23º  ENCONTRO DE CASAIS EM COLINA – Mensagem 01

23º  ENCONTRO DE CASAIS EM COLINA – 30/03-01/04/2018

 JUSTIÇA, SANTIDADE E GLÓRIA PARA MINHA FAMÍLIA

 

Notas da Mensagem 01, ministrada pelo irmão Miguel Ma na manhã de 30/03/2018. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 01

 

Estamos muito alegres porque podemos estar juntos nesse 23º Encontro de casais aqui em Colina. Recebemos do Senhor um encargo muito forte para essa comunhão porque sabemos o que o Senhor deseja e espera para cada casal e cada família. todos sabemos que vivemos os últimos tempos e que nesse período precisamos dar atenção à Sua Palavra. a palavra que vamos falar é uma palavra para o final dos tempos. Não devemos pensar que não temos direção, porque Deus dá direção ao Seu povo, que somos nós. Não somos um povo sem Deus.

Nessa comunhão vamos falar baseados na Conferência na Estância sobre a Fé do Evangelho. Esse é o nosso fundamento e o tema geral é A Justiça, a Santidade e a Glória na minha família. São três itens que precisamos dar atenção. Como sempre, na primeira reunião lançamos os fundamentos para o que Deus vai falar nesses três dias. Essa reunião é uma reunião de preparação. Se pegar bem essa reunião, terá um caminho nos próximos dias, caso contrário, serão sem sentido.

Para esse fundamento inicial vamos ao livro de Apocalipse que trata do final dos tampos. É importante crermos na Palavra de Deus.

Ap 1:1-3 Se estamos aqui é porque nós cremos que há uma revelação de Jesus Cristo. Essa revelação foi dada a Jesus Cristo para mostrara aos seus servos existe uma revelação que Deus deseja mostrara a nós. Se existe essa revelação, vamos nos abrir a ele para que ele fale conosco e mostre a nós essa revelação.

Primeiramente, é da pessoa de Jesus Cristo e também por meio de Jesus Cristo. ele deseja nos mostrar o que vão ocorrer. Muitas vezes, pensamos que essas coisas acontecerão no mundo, mas o que Deus quer mostrar é o que irá acontecer conosco. Ao lermos Apocalipse, é bem diferente para nós, porque estamos vendo a nossa história. Se estamos passando por dificuldades hoje, podemos ler a Palavra para ver o final da nossa história. Isso nos deixará tranquilos. Essa é a visão que precisamos ter e ao ler o final dessa história, precisamos crer no que lemos. Vamos mostrar muitas coisas e esperamos que todos creiam.

v. 2 Temos um princípio de que a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo estão ligados. A palavra de Deus gera o testemunho de Jesus Cristo. façamos uma conexão com a Fé do Evangelho. Essa fé é para a produção de um testemunho. Para que nossas casas e nossas famílias tenham um testemunho, precisamos da Palavra de Deus.

v. 3 Muitos tem medo de ler Apocalipse. Mas aqui diz que são felizes os que leem as palavras das profecias. Isso porque temos de olhar o que vai acontecer conosco. Bem-aventurado é aquele que lê e ouve a Palavra. precisamos nos sentir felizes em poder ler e ouvir a Palavra. em um mundo cheio de trevas somos um povo feliz e bem-aventurado porque podemos ouvir e ler a palavra de Deus. minha família é bem-aventurada porque pode ouvir e ler a Palavra de Deus.

Não apenas isso, mas também guardar as coisas nela escritas. Posso ouvir, viver e aplicar essa palavra. se somente ouvir mas não aplicar e viver, não terei a realidade. Guardar a palavra está ligado ao testemunho de Jesus Cristo. quando aplico, tenho o testemunho de Jesus Cristo.

Ap 22:6-7 Creiam na Palavra. Aqui já não fala de ler e ouvir, porque já se pressupõe que leu e ouviu e agora o tempo é de viver, obedecer e aplicar a Palavra. se você ouve e lê, mas não guarda, não será feliz. Guarda é obedecer, aplicar e viver a Palavra de Deus.

O segundo ponto é conhecer o Cristo glorificado revelado em Apocalipse 1. No final do v. 3 diz que o tempo está próximo. Por isso precisamos conhecer esse Senhor, ou seja, não só ter um conhecimento da descrição, mas o que Ele está fazendo hoje. Sua descrição indica o que Ele está fazendo não somente no mundo ou na igreja, mas o que ele está fazendo ou quer fazer em nossa casa.

v. 13 Semelhante ao filho do homem. No meio das famílias tem esse que é semelhante a filho do homem. Isso significa alguém que nos compreende, pois foi homem. Ele está no meio e conhece bem o que está acontecendo. É por isso que Ele deseja falar conosco. Esse Senhor que caminha no meio dos candeeiros mandou uma carta para cada candeeiro, cada igreja. Aplicando a nós, ele deseja falar com cada família.

ele está com vestes talares. Está como um sacerdote para nos servir e levar até Deus. essa comunhão de casais é para levar todos os casais à presença de Deus. não somente isso, mas ele está cingido à altura do peito com uma cinta de ouro. Ele está nos servindo cheio de amor. Ele ama cada família e cada casal. Precisamos crer nisso. É com amor que ele age.

v. 14 Os cabelos brancos referem-se não à velhice, mas que Ele é eterno. Nosso Deus não é velho. Ele é branco não por causa da idade, mas por causa da natureza assim como a ovelha, que é branca por natureza. Assim, tem cabelos brancos porque Sua natureza é eterna. É branco também como a neve, ou seja, é celestial. É um Deus que sabe tudo e viu tudo. Esse Senhor que está cuidando de nós sabe tudo. Ele é desde a eternidade.

Seus olhos são como chama de fogo. Ele observa, ilumina e julga. Esse Senhor está sempre olhando para nós. Se tenho essa percepção, tenho cuidado no meu andar e no meu agir. Ele é alguém que olha, observa e julga.

Ap 5:6 Esse cordeiro tinha sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra. Nosso Senhor está sempre olhando para nós. Quando você percebe que alguém está olhando para você sua maneira de agir muda. Então, saibam que o Senhor sempre está olhando para vocês. Quando você está em casa, o Senhor está olhando para nós. Não percebemos esse fato espiritual e por isso agimos de qualquer maneira.

Primeiro, são revelados os olhos como lâmpadas, que são também tochas.

Dn 10:6 Quando eu olho para o Senhor, sou iluminado e julgado, mas após ser julgado por Deus, seus olhos são como olhos de cordeiro. Uma vez que o assunto é resolvido, os olhos passam a ser de cordeiro. Por isso, precisamos nos colocar diante Dele e desejar que Ele olhe para nós.

Ap 1:15 Pés referem-se ao andar e estão ligados ao bronze, que significa julgamento. Esse Senhor dá atenção ao nosso andar. ele deseja que nosso andar seja conforme Ele. Deus dá muita atenção ao nosso andar.

Sua voz é como de muitas águas, ou seja, é uma voz solene e séria. Nesses dias Deus deseja falar conosco de uma maneira bastante séria e solene. Toda vez que o Senhor fala, temos de dar atenção que é um falar sério e solene. O falar do Senhor para nós é dessa forma. Espero que você sinta a seriedade e a solenidade do Senhor.

v. 16 A mão direita é a mão da ação. Ele usa quem brilha. Você quer ser usado em sua casa? Então, brilhe. E da sua boca saia uma afiada espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus. esse é o ponto que queremos enfatizar nessa manhã, nessa revelação.

Como estamos falando da Fé do Evangelho, vamos dar atenção à Palavra de Deus, que está ligada ao evangelho.

Ap 19:6-8 Aqui temos a noiva já adornada e vestida de linho finíssimo e puro, que são os atos de justiça dos santos.

v. 10 Aqui novamente vemos o vínculo da palavra e o testemunho de Jesus. a palavra de Deus é para gerar um testemunho em nossas vidas. Ela deseja gerar um testemunho no casal e na família.

v. 11-16 Aqui vemos novamente o Senhor. Aqui ele é chamado de Fiel e Verdadeiro, também de Verbo, Palavra de Deus. e também Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Fiel e verdadeiro – Ap 21:5; 22:6 – Essa constante menção fiel e verdadeiro, sendo esse o nome do Senhor, é um recado: creia no que eu estou falando. O meu nome é fiel e verdadeiro, a minha palavra é fiel e verdadeira. Por que falhamos tanto em aplicar a Palavra em nossa vida? Porque não cremos. Se crêssemos, iríamos aplicar e viver imediatamente.

A palavra é o evangelho. é isso que vai fazer diferença para nós nos tempos finais.

A espada é mencionada em Ap 2 e 19 essa espada operou desde Ap 2 até Ap 19. Em Ap 2 e 3 é mostrada a condição das igrejas. Em cada carta foi dito: quem tem ouvidos ouça. Ouça a Palavra de Deus. essas palavras são fiéis e verdadeiras e vão mudar a nossa vida. Isso vai permitir que a noiva seja adornada no cap 19. O resultado da palavra operando é um exército como o que está em Ap 19:14, com linho finíssimo, são aqueles que não somente ouviram e leram, mas também guardaram. O resultado do operar da Palavra é um exército.

Hb 4:12-13 Esse vs. 12 é muito importante. A Palavra é viva e eficaz. Significa que produz resultado. Ela dá resultado, é eficaz. Tem sido eficaz em nossas vidas? É mais cortante que espada de dois gumes e penetra em nós. Esse é um versículo muito prático. Ele quer falar a nós que para sabermos se recebermos a Palavra, se ela penetrou em nós, precisamos ver os seguintes parâmetros: o primeiro sinal é que cortou. Se achamos a palavra boa, mas não fomos cortados, não recebemos. Segundo, ela penetra. Como vou saber se penetrou? Aqui diz:  a ponto de dividir alma e espirito. Se quando você recebeu conseguiu separa alma e espírito, então significa que ela entrou. Se você percebe:  tudo que fiz foi na alma. Aquilo foi no espírito. Sinal que penetrou. E mais: é apta para discernir pensamentos e propósitos do coração. ela vai fundo: quando você fez aquilo, foi com que intenção? Quando falou com seu cônjuge daquela maneira, qual era a sua intenção? Quando tratou seu filho daquela maneira, qual era a sua intenção. Se ao receber a palavra essas coisas começam a acontecer comigo, é sinal que ela penetrou em nós. Se ficamos apenas admirando a palavra que ouvimos, mas essas coisas não ocorrem em nós, significa que não a recebemos.

v. 13 Essa palavra abre o nosso ser e nos expõe diante de Deus. essa palavra nos faz prontos a prestar contas do que estamos fazendo e vivendo. Quando vemos isso, o assunto pesa e desejamos que o Senhor nos mude. Tenho ou não permitido que a Palavra opere em nossa vida e viver? A palavra de Deus tem ou não transformado as pessoas de minha casa? Isso é algo sério. Estamos falando da fé do evangelho, que é para salvação de todo aquele que crê.

Se a palavra não está produzindo em nós o resultado que deveria é porque há uma barreira em nós que impede sua ação e precisamos mudar. Queremos que nossa família seja uma família vencedora. Esse é um ponto de grande importância.

Jo 6:35, 51, 63 Quando o Senhor foi tentado pelo diabo para que transformasse pedras em pães, o Senhor estava falando que o homem vive por meio do pão espiritual, que é a Palavra de Deus.

O Senhor, que é a palavra, é o nosso alimento. Por um lado, é chamado do pão da vida, mostrando que seu elemento é vida e é um pão vivo porque se move. Quando o comemos, ele se mexe em nosso interior. Quando recebemos a palavra de Deus, algo passa a se mover dentro de nós. Ela começa a se mover e a separar as coisas dentro de nós. Esse é o nosso Senhor. Isso é o que precisamos ver.

1Pe 1:22 Aqui fala de uma purificação do nosso ser. Porque obedecemos a verdade, que é a palavra? porque sabemos que são fiéis e verdadeiras. Se for anunciado um grande terremoto na cidade onde você está, apenas sairão da cidade aqueles que acreditarem nessa informação. Quem não acredita, fica. Apenas Noé e sua família creram na Palavra. nosso viver e nosso atos têm consequência. Nós não mudamos porque não cremos que haverão as consequências que a Palavra nos mostra.

Se nós dizemos que a situação está boa é uma coisa. Mas se Deus diz é outra coisa. O que Deus diria sobre nossa situação familiar ou conjugal? Precisa mudar algo ou não? Por isso, precisamos crer na Palavra.

Quando obedecemos a palavra começa a surgir em nós coisas verdadeiras e não fingidas. Qual a porcentagem de coisas não fingidas em nossa vida? nosso amor aos irmãos é genuíno ou fingido? Quando dizemos ao nosso cônjuge: eu te amo, é 100% verdadeiro ou há porcentagem de fingimento?

v. 23 Aqui está o segredo. O amor ardente é resultado de uma semente incorruptível, que é a Palavra de Deus. você quer que seu cônjuge te ame ardentemente? Então, coloque a Palavra de Deus nele. Não sabíamos que essa semente é tso faz ão poderosa. Isso gera uma semente ardente.

v. 24-25 A fé do evangelho me leva à obediência, porque nos faz crer na Palavra de Deus.

Ef 1:13-14 A palavra da verdade é o evangelho da nossa salvação. Há salvação para nós e nossa família. Quando cremos na Palavra abrimos a porta para Deus operar em nós. Precisamos crer e nos entregar à palavra de Deus.

At 20:32  A palavra de Sua graça tem poder para nos edificar. A importância de um casal está na questão da edificação. É assim que eles se tornam um. A palavra de Deus tem o poder de nos tornar um. Talvez você diga que até o momento vocês são dois. Se fosse um, não haveria briga. Essa palavra tem poder de nos edificar. Ela nos torna um e também garante a nossa herança. como precisamos da Palavra.

Essa deve ser a nossa visão e a nossa percepção. Começamos com Ap mostrando que é a Palavra de Deus que produz o testemunho. Vimos quem é o nosso Senhor e o que Ele está fazendo em nós. Por meio da Sua palavra ele age em nós e em nossas casas. o resultado é um exército de vencedores. Esse exército segue aquele que é Fiel e verdadeiro, Verbo de Deus e Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Precisamos perceber a quem estamos seguindo. Se essa palavra penetra em nós, temos esses sinais de Sua operação em nosso interior. Isso faz com que haja uma reação em nós. Esse pão não só tem vida, mas é vivo e opera em nós e gera algo real. É algo que permanece. Essa é a palavra da verdade e traz a nós a certeza de que vai nos trazer transformação. É uma palavra que vai nos edificar, tornando-nos um e nos garantindo a herança que Deus que nos dar. tudo isso é para nós, para nossa casa, para nossa família. quando vemos isso, desejamos tomar esse caminho.

Esse é o fundamento. Continuaremos essa noite. Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *