A VIDA DA IGREJA (3) – Sua Administração – Ezra Ma

REUNIÃO MENSAL DE ENTREMESCLAR DAS IGREJAS DA REGIÃO 8B03 EM SANTA BÁRBARA D´OESTE

 Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 21/06/2018. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

A Vida da Igreja – Sua Administração
Leitura Bíblica: Fp 1:1; At 14:23; Tt 1:5; At 20:17, 28

 

Estamos muito felizes por es.ar aqui. Os irmãos colocaram 175 cadeiras e já lotou. Isso é para os irmãos de Santa Bárbara terem o antegozo do que é ter o local de reuniões cheio. O Senhor irá abençoá-los aqui, amados irmãos.

Esta noite continuaremos a ver as mensagens sobre a igreja. já vimos várias mensagens sobre a visão da igreja e o plano eterno de Deus. vimos muitas coisas essenciais e práticas sobre a visão da igreja nos aspectos local e universal. São verdades básicas e fundamentais que todos precisam ouvir, pois fazem parte da nossa identidade. após estas mensagens sobre a visão da igreja, começamos a ver nas duas últimas reuniões sobre a vida da igreja.

Esperamos que os irmãos invistam tempo em ganhar a palavra que temos recebido na vida da igreja. essa palavra deve ser valorizada. Assim também os nossos hinos. Precisamos despender tempo para ouvir todas essas mensagens e nos encher da Palavra do Senhor, para que tenhamos mais fundamento e substância para resistirmos nestes tempos. Precisamos atentar mais à palavra profética que temos hoje. Essa palavra é muito especial e está no contexto do que Deus planejou para nós. evidentemente precisamos de palavras para nosso consolo e conforto. Cristo veio em carne para experimentar a vida humana e se tornar nosso sumo sacerdote que se compadece de nossas fraquezas. Podemos hoje nos achegar ao trono da graça para obter socorro por causa disso.

Hb 4:15-16; Hb 2:17-18 Satanás tentou tirar o Senhor da posição de homem. Apenas um homem poderia nos justificar e pagar a nossa dívida. Ele passou por muito sofrimento. Sofreu o maior grau de depressão que alguém pode sofrer. Por isso, hoje pode se compadecer de nossas fraquezas. Jó chegou a dizer a Deus que Ele não tinha olhos de carne para compreender o que um homem passava. Quando ele veio, experimentou tudo o que o homem pode experimentar. Por isso, Jesus é poderoso hoje para nos ajudar e nos salvar. Entreguemo-nos a Ele e O busquemos. Gastemos tempo em Sua presença para ganha-Lo cada vez mais.

Vimos os vários aspectos do início da vida da igreja. A partir de hoje queremos aplicar todos os aspectos da igreja que vimos nas últimas reuniões em nosso viver e relacionamento com os irmãos. Se aplicarmos essas palavras, cresceremos.

Precisamos exercitar a nossa fé e crer no que o Senhor pode fazer. já basta de trabalharmos muito e a igreja não crescer. A igreja precisa crescer. Devemos ir seriamente diante do Senhor para recebermos Sua luz. Algo precisa mudar para que haja mais fé em nós.

Vimos que a vida da igreja não é apenas as reuniões, mas também nosso viver em casa, com a família, e com as pessoas no trabalho, nos estudos e em outros ambientes. A vida da igreja inclui a vida de reuniões, a vida familiar e a vida social.

Hoje veremos o quarto item estrutural sobre a vida da igreja: cada igreja tem uma administração própria, a sua liderança. É preciso sabermos que a igreja possui uma liderança composta dos presbíteros, diáconos e diaconisas.

Fp 1:1 A administração de uma igreja na cidade está sobre os ombros dos presbíteros e os diáconos. A parte da autoridade delegada de Deus está com os presbíteros. Eles administram a igreja e aos demais irmãos cabe submeter-se. Em qualquer lugar jamais haverá um grupo 100% satisfeito com a liderança, porque essa é a natureza humana. Todo líder sofrerá oposição, mas precisamos cuidar e orar que Deus guarde para que não sejamos nós os opositores na igreja.

Hoje ainda não oficializamos a liderança dos presbíteros na igreja. não existe ninguém 100% qualificado. Penso que não exista um irmão que se enquadre em todos os requisitos apresentados por Paulo em 1Tm e Tito. O que precisamos fazer é orar pelas lideranças para que eles tenham sabedoria de Deus para cuidar dos irmãos.

Ouvimos muitas críticas, que na maioria das vezes vem das irmãs. Temos um compromisso diante de Deus de levantar e apoiar o ministério das irmãs. Contudo, as irmãs precisam aprender a refrear a sua língua nessas questões.

1Tm 3:1-2 Bispo e presbítero se refere à mesma pessoa. Presbítero diz respeito à pessoa que tem a autoridade como líder e bispo é a sua função. No grego, bispo vem da palavra epíscopos, que significa epi = em cima; scopos = olhar, ou seja, olhar de cima. É aquele que tem visão panorâmica da igreja. ele sobre e consegue ver toda a situação da igreja. ser um bispo é conhecer a situação de todos os irmãos. Ele é um irmão dentre os outros, mas é alguém que tem uma função especial e cuida do rebanho. A figura do pastor de ovelhas é a que melhor o descreve.

Um presbítero precisa visitar os irmãos e conhecer a situação de cada irmão. Precisa orar por eles e encorajá-los. Quero animar a todos os irmãos que almejem o episcopado. Nas reuniões do grupo familiar podemos aprender a exercer o episcopado.

Os diáconos e diaconisas foram estabelecidos para auxiliar os presbíteros. Foram os presbíteros da igreja em Jerusalém que inovaram nessa questão e instituíram os diáconos.

At 6:1 Naquela época já havia reclamação dos helenistas, que eram os que não eram judeus. eles reclamaram porque suas viúvas não estavam recebendo a mesma quantidade de comida que as dos judeus.

v. 2- A palavra serviço, no versículo 3 é diaconia. Os presbíteros sentiam que precisavam de outros para apoiá-los, uma vez que não tinham mais tempo para cuidar da palavra e oração. Hoje temos muitos serviços. Para participar deles, precisamos ser pessoas cheias do Espírito Santo, de sabedoria e ter boa reputação.

Os presbíteros, com os diáconos são um conjunto completo. Os presbíteros sentem-se seguros com os diáconos e diaconisas cuidando dos serviços práticos.

Os irmãos que ministram a Palavra e servem precisam ler a Bíblia. Precisam conhecer o mistério da fé, ou seja, precisa conhecer o plano de Deus. Este é o conteúdo da palavra profética. Hoje a maioria das ministrações que há são no âmbito pessoal, mas as palavras que temos recebido na igreja nos dão direção.

At 20:13-16 Paulo amava os judeus e desejava que eles ganhassem a visão da economia de Deus. Por isso sempre pregava a eles e os procurava quando chegava a uma cidade. O irmão Pedro tem falado muito recentemente mostrando que essa é a razão pela qual ele escreveu o livro de Romanos.

vs. 17, 28 Paulo chamou os presbíteros e estava falando com eles, que foram constituídos por Deus bispos para pastorear a igreja de Deus. Isso mostra que os presbíteros e os bispos são a mesma pessoa.

Paulo os exortou a cuidarem de si. Se você não se cuida, como poderá cuidar de outros (1Tm 4:16)? Muitos líderes não têm mais fogo. Essa é a razão pela qual há igrejas que já não estão saudáveis. Primeiro devemos cuidar de nós mesmos para depois cuidar dos outros. Precisamos estar bem espiritualmente. Por isso, precisamos ter comunhão com o Senhor todos os dias e dedicar-nos à palavra.

Hb 13:7 Todos precisamos respeitar e honrar a liderança da igreja.

Cada igreja tem administração própria. Contudo, não somos igrejas autônomas. Se somos líderes de uma igreja e estamos passando dificuldades, precisamos buscar ajuda aos irmãos de outras igrejas, porque somos membros do Corpo de Cristo. as dificuldades e anelos da igreja em Santa Bárbara são também da igreja em Monte Mor. Nossas dificuldades e os anelos serão cuidados também pela igreja em Americana e os dela, pela igreja em Sumaré, etc. As igrejas estão no Corpo de Cristo.

Se ofendemos a administração de Deus não teremos como receber a benção de Deus. o povo de Israel e até mesmo Moisés não entraram na Terra de Canaã porque feriram a administração de Deus. desonrar a liderança é algo muito sério. Deus cuidará da igreja. não cabe a nós criticar ou colocar a nossa mão. Nossa parte é orar.

At 14:23 A palavra correta nesse versículo é “constituindo-lhes presbíteros em cada igreja”. A palavra eleição não é no sentido de eleição política. Esta escolha não são os irmãos que elegem, mas o apóstolo. Paulo constituiu irmãos como presbíteros nas igrejas.

Tt 1:5 Paulo designou, constituiu os presbíteros em cada igreja.

At 20:17, 28  A função dos bispos é de pastor de ovelhas. É aquele que cuida do rebanho. As irmãs também precisam ser pastoras e cuidar das irmãs.

At 21:17-18 Os presbíteros de Jerusalém eram a liderança da igreja em Jerusalém.

Assim, cada igreja tem uma administração local.

2 comentários em “A VIDA DA IGREJA (3) – Sua Administração – Ezra Ma”

  1. Amém amafos Santos irmãos, aprendamos com nosso amado irmão Paulo, que amava a todos, incluindo todos, gregos e judeus, e desejava todos ganhassem a visão da economia de Deus.
    Agradecemos ao Senhor pelos irmãos Responsaveis que o Senhor colocou a nossa frente, nos conduzindo e nos aparentando, como nossos irmãos Miguel; Esdras, Pedro, André, Solomon, bem como todos demais irmãos, Santos que não medem esforços, entregaram suas vidas pelo EVANGELHO de DEUS, conforme nós expôs o irmão Pedro Dong, mostrando-nos a razão pela qual, nosso amado irmão Paulo escreveu o livro de Romanos, conforme explanado pelo amado irmão Esdras..

    Somos Um com esta palavra.
    O Senhor seja com todos os amados Santos irmãos.

    Jesus é o Senhor!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *