Conferência Geração Final M2 – Os Sinais da Sua Vinda

 

 

 

Palavra ministrada pelo irmão André Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida – Sumaré, SP em 15/07/2022. Texto não revisado pelo autor.

Mt 24:1; Mt 23:37-39; Ex 19:4-6

O versículo 1 de Mateus 24 é importante, porque mostra o pano de fundo, para que tudo isso aconteça. Nós precisamos saber desse pano de fundo.

Deus estava feliz porque finalmente ganhou uma nação, um povo Dele, uma propriedade exclusiva. Desde Abraão, Isaque, Jacó, esse plano já estava sendo escrito – a formação de uma grande nação. Mas essa nação foi levada ao Egito para sobreviver, porém ficaram por lá por muito mais tempo. Deus, então, interviu com Sua força e poder, tirou-os do Egito e falou com eles. Finalmente Deus tinha um povo na terra.

Entretanto, no decorrer dos tempos, os vários reis de Israel, e a divisão de Israel e Judá, poucos reis foram bons aos olhos do Senhor. Com exceção de Davi, que era segundo o coração de Deus e teve o coração de edificar uma casa para o Senhor, preparou todo o material para isso, mas não a pôde construir, porém Salomão o fez.

Mt 23:38; Mt 21:12-13; Mt 10:5-6

A degradação do povo de Israel veio com o pecado e a idolatria, a rejeição das coisas de Deus. Essa rejeição veio da parte do povo. E mesmo com a vinda do Senhor Jesus, essa rejeição se perpetuou.

A situação do templo, quando Jesus viu, era como um covil de salteadores, por conta de todas as práticas e corrupção ali.

Quando escolheu os doze discípulos, o Senhor disse que a preferência era para o povo de Israel, mas depois de ver a situação do templo, pela rejeição dos judeus, Jesus também os deixou. A casa ficou como deserto.

Mt 12:14, 24, 31

Desde esse momento, no versículo 14, os fariseus já tinham essa intenção de tirar a vida de Jesus. Eles insultaram a Deus falando sobre o Senhor estar expulsando demônios pelo poder de demônios. Essa acusação que os fariseus fizeram foi considerada uma blasfêmia contra o Espírito Santo, e para isso não há perdão. Mas graças ao Senhor, Ele tem uma promessa para o povo de Israel e honrará essa promessa até o fim, pois é Deus fiel.

Zc 13:7-9, 14:4-5, 9

Lá no final, quando o povo de Israel for encurralado, então o Senhor aparecerá para salvar seus remanescentes. Um caminho será aberto para que eles fujam, mas sem antes invocar o nome do Senhor. Serão salvos, sacerdotes para o Reino dos Céus na parte terrena para ensinar as nações a como servir a Deus. E nós estaremos na parte celestial, reinando. Essa é a grande diferença. Por isso estamos aqui hoje.

Mt 24:1-2

Os discípulos olharam para a construção maravilhosa do templo, reformado, mas infelizmente essa era apenas a esfera terrena. Porém Jesus respondeu uma coisa que eles não esperavam: Não ficaria nada ali. A expectativa deles era que o Senhor aprovasse a construção, mas muito pelo contrário, o Senhor não estava com o pensamento aqui na terra. A palavra do Senhor foi cumprida, onde a cidade de Jerusalém foi totalmente destruída pelo império romano, e daquele templo sobrou apenas um pedaço do muro, que hoje é o Muro das Lamentações. A partir disso, houve uma dispersão dos judeus.

Mt 24:3, 36-39

Três perguntas foram feitas nesse momento:

. Quando?

. Qual o sinal da vinda?

. Qual o sinal da consumação do século?

Todas estavam relacionados à vinda do Senhor. Então o Senhor responde em três seções. A primeira para os judeus, até o versículo 31. A expectativa dos judeus era somente sobre a vinda pública do Senhor, a parousia. A partir do versículo 32 o Senhor mostra o sinal. A parábola da figueira revela que a figueira representa o povo de Israel. Esse povo residirá novamente no Senhor. O verão diz respeito à vinda do Senhor. Hoje o Estado de Israel foi restaurado, e isso é sinal da vinda do Senhor.

O segundo sinal está no versículo 14, que, apesar de estar na sessão para os judeus, diz respeito à igreja. O fim será determinado pela pregação do evangelho do reino. O Senhor nos deu essa visão. E as coisas estão avançando rápido! Em breve vamos ter a oportunidade de espalhar esse evangelho na Oceania!

Esse sinal da pregação do evangelho é que determinará a vinda do Senhor. E para cooperarmos basta nos envolver com a pregação do evangelho! Sendo uma das principais ferramentas que o Senhor nos deu, o “Posso orar por você?”. Temos a colportagem, o Expolivro, o avança jovem, as conectadas, os homens de oração, adolescentes em guerra, Bookafé, Ceape. Tudo isso reforça essa pregação do evangelho do reino. Mas temos de fazer de uma maneira não convencional, porque estamos na última hora. A vinda Dele está próxima. Essa é nossa certeza.

Mt 24:40, 42-47

Agora vamos falar da porção relacionada à igreja. Aparentemente ambas as pessoas dessa parábola estavam fazendo a mesma coisa, tanto um como o outro. Mas qual a diferença entre eles? Por que um foi tomado e deixado o outro? O versículo 42 nos dá a resposta de que um deles vigiava, estava apercebido ou preparado para a promessa. Esses dois estavam vivos! Temos chance de ser arrebatados vivos!

O Senhor está procurando aqueles servos fiéis e prudentes, com a finalidade de confiar todos seus bens mais preciosos que são: Pregar o evangelho e cuidar das pessoas. Temos de ser esses servos fiéis que dão sustento aos conservos.

Mt 25:5, 10

Isso nos lembra da parábola das dez virgens, cinco eram prudentes e cinco néscias. As prudentes tinham azeite nas vasilhas e não apenas nas lâmpadas. As cinco prudentes são aquelas que viviam a realidade do reino dos céus de antemão, enquanto as néscias viviam na aparência do reino dos céus. Para sermos vencedores, devemos viver na realidade do reino dos céus!

Adormecer significa morrer. Quem dorme no Senhor, sua morte é como um sono, pois um dia despertará. Imagine se quando sairmos, para comprar azeite, o noivo chegar? Perderemos a oportunidade de reinar com o Senhor, pois não teremos mais tempo para comprar azeite. Mas, as que estavam apercebidas, entraram com o noivo para as bodas, quando Ele chegou. Essa é a vinda secreta e é a que devemos almejar participar.

2 Tm 4:8

Devemos amar a vinda do Senhor, assim seremos candidatos importantes para receber a coroa da justiça.

Mt 24:46

No dia 6 de dezembro de 2020, o Senhor nos falou sobre a importância de nosso estado, de ser encontrados dignos, “fazendo assim”, como Deus quer. Se ele nos encontrar dessa forma, seremos arrebatados. Isso é um grande encorajamento para todos nós!

Is 55:12; Zc 4

A palavra que semeamos no coração das pessoas não volta vazia. Se sairmos e pregarmos com alegria, isso será glória para o Senhor e nunca será esquecido. Tudo isso é o efeito da palavra profética. Em Zacarias temos a figura que ilustra que não é por força nem poder, mas pelo Espírito de Deus. A Palavra profética misturada com o Espírito, quando cremos nela com fé e a praticamos, as coisas dão certo, elas acontecem. Os sinais e milagres acontecerão na vida das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *