A FÉ DO EVANGELHO – Conferência Nacional no Chile – San Bernardo – Santiago – Mensagem 01 – André Dong

CONFERÊNCIA NACIONAL NO CHILE – SAN BERNARDO – SANTIAGO

Notas da palavra ministrada pelo irmão André Dong, na manhã de 28/04/18. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Mensagem 01 – O  evangelho é o poder de Deus
Leitura Bíblica: Rm 1:16

O Senhor segue falando a nós e nesta Conferência temos a honra de ter conosco os irmãos Pedro Dong e Ezra Ma. O irmão Dong partiu em setembro de 2017 e, antes disso, entregou a liderança da obra do Senhor a esses dois irmãos. Em sequência a essa mensagem vamos receber a Palavra profética por meio deles.

No semestre passado ouvirmos sobre o Coração da Bíblia e neste semestre estamos recebendo a Palavra sobre o tema A Fé do Evangelho. o irmão Pedro começou a falar sobre o livro de Filipenses e não podia concluir, porque quanto mais se rumina a Palavra, mais luz recebemos. Por isso, não podemos temer ruminar a Palavra. somos comparados aos animais ruminantes e que têm casco fendido, ou seja, têm discernimento.

Darei uma introdução esta manhã e situarei os irmãos em um cenário do que os irmãos têm falado nestes últimos dias.

Rm 1:16 Aqui diz que o evangelho é o poder de Deus. Evangelho, em seu sentido literal quer dizer boas novas. Hoje o Senhor está nos falando boas novas, que é o evangelho e está conectado com a economia de Deus para o Novo Testamento. Todo Seu plano, Sua meta, tudo o que Ele quer realizar, está dentro de Sua economia. Ele deseja manifestar o que está em Seu coração e, por isso, precisamos do evangelho.

O evangelho é um assunto muito amplo. Precisamos ver, primeiramente, como a queda do homem foi profunda. Ele foi criado à imagem e semelhança de Deus e desejava usá-lo em Sua economia, mas o pecado o inutilizou. Hoje o homem precisa do evangelho, ou seja, precisa do poder de Deus para vencer o pecado, vencer o mundo, vencer o velho homem.

Assim, primeiramente, o plano de Deus foi para salvar o homem. Toda Sua confiança e esperança estava no homem criado. Contudo este fracassou ao desobedecer a Palavra de Deus e foi expulso do jardim do Éden.

Agora, precisamos perceber que é em Seu Filho amado que Deus tem toda a Sua confiança. Ele é Seu único filho, a quem ama. Ele sacrificou este único filho por nós. Qual pai ou mãe faria isso? Ele sacrificou Seu único filho para nos salvar. Redenção significa reaver aquilo que era nosso originalmente. Digamos que alguém roube meu carro e leve para outro lugar. Se um dia encontro este carro em meio aos bandidos e quero pegá-lo de volta e eles exigissem uma quantia de dinheiro para que me devolvessem. Assim, nós fomos tirados de Deus por Satanás e este não nos devolveu sem que um alto preço fosse pago. Deus pagou com a vida de Seu único filho.

No Antigo Testamento temos a figura dos animais que eram sacrificados. Eles não eram a realidade, mas uma figura de Cristo.

Hb 9:11-17; 10:4 o sangue de bois e de ovelhas não podem tirar o pecado.

Hb 9:26-28 Seu sacrifício é para tirar o pecado. O sangue de bois e ovelhas não podem tirar os pecados, mas o Sangue de Cristo tem esse poder. o sangue de Cristo tira o pecado.

Jo 1:29 Quando João Batista viu Jesus chegando, ele disse:  Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. De uma maneira mais simples, podemos ilustrar assim. Imagine que tenho uma dívida muito grande e não tenho como pagá-la e meu credor vive me cobrando. Por isso, vivo muito triste e depressivo. Então, chego a um amigo muito rico e peço a ele que me ajude a pagar a minha dívida. Ele, então, diz que irá pagar em um ano e assina uma promissória. Então, no tempo certo, ele pagou a dívida e eu fui liberto da minha tristeza e amargura por causa da dívida. Mais tarde, fico sabendo que o credor era, na verdade, pai de meu amigo. Assim, Jesus também foi o fiador da aliança de que Ele pagaria a dívida por nossos pecados. No devido tempo, ele morreu por nós e pagou nossa dívida com o Pai. Que grande alegria!

No entanto, hoje ainda temos de continuar a ganhar desse amor de Deus, do splagchnon de Cristo Jesus.  ele nos libertou do império das trevas e nos redimiu. Hoje estamos livres para servir a Deus. assim, qual deve ser nossa atitude hoje se um irmão tem uma dívida para conosco?

Mt 18:22-35 Como fomos perdoados por Deus, assim devemos perdoar nossos devedores.

Mt 16:24 O Senhor tomava a Sua cruz e se nós queremos segui-Lo, então, temos de negar-nos a nós mesmos. O Senhor sempre negava a Si mesmo. Ele não fazia sua própria vontade, mas sempre era obediente à vontade do Pai. Após permanecer 40 dias orando, foi tentado pelo diabo. Como é dito em Filipenses, Jesus se humilhou e se esvaziou, não se apegando à posição de Deus, mas se fez homem (Fp 2:5-10).

Ele se fez homem e muitas vezes deixava as pessoas e os discípulo e ia orar ao Pai. Ele viveu uma vida de total dependência do Pai. Nós hoje temos o Espírito e podemos invocar o nome do Senhor e ler-orar a Palavra, para que Deus governe nossa vida. esse é um viver que agrada a Deus.  No Getsêmani, ele foi orar e os discípulos não conseguiram acompanha-lo, pois estavam cansados demais. a carne se cansa, mas o espírito está sempre pronto. Por isso, precisamos permanecer no espírito. ele nos fará fortes para fazer o trabalho de evangelização.

O Senhor Jesus, então, é um homem. Por participar dos sofrimentos humanos, hoje ele tem compaixão e se compadece de nós. Esses sentimentos estão no splagchnon de Cristo.

Conhecemos a história de quando Moisés conduzia o povo no deserto. Na verdade, em três dias podiam chegar à boa terra de Canaã, mas os 10 espias que foram enviados trouxeram relatos muito negativos e difamaram a terra. Por isso, não puderam entrar e passaram 40 anos no deserto até que a velha geração caísse no deserto. Você ainda permanece vivendo em Seu velho homem? Primeiramente, rejeite-o e separe-se dele. Precisamos viver no novo homem.

Por isso, quando falava do evangelho, Paulo saía de si mesmo. É impressionante como era ampla a visão do apóstolo Paulo. a salvação é plena e completa. Por isso, é o poder de Deus. começa com a salvação, o perdão dos pecados, depois a reconciliação, passa pela justificação, santificação, transformação, renovação, conformação e a última etapa, que é a glorificação. Isso é o poder de Deus. este é o evangelho.

Rm 11:33-36 Não havia palavras para Paulo expressar o evangelho de Deus. Paulo viu isso e no capítulo 9 disse que amava muito os seus patrícios. Ao ver a plenitude do evangelho ele já não podia ficar distante deles. Ele disse que o evangelho era primeiro para o judeu e também para os gentios. Por isso, sempre que chegava a um lugar ele ia para a sinagoga para anunciar o evangelho. somos a oliveira brava, mas fomos enxertados na boa oliveira e hoje temos parte com ele nas promessas de Deus (Rm 11:17-23).

Fp 3:8- Por amor do Senhor ele perdeu todas as coisas.

vs. 4-7 Veja quem era Paulo. Pensando estar fazendo a vontade de Deus ele perseguia os cristãos. Ele tinha uma alta posição e um padrão elevado na lei. Mas tudo isso, considerou perda por causa de Cristo.

2Co 12:2-4 Essa excelência do conhecimento de Cristo é a razão de ter deixado tudo. Essa sublimidade do conhecimento vem da revelação. Ele mesmo foi arrebatado ao céu e viu coisas inefáveis, coisas que o homem não podia falar. Essa visão e revelação foi grandíssima e somente com a linguagem humana não se pode expressar totalmente seu sentido. por isso que a palavra de Deus tem riquezas inesgotáveis. Sempre há mais que ganhar. Este evangelho é grandíssimo e faz qualquer um louco. Este evangelho é tremendo e tem o poder parra nos salvar completamente.

Fp 3:10- Todos querem o poder de ressurreição, mas esse poder vem pela morte. Se não há morte, não há ressurreição. A participação dos seus sofrimentos, nos tornando semelhantes a ele em Sua morte, então podemos alcançar a ressurreição extraordinária dentre os mortos, que é para os vencedores. Por isso, o Senhor diz que os que desejam segui-lo devem tomar sua cruz e seguir a Ele. A cruz não é para trazer dor ou sofrimento, mas é para matar. Um morto não sente coisa alguma. É isso que o Senhor deseja fazer conosco.

Rm 5:2-4 A esperança da glória de Deus nos leva a dar graças a Deus, mas também nas tribulações, louvamos ao Senhor. essas tribulações não são grandes tragédias, mas nossos sofrimentos dia a dia. por exemplo, vivemos com os irmãos na vida da igreja e sempre queremos estar com os irmãos que nos damos bem. Mas a vida da igreja é como um casamento. Nossa vida matrimonial está inserida na vida da igreja. muitas vezes queremos que o outro peça perdão a mim. Sempre eu estou certo e o outro errado. E para o outro sempre sou eu quem está errado. O que vou fazer então? Um acordo de paz com minha esposa? Não. Para um casamento melhor o que preciso é morrer. Diante de um dilema, em que os dois estão discutindo quem tem razão, um deles precisa morrer.

A tribulação produz perseverança, ou seja, resiliência. O irmão Dong tinha resiliência. Ele era alguém que tinha o poder da ressurreição. As tribulações nos fazem mais resistentes. Nós murmuramos muito, mas precisamos aprender o caminho da morte de Cristo. a tribulação, então é como uma fábrica que produz resiliência. E a resiliência, experiencia e a experiencia, finalmente, esperança.

Cl 1:24 Hoje estamos na igreja e as aflições de Cristo pelas quais passamos não são aquelas para a nossa salvação, pois o Senhor sofreu tudo o que era necessário. As aflições de Cristo Deus que participamos hoje são aquelas para a edificação da igreja. Os irmãos irão completar essa palavra nas próximas reuniões.

2 comentários em “A FÉ DO EVANGELHO – Conferência Nacional no Chile – San Bernardo – Santiago – Mensagem 01 – André Dong”

  1. De fato precisamos aproveitar os momentos de tribulações, para produzir em nós resiliência.
    Ó Senhor Jesus, Ó Senhor Jesus!
    O irmão Dong, partiu para glória e nos deixou um grande legado, uma plataforma bem sólida.
    Que Deus abençoe o irmão Pedro, Ezra, Miguel e o amado irmão André Dong.
    Ó Senhor Jesus

  2. Sim.
    O testemunho deixado pelo nosso irmão Dong, deve ser seguido.
    Um escravo resiliente, controlado pela Visão Celestial.
    Se submeteu ao arranjo restritivo de Deus que é a Vida da Igreja.
    Ele dispôs toda sua alma bo aperfeiçoamento aos santos.
    Glória a Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *