A FÉ DO EVANGELHO – Unanimidade – Ezra Ma – Comunhão com a igreja em Maracanaú-CE

Ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 27/05/2018. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Unanimidade
Leitura Bíblica: At 1:14; 2:46; Fp 1:27; 2:2; 1 Co 1:10

Nosso desejo hoje é que a igreja cumpra o seu papel. Este ano de 2018 assumimos um compromisso diante do Senhor de que esse ano seja o ano do evangelho. vamos usar o tempo que temos e convidar os parentes e amigos para virem ouvir a Palavra. precisamos ter reuniões específicas para convidar pessoas. temos de considerar nossas reuniões e ver como podemos fazer reuniões voltadas para as pessoas que forem convidadas. Precisamos coordenar bem os serviços de louvor, recepção, etc. As irmãs também precisam ser incluídas. Elas são muito mais capazes para decorar os ambientes do que os irmãos. Nossos locais de reuniões precisam do toque feminino para deixá-los agradáveis.

At 1:6-8 Nós ainda precisamos aprender a exercitar a fé e experimentar o poder de Deus. Deus deseja nos abençoar, mas não cremos. Precisamos crer que uma igreja que hoje tem 20 irmãos daqui um ano terá 80 e daqui dois anos terá 150, etc.

vs. 9-14 Subiram para o cenáculo os principais irmãos, os apóstolos, e perseveravam com as irmãs. A primeira reunião apostólica de serviço tinha a presença das irmãs. O irmão Dong já incluiu as irmãs nas reuniões de serviço há 15 anos, mas nós ainda não praticamos isso. a maioria nas igrejas hoje são irmãs. Nossa maior força de trabalho é as irmãs. Os varões têm um problema: dificuldade de execução. as irmãs são muito melhores na execução.

As irmãs, contudo, têm um problema: as opiniões. Se há 10 varões temos 10 opiniões; se temos 10 irmãs temos 50 opiniões. Em Filipos havia duas irmãs preciosas: Evódia e Síntique. Ambas cooperavam com Paulo, que as apreciava muito. ele rogou a um cooperador seu que as ajudasse a pensar concordemente. Não é por isso que não podemos usar as irmãs.

Precisamos também dos jovens. Pedro e eu estamos nesse encargo de renovar as lideranças das igrejas. Precisamos introduzir aqueles irmãos mais jovens que têm trinta e poucos anos a quarenta anos. Daqui uns anos já seremos octogenários e esses jovens nunca terão oportunidade de assumir. Espero que os líderes das igrejas possam ouvir essa palavra. o irmão Dong introduziu vários cooperadores de trinta e poucos anos para cooperar conosco que temos sessenta e poucos anos. A chegada dos mais jovens não significa aposentadoria para os mais velhos. Pelo contrário, eles devem estar na supervisão, na orientação e aconselhamento desses mais jovens. Os jovens têm mais energia e possuem sabedoria, mas precisam dos mais velhos. Roboão desprezou o conselho dos mais velhos e causou grande dano ao povo de Deus.

A geração jovem de hoje é muito capaz, mas se desprezarem os mais velhos e se acharem melhores que eles, estarão acabados para o serviço ao Senhor. os mais velhos serão os mentores dos mais jovens, que farão a parte operacional. O irmão Dong era um inovador e sempre estava nos encorajando a introduzir as irmãs e os jovens.

Esta noite quero falar um pouco sobre nossa unanimidade, que é o que precisamos hoje. os problemas nas igrejas existem por causa dos conflitos que há quando vamos praticar a palavra.

A unidade é do Espírito (Ef 4:3). Já unanimidade é na alma. Significa ser um na alma. Temos muita dificuldade em ser um na alma. Nossa alma envolve nossa maneira de fazer as coisas. Todos pensam que seu jeito de fazer as coisas é o melhor e os conflitos surgem.

Ser unanime é 1. Ter uma só alma. 2. Ter o mesmo pensamento e 3. Ter o mesmo falar. experimentamos isso nos anos 80 e 90. Naquela época crescemos muito. onde quer que um visitante fosse via todos praticando a mesma coisa, a mesma acolhida e falando a mesma coisa. Eles sentiam nossa unanimidade.

At 1:14 Eles perseveravam unanimes. Em Mt 24:12 fala que aquele que perseverar até o fim será salvo. Na hora de praticar a unanimidade as pessoas desistem, porque é algo difícil. No momento de coordenar uns com os outros os conflitos surgem. Muitas vezes criticamos por dentro, no coração.

At 4:24; 2:42 Este último versículo mostra um segredo para nós. e perseveravam no ensinamento e na comunhão dos apóstolos. Existe algo que a Bíblia chama de ensinamento dos apóstolos, que são as verdades da Bíblia, é a economia de Deus. os irmãos recebem esses ensinamentos e depois se reúnem para falar sobre esses ensinamentos. O que está no alimento diário é a transmissão dos ensinamentos dos apóstolos e as reuniões pequenas que temos para falarmos esses ensinamentos. O ensinamento dos apóstolos é sobre Deus, Cristo, o Espírito, a Vida, o Reino, a Igreja, etc. o que vimos este final de semana sobre Jeus ter sido designado Filho de Deus é o ensinamento dos apóstolos. Então, o primeiro par nesse versículo é o ensinamento dos apóstolos e a comunhão desses ensinamentos.

O grande problema está no segundo par: o partir do pão e as orações. Estes são assuntos práticos. Invocar o nome do Senhor é uma prática. Na verdade, tudo que gera conflito faz parte da prática. A mesa do Senhor é uma prática que gera conflito no meio cristão. O pão deve ser com ou sem fermento? Devemos usar vinho ou suco de uva? Deve ser feita de manhã ou à noite?  O que nós queremos é a realidade.

Quando introduzimos as irmãs para servirem o pão nas reuniões da ceia do Senhor houve dificuldade e resistência dos varões, que não compreendiam que esse serviço é executado pelos diáconos e pelas diaconisas. Alguns irmãos se recusaram a receber o pão ou o cálice de uma irmã. A oração deve ser feita em casa ou no local de reuniões? Tem de ser de joelhos ou sentado? O batismo pode ser em qualquer água ou tem de ser no rio Jordão? A água pode estar quente ou tem de ser temperatura ambiente? Pode pular ou não nas reuniões? Devemos pregar o evangelho por meio de bater às portas ou com reuniões de evangelho? Em nosso meio o BooKafé causou problemas e polarização na igreja. estão vendo o problema da unanimidade? Ninguém briga por causa das verdades do ensinamento dos apóstolos, mas por causa das questões práticas há brigas. Essa é a história do cristianismo.

Precisamos ser unanimes na prática. recentemente falamos sobre divulgarmos o JAV. Temos de ser unanimes com o que o Senhor está falando. Se ninguém amasse o Senhor não haveria problemas na igreja. é porque todos amam e querem servir ao Senhor e acharem que seu método o melhor, os problemas surgem. Ninguém quer negar a si mesmo. Essa é uma vacina que precisamos dar aos irmãos. é o momento de tomarmos a cruz. hoje não é o momento de reinar, mas o momento de morrer. Na igreja hoje precisamos de pessoas que tomem a frente morrendo.

Fp 3:8 Quando vimos Cristo e a igreja vimos a sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus e deixamos tudo o que tínhamos por isso. mas isso não é suficiente.

v. 10 precisamos conhecer a Cristo. Conhecermos o poder de Sua ressurreição. Esse poder é para nos levar a morrer em nossa vida da alma, para sermos conformados com Ele em Sua morte. É para termos a comunhão dos seus sofrimentos. Cristo morreu e experimentou o poder de Sua ressurreição, mas nós experimentamos o poder de Sua ressurreição para fazer morrer a nossa natureza caída, para termos a comunhão dos seus sofrimentos.

Cl 1:24 Os sofrimentos de que falamos não são para a nossa redenção, pois estes sofrimentos Cristo já padeceu por nós e ninguém pode sofrê-los. Os sofrimentos que precisamos passar hoje são os sofrimentos em favor da igreja, que é o Seu corpo. Quando nossa opinião não é aceita, sofremos para não murmurar nem criticar. Esse sofrimento é a favor do Seu corpo que é a igreja.

O Senhor leva em conta a igreja como praticamos hoje. Por isso, Ele tem mais exigências para nós. espero que sejamos realmente unanimes.

At 2:46-47 Esse tipo de viver da igreja é o que precisamos para o aumento do número de irmãos.

At 5:12 Comum acordo é unanimidade.

At 2:42 É preciso haver temor na igreja, temor de desrespeitar as autoridades que Deus colocou na igreja. Na igreja há ordem. talvez a liderança não seja tão qualificada, mas são a autoridade que Deus colocou na igreja.

Outra coisa que precisamos praticar é a obediência. A benção para alguns grupos cristãos são por causa da obediência. Aprendamos a obedecer a Sua palavra.

Paulo orientava as coisas práticas e ao fazer isso, ordenava que se fizesse da maneira como ele determinava.

1Co 16:1-2; 7:17; 14:16, 26; 4:17  Paulo determinava e orientava os irmãos a que obedecessem. Os versículos são claros.

Ap 1:10-12; 2:1, 7  As igrejas são todas candelabros de ouro, com a mesma forma e o mesmo brilho. Para o Senhor as igrejas são todas iguais e o que Ele fala a uma igreja aplica-se também a todas as outras.

Cl 4:15-16 Paulo escreveu uma carta aos Colossenses e escreveu também aos de Laodiceia e as duas cartas deviam ser lidas pelas duas igrejas. A palavra é para todos nós.

TER UMA SÓ ALMA

Fp 1:27 Precisamos ser um em espírito e um em alma.

Fp 2:1-2 Para sermos unidos de alma precisamos do splagchnon de Cristo Jesus. nas entranhas de cristo estão a misericórdia, o perdão, a misericórdia, etc. Só conseguimos ser um porque estamos unidos pelas entranhas de Cristo. brigamos com um irmão porque não enxergamos as coisas do modo como ele está vendo. Se marido e esposa fizerem isso não haverá tanta briga.

At 4:32  Esse é o segredo do crescimento deles.

TER UM SÓ PENSAMENTO

1Co 1:10 Ter a mesma mente.

Rm 15:5 Sentir é froneo, que significa pensar.

Fp 2:2 Penseis = froneo e sentimento = froneo

Fp 4:2 O problema é que Evódia e Síntique não pensavam a mesma coisa. Paulo se colocou no mesmo nível que ela, pois rogou a elas. Eram suas cooperadoras e pediu a um companheiro seu que as ajudasse. As irmãs do Ceará são crescidas em vida e não terão problemas quando servirem juntas.

TER UM SÓ FALAR

1Co 1:10

Rm 15:6 A igreja tem uma só boca e uma só voz.

1Co 14:8 os exércitos eram conduzidos pelo toque da trombeta. O que acontece muitas vezes é que um irmão está tocando toque de avançar e outro o toque de recuar. Deve haver um mesmo toque.

A palavra grega para unanimidade é homothumadon, que significa uma só mente, um só sentimento e um só som. Essa palavra também tem o sentido de ser uma orquestra.

Não somos todos iguais, assim como em uma orquestra cada instrumento tem o seu som característico. Na igreja não precisam ser todos violino ou todos bombos. Cada um precisa manter sua identidade e tocar o seu som, mas todos tocando a mesma música. Isso é unanimidade. Quem ouve fica encantado e deseja voltar mais vezes. Quando tocamos juntos sob a condução do maestro, que é o Senhor, há harmonia.

Isso é como o corpo. Cada membro tem a sua função, mas quando o corpo se movimenta é harmonioso. Por isso, oremos para que todas as igrejas sejam unanimes e em cada igreja haja unanimidade. Preparem-se, pois a benção está chegando.

2 comentários em “A FÉ DO EVANGELHO – Unanimidade – Ezra Ma – Comunhão com a igreja em Maracanaú-CE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *