessoas que passarem pela grande tribulação, será colocada na mão direita e na testa. É muito interessante a relação entre essa passagem a aquela que lemos de Dt 6. A fronte mostra o que nós pensamos, a nossa convicção, nossa identidade, nossa percepção do mundo. Há uma batalha muito forte hoje para massificar as pessoas, levando-as a pensar da mesma forma. Temos identidade ou já estamos sendo massificados?

Nossa única salvação é voltarmos à Palavra. o que o pós-modernismo está fazendo é anular a Bíblia. Poucos gastam tempo na Bíblia. Temos a palavra inspirativa, mas nossa ancora deve ser a Bíblia. A própria experiencia deve ter ancora na Palavra de Deus. Esse tipo de experiencia é sólida.

Outro tipo de palavra é o expositivo. Isso requer foco, requer investimento de tempo. Quantos de nós investimos em estudar a Palavra? quantos buscam entender o que estamos lendo. Quantos sabemos o significado dos sacrifícios, das ofertas, do tabernáculo e seu mobiliário, e outros tantos assuntos. Tudo tem seu significado, mas quantos se dão ao trabalho de buscar entender? A salvação do Senhor inclui tudo o que Ele realizou em Sua morte. Ele realizou a redenção e obteve por nós o perdão dos pecados, a justificação, a reconciliação e a propiciação. Mas isso não é tudo, ainda há muito mais! Quando cremos todos esses itens foram aplicados a nós retroativamente. Contudo, após nossa regeneração, Ele começa a trabalhar em nós por meio de Sua vida. Seu Espírito, que está em nós, agora trabalha em nossos interior a santificação a justificação, a transformação, a conformação e, por fim, a glorificação. Tudo isso é operado em nossos interior. Ele deseja ter milhões de filhos iguais a Ele, gerando a produção em massa de Cristo.

Quantos de nós conhecemos todos esses pontos? Estes assuntos mostram o nosso objetivo de estar na igreja hoje. Esta é a palavra expositiva. Isso requer que estudemos a palavra sem nenhuma distração.

Ap 3:2, 8, 12 Esse anjo não é o ser angelical alado, mas são os mensageiros da igreja. Isso significa que no tempo do fim, Deus não está interessado em títulos, mas naqueles que transmitem a sua mensagem à igreja. No tempo do fim estão todos anestesiados e Deus precisa de canais através de quem ele possa enviar Sua Palavra. É a palavra expositiva que nos dá fundamento. Uma árvore sem raízes é facilmente levada em uma tempestade. Não deem tanta atenção à parte externa, mas o importante é o fundamento. E esse fundamento está na Palavra. Invistamos tempo em ganhar a Palavra. As mães devem ler para as crianças, depositarem a palavra neles.

O tempo não tem misericórdia.  Não é possível comprar tempo e não temos domínio sobre ele. Quando o Senhor voltar, entraremos na eternidade. As decisões erradas que tomamos já foram concretizadas e não é possível voltar no tempo. Por isso, precisamos aproveitar o nosso tempo. Os líderes das igrejas deem entender a dor das ovelhas, devem entender o sofrimento dos irmãos e orar e ajudar a fortalece-los.

No meio cristão hoje há a palavra motivacional. Quando você ouve tais palavras você se sente consolado, encorajado, animado a continuar vivendo. No passado, não tínhamos muito dessa palavra, mas hoje, graças ao Senhor, descemos do céu e estamos estendendo a mão para ajudar os irmãos. ela é muito boa e necessária, mas o grande problema é ficar apenas nela.

O outro aspecto e o que precisamos atentar é para a palavra profética.

2Pe 1:19 Para os vencedores o Senhor virá como a estrela da alva. A palavra profética vai nos orientar a andar até que o dia clareie.

Ap 1:1-2 A palavra profética é a revelação de Jesus Cristo. é a profecia para o povo de Deus como coletividade. Hoje se preocupa muito com os indivíduos e com o bem-estar deles, mas quando Moisés falava, o que transmitia era a direção para todo o povo de Deus. essa é a palavra profética. Claro que precisamos cuidar das pessoas e para isso temos a palavra motivacional, mas se não tivermos a palavra profética, não teremos visão ou direção. Na igreja temos ouvido acerca da economia de Deus. O item principal de um governo é o plano econômico. A economia é o plano e a palavra profética é aquela que explica qual é o plano de Deus e nos dá o mapa completo, para sabermos claramente onde estamos e para onde vamos.

É esse tipo de palavra que falta hoje. Hoje se fala de forma imediatista e superficial. A idolatria, a superstição e as filosofias, que fala o livro de Colossenses, entrou na igreja. precisamos nos dedicar a ganhar e guardar a Palavra do Senhor. Seremos assim guardados.

Ef 5:25-27   Precisamos da lavagem da água da Palavra! Essa lavagem é como um jato de água que tira toda sujeira.

O Espírito Santo quis falar isso para nós essa noite. Se nos voltarmos à Palavra hoje, terá valido à pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *