SALVOS PELA SUA VIDA – Adão e Cristo: dois homens e dois destinos – Pedro Dong – Conferência Regional em São Paulo

Notas da palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na manhã de 07/10/2018. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 24 – Adão e Cristo: dois homens e dois destinos
Rm 5:12, 15; 1 Co 15:45-49

 

Louvamos ao Senhor por falar conosco. Sua palavra profética é uma luz para seguirmos em um ambiente de trevas para seguirmos na direção certa. Não estamos às cegas, mas temos um caminho para tomar.  Muitas vezes recebo mensagens ou até os irmãos vêm falar comigo para dizer que têm orado muito por mim, por Ezra, André e Miguel. Quero agradecer publicamente essas orações. Especialmente no papel que estou fazendo, preciso da revelação de Deus. Não posso usar meu estoque de conhecimento da Bíblia para dar conferência. Minha função é diferente hoje.

Quando o irmão Dong estava à frente, eu ouvia a palavra profética e procurava seguir de perto o que estávamos ouvindo. Hoje nossa posição é diferente e precisamos da revelação.  após as grandes revelações que até eu mesmo me espantei na Conferência Internacional, só pude agradecer ao Senhor por ter tanta consideração por nós. este sentimento continua em mim e eu continuo louvando ao Senhor por tudo que Ele tem revelado a nós.  espero que todos possamos valorizar essas palavras, porque não são palavras engenhosamente inventadas pelos homens, mas vêem de Deus.

Quero complementar o que falei ontem.  Não gosto muito da pronúncia Javé para o nome de Deus HYWH, mas vou adotá-lo. Ninguém conhecia o significado deste nome, mas houve um homem que teve coragem de perguntar-lhe isso: Moisés.

Êx 3:2-15 Deus usa o princípio da encarnação. Deus usa o homem, mas este é apenas um sustentáculo, sem que Deus consuma a sua habilidade e a sua capacidade como combustível. Deus não precisa de nossa capacidade, mas precisa de nós. Este é o significado da visão na sarça que Moisés teve. Ele estava temeroso pela reação do povo de Israel quando lhe falasse. Por causa da necessidade, Moisés teve ousadia de perguntar qual era o nome de Deus. YHWH transliterados significa Javé, Eu Sou. Ontem Ele era, hoje Ele é e amanhã Ele será. Deus é o Eu sou. Não há um momento em que Deus esteja presente. Mas também no espaço Ele é o Eu sou. Ele está em mim e em você. Ele preenche todo o espaço.

Ef 1:23 Deus simplesmente está em tudo. É por isso que alguns entendem mal e criaram o panteísmo. Não é que a água ou as árvores sejam Deus, mas é que Ele enche todas as coisas. ele é o Eu sou. Não há como fugir de Deus. Jonas tentou, mas não adiantou. Acabou na barriga de um peixe. Ele é o grande Eu Sou.  Deus disse:  antes que Abraão existisse Eu Sou (Jo 8:58). Isso não é maravilhoso?

Estou tentando passar pela contextualização histórica que Abraão, Isaque e Jacó não conheceram a Deus como o Eu sou. Você e eu temos condições de acumular todo o conhecimento histórico a respeito de Deus. Hoje eu estudo as minhas mensagens com um aplicativo em meu celular. Através dele consigo rapidamente consultar as coisas em qualquer lugar. Lembro-me de quando eu era jovem como o telefone era difícil. Ter uma linha telefônica era muito caro. Hoje se a pessoa não atende, você manda uma mensagem por WhatsApp. A facilidade de comunicação é muito fácil e até para conhecer a Bíblia está muito fácil. Estamos muito à frete de Abraão nessa questão. Somos os trabalhadores da última hora.

Mt 20:1 O Senhor é o rei do reino dos céus e precisa tomar posse da terra para que ele possa voltar. Ele, então, assalariou trabalhadores para a Sua vinha. Esses trabalhadores são desde Abraão, Isaque e Jacó. O povo de Israel são os trabalhadores da hora zero.  Na Nova Aliança também houve seus trabalhadores. Os discípulos chamados pelo Senhor Jesus também foram os trabalhadores da primeira hora. Eles não tinham a Bíblia na mão como nós temos.

Mt 20:2-4 Graças ao Senhor que na igreja, essa vinha, temos espaço para todos trabalharem.

Mt 20:5-16 A hora undécima é a 11ª hora, a última hora da jornada de 12 horas. Se você está desocupado o Senhor quer contratar você para trabalhar essa última hora. Seremos os primeiros a receber o pagamento. Os que trabalharam apenas uma hora, a última hora, receberam o mesmo salário que os que trabalharam desde o início da jornada. É bom ter nascido depois, não é? Acredito que estamos na undécima hora, já perto da vinda do Senhor Jesus. fomos beneficiados com todos os conhecimentos que os que vieram antes de nós trabalharam e acumularam para nós.  temos muito mais acesso à informação, ao conhecimento da Bíblia e ao conhecimento de Deus. por um lado, somos mais bem-aventurados, por outro, nossa responsabilidade é multiplicada por 11 ou por 12.

Temos a Bíblia em várias versões em nossas mãos. na igreja já temos a literatura selecionada para nós. os irmãos já selecionaram o que é bom e colocaram diante de nós um alimento saudável. Todos os dias temos um alimento saudável pelo Alimento Diário para nós. não coma comida venenosa. Temos a palavra saudável. Os irmãos já filtraram o que não é preciso ou exato e isso foi deixado de lado para que ficássemos com a palavra saudável à nossa disposição. A nossa responsabilidade também se multiplica.

Por que gastei esse tempo? para mostrar que precisamos mudar de atitude.  Do jeito que vinham vindo as coisas, não será suficiente para atender a necessidade do Senhor. o mundo está acelerado.  Todas as ideologias contrarias à Bíblia estão se fortalecendo. Você está percebendo e está se preocupando com isso?  A imoralidade cresce, o que é verdade hoje é falsidade e a mentira. Há uma inversão de valores e desrespeito. Tudo isso nos mostra que o fim está perto. Na igreja, nós precisamos fazer a diferença. Não é lutar contra isso. Deus não nos deu o papel de sair nas ruas e protestar contra essas coisas. Deus nos deu a função e responsabilidade de edificar a igreja e estarmos a salvo destas coisas. tudo precisa terminar no crescimento da fé e no amadurecimento.  Vamos despertar e ir para a vinha! Não fique todo o tempo preocupado com seu bem-estar, com melhorar seu nível de vida. claro que se o Senhor nos der, não há problema com isso, mas nosso coração deve estar na economia de Deus, nas coisas de Deus. vamos mudar nossa atitude.

Dito isso, vamos para Romanos 5 novamente. Pretendo terminar esse capítulo hoje.

O apóstolo Paulo quando expôs sobre o evangelho de Deus de uma maneira clara pela primeira vez, mostrando que Deus não apenas nos salvou de nossos pecados pela morte de Cristo na cruz, derramando Seu sangue par afazer a propiciação por nossos pecados e realizando a redenção, sobre nós os filhos da ira. Pela primeira vez, Paulo propõe de maneira clara que uma vez justificados, reconciliados com Deus e em paz com Ele, não podemos permanecer neste estado, mas Deus quer mudar a nossa pessoa. Deus quer nos transformar e renovar a nossa mente. Que tal estarmos dispostos a que Deus renove a nossa mente?

O Ezra falou ontem que o arrependimento é ter uma mente renovada. Se não tivermos uma mudança em nossa mente, não seguiremos adiante.  Você está desanimado e sem força? Deus quer  te curar e tirar você  desta situação porque quer te usar. Deus pode mudar essa situação, porque é o ElShadai, o Deus provedor. Tudo o que você precisa Ele é. Que tal você levantar sua autoestima e dizer: eis-me aqui, envia-me a mim.

Em nosso emprego, casa, família, em busca de prosperidade, quero mudar minha mente. Não quero que minha mente esteja nestas coisas, mas nas coisas de Deus. ele precisa mudar nossa mente porque quer transformar nossa alma. Nossa alma precisa de uma transformação metabólica. A mudança na vida cristã não é apenas por mudança de comportamentos. Deus quer mudar na nossa essência.  Deus quer mudar a nossa pessoa. Ele quer transformar cada célula de nosso ser. Ele quer conformar você à imagem do Seu Filho. Deus quer encher você tanto de Deus mesmo ao ponto de que quando Ele se manifestar de nós, o universo verá Deus em nós.

Naquele tempo, para as pessoas isso era impossível. Eles haviam assistido todas as gerações fracassarem. Começando o Novo Testamento, viram que os crentes tinham muitas falhas. Alguns que não trabalhavam, Paulo teve de dizer que precisavam trabalhar, alguns ainda furtavam.  Parecia que esse evangelho é uma utopia. Bastou crer no Senhor e Deus nos justificou, mas daí para frente é complicado. Nossa alma é rebelde e continua insistindo em viver por ela mesma.

Rm 5:12-14 Paulo começa a mostrar que o que Deus quer fazer é muito mais do que Ele fez até agora. Um só homem fez um grande estrago, a ponto de encher nosso coração de incredulidade. Uma grande desgraça.

Rm 5:15 Se pela ofensa de um só morreram muitos, muito mais! Se por Adão trouxe tanta desgraça, graças a Deus que temos um outro homem que fará a diferença. Este nos trouxe a graça. Este presente que Deus nos deu, o Seu Filho, Jesus Cristo. Sem ele não seríamos justificados. Seu Filho foi dado a nós como presente.  Se Adão veio como desgraça, Cristo veio a nós como presente. A graça de Deus é uma pessoa que não só nos justificou por sua morte, mas por Sua vida irá nos salvar! Recebemos este grande presente. Este homem nos deu a justificação, a reconciliação por Sua morte. Ele morreu para nós estramos justificados diante de Deus e termos paz com ele, estando reconciliados. Mas não apensas isso. Pela Sua vida, pela Sua ressurreição, ele irá salvar a nossa pessoa.

Do capítulo 5 para trás, esse presente nos salvou da perdição e nos colocou em paz com Deus, mas esse mesmo presente não para por aí. Ele quer nos salvar, renovar nossa mente, transformar a nossa alma e nos glorificar. Muito mais! Se ele conseguiu fazer tanta coisa na morte, muito mais na ressurreição! Temos de sair cantando e gritando daqui! Recebemos o presente de Deus, o dom da graça de Deus!!

Rm 5:16-17 Após Adão, muitos ofenderam a Deus, mas a graça salva muitos.  Temos de sair daqui falando muito mais!  A abundância da graça é muita graça. essa graça visa transformar o nosso ser. Deus nos providenciou essa graça. esse presente atua sobre a justiça de Deus. nada teria força se não estivesse sobre a justiça. Mesmo no mundo de hoje, se não estiver sobre a justiça, não terá força. Não depende se somos bons ou ruins, se Deus nos justificou, esse dom atua. O Espírito quis me levar a invocar hoje, mas eu não quis. Você não está muito bom hoje. Ainda assim, por causa da justiça, esse dom atua.

Rm 5:18-19 Deus não quer apenas nos justificar, mas Seu objetivo final é nos dar vida. pela obediência de um só todos se tornarão justos. Em Cristo somos justos, porque Ele obedeceu a Deus até a morte, e morte de cruz. hoje Deus lhe deu o nome que está acima de todo nome. Ele foi exaltado sobremaneira e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor.

Rm 5:20 Deus enviou a lei, que em vez de ajudar o homem, tornou a ofensa muito maior diante de nós. Depois que me converti, sabia que já não podia olhar para nenhuma revista indecente, porque precisava me guardar puro para o Senhor. passava com os olhos virados por uma banca de jornal. Parecia que quanto mais a lei me dizia que eu não podia, eu mais via lascívia em tudo. O monstro do “não pode” fica cada vez maior diante de nós. ficamos escravizados o dia inteiro com esse monstro em nosso lado e aquilo que era tão pequeno fica tão grande e a qualquer hora nós caímos. A lei avulta a ofensa. Qual é a solução? Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça!

Rm 5:21 A graça irá reinar pela justiça. Essa justiça não apenas deu base para Deus perdoar os meus pecados, mas a justificação é para Deus nos dar vida. Deus irá nos levar a reinar não porque fomos bonzinhos. A graça vem pela justiça de Deus para a vida eterna. Não é apenas nos transformar, mas é nos levar para a vida eterna, é o reino, é viver eternamente com o Senhor. por isso, essa vida precisa crescer, saturar nosso ser, transformar-nos, tomar conta de nossa vida e levar-nos a reinar com o Senhor.

1 Co 15:  Estou tentando dizer que a salvação de nossa alma não é uma mudança de comportamento. Agora você tem de fazer o que todo crente faz. Todo domingo você vai ao culto e dá o seu dízimo, à tarde vai assistir futebol e à noite vai fazer um churrasco com os amigos ou comer uma pizza. Vive a sua vida. não é assim. Deus não quer apenas mudar o seu comportamento para você não fazer nada de errado. Arrepender-se não é não fazer nada de errado, mas é se arrepender de estar no lugar errado, ou seja, de estar em Adão. Deus quer nos transferir e nos mudar de Adão para Cristo. essa mudança não se faz de uma só vez, mas é pouco a pouco que ela se realiza. A nossa mente é o que precisa mudar primeiro.  Vamos fazer essa transferência?

Mas, alguém dirá que já tem muita experiencia na igreja. que agora já sabe aconselhar muitos casais, sabe falar nas reuniões e que agora já tem muita capacidade na igreja. acho que quando o Senhor voltar, ele dirá que estou muito bem. contudo, não há um terceiro lugar para estar. Ou estamos em Adão ou em Cristo. ainda que sejamos experientes, se não vivermos em Cristo, mas vivermos em Adão, seremos um desastre. Não melhoramos nosso ser pelo comportamento pela experiencia, mas é pelo crescimento de vida.  cada vez estou mais em Cristo e cada vez menos em Adão.  Neste estado hoje não posso me gabar porque tenho experiencia. Isso não vale nada se eu não estiver em Adão. A questão é em que homem nós estamos. Adão Cristo, dois homens e dois destinos.

De fato, se continuarmos vivendo em Adão, nosso destino já está certo. Adão e Cristo são dois protótipos para o homem escolher. Se viver em Adão, terá morte e produzirá morte. Mas se escolher Cristo, a graça produzirá justiça e você viverá para a vida eterna.

1Co 15:45 Este último Adão se refere a Cristo. Quando Jesus nasceu, ele era Filho de Deus e um dia, em Sua vontade, Deus definiu que Ele precisava vir à terra para nos salvar.  Ele recebeu um corpo do pó da terra como nós, mas também tinha Deus em seu espírito. ele também era uma alma vivente, mas durante toda a sua vida deixou Deus tomar conta de todo o seu ser humano. Por meio da obediência Ele foi aperfeiçoado. Simplesmente, a vida de Deus tomou conta daquele homem, renovou a sua mente, transformou a sua alma, conformou a Deus e o glorificou.  Por isso, Ele foi ressuscitado e admitido para dentro de Deus. ele foi glorificado.  Nosso Deus em Cristo é o Espírito que está presente em nosso espírito hoje. Se ele quisesse, apareceria aqui fisicamente com seu corpo de ressurreição. Mas ele não precisa. Hoje ele é o Espírito que dá vida. Ele quer provar que a Sua vida pode nos transformar e nos mudar.

1Co 15:46 Natural aqui é “psíquico”, é da alma. O segundo é um homem espiritual. Esse segundo homem é espiritual.

1Co 15:47 A que homem você quer pertencer? Jesus falou aos judeus que ele era lá de cima. Disse a Nicodemos que importava nascer do alto. Graças a Deus, por meio deste segundo homem nós nascemos do alto. Pelo primeiro homem, somos anímicos e feitos da terra, mas pelo segundo homem, somos do céu e não somos mais da terra. Em que casa você quer morar? Adão ou Cristo?

1Co 15:48 A vida cristã é em que homem vivemos. Se vivemos em Adão, seremos como Adão. Se vivemos como Cristo, viveremos como Cristo. em toda a sua vida cristã, até o final dela, precisamos vigiar a todo tempo para nunca cair em viver por Adão. Não importa qual a nossa experiencia na vida cristã. sempre precisamos vigiar.

Rm 11:16 Se estivermos em Cristo, estaremos na oliveira boa. Se a raiz é santa, seremos santos. Você quer estar em que árvore? É como aquela música: Santo Serei.

Rm 11:17-18 Não se apoie em sua experiência. De que adianta se não estivermos na raiz santa? Se o ramo não estiver na raiz santa, não será santo. Vamos mudar nossa mente, procurando estar na raiz santa, invocando o nome do Senhor. Não é invocar para demonstrar sua insatisfação com sua esposa, mas invocar para estar na raiz santa.

Jo 15:1-2 não basta apenas estar em Cristo e na boa raiz, mas é preciso saber que estando nessa videira verdadeira, o agricultor espera tirar frutos da videira. Se Deus colocou você na videira verdadeira como ramo, ele espera frutos da nossa parte.

Estamos no Brasil há 43 anos, se contarmos desde 1975 para cá, embora tenhamos vindo com nossas famílias anos antes. O Senhor fez grandes coisas nesse tempo. E ele usou muito o irmão Dong para abrir muitas frentes de obra. Você não faz ideia o tamanho do sofrimento que é abrir frentes de obra. Hoje temos essa maravilha porque alguém estabeleceu a fundação e hoje precisamos ser fiéis ao Senhor. Não poderemos atender à Sua necessidade do modo como estamos hoje. Precisamos acordar. Vamos ser todos pregadores do evangelho, produzindo frutos para o Senhor. Ajudar outros a amadurecer. Entrar no Alimento Diário, ouvir as mensagens. Todas as frentes, com encargo: CEAPE, BooKafé, Programa Livro na minha mão, Editora, EAV, Instituto Vida para Todos.

Mas precisamos viver na pessoa certa. Viva no espírito, não viva na carne. Viva em Cristo e não em Adão. Não viva no velho homem, em quem há tantas coisas negativas. Tudo isso é mudança de pessoa. Assim, automaticamente, produziremos frutos.

Jo 15:3-5 A palavra nos limpa. O segredo é permanecer em Cristo. Se não permanecermos em Jesus não daremos fruto. Mudemos nossa mente. A partir de hoje, o que fizemos ontem já não serve. Precisamos que o Senhor mude a nossa atitude. Quero ser um que contribui com a edificação da igreja e a vinda do Reino. Vamos entrar na boa terra! Mudança de mente. Jesus é o Senhor!

2 comentários em “SALVOS PELA SUA VIDA – Adão e Cristo: dois homens e dois destinos – Pedro Dong – Conferência Regional em São Paulo”

  1. Graças a Deus por essa palavra. Realmente precisamos reagir. O Senhor tem nos falado diretamente. Temos que dar pulos de alegria em saber que o Senhor confiou a nós este encargo de levar a Palavra à todos os homens para serem salvos. Temos todos os materiais à nossa mão. Precisamos de um coração absoluto, disponibilidade e iniciativa. Vamos praticar cada um conforme os talentos que o Senhor nos confiou. Jesus é Senhor!

  2. … sem dúvida, estamos nos dias que o nosso Senhor chamou de “os tempos do fim” e deixou avisado, será como nos dias de Noé, Ohhh SENHOR JESUS!…. minha luta é para ser encontrado pelo Senhor, lutando pela Fé do Evangelho do Reino, meu encargo é pelo precioso Jornal Árvore da Vida! esse JAV é PODEROSO, nele está as palavras da sabedoria… estamos juntos irmãos, um só Pastor um só rebanho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *