Como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação? (6) – Ezra Ma

 DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 13/11/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 29 – Como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação? (6)
Leitura Bíblica: 1 Ts 1:10; 5:9; 2 Ts 2:13-15; Hb 2:3a

Introdução – Gn 3:15, 21; Rm 5:10

Esta série de mensagens têm o objetivo de apresentar todo trabalho que Deus teve e Suas ações durante 4 mil anos para realizar a redenção por nós. Temos visto como o mundo foi afetado pelo mistério da iniquidade, assim como atualmente está sendo afetado fisicamente pelo coronavirus. A solução para salvar as pessoas é uma vacina e produzir uma não é algo simples. Esperamos que uma vacina saia logo para deter essa pandemia. Da mesma forma, o vírus da iniquidade tem se multiplicado no mundo.

Queremos apresentar os principais atos de Deus no Antigo Testamento, ou seja, os passos que Ele deu para possibilitar a vinda de Cristo. A vacina que temos hoje é composta por muitos elementos. Ela contém redenção de Cristo, o nome do Senhor Jesus, o sangue de Cristo, etc. Logo após prometê-la, em Gênesis 3:15, Deus já tomou uma atitude e, ao longo dos anos, usou homens e situações para nos mostrar os elementos dessa vacina e a maioria deles foram apresentados em Gênesis.

Em Gênesis 3:21 vimos que Deus matou um cordeiro para vestir Adão e Eva. O derramamento de sangue e o uso da pele do animal proveu a redenção e a justificação do homem. A justificação objetiva e a vida de ressurreição operaram em nós hoje (Rm 5:10). Hoje Sua vida está operando Sua salvação completa em nós. Por ela temos a justificação subjetiva, a santificação, a conformação e a glorificação. Temos muitos outros elementos ainda nessa vacina como o sangue de Jesus, o nome do Senhor, o Espírito de vida e de poder, etc.

Por que invocamos o nome do Senhor?

a) Invocamos o nome do Senhor porque dependemos Dele – Gn 4:26

Vimos o prosseguimento da geração humana em degradação cada vez maior. Já na primeira geração foi danificado em grande medida. A descendência de Caim formou uma sociedade sem Deus. No Jardim do Éden o homem tinha Deus como sua alegria, tinha Deus como sua proteção e Deus como seu suprimento, mas ao perder a conexão com Deus, o homem foi expulso do jardim. Adão, Sete e Enos formaram uma linha de homens que decidiram manter-se dependentes de Deus. Caim, contudo, deu origem a outra linha, que foi contrária a Deus. Eles inventaram várias maneiras de sobrevivência. Os que criavam gado para ter o seu suprimento sem depender de Deus, os que inventaram instrumentos musicais para se alegrarem sem a presença de Deus e os que inventaram as armas para proteção independente de Deus, porque perderam a segurança e proteção de Deus. Assim, surgiu uma cultura sem Deus que evoluiu até a torre de Babel. Hoje essa cultura é a grande Babilônia, a cultura totalmente sem Deus.

Abel, significa folego, sopro, demonstrando que sem Deus somos fracos e mortais. O irmão Dong sempre nos contava a história de que quando Enos nasceu, provavelmente Adão estivesse vivo e dissesse: os descendentes de Caim podem ter proteção, suprimento e alegria sem Deus, com sua cultura inventada, mas nós precisamos do Senhor. Eles conseguem viver sem Deus, mas nós precisamos Dele. Por isso, em Gênesis 4:26 diz: “daí se começou a invocar o nome do Senhor”.

Você invoca o nome do Senhor? Há algumas religiões em que se repetem mantras. No catolicismo, onde estão muitos que amamos e respeitamos, há muitas rezas e coisas supersticiosas. Os hindus repetem mantras. Quando você invoca o nome do Senhor, você o faz mecanicamente? Talvez você sequer invoque, assim como a descendência de Caim. O anticristo será o homem da iniquidade. Quando a lei de Deus for totalmente ignorada, ele agirá. A cultura humana na sociedade pós-moderna é um mundo em que Deus não existe. Eles adoram sua tecnologia, confiam no materialismo, adoram seu dinheiro e seu entretenimento. Nessa passagem de Gênesis 4 temos a descrição do mundo atual. Temos nossa indústria de alimentos e de bebidas, temos sistema de entretenimento com cinema, música, jogatina, boates, esporte, etc. Os homens não precisam de Deus. Tudo isso se tornou motivo de destruição para o homem. Há o mundo das drogas, da bebida, surgiu a indústria das armas.

Se você acha que consegue viver sem Deus, você não irá invocar o nome do Senhor. Se você acha que sabe dirigir e é o melhor motorista, não invocará enquanto dirige. Eu não confio mais em minha habilidade na direção. Quando pego o volante quero depender do Senhor. Eu invoco o nome do Senhor quando entro no carro para dirigir. Tenho anos e anos de experiencia em preparar as conferências na EAV. Ainda assim, preciso invocar muito o nome do Senhor. Sim, Deus me deu habilidades, mas preciso ainda invocar o nome do Senhor, pois dependo Dele. Invocamos porque precisamos do Senhor.

Você sente que precisa do Senhor? Desde o momento em que acorda até o momento em que dorme, você precisa do Senhor? Em minha vida o Senhor está me levando a depender Dele em todas as cosias. Se em algo eu não dependo Dele, Ele amorosamente faz com que aquilo que estou fazendo não prospere para que eu me lembre de minha dependência. Imediatamente me volto invocando o Seu nome.

b) Invocamos o nome do Senhor para demonstrar a Ele nossa dependência

Em segundo lugar, invoco o nome do Senhor para demonstrar para o Senhor que dependo Dele. Primeiro, eu preciso, mas ainda quero dizer e demonstrar a Ele que dependo Dele. No ambiente familiar, precisamos depender de Deus.

Quero abrir um parêntese e falar um pouco aos pais. Precisamos pregar o evangelho para nossos filhos em todo tempo. Hoje vemos muitos pais pedindo ajuda e desesperados. Quando se tem em casa um adolescente que está começando a entrar na idade de rebeldia, talvez já seja mais difícil e você precise se ajoelhar e orar clamando pela misericórdia do Senhor. O melhor tempo é quando eles são pequenos para ensinarmos e pregarmos o evangelho para eles como uma semente. Se eles receberem a semente do evangelho, podem ter alguns conflitos, mas não sucumbirão às pressões do pecado nem serão rebeldes.

Os irmãos que cuidam dos adolescentes e jovens trabalham duro para tentar reconectar os filhos aos seus pais e a Deus. Precisamos cuidar de nossa família. Agradeço ao Senhor pelo serviço de adolescentes e jovens. Pelo trabalho deles muitos se reconectam com Deus e se voltam a seus pais.

Imagine o que você sentirá se seus filhos não forem qualificados a entrar no reino quando o Senhor voltar? O que semeamos hoje iremos colher no futuro. É preciso semear em nossos filhos. Nossos filhos precisam ouvir-nos invocando o nome do Senhor em casa. Invocamos porque precisamos do Senhor e para demonstrar ao Senhor nossa dependência Dele.

Abri esse parêntese porque um filho pequeno não tem vergonha de mostrar publicamente que depende do pai e da mãe e, constantemente, chama por papai e mamãe. Quando se torna adolescente já tem vergonha de demonstrar carinho pelos pais. Alguém já disse que na adolescência pensam que os pais não entendem nada. Ao chegar na juventude, já pensam que os pais aprenderam alguma coisa e quando têm seus filhos constatam que seus pais sabem todas as coisas.

Precisamos deixar nossa mente complicada e não ter vergonha de demonstrar ao Senhor que precisamos e dependemos Dele. A maior tristeza de Deus no jardim do Éden não foi tanto pelo pecado em si que o homem cometeu, mas por sua consequência, que foi o afastamento de Deus. Por causa da queda Deus perdeu a presença do homem que tanto ama. Pelo evangelho Ele quer restaurar a presença do homem diante Dele.

c) Invocamos o nome do Senhor para desfrutar as riquezas de Deus – Rm 10:12

Em terceiro lugar, invocamos o nome do Senhor para desfrutar as riquezas de Deus. Conheço muitos irmãos que são simples e invocam o tempo todo. Por ouro lado, conheci irmãos que conheciam muito da Palavra, mas não invocavam. Eram muito sérios e sem alegria. O irmão Dong era muito simples e alegre. Ele invocava muito o nome do Senhor. Muitas vezes eu pensava que ninguém iria compartilhar após uma mensagem dele, mas a reação dos irmãos era muito grande. Experimentamos as riquezas do Senhor quando somos simples e invocamos o nome do Senhor.

d) Invocamos o nome do Senhor para sermos salvos – Rm 10:13

Em quarto lugar, invocamos o nome do Senhor para sermos salvos. Salvos da perdição eterna, da grande tribulação, para sermos arrebatados, para ser a noiva de Cristo em Suas bodas, salvos para ser parte do exército do Senhor, vestido de noiva. Invocamos também para sermos salvos do nosso próprio jeito de ser, da raiva, do meu mau humor, dos perigos do dia a dia, de nossos conceitos, etc.

No Novo Testamento a palavra grega para invocar é epikaleo, que significa chamar com voz alta. Em hebraico, no entanto, a palavra é qara, que significa gritar em alta voz, chamar por socorro. Como você pede socorro? Com toda calma ou com grandes brados? Se você precisa ser salvo em uma emergência certamente gritará. Em muitos momentos é assim que precisamos invocar o nome do Senhor: em voz alta.

Se alguém está procurando água no solo, não bastará cavar um pouquinho. Talvez você esteja sedento espiritualmente há muito tempo e invocar apenas duas ou três vezes não seja o suficiente. Neste caso você precisará invocar 30, 50, 100 ou até 200 vezes. Invoque o nome do Senhor até que seja salvo. Invocamos porque precisamos do Senhor. Invocamos para demonstrar nossa dependência do Senhor, para desfrutarmos Suas riquezas e para sermos salvos.

Este é um dos maiores tesouros que o Senhor nos deu. Na vida da igreja, nos anos 60, o Senhor restaurou o invocar o nome do Senhor em nosso meio por meio do irmão Lee. O irmão Dong trouxe isso para nós aqui no Brasil naquela época e seguimos invocando. Não é invocar de maneira formal, mas tocar em sua realidade. O nome do Senhor é um dos elementos mais poderosos dessa vacina. Quando você invoca o nome do Senhor essa vacina é aplicada em você e o vírus é aniquilado.

Invocar o nome do Senhor começou com a geração de Adão em Gênesis 4:26 e continuou ao longo das eras. Abraão, Davi e os profetas invocavam o nome do Senhor. Os reis, por sua vez, perderam a prática e a realidade de invocar o nome do Senhor. No Novo Testamento Deus restaurou mais uma vez o invocar. Os cristãos tinham no invocar o nome do Senhor Jesus a sua marca, a ponto de Saulo buscar os que invocavam para os prender. Durante a história da igreja essa prática se perdeu entre a maioria dos cristãos, mas o Senhor trouxe novamente o invocar Seu nome para a igreja.

Os irmãos e irmãs precisam restaurar o invocar o nome do Senhor em suas vidas. Não há nenhum outro nome pelo qual importa que sejamos salvos. Invoque no trânsito, em casa, no trabalho e em todo lugar.

Também aqueles que ainda não se convertam ao Senhor, se tomarem posse desse versículo: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10:13) e invocar o Seu nome, crendo em seu coração, certamente serão salvos. Este é o momento de você nascer de novo e receber Jesus Cristo. Ore: “Senhor Jesus, eu preciso de Ti. Não quero viver uma cultura independente de Deus. Quero a Tua salvação. Tu preparaste tudo para mim. Senhor Jesus, eu Te recebo como meu Salvador. Eu invoco o Teu nome neste momento”. Abra bem a sua boca e invoque:  “Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Entre em meu espírito. Eu te recebo e quero a Tua salvação.” Ore também em outros momentos, com palavras que venham do seu coração. Em seu dia a dia também invoque sempre o nome do Senhor: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!.

Semana que vem vermos a intensificação da ação do vírus da iniquidade. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, mas o inimigo entrou em nós e a natureza satânica danificou tanto o homem pelo pecado que não houve outra solução além de terminar com aquela raça humana. Éramos para ser segundo a espécie de Deus, mas o inimigo entrou a tal ponto que mudou nossa genética, arraigando a genética satânica na raça humana. Deus preparou Noé para mudar o destino da humanidade.

Para concluir, invoque mais um pouco o nome do Senhor Jesus: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *