A VIDA DA IGREJA (9) – O novo homem – Ezra Ma

Avida da igreja – O novo homem
Leitura Bíblica: Ef 2:11-28

Essa noite veremos o terceiro item no aspecto da prática da vida da igreja. A ultima reunião que tivemos foi acerca

Hoje veremos o aspecto prático da igreja com relação ao novo homem. As pessoas não tem o conceito de que a igreja são os próprios filhos de Deus. Mas ainda não é só isso. A igreja é o Corpo de Cristo, a igreja é a obra-prima de Deus e é também o novo homem. Algumas traduções novas dizem “o novo ego”. Isso não é correto. É o novo homem mesmo. Veremos como esse fato se aplica a nós.

Ef 2:11  Esse versículo vem logo em seguida à revelação da igreja como a obra-prima de Deus. No versículo 10 lemos que a igreja é o poiema (grego), a obra-prima do artista, que é Deus. Éramos um tição para ser lançado no lago de fogo, mas Deus está trabalhando em nós e está nos transformando. Quando vemos as igrejas crescendo, os irmãos se desenvolvendo, ficamos encorajados.

Ef 2:11 é bom nos lembrarmos do que fomos no passado. É possível que quando avançamos um pouco com o Senhor passemos a ter um sentimento de desprezo por aqueles que estão começando a se firmar na igreja. Éramos como os gentios na época de Paulo, os pagãos. Não tínhamos nada a ver com o povo de Deus, o povo de Israel e o plano de Deus.

Deus havia criado o homem para Ele, à Sua imagem e semelhança, mas o homem caiu. Caiu a ponto de Deus destruir a humanidade pelo dilúvio. Mesmo após esse grande julgamento, a humanidade ainda se afastou de Deus e O rejeitou totalmente pela construção da torre de Babel. Deus, então, abandonou a raça criada e chamou Abraão.

Abraão teve muitas experiencias com Deus, que apareceu-lhe muitas vezes. Após Abraão cometer o erro de tentar ajudar a Deus a cumprir Seu propósito, gerando Ismael de sua serva Hagar, Deus instituiu a circuncisão. Todos os da casa de Abraão deveriam ser circuncidados. Isso se tornou a característica do povo de Deus e sua diferença dos demais povos. Hoje essa circuncisão não é exteriormente, no corpo, mas é no coração. Não servimos a Deus com nossa carne, mas no espírito.

No novo testamento a circuncisão do povo judeu se tornou um fator de separação e divisão. Satanás usa muitas coisas hoje para nos dividir. São coisas boas, mas pela ação do inimigo de Deus, os julgamentos são feitos. Há os que exercitam o espírito pulando e gritando, outros, sem fazer nada disso. Quando um julga o outro, há separação. Por isso, a igreja como o novo homem é algo muito profundo, que vem para resolver um grande problema que é a separação entre os irmãos na igreja.

Ef 2:12 Estávamos totalmente alheios às promessas de Deus, sem esperança e estávamos no mundo.

Ef 2:13 Nesse versículo temos a chave do Novo Testamento: estamos em Cristo Jesus. Não estamos na terra, em nossas casas ou no local de reuniões. Estamos em Cristo Jesus. Fomos aproximados pelo sangue de Cristo. Esse é o poder da cruz de Cristo. O sangue que nela foi vertido por Cristo nos aproximou. Estávamos longe de Deus, mas fomos aproximados pelo sangue de Jesus.

Ef 2:14 A palavra “ambos”, nesse versículo, se refere a judeus e gentios, aqueles que estavam separados. Hoje, podem ser marido e esposa. Muitos estão juntos, mas estão separados. Parece estarem unidos, mas na verdade, há uma parede entre eles. A cruz derrubou a parede. Esse é o mesmo poder que derrubou os muros de Jericó. Entre os irmãos na igreja pode haver paredes invisíveis muito fortes.

Essa palavra sobre o novo homem só pode ser realidade na vida da igreja. É nela que vamos experimentar a derrubada dessas paredes. Hoje há paredes de muitos tipos em toda a sociedade humana. Na igreja muitas vezes também há esse tipo de paredes. Algumas vezes nossas viagens são cheias de sofrimento por causa das paredes que há entre irmãos. Muitas vezes vamos esperando que Deus possa derrubar essas paredes. Essas paredes são a inimizade. Há irmãos que não se conversam.

Ef 2:15 Quando Jesus estava na cruz, havia muita atividade espiritual ocorrendo. Deus estava crucificando o pecado, os pecados, Satanás, a carne, o velho homem, o mundo e a lei dos mandamentos na forma de ordenanças.

Para o povo de Israel havia três coisas muito fortes: a circuncisão, a dieta levítica e o sábado. A circuncisão se tornou motivo de separação na igreja, embora devesse ter sido abandonada após a morte e ressurreição do Senhor Jesus.

O Senhor Jesus não aboliu a lei no aspecto moral. Os mandamentos morais não só foram mantidos como elevados pelo Senhor Jesus. No entanto, a lei no aspecto cerimonial foi abolida. O próprio Senhor Jesus derrubou a coluna do sábado, também mandou Pedro matar e comer os animais e, mais tarde, Paulo também demonstrou como Deus havia abolido também a circuncisão.

Na igreja hoje há muitos irmãos carregados de ordenanças. Formas de reunir, regras de vestimenta, etc, etc e etc. Essas ordenanças geram falsidade. Um irmão que se converteu

Com nossas ordenanças julgamos os irmãos. Medimos os irmãos conforme a nossa própria trena. Um irmão que exercita o espírito exige que todos gritem e pulem. Isso é ordenança. Toda vez que houver juízo e condenação, aquilo que você está defendendo não vem de Deus. O que vem de Deus expressa amor e misericórdia.

Quando Jesus foi crucificado, em Sua carne foram abolidas todas as ordenanças. Em Cristo foi criado o novo homem. Ele é a esfera na qual o novo homem foi criado e é também o elemento com o qual ele é criado.

Rm 6:6 O velho homem foi crucificado. Paulo se referia ao velho homem individual e pessoal de cada um de nós. Mas o que foi criado na cruz em Cristo foi o único novo homem coletivo. O velho homem é individual e, por isso, divide. Sempre há guerras e disputas. O novo homem é coletivo. Por isso, ele é a igreja.

Ef 2:16 No Novo homem há paz. Deus reconciliou todos em um só corpo, na igreja. Estamos reconciliados com Deus por intermédio da cruz. Esse é o poder da cruz. Quando a deixamos atuar, um milagre acontece. No novo homem não há inimizade, mas apenas paz.

Ef 2:17-18 Cristo trouxe paz a todos, pois todos temos acesso ao Pai por meio dele. Nossa relação com Deus agora é de vida, pois Sua vida foi gerada em nós e somos Seus filhos.

Ef 4:22- O trato passado é a nossa velha maneira de viver. Quando viemos para a igreja tínhamos nosso jeito antigo de viver, com nossos hábitos, costumes e preferencias. É disso que Paulo fala para nos despojar. É como trocar uma roupa velha e suja que precisa ser tirada e mudada. Precisamos ser renovadas em nossa mente. Despojar o nosso velho homem significa também não ficar agarrados às coisas velhas. O Senhor tem nos dados muitas coisas novas e não podemos ficar com o que é velho.

Cl 3:9-11 Estamos nos renovando todos os dias para o pleno conhecimento. Estamos conhecendo cada vez mais. No novo homem não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, porém Cristo é tudo em todos. Nesse novo homem não há qualquer nacionalidade, nenhum grupo de prática religiosa, nenhuma classe social, nenhum nível cultural, não há homem ou mulher, jovem ou velho, nem gordo nem magro, nem bonito nem feio, porém Cristo é tudo em todos. Isso é o novo homem.

Quando alguém contata a igreja, não vê nenhuma dessas diferenças, mas vê Cristo. Essa pessoa pode ver um doutor servindo um cortador de cana. Ele vê Cristo como tudo em todos. Essa é a verdadeira expressão do testemunho de Jesus. Em todas as igrejas as pessoas possam ver Cristo como tudo em todos.

Isso é algo muito elevado. Somos 163 irmãos essa noite aqui. Quando as pessoas entrarem aqui devem ver uma só pessoa. Um casal deve ser uma só pessoa.

Vamos identificar todas as coisas que nos separam e dividem. Se meu jeito de ser, de falar, de apresentar as coisas, me separam dos irmãos, preciso colocar essas coisas na cruz. Isso é para que não haja muros entre nós. Tenho certeza que há muitos muros entre nós. Muros entre cônjuges, muros entre pais e filhos, muros entre irmãos na igreja, muros entre irmãs, etc. Precisamos da luz do Senhor para identificar essas coisas e colocá-las na cruz. Temos nossa responsabilidade em relação à prática dessa palavra.

Quando vamos ao Senhor pedimos a Ele o poder para remover todas essas coisas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *