A IGREJA – O  CANDELABRO DE OURO – Nova Odessa/SP – Ezra Ma

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na reunião especial  de inauguração do local de reuniões da igreja em Nova Odessa, na noite de 28/02/2018.
A IGREJA – O  CANDELABRO DE OURO
Leitura Bíblica:  Ap 1:20
Ezra Ma

Sentimo-nos como em uma festa pelo nascimento de um bebê. Os pais são a igreja em Americana e a igreja em Sumaré. Sabemos como é, alguns irmãos virão para cá e essas igrejas ficarão com menos irmãos, mas essa é a lei da semeadura.

Este é o princípio bíblico:

Mt 28:19 Deus não ficou no céu. Ele desceu. Por isso Ele não quer que fiquemos sempre parados.

Fp 2:5-8 Ele veio à terra buscar o homem e não ficou no conforto do céu. Se fosse assim, jamais chegaríamos a Deus.

At 1:8 muitos saíram e as igrejas foram levantadas.
A igreja, precisamos ver, não é um prédio. Este local é muito maravilhoso. Está tudo bem administrado aqui, mas aqui não é a igreja. Deus não habita em casas feitas por mãos humanas. No Antigo Testamento, provisoriamente, ele estava no tabernáculo, uma tenda feia. Até que após a era dos juízes Deus usou Samuel para introduzir a era dos reis. Primeiramente, com Saul, que teve um bom começo, mas um fim infeliz. Então, Deus levantou Davi. Em sua época houve um testemunho de Deus e houve paz após muitas lutas. Davi então teve um sentimento de que ele morava em um palácio muito luxuoso, mas Deus habitava em uma tenda. Ele, então, desejou construir o templo. Deus, contudo, não o permitiu, porque Davi havia derramado muito sangue. Seu filho, Salomão seria incumbido de edificar o templo e assim o fez. Deus, então, temporariamente, mudou do tabernáculo para o templo. mais tarde, o povo de Israel foi levado para o cativeiro na Babilônia. Eles ficaram lá 70 anos e, quando os persas entraram no reino da Babilônia Deus começou a agir. Daniel sempre orava por Jerusalém. Nós também devemos orar pela igreja. A vontade de Deus é feita em nossa vida ou somente pedimos pelas coisas que estão em nossa vontade? Temos de rogar ao Senhor para que Sua vontade seja feita na terra.

Deus levantou Neemias para reconstruir os muros, antes que Esdras reconstruísse o templo. a obra de Deus é sempre de edificação, mas onde entra Satanás há destruição. Satanás destrói-nos espiritualmente, psicologicamente e fisicamente. Deus é um Deus de ordem e de edificação. Você quer ter ordem? coloque-se debaixo de Cristo. somente quando estamos debaixo de Cristo e somos encabeçados, nossa vida é ordenada. Precisamos estar debaixo de Cristo sermos restaurados. E o encabeçamento de Cristo começa pela igreja. é através da igreja que somos encabeçados. Deus deu Cristo para encabeçar todas as coisas através da igreja.

Quase no tempo de Jesus vir, Herodes construiu um templo glorioso e com uma esplanada onde hoje estão muitas mesquitas. Os discípulos ficaram impressionados com aquele templo, mas Jesus lhes disse que não sobraria pedra sobre pedra, o que aconteceu no ano 70 d.C, quando o General Tito, do império romano o destruiu.

Deus não habita em templos feitos por mãos humanas
Is 66:1; Zc 12:1 Deus só descansa quando vem morar no espírito do homem. Quando recebemos Jesus Cristo, então Deus descansa. O lugar onde descansamos é a igreja.

Hoje à noite vamos ver que a igreja é o candelabro de ouro. O candelabro é um castiçal com muitos detalhas.

Ap 1:10-11 para Deus não existe nome de igreja, nomes denominacionais. Para ele, igreja é igual a cidade e a cidade é igual a igreja. essa á a maneira que Deus encontrou para a igreja não se dividir. todas as “igrejas” evangélicas têm Cristo como o fundamento, mas o problema está no terreno em que elas estão. O terreno entre essas igrejas não é o terreno revelado na bíblia. Estão sobre doutrinas, sobre verdades, práticas, sobre nome de pessoas, etc. Seus nomes se baseiam nestas coisas. Mas na Bíblia a igreja sempre é mencionada com o nome da cidade. Quando o terreno é doutrina, no momento em que naquela igreja surgir uma nova doutrina, haverá divisão. Deus escolheu o único terreno em que não haverá divisão – a cidade.

Somos a igreja em Nova Odessa. A única solução para nós é a cruz. o que falta na igreja hoje é cruz de Cristo. temos muito da doutrina da cruz, mas pouco de sua prática. Mt  16:24 Negar a si mesmo é tomar a cruz.

Ap 1:12 o candelabro é esse castiçal com sete ramificações. Uma no meio e tres em cada lado.

v. 13-19 Essa descrição de Jesus é terrível de se imaginar. Na era da graça ele é tão doce, mas quando voltar, será dessa forma.

v. 20 Esses anjos são os mensageiros. Os anjos eram os seres espirituais que Deus usava para enviar mensagens. Hoje os mensageiros são os irmãos que estão na liderança da igreja. a responsabilidade deles é transmitir a mensagem de Deus através da sua palavra. esses estão na mão direita do filho do homem. Não é fácil liderar uma igreja, mas quem transmite a mensagem de Deus está na mão direita Dele.

A função de um candelabro é iluminar. No Antigo Testamento ele ficava no Tabernáculo. No átrio estavam a bacia de bronze e o altar do holocausto. Quando se entrava no Santo Lugar via-se a mesa dos pães da proposição e também o candelabro, iluminando. Os sacerdotes deveriam manter essas coisas em ordem. nossa função é não permitir que o candelabro se apague, mas que fique sempre aceso. Na ponta de suas hastes o candelabro tem 7 lâmpadas que deviam ficar acesas com o óleo. Para brilhar, precisava ter um pavio embebido no azeite. Então, o candelabro é para iluminar quando há trevas. No fundo do Santo Lugar estava o altar do incenso, em frente ao véu que separava este ambiente do Santo dos Santos. Além do véu estava o Santo dos Santos, onde não havia necessidade de luz, porque a glória de Deus o iluminava. No átrio, havia a luz do sol e no Santo Lugar havia o candelabro para iluminar.

Ex 25:31  Isso tudo mostra as riquezas de Cristo, os detalhes de Cristo. O ouro representa a natureza de Deus. este candelabro não é fundido, mas é um pedaço inteiro de ouro que era batido para formar os seus detalhes. A peça do candelabro é uma figura de Cristo. Esse Cristo era filho de Deus em Sua divindade. Sua humanidade foi designada filho de Deus em sua ressurreição, após ser aprovado em Sua obra de redenção por nós. hoje temos um homem na glória. Um mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. Hoje ele é o filho primogênito de Deus. nós também somos filhos de Deus em nosso espírito, mas quando Jesus voltar, seremos glorificados e nossa humanidade também será designada filho de Deus. O ouro, então, representa a natureza divina e os golpes, representam os sofrimentos que Jesus passou para nos salvar. Tiraram suas roupas, bateram nele, o feriram, zombaram, fizeram-no carregar a cruz após ser espancado. Ele ficou na cruz por seis horas e o seu maior sofrimento foi quando Deus Pai o desamparou. Naquele momento Jesus se tornou pecado por nós. Isso é ouro batido. Ele sofreu por nós. hoje, reclamamos por qualquer sofrimento que temos. Na igreja, temos de nos lembrar que precisamos sofrer um pouco pelo Senhor.

Cl 1:24 não temos nada a ver com os sofrimentos de Cristo pela redenção, mas podemos sofrer pela edificação da igreja, por causa do evangelho. Paulo sofreu pelo evangelho e a nós foi dada essa honra de sofrer aflições pela igreja. Este candelabro é de ouro batido.

Ex 25:32-38 Os cálices são formados com as maçanetas e as flores. Tem uma haste central e três hastes de cada lado. Em cada haste há três cálices com uma bola, como folhas e uma flor. Na haste central, haverá quatro cálices, com uma maçaneta e uma flor cada. A flor significa a ressurreição. Esse candelabro está cheio de ressurreição. A amêndoa também representa a ressurreição, pois a vara de Arão que floresceu era vara de amêndoa. Veja, cada item se refere a Cristo. esse candelabro mostra os detalhes de Cristo. Deus preparou até mesmo os apagadores, as tesouras. Deus cuidou dos detalhes. Este candelabro dentro do tabernáculo representa Cristo em vida e em ressurreição.
1Rs 7:49 Aqui está o candelabro no templo.

Zc 4 A ênfase do candelabro aqui já não é apenas cristo, mas o Espírito, que é a realidade de Cristo. hoje o Senhor é o Espírito. a maioria dos cristãos não conseguem tocar na realidade de Cristo hoje porque não se deram conta de que Ele hoje é o Espírito. o grande segredo na vida cristã é descobrirmos que temos espírito. por isso, Paulo fala a Timóteo que o Senhor fosse com o seu espírito. todos precisamos exercitar o espírito. na restauração do edifício de Deus é o Espírito que entra. É nessa era que estamos hoje.

Zc 4:2-10 Aqui há um abastecimento automático para o candelabro. A igreja em Nova Odessa vai crescer não por força nem por poder, mas pelo Espírito. as dificuldades são grandes montes, liderar a igreja é um grande monte. Vamos fugir dos problemas? Serão uma campina para nós. aqui é mencionado o prumo, indicando a relação desta visão com a edificação. Jesus disse que edificará a Sua igreja.

1Co 3:10 A advertência vai para todos nós. cada um deve ver como edifica a igreja. estamos tratando com algo santo que é a igreja. o que estamos usando para edificar? Certa vez houve um incêndio em um hotel em Las Vegas. Todas as coisas luxuosas que havia se queimaram, mas o ouro, a prata e as pedras preciosas que havia ali não se queimou. Tudo que estamos fazendo hoje será queimado quando o Senhor voltar. Nossa obra vai ficar ou vai se queimar? Se a nossa obra permanecer, receberemos galardão, mas nada sobrar, seremos disciplinados.

A igreja em Nova Odessa é para a edificação da igreja. para que isso realmente ocorra, façam tudo em comunhão. Procurem o conselho dos irmãos que estão servindo há mais tempo. Não somos igrejas autônomas, mas estamos no corpo.
Zc 4:10; Ap 4:5; 5:6 O candelabro possui sete lâmpadas de fogo e diante do trono ardem sete tochas de fogo que são os sete espíritos de Deus. na época de Apocalipse o Espírito está sete vezes intensificado. Hoje precisamos ser mais fortes do que nunca pelos sete espíritos de Deus. Estes sete olhos são sete espíritos e são sete tochas de fogo. Os sete olhos do senhor são sete chamas de fogo. Nessa edificação que estamos fazendo, precisamos que o Cordeiro olhe para nós. seus sete olhos são sete tochas de fogo para primeiro, nos iluminar, pois não podemos servir em nosso homem natural e, segundo, para que quando confessarmos nossos erros e dificuldades, ele queime todo nosso homem natural, nosso pecado, nosso mundanismo e todo o estorvo para a edificação da igreja. o maior estorvo para a edificação da igreja não é o pecado ou o mundo, mas é nosso homem natural, que é tão difícil de ser eliminado.

Alguns estamos há décadas na igreja, mas estamos com nossa vida da alma inteira. Quando somos tocados, já queremos mostrar nossas garras.

Igreja em Nova Odessa, tenha um bom começo, buscando a comunhão em humildade.

Em terceiro lugar, os olhos do cordeiro infundem o amor. Quando ele olha para nós somos constrangidos por Seu amor. Vamos ter mais comunhão íntima com o Senhor para que ele nos olhe nos olhos. Ele vai nos iluminar, nos queimar e infundir o amor em nós. O fogo, então, não se apagará.

O Senhor abençoe a igreja em Nova Odessa. Que vocês aceitem a espevitação e possam se tornar o arauto do evangelho para as pessoas nessa cidade.

Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *