Conferência Geração Final M1 – Erguei-vos e Não Temais!

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Ildeu Rodrigues, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida – Sumaré, SP em 14/07/2022. Texto não revisado pelo autor.

Quantos de vocês, nessa manhã, puderam experienciar o choro de arrependimento após a palavra de iluminação dos nossos queridos irmãos? Queremos encorajar, em vocês, o hábito de frequentemente ir diante do Senhor, se prostrar diante Dele e receber luz e perdão.

Mas, uma vez que fomos iluminados e recebemos esse perdão, precisamos avançar. Não podemos permanecer somente no choro, precisamos prosseguir. Não podemos permanecer apenas lendo a palavra e orando sem aplicar aquilo que o Senhor tem-nos dado.

O tema dessa conferência é Sprint Final. Esse nome significa que a partir de agora precisamos adotar um ritmo especialmente intenso, apertar nossos passos, dar um gás para que quando o Senhor voltar, possamos ser vencedores. Que durante essa conferência possamos ser advertidos sobre a necessidade de continuarmos correndo!

Mt 17

A primeira mensagem tem como título: “Erguei-vos e não temais”, e seu objetivo é para que nos levantemos, continuemos prosseguindo. Para avançarmos, precisamos nos levantar e não temer!

Gostaria de recapitular a abordagem ocorrida durante a Conferência Geração Santa. O tema do evento foi “Pedras Vivas Imbatíveis”, e os irmãos levaram os adolescentes a perceber que há uma necessidade de avançar de estágio em estágio na vida cristã e progredir na vida espiritual. A primeira mensagem, denominada “nível 1” mostrou como éramos apenas pó antes de sermos regenerados e crermos no Senhor.

A segunda mensagem, “nível 2”, trouxe aos adolescentes a realidade de que, após crer no Senhor, é necessário que haja cura em nossos ouvidos. O ruído do mundo é capaz de nos impedir de ouvir a doce voz do Senhor, por isso essa mensagem foi necessária para tocar os ouvidos dos adolescentes e permitir que eles escutassem a voz do Senhor sem interferência alguma. A terceira mensagem, “nível 3”, também indicou a necessidade em termos nossos olhos espirituais curados, para que possamos ver o Senhor.

A quarta mensagem nos mostrou que não é bom ser pedra solta apenas, mas que devemos ser edificados juntamente com outras pedras. Uma vez que estamos sendo edificados junto aos irmãos, somos guardados e nos tornamos imbatíveis. Por fim, no nível 5, vemos que essas pedras têm como objetivo compor a edificação de uma habitação eterna para Deus. O Senhor vem nos mostrar que Ele tem um desejo em Seu coração de que sejamos edificados como casa espiritual para Cristo.

Assim, os adolescentes viram a importância de crescer cada dia mais e ser edificados, subindo de nível na vida espiritual. Nós precisamos avançar de estágio a estágio, não nos conformando permanecer sempre na primeira fase. A cada estágio há novos desafios, de maior complexidade. Assim como muitas pessoas possuem vício em jogos que trabalham com a maior complexidade à medida que avançam de fase, nós também precisamos nos viciar nas ferramentas que o Senhor nos deu: a colportagem, o “Posso orar por você?”, o CEAPE. Até mesmo a colportagem à distância hoje é possível! Que tenhamos esses bons hábitos naquilo que o Senhor tem nos proposto.

Dentro desse assunto, temos o tópico das ofertas: quão bom seria se todos na vida da igreja fôssemos viciados em ofertar! Mais para a frente seremos orientados pelo irmão Pedro Dong sobre esse assunto, mas desde já é importante que o Senhor plante em nossos corações essa necessidade.

Dn 2:1

Esse trecho no livro de Daniel, mostra uma passagem na qual o rei Nabucodonosor chama os sábios para interpretar um sonho específico que havia tido. Sem as respostas esperadas, ele baixou um decreto ordenando que matassem todos os sábios presentes na Babilônia. Quando buscaram a Daniel e seus companheiros, eles oraram ao Senhor e receberam Dele a interpretação do sonho.

Na interpretação, Daniel viu uma estátua que simbolizava todos os governos humanos que existiam na época. Então, uma pedra atinge a estátua e esmiúça todos os materiais ali presentes, crescendo e se tornando um reino poderoso. Essa pedra representa inicialmente Cristo, e, graças a Deus, fomos incluídos em sua edificação! Somos pedras destinadas a ser edificadas juntamente com Cristo para estar com Ele em Seu Reino!

O governo de Deus será estabelecido na terra, e nós estamos incluídos nisso! Hoje, nosso dever é crer e obedecer a palavra profética, praticando o que o Senhor tem-nos ordenado. Precisamos viver hoje o Sprint Final!

Graças ao Senhor, nessa conferência nós pudemos ver os adolescentes queimando desde o início, em um ritmo de corrida muito intenso. Esse clima permanece agora na conferência de jovens, o que nos dá mais ânimo para prosseguir! Agora precisamos permanecer nesse fogo, sempre avançando e cuidando também daqueles que ainda não estão queimando. Que esse fogo gerado em nossos corações seja convertido em edificação da igreja!

Devemos estar cientes de que tudo o que fazemos deve ser em prol da edificação do corpo, da igreja de Cristo. Os membros do corpo não servem em prol de si mesmos, mas sempre visando à edificação. Temos também de compreender o momento que vivemos hoje. A Geração Final não tem o direito de viver para si mesma, de forma preguiçosa e relapsa. Vivendo os últimos momentos dessa grande corrida, precisamos ser dinâmicos, criativos, obedientes! A Geração Final precisa estar comprometida com a prática da palavra profética, pois trazer o Senhor de volta deve ser o propósito de vida dessa geração.

Até o capítulo 15 de Mateus fomos apresentados a um Cristo que sofreu para socorrer o homem, para alcançar e curar pessoas. A partir do capítulo 16, porém, passamos a ver essas pessoas como materiais úteis para a edificação. Primeiro ouvimos sobre a revelação de Cristo como filho do Deus vivo, ungido para a edificação da igreja.

Is 53

O Senhor passou por todos os sofrimentos descritos em Isaías 53, com um propósito em mente: edificar a igreja. Nós estávamos fadados a passar por todos esses sofrimentos, mas nosso Pai cuidou de nós e nos deu Jesus, que tomou sobre si a nossa pena. Precisamos ter carinho pelos irmãos mais velhos que estão entre nós. No aspecto humano, muitos desses irmãos são pais que abriram mão de coisas para si mesmos, para que os filhos pudessem ter mais oportunidades de vida. Da mesma forma, espiritualmente, os irmãos mais antigos têm um anseio de infundir, desde cedo nos jovens, a nova cultura de seguir a palavra profética, fazendo com que eles já cresçam tendo esses bons hábitos.

As ferramentas que o Senhor tem-nos dado, por meio da palavra profética, têm inserido em nós uma nova cultura, mais dócil, simples e de obediência. Essa nova cultura tem facilitado processos dentro da vida da igreja, simplificado nossa comunhão com os irmãos, graças ao Senhor!

Sl 119:33; Mt 17:1-8; 1 Pe 1:16-21; Jo 1:14; Cl 1:11

Devemos dar igual importância à palavra e à sua prática. Não podemos apenas ouvir a palavra, pois a falta de prática nos definha espiritualmente. Em Mateus 17 vemos a surpresa dos discípulos ao ver Jesus sendo revelado como o ungido de Deus. Naquela situação, Moisés e Elias aparecem como representação da lei e dos profetas, mostrando que, embora nossa base esteja ali, tudo culmina e se consuma em Cristo. Precisamos hoje ter a revelação de que Cristo é aquele que põe ordem nas coisas e é Sua palavra que devemos ouvir. Essa revelação de Cristo precisa nos impactar e conduzir nosso ministério.

Hoje temos algo que nos fortalece durante os últimos momentos nessa corrida: a Glória de Deus! É a palavra profética que tem-nos dado direção e revelação divinas. Cabe a nós apenas obedecer com simplicidade para vermos a glória do Senhor ser expressa.

Sl 24:1,7- 10

É do Rei da Glória que vêm nossas forças! Nós, jovens, temos muitas batalhas, mas precisamos estender nossas mãos aos céus e ver esse Rei da Glória abrindo as portas! Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *