Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação (4)

 DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA

 Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 30/10/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 25 – Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação (4)
Leitura Bíblica: 1 Ts 1:10; 5:9; 2 Ts 2:13-15; Hb 2:4

Hb 2:3; Lc 12:48
O Senhor nos tem dado muito mais do que podemos pedir ou pensar. As revelações que temos recebido têm sido como uma avalanche. Não somos dignos delas, não as merecemos, mas o Senhor nos escolheu. Aprouve a Deus dar-nos a Sua revelação. Não estamos aqui para discutir doutrinas ou posições sobre o que as pessoas interpretam. Queremos a realidade da palavra. De que adianta conhecermos muito se nosso viver não é afetado. O evangelho que seguimos tem poder. Esse poder não é apenas de curar ou expulsar demônios. Essas coisas são relativamente simples. Muitos tem suas doenças curadas, mas seu relacionamento com seus cônjuges continua igual, sua personalidade não muda. O grande poder do evangelho é o poder de mudar vidas. Deus quer que experimentemos uma mudança em nosso viver.

Temos ouvido Deus proclamar o mesmo que foi proclamado na primeira vinda do Senhor: arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus (Mt 3:2; 4:17) Ele era Emanuel, Deus conosco. Pela primeira vez na história Deus se tornou homem. Ele tabernaculou e habitou entre nós cheio de graça e de verdade. Arrepender-se não é chorar ou lamentar, mas seu significado original é metanoia, ou seja, uma mudança de mente, uma mudança na maneira de pensar. Significa ter uma mudança em seu viver, em sua atitude. No tempo de Jesus, precisavam mudar para receberem a palavra que Ele lhes pregaria. Contudo, especialmente por parte dos religiosos daquela época esse arrependimento não ocorreu. Mesmo com todo seu poder divino, o número de pessoas que Jesus conseguiu foram 120. Sim, Deus quer salvar toda humanidade (1 Tm 2:4), mas de acordo com o princípio dos vencedores na Bíblia, daqueles que Deus pode contar, foram sempre uma minoria. O exército de Gideão foi composto com apenas 300 homens. Quando o Senhor voltar, apenas uma minoria serão os vencedores. Deus deseja que você faça parte dessa minoria.

O irmão Pedro nos mostrou que Jerusalém representa a igreja toda, mas dentro de Jerusalém há a fortaleza Sião, onde está o exército. A igreja é a lavoura de Deus. Há toda a plantação e há as primícias, os primeiros frutos. As primícias e a fortaleza de Sião são os vencedores, uma minoria que será arrebatada nessa condição vencedora.

O Senhor nos deu a revelação do galardão e da disciplina. Esta é a grande chave que consegue destravar todos os mistérios da Bíblia. Os livros da Editora Árvore da vida tem a meta de nos preparar para a volta do Senhor. Com a quantidade de revelação que temos, chego a temer. Temos tanto! Desde a prática de invocar o nome do Senhor, ler com oração a palavra, cantar e falar os hinos, nosso viver da igreja como temos é algo único que todos admiram. O espírito de irmandade que temos é algo que não há no mundo inteiro. Temos nossa identidade. Sim, precisamos melhorar muitas coisas, mas nossa identidade é muito especial. Vamos ser aperfeiçoados em cuidar melhor das pessoas, mas temos nossa identidade.

Quando vejo o que Deus nos deu eu temo, porque temos recebido tão grande salvação e a temos conhecido. Conhecemos a redenção, propiciação, reconciliação, justificação objetiva (Rm 5:10a) e que seremos salvos por Sua vida, pela santificação, transformação e glorificação. Temos falado sobre tudo isso em nossas mensagens. Nos dias atuais o que impera nas pregações são curas, bençãos materiais e prosperidade. Todos estão aguardando irem par o céu. Deus não nos prometeu o céu, mas nos prometeu sermos introduzidos em Sua glória, tornando-nos um com ele. O Senhor nos confiou muito. Ele nos confiou a economia neotestamentária de Deus. Somos os guardiões das verdades. A vida da igreja hoje é a coluna e base da verdade. Aqui não damos tanta atenção às coisas exteriores, mas nosso foco é a Palavra. Claro que precisamos cuidar das coisas exteriores para o acolhimento das pessoas, mas nosso foco é a Palavra. Foi isso que Deus nos deu.

Mt 24:40-41
Alguns jovens podem estar confusos sem saber o que fazer com seu trabalho, seus estudos e sua família diante do que temos falado sobre a volta do Senhor. Estes versículos nos mostram que não é uma questão de ficarmos apenas esperando a volta do Senhor, mas é vivermos nossa vida normalmente, tendo nossas famílias, dos quais cuidamos bem, nosso trabalho, ao qual nos dedicamos, nossos estudos, pelo qual nos empenhamos, buscando ser os influenciadores e formadores de opinião na sociedade, para trazer o padrão da palavra de Deus em nosso relacionamento. Em nossa vizinhança devemos dar bom testemunho. Não é ficar apenas no quarto lendo a bíblia e orando. Ninguém pode ter certeza de quando o Senhor voltará. Precisamos ter uma vida normal, mas preparamo-nos como se o Senhor fosse voltar hoje. Temos de fazer todas as coisas de uma maneira normal. Os que estão estudando, devem concluir seus estudos. Não é porque o Senhor está voltando que vamos deixar a faculdade. Você deve continuar estudando e pregando o evangelho em sua universidade, fazendo a diferença na vida das pessoas que estão ali. Nosso amado irmão Dong esperava a vinda do Senhor de maneira iminente, mas ele tinha um viver normal. Isso é importante.

1 Ts 1:10; 5:9; 2 Ts 2:13-14-15
Estou aproveitando esse tema de Tessalonicenses para vermos com detalhes a salvação que Deus nos preparou. O primeiro item é que fomos salvos da ira vindoura. Temos uma grande salvação preparada por Deus. Fomos escolhidos desde o princípio para essa grande salvação. O destino dessa salvação não é o céu, mas alcançarmos a glória, ou seja, sermos um com o Senhor. Cristo em nós é a esperança da glória. No final, seremos glorificados e viveremos unidos ao Senhor como um só (Ap 21:3). Não desprezemos o legado que o Senhor nos deixou.

Nosso objetivo é mostrar aos irmãos quão grande é essa salvação que recebemos. O que estamos experimentando hoje na pandemia podemos aplicar também ao aspecto espiritual de nossa vida. Há um mistério da iniquidade que está infectando as pessoas. Hoje todos esperam a vacina contra o coronavirus, mas não se sabe quando ela estará pronta. Deus levou 4 mil anos para produzir a vacina contra o vírus da iniquidade. Ele levou 4 mil anos para preparar todo o mundo para produzir a nossa salvação. Veremos algumas histórias principais na Bíblia como passos que Deus deu para preparar essa vacina. Jesus viveu nesta terra, mas não foi infectado por esse vírus. Ele teve uma perfeita humanidade, sofreu por nós e foi à cruz. Ali, Satanás colocou nele o elemento da morte e ele morreu como homem. Ficou na morte por três dias, mas naquele tempo Deus produziu os anticorpos da ressurreição. Ele ressuscitou dos mortos com uma vida que leva todos os elementos dessa vacina: sua encarnação, viver humano sem pecado, sofrimentos, crucificação, sepultamento e ressurreição. Tudo em uma dose todo-inclusiva que ele soprou sobre os discípulos quando disse: recebei o Espírito Santo. Eles receberam essa vacina.

Para nós hoje é muito simples. Basta ajoelhar-se e confessar Jesus como seu Senhor, invocar o nome do Senhor. “Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus, reconheço que sou um pecador. Perdoe os meus pecados. Eu quero receber essa vacina”. Para nós é tão simples, mas para Deus foram muitos passos até que isso estivesse disponível. Quero ver cada elemento desta vacina nestas mensagens.

Gn 3:15
Vimos que o homem foi infectado jardim do Eden. E Deus prometeu essa vacina. Quando o homem comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal houve uma tragédia: a desconexão do homem e Deus. Vemos em Apocalipse essa mulher e essa serpente, que se tornou um dragão. A descendência da serpente são os seguidores do diabo e o descendente da mulher é Cristo. Essa mulher no Antigo Testamento é Eva e no Novo Testamento é Maria, que gerou Jesus. No Novo Testamento temos também a igreja como essa mulher, que gerará o filho varão, o descendente coletivo da mulher. Os vencedores todos regerão com Cristo as nações com cetro de ferro.

Jo 12:31; 16:11; Hb 2:14; 1 Jo 3:8
Satanás feriu o calcanhar do Senhor quando Ele morreu na cruz, mas ele mal sabia que o SEnor ressuscitaria. Quando ressuscitou, Cristo pisou na cabeça da serpente. Ao falar em Gn 3:15 Deus decretou o juízo contra Satanás. Este juízo começou a ser executado apenas com a vinda do Senhor Jesus, quando Jesus morreu na cruz. Ali na cruz, o descendente da mulher destruiu aquele que tem o poder da morte.

Na cruz o Senhor pisou na cabeça da serpente. A cruz inclui a ressurreição. Muitos carregam o crucifixo e em muitos templos há uma cruz, mas na cruz está incluída a ressurreição. Através de Sua ressurreição, o descendente da mulher destruiu o diabo.

Ap 12:7-9
Hoje Satanás e seus anjos ainda dominam os ares com seus principados e potestades. Eles ainda têm seus lugares nos céus eles têm grande influência nos lugares celestiais. Logo após o arrebatamento do filho varão, em Apocalipse 12:5, ocorre o que está descrito em Apocalipse 7-9. Esse arrebatamento está diretamente relacionado à batalha que há nos céus entre Satanás e seus anjos. No percurso para o terceiro céu eles se envolvem nesta batalha. Neste momento os principados e potestades perdem seu lugar nos ares e são atirados para a terra juntamente com Satanás. Este é um passo a mais na execução do juízo de Deus. Quando isso ocorrer, nós, os vencedores reinaremos com Cristo nas regiões celestiais. Este é o Juízo de Satanás que foi executado.

Rm 16:20
Romanos fala da salvação plena de Deus. Fala da transformação do pecador em filho de Deus, filho imaturo (tecknon), evoluindo para filho maduro (huiós) e até se tornar herdeiro do reino. De Romanos 1 a 8 temos essa salvação até a glorificação. Dos capítulos 9 a 11 temos uma palavra sobre os judeus e nos capítulos 12 a 16 temos a vida da igreja. A salvação plena dos capítulos 1 a 8 não é completa sem a vida do Corpo dos capítulos 12 a 16.

Não de atenção ao que o inimigo pode estar colocando em seu coração. Talvez possa estar pensando: agora já não preciso estar junto com os irmãos nas reuniões da igreja. Contudo, Deus não nos salvou para sermos individuais, mas para ser edificados. Quando Pedro recebeu revelação de quem Jesus era, este lhe disse que edificaria a igreja sobre a revelação de Cristo como Filho do Deus vivo. O Senhor não teria um monte de pedras jogadas no quintal, mas edificaria pedra sobre pedra. Deus usa pedras vivas para Sua edificação. Deus não usa tijolos, que é produção humana, mas usa pedras vivas. Ele quer nos edificar, removendo as arestas, para sermos casa espiritual. A igreja é algo coletivo e é a noiva coletiva. A igreja é também o exército coletivo. Não é algo individual.

Em Romanos 15 fala da irmã Febe, Priscila e Áquila, Epêneto e muitos outros irmãos até que no final fala do Deus da paz esmagará debaixo de nossos pés a Satanás. Quando Ele prometeu a vacina em Gênesis 3, se referia a Cristo, individualmente, mas também ao Cristo coletivo, que é a igreja. Na cruz Satanás foi esmagado debaixo dos pés de Cristo, mas aqui ele será esmagado debaixo dos pés da igreja edificada. Somente quando estamos edificados com os irmãos na vida da igreja conseguiremos esmagar a cabeça da serpente. Sozinhos e isolados não venceremos. Ele é a cabeça nós estamos edificados como Corpo de Cristo. Somos esses “nossos pés” mencionados em Romanos 16:20.

Gn 3:15, 21; Hb 9:22; Jo 1:29; Ap 13:8; 1 Pe 1:18; 3:18a; Ef 1:6-7; Rm 3:24; 4:25; 1 Co 1:30; Gl 3:26-27
O homem foi infectado e Deus prometeu a vacina. No Antigo Testamento essa vacina foi preparada. Todos os seus ingredientes foram semeados no livro de Gênesis. Assim que prometeu a vacina Deus já começou a agir para prepará-la. A vestimenta de peles que preparou para Adão e Eva mostra que um animal morreu como substituto deles. Vemos o amor e misericórdia de Deus. Ele colocou um substituto no lugar de Adão e Eva. Ao matar este animal, que muito provavelmente tenha sido um cordeiro, eles já não precisariam morrer. Temos uma morte vicária, substitutiva. Este cordeiro que foi morto já ali em Gênesis, indicava Cristo que seria morto em nosso lugar. O sangue foi derramado por aquele animal e sua pele se tornou a vestimenta de Adão e Eva. Eles haviam se coberto com folhas de figueira para cobrir a sua nudez. No entanto, nossa justiça é como trapo de imundícia. Pecamos, erramos e nos tornamos injustos. Precisamos ser justificados por Deus, mas o homem procura se justificar com sua própria justiça, que não passa de trapo de imundícia, que seca e cai como aquela veste de folhas de figueira. O derramamento de sangue do cordeiro representa a redenção pelo sangue derramado na morte substitutiva de Cristo e a pele representa Cristo como nossa justiça.

Todas essas são palavras fundamentais, com as verdades bíblicas fundamentais. Todos precisam estudar, ler e revisar essas palavras. Precisamos de um fundamento sólido para não sermos levados para todo lado. Precisamos saber em que se baseia a redenção de Cristo para que valorizemos a salvação que o Senhor fez por nós. quando partimos o pão em nossas reuniões, nosso apreço será muito maior. Muitas vezes não valorizamos essa salvação e buscamos recursos no mundo para nos socorrer e satisfazer.

Deus derramou o sangue do animal que foi morto e perdoou o pecado de Adão e Eva. Jesus é cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Em Apocalipse vemos que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo. Ali no Jardim do Eden o Cordeiro foi morto. Nós estamos em nossa dimensão humana, com a limitação do tempo, mas Deus está fora do tempo. No tempo, Jesus morreu há 2 mil anos, mas fora dele, Ele já foi morto lá no princípio, no jardim do Éden, para salvar Adão e Eva. Seu sangue é o precioso sangue, sem mácula. Aquela pele se tornou a justiça do homem. Cristo é o justo que morreu para justificar os injustos.

No Éden tivemos esses dois elementos: o sangue, para remissão dos pecados e a pele para a justificação. Tudo isso concentrado na figura do cordeiro que teve seu sangue derramado e sua pele usada como vestimenta. A justificação e a redenção sempre andam juntas. Cristo morreu para nos redimir por causa de nossas transgressões e ressuscitou por nossa justificação. Hoje, uma vez que cremos no Senhor e Jesus e fomos batizados, fomos revestidos de Cristo. Quando alguém é batizado, precisamos ver que ao descer às águas aquela pessoa para Deus precisa ser sepultada porque morreu. Ele é batizado para o sepultamento de seu velho ser e quando sai das águas está, então, revestido de Cristo.

Semana que vem a jornada continuará. Essas palavras fundamentais precisam ser bem sedimentadas em nós. Precisamos aproveitar para consolidar essas verdades fundamentais para não sermos levados pelos ventos de doutrina que existem por aí.

Devemos valorizar o sangue de Cristo e Sua redenção. Que Te fez morrer por mim? Que grande amor! Por causa do meu pecado, eu estava nu, nas Jesus Cristo me revestiu e cobriu. Louvado seja o Senhor! Se estivermos bem edificados com os irmãos na vida da igreja, seremos um elemento fundamental para executar o juízo sobre satanás após o arrebatamento. Como igreja esmagaremos a cabeça da serpente. O filho varão, que estamos nos tornando hoje, tem parte fundamental na execução do juízo de Deus. Experimentemos a morte e ressurreição todos os dias, para que o milagre da transformação ocorra em nós. Esta é uma normalidade miraculosa. Valorizemos tudo o que o Senhor nos entregou!

 

Um comentário em “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação (4)”

  1. Uma revelação, simplismente arrebatadora, que nos leva para dentro das verdades de Deus, no que tange ao Seu plano perfeito de redenção do homem, para viver conforme o Seu prop´´osito eterno. Gl´´orias ao Senhor, por tal revelação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *