SALVOS PELA SUA VIDA – Muito mais… – Pedro Dong – Conferência Regional em São Paulo

Notas da palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na tarde de 06/10/2018. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 23 – Muito Mais…
Leitura Bíblica: Rm 5:9-11

 

É sempre com grande alegria que estamos nessa Conferência regional em São Paulo dando sequência às 24 mensagens ministradas na EAV. Depois tivemos mias duas mensagens em Brasília e duas em Piracicaba. Com as duas mensagens desta Conferência completaremos as 24 mensagens da nova série do Alimento Diário, que deve ser entregue para nós pela gráfica em duas semanas.

Estamos desfrutando esse livro tão rico e maravilhoso de romanos. Minha missão não é repetir tudo o que o irmão Ezra com o auxílio dos irmãos André e Miguel Ma, que têm feito um trabalho maravilhoso. A minha missão é contextualizar os irmãos com que circunstâncias esse livro foi escrito e os demais fatos para auxiliar os irmãos. Assim, você e eu podemos entender melhor esse livro tão maravilhoso que trata de maneira tão completa sobre o evangelho de Deus.

Nessas duas mensagens creio que daremos mais um passo na compreensão desse livro. Tenho dito a vocês que eu vivo essa vida cristã com muita motivação. Sempre que me levanto a cada dia tenho grande esperança, pois vou conhecer mais a palavra de Deus. o homem vive em constante degradação. Mesmo após Deus chamar o Seu povo, vimos fracasso após fracasso. Mas Deus não desiste de nós.  o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. Tenho visto o Senhor trabalhar em nós de uma maneira maravilhosa.

Tenho de fazer uma ponte com o que falamos em Brasília. Relatamos ali a história de Abraão. Quero lançar um desafio a todos você. Você seria capaz de esta noite escrever do seu coração em um papel em branco, do que vem em sua mente o quanto você conhece de Deus. coloque em um papel que Deus você tem. Abraão não tinha uma Bíblia na mão, nem muitos livros. Ele não tinha Alimento Diário, nem muitas pessoas que pudessem dar testemunho do que receberam.  Como Abraão conheceu ao seu Deus? pelo que Deus falava e por sua própria experiência. Temos duas maneiras de conhecer nosso Deus subjetivamente.  Primeiro, é pela Palavra que ele fala conosco pessoalmente. Por isso é importante você ouvir a palavra nesta reunião não apenas objetivamente, mas pegar nas entrelinhas o que Deus quer falar para você especificamente. A outra fonte de seu conhecimento subjetivo é em suas experiencias. É nas experiencias que conhecemos que Deus temos.

O Deus que Adão conheceu era um Deus que ordenou-lhe se multiplicar, encher a terra e dominar essa terra. Depois, o Senhor Deus deu a ordem de que poderiam comer livremente de toda árvore do jardim, mas não poderiam comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus queria que eles comessem da árvore da vida.  Deus ordeno-lhe, ainda, que guardasse o jardim.  Adão falho e conheceu como é ruim desobedecer a palavra de Deus. o que ele conhecia de Deus é o que Deus falou com ele  e suas  experiencias  com Deus. cada um conhece a Deus dessa maneira subjetiva através dessas duas formas – palavra e experiencias.

Em seguida, Caim matou Abel. Caim foi expulso da presença de Deus. isso já nos mostra que Deus temos. É um Deus que se aborrece quando um homem mata o seu semelhante. Estou procurando mostrar na história como se conhece a Deus. quando chegamos em Gn 6, a maldade havia se multiplicado e a violência reinava na terra. Aqui podemos ver que Deus se aborrece da maldade e da violência, pois Ele é um Deus de amor e misericórdia. Ele enviou o dilúvio e apenas uma família foi salva.

Após o diluvio, essa família deveria ter vivido com temor de viver em violência e na maldade. Mas a humanidade toda se afastou, criando ídolos para si. Deus chamou Abraão. O conhecimento que ele tinha de Deus era que Deus era o criador do universo, o único Deus.  acredito que Abraão conhecia a respeito deste Deus apenas até este ponto.  A partir daí, foi tendo experiências com Deus. toda vez que Deus aparecia a ele e falava com esse Deus, sua fé crescia e ele conhecia mais a Deus.

Em Siquém, Deus prometeu dar aquela terra a Abraão e à sua  descendência. Abraão reagiu imediatamente à palavra de Deus. Abraão fez um altar, que significa um lugar de adoração a Deus. enquanto outros faziam ídolos, Abraão adorava ao verdadeiro Deus. Em seguida, ele foi entre Betel e Ai. Ele foi para o monte e levantou altar e também invocou o nome do Senhor. os homens viviam pensando sendo autossuficientes, mas aqui estava um homem que dependia de Deus para viver. Você vive que vida? você desafia Deus ou invoca o Seu nome, demonstrando  que precisa de Deus? estamos aqui para adorar e servir  ao  verdadeiro Deus.

Em seguida, Deus enviou provação. De um lado, Deus nos dá experiencias maravilhosas, mas Deus também nos dá provações. Quem já estudou e fez provas na vida? Ninguém gosta das provas, mas se você não for provado, jamais será aprovado. Você detesta sofrimentos e tribulações? Elas são testes.

A primeira prova, foi a fome. Ele foi reprovado, porque desceu ao Egito. Ainda assim Deus o abençoou e ele ficou rico. Com isso, seu sobrinho Ló também prosperou.  Por causa disso, já não podiam yachad e yachab, ou seja, não podiam mais viver juntos e se separaram. Nós vivemos em uma só obra.  Não temos rebanhos e pastores diferentes, mas somos de um só rebanho e temos uma só obra. Estamos como em Sl 133. Essa separação foi muito triste. Mas Abraão continuou.

Mais tarde, ele lembrou a Deus de que precisava de um descendente. Deus lhe disse que este descendente deveria sair de Abraão. Deus evidentemente se referia a Abraão e Sara. Nosso Deus é capaz de vivificar os mortos. É um Deus que chama a existência as coisas que não existem. A pressão recaiu sobre Sara. Sabemos que Moabe e Amom são povos que foram a vergonha de Ló, mas Deus abençoou até  mesmo esses povos por amor a Abraão. Mais tarde, Rute, a moabita, resgatou a vergonha de Ló e gerou Obede e teve parte na genealogia do Senhor Jesus. Por ter gerado Ismael, Abraão perdeu a presença do Senhor por 13 anos.

Este Deus todo-poderoso é nosso El-Shadai. Ele é todo poderoso e todo suficiente. Para os homens é impossível Sara ter um filho, mas para Deus é possível. Deus é o provedor. Em nossa família sempre há um ou dois provedores. Se estamos com problemas, podemos recorrer ao nosso Deus provedor. Abraão conheceu este Deus provedor. Ao levar Isaque para ser sacrificado, este lhe perguntou onde estava o sacrifício, ao que respondeu: Deus proverá, meu filho. Tudo o que precisamos, Deus proverá para que continuemos a servir a Deus.

Rm 4:17 Deus vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. O que você vai escrever em seu papel? Que Deus você tem? Que Deus temos?  Durante toda sua vida cristã, você não teve experiencias com Deus? ele é um Deus maravilhoso para você?  Você está hoje cheio de esperanças e motivado? Escreva essa noite sobre o Deus que você tem.

Êx 6:2- Essa palavra Senhor é o nome de Deus, que algumas versões traduzem como Jeová. Esta palavra vem de YHWH, que é a transliteração para o nosso alfabeto das letras hebraicas. São 4 consoantes. Isso é muito difícil de se pronunciar.

Êx 6:3 Este Deus todo-poderoso é El-Shadai, como quando apareceu a Abraão, mas Deus não se deu a conhecer a Abraão, Isaque e Jacó por seu nome verdadeiro. Os próprios judeus não pronunciam o seu real nome, por tanta reverência que guardam para com ele. Hoje ninguém mais sabe como se pronuncia este nome.

Por que Deus se deu a conhecer com este nome? Cada letra do alfabeto hebraico corresponde a um número. Y = 10 H = 5, W = 6, H = 5. Isso devia ter um significado. Este número, na verdade está em nosso DNA. Temos um DNA que é composto por uma dupla espiral interligada por pontes. Essa dupla espiral traz informações genéticas dos pais e essas interligações tem um espaçamento, relacionada à quantidade de informações genéticas. Da primeira para a segunda ponte há 10 informações genéticas, da segunda ponte para a terceira ponte há 5 informações genéticas, da terceira para quarta, 6 informações genéticas e da quarta para a quinta, novamente 5 informações genéticas. Isso é impressionante – 10 – 5 – 6 – 5. Não é maravilhoso? Não é à toa que Seu nome é YHWH. Essa sequência está em seu DNA. Assim como cada obra famosa dos artistas têm sua assinatura, Deus assinou a nós, sua obra-prima. Isso é nosso corpo físico, imagine como será glorioso nosso corpo de glória.

Temos infinitas fontes de conhecimento objetivo de Deus, mas precisamos tornar esse conhecimento, um conhecimento subjetivo. Você tem entrado para valer nas mensagens de cada semana? Você tem reagido imediatamente à palavra do Senhor? a mensagem é apenas maravilhosa para nós? precisamos ter experiências subjetivas e conhecer o nosso Deus. esta noite, faça um resumo sobre que tipo de Deus você tem. Este conhecimento não é doutrinário, mas um conhecimento real.

Ef 1:17; 4:13 Este pleno conhecimento é o conhecimento real, subjetivo. Este conhecimento é muito importante. Não podemos ficar empurrando com a barriga. Precisamos buscar cada vez conhecer o Senhor mais.  Não temos desculpas. Precisamos buscar conhecer o Senhor subjetivamente. Precisamos amadurecer.

Fp 1:9 Até no amor é preciso ter pleno conhecimento, senão amaremos sem discernimento.

Cl 1:9-10; 3:10 vamos conhecer melhor nosso Deus e não apenas superficialmente.

1Tm 2:4; Tt 1:1; 2 Pe 1:2, 8 Precisamos levar isso a sério. Esse pleno conhecimento nos faz ativos, frutíferos.

Agora vamos entra no assunto propriamente dito desta mensagem. Espero que os irmãos tenham entendido meu encarno nessa primeira parte. deixemos de ser crianças espirituais e passemos a agir com mais maturidade e empenho na igreja hoje. Para isso precisamos conhecer que Deus nós temos.  É um Deus de justiça, de amor, é um Deus santo, porque não há outro. Ele é o Deus da glória. nós o amamos e desejamos conhece-Lo mais.

Antes de subir, estávamos orando ali embaixo e o Ezra estava falando pra nós que precisamos nos arrepender. Não apenas dos pecados ou dos erros, mas de sermos ainda tão naturais e infantis, vivendo tanto em nós mesmos, fazendo as coisas que são apenas o que nos importa. Precisamos nos arrepender de viver sempre na mesma experiência e não avançar. Precisamos nos arrepender de não conhecer o Senhor de forma tão superficial. Vamos conhecer o Senhor! Poderemos dizer que conhecemos o Deus que prove todas as coisas, o Deus que traz à existência o que não existe. Você tem essas experiências?

Romanos 5 é uma grande virada. Até o capítulo 4 vemos que por Sua infinita misericórdia, nós que estávamos condenados à morte eterna e ao julgamento da ira de Deus, Deus enviou Seu filho para realizar a redenção em nosso favor. Essa é a justiça de Deus.  quando aparece na Bíblia essa expressão:  justiça de Deus, devemos louvar ao Senhor, pois ela é tão favorável a nós. a justiça de Deus é que Deus fez Seu filho morrer por nós na cruz e Seu sangue fez expiação por nossos pecados. Deus apaziguou-nos com Ele. A justiça de Deus foi gratuitamente dada a nós pela fé. Deus exerceu a sua justiça sobre nós e estamos sobre a Sua justiça. Mesmo sendo os perseguidores de Deus, fomos redimidos por Ele, mediante a fé em Cristo Jesus. fomos trazidos de volta a Deus. fomos reconciliados com Deus. estávamos do outro lado e nada merecíamos, mas hoje estamos desfrutando da justiça de Deus e temos paz com Ele. Hoje, nada mais nos falta.

Até o capítulo 4, Deus cuidou dos nossos pecados, as nossas ofensas. Agora que temos paz com Ele, ficaremos parados desfrutando em uma rede? Não. A salvação de Deus é completa. Agora é que começa o trabalho mais difícil. Deus quer cuidar da nossa pessoa. Deus apagou a nossa dívida e estamos como naquele dia em que Adão foi criado e colocado diante da árvore da vida. agora, Deus quer trabalhar em você.  É por isso que Romanos muda o termo de pecados, para pecado, porque pecado se refere à natureza.

Não estou aqui para repetir o que Ezra falou. ele é um dos poucos que eu conheço que conhece tão bem a Bíblia e já apresentou para nós estes capítulos. Estou aqui para fazer a contextualização.  Os homens se degradaram ao extremo no Antigo Testamento. Antes do dilúvio, se misturou até mesmo com os anjos. Após o diluvio, liderados por Ninrode, se voltou contra Deus e viveu para si mesmo, exaltando a si mesmo e indo após os ídolos. Em poucos 350 anos após o dilúvio, tamanha foi a degradação da humanidade. Mas Deus chamou Abraão e através dele, obteve um povo. Deus amava o Seu povo, mas este povo ficou preso 400 anos no Egito. Deus usou Moisés para libertá-lo e guia-lo pelo deserto. Este povo, à despeito do que Deus fez por eles, passaram 40 anos no deserto em incredulidade.

No tempo de Samuel, o povo pediu um rei. No tempo de Ester quase o povo de Israel foi exterminado pelo rei por causa de Hamã, que  era Hagagita, descendente do rei Agague  que Saul não matou ao preservar o melhor dos amalequitas. Deus usou uma mulher, Ester. As irmãs são importantes! Esta mulher salvou o povo e Hamã foi pendurado. Mesmo o povo de Deus tão abençoado com as leis que Deus deu e os reis que foram segundo o coração de Deus, como Davi, se afastou de Deus e acabou disperso pela terra. Só foi restaurado como nação agora em 1948. Estou falando tudo isso porque nós fomos resgatados da nossa condição caída e Deus quer mudar a nossa natureza hoje. Ele quer nos santificar, nos transformar, nos conformar e nos glorificar. Aleluia!

Mas fica a dúvida se funcionará conosco. Quando chega nesse momento, olhamos para história e não enxergamos muita coisa. Em nosso meio, pelo menos temos como referência o irmão Dong, os irmãos Lee e Nee, mas no tempo de Paulo eles tinham poucas referências. Eles mesmos talvez não cressem que fosse possível mudar. Marido e esposa olhando um para o outro, talvez pensem se podem ou não mudar. É por isso, que temos muito mais preparado por Deus.

Rm 5:1-2 Deus fez tudo por nós. Posicionalmente, estamos corretos. Tanto judeus como gentios precisam ter acesso a essa graça por meio de Jesus Cristo. se alguém O rejeita, não tem jeito, mas aleluia por essa graça!  não tivemos de fazer nada. Quando a justiça de Deus não teve como nos alcançar, Deus usou a graça. a justiça é fria e imparcial. Nela não há acepção de pessoas. sem derramamento de sangue não há perdão e o homem não tem perdão.  A graça é que sendo nós pecadores, Jesus morreu por nós. toda a vida cristã é vivida na graça. Não deixe essa graça nunca. Com o tempo pensamos que sabemos como reunir, como servir, etc. Jamais saia da graça. nunca pense que somos alguma coisa. A graça é par ao nosso desfrute. Vivemos o tempo inteiro nessa graça. se a deixarmos, cairemos. Sem a graça vira tudo desgraça.

Rm 5:3 Ficamos sem saber se nossa transformação realmente ocorrerá. Precisamos nos gloriar, ou seja, nos orgulhar, de que a salvação não é apenas a redenção, mas Deus ainda nos fará a Sua glória! não sejamos como aqueles 10 espias, pensando que é impossível. Não dá para sermos a glória de Deus. isso é utopia. Não, Paulo diz:  gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. ainda que você precise de muita transformação, todos podemos ter orgulho da esperança da glória de Deus. você pode dizer à sua esposa: você me conhece, mas eu tenho de me gabar da esperança da glória de Deus. Deus ainda vai me transformar e me glorificar. Sejamos como Paulo que tem esperança na glória de Deus

Se somos como Paulo, também precisamos nos gloriar em oura coisa:

Rm 5:3 Quem quer seguir daqui para frente na esperança da glória de Deus precisa saber que para alcança-la precisamos primeiro aprender nas tribulações. Não murmure pelas tribulações, mas gloriar-se nas tribulações. Elas irão nos levar à glória. a partir de hoje, mudaremos nossa perspectiva com respeito à tribulação. Ela não é um entrave, mas nos ajudará a chegar à glória.

As próprias tribulações, indica as tribulações próprias do dia a dia. é interessante que a tribulação não produz paciência, mas perseverança. Um pode ter muita paciência e outro pode ter pouca paciência. A paciência depende do nascimento, mas a perseverança não nasce com ninguém, ela vem das tribulações. Todos nascemos sem nenhuma perseverança. As tribulações vão produzindo perseverança. Se soubermos aproveitar cada situações, Deus produzirá perseverança em nós. isso é diferente de aprender a conviver, mas é ganhar perseverança no dia a dia.

Rm 5:4 A tribulação produz experiência, que pode ser traduzida por “caráter aprovado”. Todas as tribulações estão servindo como testes e provações que servem para nos aprovar. Deus quer nos aprovar e por isso os testes do dia a dia. Quem é testado, tem um caráter aprovado. É aí que chegamos à esperança. A esperança é produzida por esse caminho.

Não peço tribulação. Não faça isso. mas sabemos que em nossas tribulações Deus quer nos aprovar. Em cada tribulação vamos ganhando esperança de que Deus pode mudar pessoas. em toda a história da humanidade estamos sendo derrotados. É o momento de virar o jogo na igreja. através das várias provas, muito da vida e da natureza de Deus foram trabalhadas para dentro de nós.

Rm 5:5-8 Este versículo parecia quebrar uma lógica na sequência. Mas neste versículo Deus está dando uma garantia para aqueles que duvidam que Deus conseguirá fazer este trabalho. Esta garantia é o amor de Deus. nós éramos ainda pecadores e Cristo morreu por nós. será que agora que fomos justificados Deus irá parar o Seu trabalho?  Não, muito mais agora.

Rm 5:9-10 Deus nos dará muito mais agora que já estamos reconciliados.

Rm 5:11 Aqui nos gloriamos no próprio Deus.

No final do capítulo 8 de Romanos, quando Paulo conclui essa seção, Paulo volta a falar do amor.

Rm 8:31-39 Se ligarmos esse versículo com Rm 5 vemos um sanduíche. Ele falou do amor como garantia em Rm 5 e agora fecha com o amor. Vamos cooperar com o Senhor para que Ele nos encoraje? Diga para quem está com vocês: Deus pode!

 

3 comentários em “SALVOS PELA SUA VIDA – Muito mais… – Pedro Dong – Conferência Regional em São Paulo”

  1. Sou grato a Deus pelos irmãosque tem se empenhado a nos falar o que está no coração de Deus. Palavras que tem nos revigorado, renovado a esperança, encorajado a prosseguir minha caminhada no momento tão confuso e de perturbação. Só o Senhor para nos fazer AVANÇAR. JESUS É O SENHOR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *