A nossa identidade ministerial – Pedro Dong

CONFERÊNCIA REGIONAL EM SÃO PAULO

CRISTO, PODER DE DEUS E SABEDORIA DE DEUS

 

Mensagem 24: A nossa identidade ministerial
Leitura Bíblica: 2 Co 3:1-6

 

Nm 1:1-6 O povo de Deus forma o exército de Deus. Todo homem era contado acima de 20 anos, os capazes de sair à guerra. Para reaver o reino de Deus através da igreja. Todos somos parte do exército de deus.

Em um exército deus precisa de líderes. Em todos os níveis é necessário haver liderança. Sem uma liderança, não se realiza o que queremos. É preciso haver liderança, com um irmão preocupado em convocar, ligar e sua esposa geralmente coopera abrindo a sua casa para as reuniões de grupos familiares. Cada grupo familiar deve produzir líderes para que possam se multiplicar em muitos outros grupos. É muito importante a formação de líderes na igreja. Deus chamou você e quer treiná-lo para assumir alguma liderança na igreja. Liderança no serviço, liderança em apascentar, liderança em levar os irmãos para pregar o evangelho, etc.

Em um exército é importante designar quem são os líderes. Por isso, foi levantado censo e havia 603.550 capazes de sair à guerra.

O serviço sacerdotal e o serviço dos levitas é para o cuidado dos irmãos. O objetivo é que os irmãos possam crescer, a igreja seja edificada e o número se multiplique. Essa é a função do serviço sacerdotal. O exército é para conquistar nova cidades ou até mesmo na cidade onde estamos levantando a vida da igreja em novos bairros que ainda não há irmãos vivendo a vida da igreja. Essa é a função o exército de Deus. Essa dupla função da igreja está de acordo com a criação do homem.

Gn 1:26-28 Nossa missão é sermos fecundos. Essa palavra significa ser frutífero. É darmos fruto, gerarmos fruto e multiplicar-nos. Toda vida precisa gerar vida e reproduzir, se multiplicar. Toda vida que quer perpetuar precisa gerar, fazer crescer e multiplicar a vida. O sacerdócio na igreja é para isso. Os serviços na igreja são para gerar vida, fazer crescer e avida e multiplicar a vida. Se você está servindo na igreja e não tiver essa visão, será míope. É preciso enxergar porque você serve ao Senhor na igreja. Todo serviço deve se preocupar em multiplicar a vida, reproduzi-la. Caso contrário, nossos serviços serão meramente burocráticos e sem função. Precisamos atender a isso que Deus incumbiu ao homem: crescer e multiplicar.

Mas ainda precisamos conquistar muita terra para o Senhor. Precisamos também nos preocupar com esse lado. Por um lado, precisamos ter a vida da igreja maravilhosa em nossa cidade, mas também levá-la aos tantos lugares nesse País que ainda não experimentaram o viver da igreja. Devemos levar a vida da igreja a esses lugares, pregando o evangelho.

A colportagem dinâmica me fez descobrir um princípio: quando essa primeira equipe foi criada houve um princípio de crer na palavra do profeta. Os irmãos não tinham habilidade, mas creram na palavra do profeta. Eles estavam cheios de Deus ao abordar as pessoas. Ainda que de uma maneira rápida, através da oração as pessoas percebem que estes irmãos foram enviados por Deus. Os milagres, então, acontecem. As pessoas se perguntam como eles conhecem seus problemas. Deus opera depois da oração por meio de milagres e sinais na vida das pessoas. Os livros são deixados nas mãos das pessoas. Apenas a oração é algo pontual e instantâneo, mas o livro dá continuidade a esse trabalho, no lar da pessoa. Este encargo é para conquistar as pessoas que moram nesses lugares.

Conquistar pessoas é a função do exército. É através desse espírito de oração e, com coragem de abordar as pessoas, que o Senhor irá nos levar adiante. Durante o dia temos tantas oportunidades de orar pelas pessoas. Se procurarmos as oportunidades, identificaremos muitas delas. Será apenas questão de termos coragem de falar com eles. Quando vemos o resultado, ficamos encorajados. SE nos enchermos de Deus, teremos coragem e veremos os milagres de Deus. Depois que oramos com as pessoas, deixamos com elas um JAV ou um livro.

Por um lado, todos fazemos parte do serviço sacerdotal. Por outro lado, somos todos do exército de Deus. A melhor ajuda para as pessoas é leva-las a ter contato com Deus. Nós não conseguimos resolver o problema das pessoas. Não se sobrecarregue emocionalmente com os problemas das pessoas, mas leve elas a ter contato com Deus.

(TESTEUMUNOS SOBRE COLPORTAGEM DINÂMICA – RIVELINO)

Você e eu podemos fazer isso em nosso dia a dia. As pessoas lá fora precisam de nós. Precisam ter um encontro com Deus. É através de nós que as pessoas terão contato com Deus. Precisamos estar dispostos a levar o evangelho às pessoas. Daqui para frente esse será o nosso trabalho. Todos nós, em nosso dia a dia, teremos motivo para viver todos os dias, levando Deus para todas as pessoas. Esse é o trabalho para o exército. Enchei a terra e sujeitai-a! vamos sujeitar essa terra colocando Deus no coração das pessoas.

O sacerdócio é para ser fecundo, multiplicar e encher a terra. O exército é para dominar sobre esse mundo. O Senhor Jesus se compadeceu das pessoas, porque estavam aflitas e exaustas, como ovelhas que não têm pastor.

1 Cr 22: Após passar por muitas situações, Davi quis levantar um senso por conta própria e Deus o castigou. Ele preferiu o castigo de Deus a ser entregue nas mãos dos homens. Quando o anjo estava sobre a eira de Ornã e estava para destruir o povo de Deus e, então, Deus orou e o anjo parou. Davi, então, comprou aquela terra e foi ali que o templo foi edificado por seu filho Salomão. Quando o templo fosse edificado, os serviços seriam necessários. Edificar o templo sem serviço seria jogá-lo às traças. Uma igreja sem serviço é uma igreja jogada às traças. Por isso, Davi fez os preparativos.

No capítulo 23 Davi restaurou a função dos levitas. Levantou um censo entre os levitas de 30 anos para cima, encontrando 38mil levitas

1 Cr 23:4-6, 13, 25-29 Deus instruiu Davi para que tudo estivesse coordenado e de maneira vem feita. É assim que precisamos fazer na igreja. A casa do Senhor deve ter sempre o melhor. Não vamos dar resto para o Senhor.

Gostei muito do que os irmãos escolheram como nome do ministério de louvor: 288

1 Cr 25:1-2, 6 O louvor é para profetizar. Não é meramente para louvor. O louvor fala Deus para você. Essa é a função do louvor, de tocar o instrumento. Ao tocar o instrumento estamos profetizando para as pessoas. O rol dos encarregados eram pessoas que exerciam o seu ministério debaixo das ordens do rei. Quando me reuni com esses irmãos que tomaram o encargo de produzir música para nós, eu lhes disse que isso era um serviço da obra de Deus. É um serviço que precisa estar debaixo da ordem do rei. Se não estiver debaixo dessa linha de comando, haverá um caos. Na casa de Deus tem ordem e comando. Tudo o que se fizer em qualquer serviço, deve estar debaixo das ordens de Moisés ou de Davi, conforme a sua época. Todo serviço deve estar debaixo dessa ordem. Caso contrário, Deus não mandará nada na igreja. Se estivermos nessa ordem, experimentaremos a bênção de Deus.

Essa é a completação da mensagem 23.

Agora vamos entrar na mensagem 24: A nossa identidade Ministerial

2 Co 3:1-6

Temos segurança da nossa linha ministerial? É importante termos segurança naquilo que estamos fazendo. O Senhor precisa nos dar visão clara sobre a nossa linha ministerial.

Em 1 Coríntios Paulo encontrou muitos problemas como divisão, preferencias, fornicação, litígio entre os irmãos, prostituição, casamento, problemas de autoridade, problemas no partir do pão e muitos outros. Mas o problema principal não era nenhum desses. O problema principal surgiu quando Apolo surgiu em Corinto. Ele não queria fazer nenhum mal e foi preparado por Deus. Ele tinha um dom de eloquência e explicava muito bem a Palavra.

At 18:24-26 Faltava esse ajuste na visão e na palavra de Deus, com o que Priscila e Áquila o ajudaram.

At 18:27-28 Não há nada de errado. O Senhor pode usar alguém com seu talento para ajudar as igrejas. Mas quando você lida com a obra, com as igrejas, é necessário saber que existe a liderança da obra. O correto seria Apolo esperar Paulo chegar a Éfeso e ter comunhão com Paulo, prosseguindo debaixo da comunhão com Paulo para Corinto. Talvez ele não tivesse essa cultura, não conhecesse isso. Esse erro procedimental causou um grande problema. É preciso aprendermos a fazer tudo na comunhão para que Satanás não nos use para causar problema de divisão na igreja.

Os corintos estavam acostumados a ouvir muitas discussões filosóficas por pessoas que apresentavam suas ideias e conhecimentos, etc. Assim, se praticava a democracia na Grécia. Alguns gregos que têm a tendência de comparar, começaram a comparar Apolo com Paulo.

2 Co 10:13-18 Deus demarcou uma obra para Paulo. Esse limite começou em Antioquia e agora se estende até Corinto. Dentro desse limite de ação que Paulo atuou, Deus demarcou para Paulo. Quando você quiser ajudar algumas igrejas naquela região, saiba que Deus demarcou para alguém. É preciso ter comunhão e subordinando-se à linha de ação daquele a quem Deus entregou.

Em 1 Coríntios Paulo não teve ambiente para falar qual era o verdadeiro problema, a dificuldade com Apolo. No final de 1 Coríntios ainda não estava resolvido esse assunto. 2 Coríntios foi para tratar do ministério da nova aliança e no final da carta ele fecha esse assunto sobre a autoridade apostólica. Isso estava engasgado em Paulo e ele temia que isso desse problemas no futuro.

Rm 15:18-21; 1 Co 16:12 Essa é a questão crucial, porque no final de 1 Co Paulo ainda estava com Apolo. Na primeira carta, Paulo não pode tratar de maneira mais incisiva. Mas esse problema é escancarado o ministério da nova aliança. A autoridade apostólica de Paulo é mostrada no final dessa carta.

1 Co 3:15 Uma vez salvos, somos salvos para sempre. A salvação não se perde, mas dependendo da obra que você faz hoje na terra, não valerá nada diante do Senhor e tudo será queimado. Você será salvo, porém, como que através do fogo. Mas você não terá galardão nos mil anos. Durante esse tempo, passaremos como que pelo mesmo fogo do fogo eterno, mas não para destruição e sim para amadurecimento. Na nova Jerusalém, estarão todos lá. Mas é melhor hoje edificar com ouro, prata e pedras preciosas.

É melhor não fazer nada de maneira independente. É melhor fazer tudo em comunhão com Paulo. Assim, quando o Senhor voltar, seremos aprovados para reinar com o Senhor.

1 Co 4:6 Quando manifestamos preferência, na verdade, isso é para demonstrar que nossa opinião é a que está certa. Na verdade, nós usamos a preferência para se ensoberbecer, dizendo que somos os corretos. Até aquele momento, Paulo estava se colocando em posição igual à de Apolo. Mas para os coríntios, é diferente, pois foi ele quem os gerou.

1 Co 4:15 Preceptores são instrutores de meninos. Os donos de casa na época pegavam os melhores escravos para instruir os filhos. Estes eram os preceptores. Mas, ainda que tivessem milhares desses preceptores, não teriam muitos pais. Os pais são os que geram. Você compararia seu pai com qualquer outro homem? Você diria que desejava adotar outro homem como seu pai? Em uma condição normal, ninguém faz isso. Não há preferência por outro homem para ser seu pai. Por melhor que seja outro homem, nosso pai é aquele que nos gerou e criou. Não se pode colocar Paulo no mesmo nível de Apolo. É diferente a posição deles.

1 Co 4:16-17 Dentro da esfera de ação que Paulo atuava, a obra que Deus demarcou para ele, havia os caminhos de Paulo. O irmão Dong tinha seu jeito de levar a obra do Senhor. Esses caminhos são em Cristo Jesus. O Senhor usa o Seu servo da maneira que ele quer usar. Uma linha de obra tem seus próprios caminhos. Inventar outros caminhos não trará benção. Em todas as igrejas ele ensina essa linha de ação desta obra. Precisamos atentar para isso.

1 Co 9:1-2 Aqui Paulo se torna um pouco mais incisivo. SE Paulo não era apostolo para alguma cidade da Espanha, para Corinto era apóstolo. O Senhor o usou para gerar a igreja em Corinto. Ele precisava ajudar os coríntios a ver essa questão na obra para que não virasse um caos.

At 13:1-2  Deus tem uma obra para realizar e através do Espírito Santo chamou Barnabé e Saulo. Este foi o início do ministério de Paulo. No final da primeira viagem eles foram a Jerusalém para tratar do assunto dos judaizantes que prejudicavam a situação dos gentios que haviam crido.

Gl 1:1, 11-17; 2:7-10 Havia duas linhas de trabalho. Uma delas começou com Jerusalém no dia de Pentecostes, com o início da igreja em Jerusalém, em que foram salvos os circuncisos. Paulo e Barnabé agora estavam levantando outra linha, para os gentios. Tiago, que não era apóstolo, mas o irmão de Jesus, já estava à frente. O apóstolo já havia sido martirizado. Ficou claro que havia essas duas linhas.

Desde Antioquia, Deus separou Paulo e lhe deu tantas revelações. Ele é verdadeiramente apóstolo levantado por Deus para os gentios.

2 Co 13:1 Paulo fala que era a terceira vez que ele ia. Pelos registros da Bíblia, seria a segunda vez, mas aqui diz terceira vez. No 12:14, também fala de terceira vez. Há muitas suposições e inferências em relação a isso.

2 Co 1:15-16 Essa é a segunda vez, porque fala de segundo benefício. Aqui está escrito que ele iri ade Éfeso diretamente para Corinto. Ele partiu de Antioquia e foi para Éfeso. Ele permaneceu três anos ali em Éfeso porque queria estabelecer um centro de obra em Éfeso. De acordo com esse capítulo ele planejava ir de Éfeso para Corinto.

2 Co 1:17-20 Por não conseguir cumprir seu plano original de ir à Corinto, ele foi criticado de ser leviano. Cristo é o sim para as promessas de Deus. Tomamos posse dessas promessas por meio de Cristo,q eu é o sim. Não somso dúbios. Paulo não era dubio, mas era o sim. Ele tinaha intenção de visitar.

2 Co 12:14 Agora é a terceira vez que ele se prontificou. Houve uma segunda vez que ele se prontificou, mas não se realizou. Ele estava pronto para ir até eles. Ele havia se preparado, mas não foi efetivamente estar com eles.

2 Co 13:1-10 Aqui está no final da carta. Nesse momento ele precisava deixar claro o último assunto. Ele fez novamente referência Àquela segunda vez que esteve pronto, mencionada no primeiro capítulo. Ele mostra que Deus o usou quando estava em fraqueza, demonstrando o Seu poder. Não somos nós que precisamos ser fortes, mas o Senhor em nós. Estamos sempre em fraqueza, temor e tremor. Sempre entramos de maneira fraca e Deus demonstra o Seu poder. Ele estava reivindicando a sua autoridade apostólica não para que reconhecessem quem estava certo, mas para aperfeiçoar os coríntios. Ele mostra que tinha essa autoridade apostólica para falar duro com a igreja em Corinto. Não para envergonhar ou entristecer, mas para aperfeiçoar. Se não ganharmos essa questão, iremos errar.

Éfeso era um centro de obra.

At 19:9 Paulo permaneceu ali por dois anos. Ele queria ir para a Espanha, passando por Roma. Para isso, tinha desejo de ficar ali em Éfeso para produzir obreiros e apóstolos.

Cl 1:7 Paulo nunca teve oportunidade de ir a Colossos, mas Epafras foi quem os ajudou.

4:12-13 Epafras foi produzido na escola de tirano em Éfeso. Ele aperfeiçoou este cooperador.

1 Co 16:7 Assim como fez em Éfeso, queria também na região de Corinto, Paulo desejava também levantar um centro de obra. Ele tinha intenção de permanecer um tempo em Corinto.

Ele tinha intenção de ter um centro de obra em Éfeso e um mini centro de obra em Corinto.

Paulo foi martirizado por volta do ano 67. Antes disso, escreveu importantes epístolas.

João estava em Éfeso por 20 anos ali, ele consegui levar os irmãos ao espírito e a viver na linha da vida. Eles eram muito estritos e faziam avaliação de tudo.

Por volta do ano 90 ele foi banido pelo imperador Domiciano para Patmos. Ali ele recebeu a revelação de Apocalipse.

O ministério de João é o único que não termina com a morte dele. O Senhor disse em Jo21 que o seu ministério permaneceria até a sua volta.

Nisso ministério é o ministério de Paulo. Nós fomos muito ajudados por todas as verdades reveladas pelos irmãos do passado. Esse ministério foi complementado pelo ministério de João. O irmão Lee mostrou que o ministério de Paulo abriu uma janela para vermos o céu, mas o ministério de João nos abre o céu inteiro.

Ministério do irmão Song nos trouxe o ministério de João, que nos salvou de viver a vida da igreja no mero conhecimento. Esse ministério está nos ajudando a levar a vida e a trazer o Senhor de volta.

Vamos entrar de cabeça naquilo que o Senhor está nos dando. Compostagem dinâmica, Avança, Jovem!, livro na minha mão, Expolivro, etc. Vamos levar Deus às pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *