A FÉ DO EVANGELHO – Salvos na Sua vida – Ezra Ma – Comunhão com a igreja em Quixadá – CE

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 24/05/2018. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Salvos na Sua vida
Leitura Bíblica: Rm 5:10

Desde a Conferência Internacional na EAV temos compartilhado palavras sobre os livros de Filipenses e Romanos. Na verdade, há muita riqueza nesses livros e nos falta o tempo necessário para compartilhar todos os pontos com detalhes. Esta noite veremos que através de sua redenção ele alcançou algumas coisas para nós. Queremos falar do aspecto objetivo, que é aquilo que Ele fez e recebemos exteriormente. Também falaremos do aspecto subjetivo, que é aquilo que ele faz interiormente. Em nossa experiencia cristã precisamos entender esses dois aspectos. Tudo que há na Bíblia apresenta esses dois aspectos: que Ele realizou e falou e o que nós experimentamos. A Bíblia está objetivamente fora de nós, mas quando a lemos, algo ocorre em nosso interior. Ela nos alegra, nos ilumina, nos sustenta. A palavra objetiva fez um trabalho em nosso interior.

Deus se encarnou em Jesus e viveu uma vida sem pecado por 33,5 anos. Sua vida foi um verdadeiro evangelho. ele viveu uma vida crucificada toda a sua vida. por mais pobres que tenhamos sido, tivemos um berço, nossa mãe preparou um lugar para nós nascermos. Mas Jesus nasceu em uma manjedoura, que é um nome bonito para coxo de vaca.

 Jesus viveu uma vida humana normal como qualquer homem. Isso é algo que precisamos ver. No Antigo Testamento Deus era Deus e o homem era o homem. Deus desejava uma nação de sacerdotes, mas o homem falhou. Então, um dia, segundo o plano de Deus desde a queda do homem, o salvador nasceu. Ele se tornou um homem para se tornar o sumo sacerdote que se compadece de nós. Antes disso, Ele somente era Deus e Nele só havia o elemento da divindade. Quando se encarnou, ele recebeu também o elemento da humanidade. Ele nasceu e a Bíblia diz que nele não havia nenhuma beleza. Era como uma raiz de terra seca (Is 53). Ele era castigado pelo tempo. Ele viveu uma vida crucificada todo o tempo. Ele não fez sua própria vontade, mas a vontade do Pai. Quando Ele foi à cruz no fim de sua vida, foi apenas a culminância de toda uma vida tomando a cruz.

Através da Sua redenção ele obteve o perdão dos nossos pecados e nos reconciliou com Deus. ao olhar para nós Deus já não nos considera pecadores, mas aqueles que O receberam se tornaram Seus filhos. a ideia central de Romanos é transformar um homem de pecador a alguém que participa da glória de Deus. Filho de Deus.

Ele nos redimiu, nos reconciliou e nos justificou. Uma vez que a vida divina entrou em nós, ela passa a atuar em nós e nos salva. A santificação é Ele acrescentar mais da Sua vida e da Sua natureza em nós. a cada dia que se passa nós nos parecemos mais com Deus. quando oramos, ouvimos a Palavra de Deus, Servimos a Ele, temos comunhão com Ele, Sua vida é cada vez mais acrescentada em nós e algo metabólico acontece. As células do nosso velho homem vão sendo eliminadas e as células da vida divina vai substituindo essas células velhas. É como o que ocorre com a madeira ou peixes fossilizados no leito dos rios. A matéria orgânica pouco a pouco vai sendo substituída pelos minerais e o que temos no final é um pedaço de madeira ou uns peixes petrificados.

Temos a vida e a natureza divina em nós e conforme vamos nos alimentando da Palavra vamos recebendo mais e mais de Sua vida e natureza. Quando Jesus veio à terra, em Sua divindade, Ele já era Deus. ele era o Filho, que habitava com o Pai e era o próprio Pai na eternidade passada (Jo 1:1, 14). Só há um Deus, o Deus que habita em luz inacessível e que ninguém pode ver Sua face sem morrer. Ele é o Deus da glória.  O Filho é Deus expresso, manifestado. Por isso, Ele é a Palavra. nós conhecemos alguém pelo que essa pessoa fala. Quando falamos, expressamos o que somos. Quando Deus está em silêncio, está oculto. Mas quando Ele fala, é o Filho. O Filho é o Pai que se manifesta. O Filho é o Pai que aparece. Mas Ele não aparece naquela glória. Todos estamos desfrutando da eletricidade a 220 volts aqui. Qualquer eletrodoméstico pode ser ligado à tomada aqui. Esta tensão aqui é o Filho como o Espírito. Na hidrelétrica, há mais de 100 mil volts. Mas ao passar pelas subestações a energia é tornada mais acessível, até chega a nós em 220v. Ninguém pode receber Deus em Sua glória, por isso, Ele precisou ser processado. É como uma melancia que, inteira, não pode ser desfrutada por nós, mas precisa ser processada, cortada em pedaços pequenos ou feita em suco. Aí podemos desfrutá-la. Quando você recebeu jesus Cristo, o Deus da glória entrou em você.

Cristo um dia entrou em você. Logo que você recebeu o Senhor, você foi separado do mundo, mas não havia muita diferença entre você e as demais pessoas. mas com o passar do tempo buscando a Palavra e ganhando mais da vida e natureza divina em você, o processo de santificação ocorre dentro de você. O resultado é que a cada dia que passa você se parece mais com Deus. isso é o que a Bíblia chama de piedade.

1Jo 3:1-2 Sonos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que está acontecendo dentro de nós. hoje algo está ocorrendo em nosso interior, mas ninguém pode ver ou perceber. Todos seremos iguais a Cristo em vida e natureza, menos na deidade. Não seremos objeto de culto ou adoração, mas seremos como Ele. O negócio de Deus é reproduzir Cristo em massa. Todos somos cristos júnior e estamos à caminho de nos tornarmos iguais a Cristo. mesmo um jovenzinho que creu no Senhor já possui a vida e a natureza divina.

Marido e esposa já possuem a vida e a natureza divina. Na reunião são muito parecidos com Cristo, mas quando estão em casa e brigam um com o outro não se parecem nada com Cristo, e sim com o diabo. Mas à medida que a vida cresce neles vão se parecendo mais com o Senhor.

Estamos passando por um processo de transformação. É como uma lagarta feia e que queima os que o tocam que passa por um processo e é transformada em uma borboleta. Nós estamos sendo transformados na vida da igreja hoje. Ela é o nosso casulo. Não tente sair da igreja, pensando que vai crescer da mesma forma. Não irá. Fora do casulo a crisálida morre e jamais se tornará uma borboleta. Por isso, não saia da vida da igreja. não saia do casulo. Você se sente restringido na vida da igreja? os jovens se sentem restringidos? Graças a Deus! os que estão livres não se tornarão “borboletas”, mas nós sim, nos tornaremos parecidos com Deus. Esse é o trabalhar da vida divina em nós e a vida da igreja é o ambiente em que essa vida atua.

Após a transformação temos a conformação. É como colocar a massa de um biscoito em uma forma. Todos os biscoitos ganharão a forma da forma. Nossa forma é Cristo. Satanás quer nos tornar iguais ao mundo.  A maneira como você se veste, como você arruma o cabelo ou como você fala se parece com Deus ou com o mundo. Somos filhos de Deus e precisamos nos parecer com os filhos de Deus.

Por fim, quando o Senhor Jesus voltar, seremos glorificados. Por um lado, Cristo virá dos céus. Mas hoje ele não está somente nos céus. Está também em nós. 2Ts 2 diz que Ele virá para ser admirado nos seus santos. No monte da transfiguração Jesus, que era um homem como todos os demais, revelou a glória que havia Nele e todos se admiraram. Um dia, quando o Senhor voltar, Cristo sairá de nós e se manifestará de dentro de nós e todos se admirarão. Naquele tempo já não estaremos sujeitos ao espaço. Seremos como jesus após ressuscitar, que apareceu e desapareceu diante dos discípulos. Seremos glorificados.

Essa introdução nos ajuda a nos localizar. O Senhor veio e fez todo o trabalho de redenção em nós. ele nos perdoou, nos reconciliou, nos justificou e nos regenerou. Agora, interiormente, está nos santificando, transformando, conformando e, por fim, nos glorificará. Com isso podemos entender o que veremos essa noite.

Rm 5:10 a primeira metade desse versículo mostra o que a morte de Cristo fez por nós. Através de Sua morte na cruz Ele nos redimiu e justificou. Eu devia morrer, cumprindo a sentença de morte que recebi por causa do meu pecado, mas Cristo me substituiu na cruz e me revestiu. Agora, quando Deus me olha, não vê um pecador, mas um filho seu. Antes eu era um pecador, mas agora, sou um filho de Deus. isso é o evangelho da graça, ou a salvação judicial, que tem a ver com os justos requisitos da lei de Deus. Deus não é cruel, e sim justo. Nós violamos a lei e, por isso estávamos sentenciados à morte. Por causa do Seu grande amor por nós Cristo nos substituiu na cruz e pagou toda a nossa dívida diante de Deus. agora, perante a lei de Deus, estamos justificados. Quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de Seu Filho.

v. 10b Agora, não é mais a morte de Seu Filho, mas a vida de Seu filho. Agora, recebemos a Sua vida e esta vida está nos trazendo a santificação, a transformação, a conformação e a glorificação que o Senhor opera em nós na vida da igreja. por isso, não seja como a maioria dos cristãos que estão satisfeitos por terem sido salvos da perdição eterna. Agora ainda precisamos ser salvos da nossa alma, do nosso velho homem, da nossa carne.

Hoje ainda há ofensas nas famílias também na igreja. isso mostra que há muitas coisas em nós que o Senhor ainda precisa limpar. Não pensemos que já está tudo certo. Na parte de Deus sim, está tudo certo, mas agora é o momento em que Deus irá trabalhar em nós. imagine se a mãe fica tão feliz quando o filho nasce que se aposenta. Não, agora é que o trabalho dela vai começar. Nós seremos transformados e glorificados, mas hoje é a nossa alma que precisa ser transformada.

Há alguns que são trabalhados rapidamente por Deus na vida da igreja. Contudo, há outros que são intocáveis. Deus não consegue trabalhar neles. Mas há muito mais para Ele fazer. agora Ele faz por Sua vida em nós.

Fomos salvos na Sua morte, mas agora estamos sendo salvos na Sua vida.

Rm 5:1  A fé é a forma de sermos justificados. A paz com Deus é por meio de Jesus Cristo. a fé é o portal, a entrada pela qual temos acesso à graça. por esse portal que é a fé temos acesso a outra dimensão, o terceiro céu, onde Deus habita. Esse portal está em nosso espírito e é nessa outra esfera que os milagres acontecem. Nada do que acontece com Deus é lógico. Se você quiser viver na lógica, nenhum milagre acontecerá em sua vida. mas se você começar a alinhar seu pensamento ao que você pede, ou seja, você começar a usar a fé, você passará a experimentar os milagres de Deus. temos de crer na palavra de Deus.

Quando Elias desafiou os profetas de Baal falou para eles que pedissem a Baal que enviasse fogo do céu para queimar o sacrifício. Eles ficaram ali rodeando e se autoflagelando e nada aconteceu. Elias então mandou que jogassem água várias vezes sobre o sacrifício. Ele fez um rego ao redor do altar e mandou encher de água. Isso é totalmente ilógico. Se é para queimar, como lança tanta água? Mas essa é a maneira de Deus. quando Elias invocou o Senhor, o fogo desceu e queimou o sacrifício e lambeu a água ao redor do altar.

A estratégia para a tomada a cidade de Jericó também não era nada lógica. Eles foram obedientes e o milagre aconteceu. Sejam obedientes e o milagre acontecerá.

2Co 5:7 antamos por fé, crendo. Fé não é algo supersticioso, mas é agir sobre a palavra de Deus. hoje no meio pentecostal tudo é baseado no sentimento, mas o que precisamos é da Palavra de Deus. é por meio dela que Deus fala e que a fé passa a agir. Assim como Pedro creu quando o Senhor o chamou para sair do barco e ele andou sobre a água, então

Ore fora da sua caixa. Ore por algo milagroso que Deus pode fazer em Sua vida e na vida de seus filhos, na vida igreja em sua cidade. Diga ao Senhor que você quer andar sobre as águas. Queremos experimentar algo novo.

Se Jesus não falar para você sair do barco, não saia. Mas se Deus falar, saia, reaja à Palavra de Deus. portanto, temos acesso a essa graça pela fé.

Rm 5:3 Não precisamos pedir sofrimentos. Todos temos as tribulações de nosso dia a dia que são para o trabalhar de Deus em nós.

vs. 4-9 A maior prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós e por Sua morte fomos salvos do lago de fogo.

v. 10 agora, já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida. Não fiquemos apenas olhando o que Deus já fez, mas Ele deseja fazer muito mais. Como quando o povo de Israel entrou na boa terra e conquistou 31 reis e se acomodou. Mas Deus mostrou que ainda havia muito a conquistar. Calebe pediu a terra onde estavam os gigantes para conquistar. Peçamos a Deus para que ganhemos aquilo que ele tem de muito mais para fazer em nós.

Deus nos ama e nos colocou na igreja, o melhor que temos. Não estamos em mais uma igreja, mas aqui estamos no fundamento correto e no terreno na benção. Fico muito contente de ver que aqui em Quixadá há tantos irmãos. mas Deus ainda fará muito mais aqui.

2 comentários em “A FÉ DO EVANGELHO – Salvos na Sua vida – Ezra Ma – Comunhão com a igreja em Quixadá – CE”

  1. A salvação de Deus é completa. Nela temos o perdão dos pecados, a reconciliação com Deus, a justificação, a regeneração, a santificação, a transformação, a conformação e por fim a glorificação. Somos eternamente gratos a Ele. Glória a Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *