Salvos pela Sua Vida – Conf em Brasília Set/18 – Mensagem 20 – Pedro Dong

Notas da palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na manhã de 23/09/2018. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 20 – Esperança da glória de Deus
Leitura Bíblica:  Rm 5:1-2

 

Ontem não pude entrar na experiencia de Abraão por causa do tempo, mas hoje necessariamente preciso entrar. Espero que a experiencia dele possa ser a sua experiencia.  Tal vez boce pense ser impossível, porque ele é o pai da fé e você, um simples irmãozinho. Mas vou dizer que você pode ter a mesma experiencia, pois ele estava em condição pior à sua quando foi chamado. Sempre pensei que Abraão fosse “da vida da igreja”, mas ele estava em um ambiente terrível de adoração de ídolos e seu próprio pai adorava outros deuses.

Js 24:2 Abraão estava em meio à idolatria. Ele também não tinha grandes habilidades de fazer grandes coisas, cria.

Rm 4:1-4 Você, então, pode ter a mesma experiência de Abraão. Não é preciso fazer grandes coisas, mas é necessário crer.

At 7:2-4 Embora tudo o que Abraão fez foi crer em Deus, foi necessário que o Deus da glória aparecesse a ele para que ele pudesse crer. Você precisa pedir que o Deus da glória apareça a você. Em algum momento, enquanto Deus fala, algo não é apenas genérico para todos, mas é especificamente para você. Após a aparição de Deus Abraão ainda não conseguiu cumprir o que Deus havia determinado. Isso é um encorajamento para nós. não precisamos começar como um gigante da fé, mas basta termos uma sementinha da fé, do tamanho de um grão de mostarda. Se não conseguimos ainda cumprir o que Deus determinou para nós, não desistamos. Apenas tenhamos um coração correto. Deus usou seu pai para que ele pudesse sair de Ur dos caldeus, parando, contudo, em Harã.

Gn 11:32; 12:1-4 Os homens daquela época viviam apenas pra fazer sua própria vontade. Abraão, por sua vez, não estava ali apenas para viver para si mesmo, pois havia recebido o chamamento do Deus da glória. ele estava pronto em Harã para obedecer o Seu chamamento. Antigamente, tínhamos um dito no Brasil, sobre a lei de Gerson, de querer levar vantagem em tudo. Em meio a essa situação em que todos querem levar vantagem, tendo seu jeitinho brasileiro, como estamos? Aquela geração queria fazer sua própria vontade também e buscava cada vez mais ídolos eficazes para esse fim.  Abraão, contudo, estava nas mãos de Deus, que lhe aparecera. Nós podemos confiar! Ainda no serviço de crianças, eu aprendi uma música que dizia que os que confiam no Senhor jamais serão envergonhados. Disso me lembro até hoje. Confiamos no Senhor! Este era Abraão.

12:6-9 Em Siquém Deus apareceu novamente a Abraão. Não façamos as coisas pelos artifícios humanos, mas pela palavra de Deus. isso é a economia de Deus e promove a fé dos irmãos. parece algo pequeno, mas sempre que Deus fala conosco é para nos dar a Sua direção. Abraão fez algo muito significativo – levantar um altar, que representa a vida da igreja.  onde quer que você vá, levante um altar para adorar a Deus e servir a Deus. ainda que esteja sozinho em uma cidade, em sua própria casa, estabeleça um lugar de adorar e servir ao Deus verdadeiro. Isso é plantar a vida da igreja em cada lugar. Onde já há igrejas, possamos levar a vida da igreja aos bairros onde ainda não há irmãos vivendo esse viver da igreja.  Abraão armou a sua tenda ali. Onde está a sua tenda? Está na vida da igreja ou em outro lugar e de vez em quando você visita a vida da igreja? Amamos a nossa tenda na vida da igreja.

Abraão ali invocou o nome do Senhor. naquela geração não havia alguém que invocasse o nome do Senhor. Levantando o altar e invocando o nome do Senhor Abraão estava tomando posse daquele lugar para o Senhor.

Após essa experiencia, Abrão foi para o Egito. O preço é alto para descer ao Egito e ele teve de mentir, dizendo que sua esposa era sua irmã, para que não o matassem. Por causa de Sara, Faraó o abençoou, até que uma praga veio sobre o Egito pelo fato de Faraó desejar Sara para si. Por causa da meia mentira que Abraão contou, pois Sara era sua irmã, de mães diferentes,

Abraão sempre levava a tiracolo seu sobrinho Ló. Este tinha seu próprio rebanho e grupo de pastores. Sejamos filhos e não sobrinhos.  O filho tem o mesmo rebanho do pai e os  mesmos pastores do pai. Na   igreja temos a única cada do Pai. Nenhum de nós tem uma obra própria. Nenhum rebanho é nosso, mas são todos do Senhor. Deus tem de tirar toda ambição que há em nosso coração. somos um só. Somos um povo que gosta de habitar junto. Somos um povo festeiro, que gosta de habitar juntos, que em hebraico é yachab e yachad. Abraão e Ló tiveram de separar. Evidentemente, Ló levou a pior. Quando alguém se separa de “Abraão”, você leva a pior. Ló foi parar em Sodoma, que acabou destruída por causa do pecado em uma situação muito difícil. Ele perdeu sua esposa por causa disso e mais tarde sua descendência acabou sendo Amom e Moabe, dois povos amaldiçoados por terem sido gerados por incesto. Esta é a segunda advertência para nós. Não tenhamos nosso próprio rebanho.

Às vezes o Senhor não é muito claro para nós, para nos provar. Deus disse a Abraão que a sua descendência deveria ser gerado dele. Deus  podia ter dito que deveria ser gerado dele e de Sara, mas não falou. isso deu uma brecha para que Sara e Abraão tentassem ajudar a Deus. Por ter gerado de uma escrava, Hagar, Deus não apareceu a Abraão por 13 anos. Ao reaparecer a Abraão, Deus se apresentou a ele como o El-Shadai, o Deus todo-suficiente. Deus estava se apresentando como o provedor para Abraão. Deus estava dizendo que Ele seria o provedor de Abraão. Quando Abraão, mais tarde, foi oferecer Isaque, declarou ao seu filho que Deus proveria o sacrifício, porque aprendeu que Deus era o provedor, o El-Shadai. Não fiquem ansiosos e angustiados, porque Deus é o nosso provedor. Se nos afundamos nas preocupações, acabamos caindo na depressão, na síndrome do pânico.  Torne diante de Deus conhecidas as suas petições e súplicas. O seu provedor pode cuidar do que você não consegue cuidar.  Sua alma não é suficiente de carregar tantas coisas. lancem suas ansiedades para o seu provedor.  Especialmente as mulheres, são tão sobrecarregadas. A igreja precisa de vocês, irmãs, bem e saudáveis. Isso serve também para os varões.

Nos anos 70 houve muitas situações de críticas nas igrejas aqui. E eu fiquei no meio daquela situação atendendo muitos telefonemas para resolver problemas. Quando o telefone tocava meu coração palpitava pensando que viria nova notícia ruim. certa vez eu estava tão angustiado por isso e eu estava em um ônibus e eu despertei para não passar da linha que me levaria a ter um problema emocional. Eu passei a orar ao Senhor seriamente por isso. essa foi a minha experiencia e o Senhor me ajudou naquele momento e me salvou. hoje estou aqui. Aprendamos a entregar ao nosso provedor todos os nossos problemas.

Então, pela primeira vez o Deus da glória apareceu a Abraão como o El-Shadai. Passo a passo Abrão está conhecendo a Deus. no início ele não tinha muita noção de Deus. ele somente tinha a informação de que Deus é o Deus verdadeiro e criador. Nós temos a Bíblia, temos tantos livros e temos toda a história para nos mostrar quem Deus é! Abraão, não tinha tudo isso. Ele foi conhecendo a Deus conforme este lhe aparecia. Espero que esse Deus da glória aparece mais e mais para você. Ele é o El-Shadai. Abraão conheceu a Deus pela experiencia. Espero que você aproveite tudo o que tem em suas mãos para buscar a aparição de Deus.

Rm 4:17 Ele conheceu isso pela experiencia. Nós precisamos aproveitar tantas fontes de conhecimento objetivo de Deus que nós possuímos para conhecer a Deus subjetivamente, em nossa experiência.

Ex 6:2-3 Transliterando para nosso alfabeto, o nome de Deus seria YHWH, cuja pronúncia mais próxima da desconhecida pronuncia correta é Iavé. Perdeu-se a sua pronúncia porque os judeus temiam infringir o terceiro mandamento, que diz para não tomar o nome de Deus em vão. Ele disse nesse versículo que havia aparecido a Abrão Isaque e Jacó como El-Shadai, mas não se deu a conhecer como YHWH, o Senhor em nossa versão, que no original é Adonai.

Ex  3:11-14 O significa do YHWH é Eu sou o que sou. Ele é aquele que enche toda as coisas, pois é o Eu sou o que sou. Fico pensando que se esse nome é tão difícil e os judeus sequer o pronunciam e Abraão sequer o conheceu, para que serve um nome tão difícil?  É interessante que cada letra do alfabeto hebraico corresponde a um número. Y = 10, H = 5, W = 6, H = 5. Temos um DNA que é composto por uma dupla espiral interligada por ligações. Essa dupla espiral traz informações genéticas dos pais e essas interligações tem um espaçamento, relacionada à quantidade de informações genéticas. Da primeira para a segunda interligação há 10 informações genéticas, da segunda interligação para a terceira interligação há 5 informações genéticas, da terceira para quarta, 6 informações genéticas e da quarta para a quinta, novamente 5 informações genéticas. Isso é impressionante – 10 – 5 – 6 – 5. Nosso DNA tem a assinatura de Deus. Deus assinou a sua obra-prima.  nós temos a assinatura de Deus.

Cl 1:15-17 Todos precisamos de Deus para viver. Salmos diz que os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. Deus deixou a sua assinatura em todo o universo. Em nós também há a assinatura de Deus, porque no final de toda a Sua obra em nós seremos a glória de Deus.

Rm 5:1-2 A morte de Cristo nos tornou justos pela fé. apenas precisamos crer e somos justificados. Temos uma base firme na justiça de Deus pela fé. e temos um motivo para ficarmos orgulhosos.  Temos a esperança da glória de Deus. o Senhor nos arrebatou e nos trouxe para a igreja dando-nos uma base firme e sólida da justiça. Pela redenção de Cristo fomos justificados e reconciliados com Deus e agora temos paz com Deus. a Sua morte fez esse trabalho e, daqui para frente, vamos erguer nossa cabeça, porque há um caminho a trilhar. Podemos ter confiança para trilha-lo porque Deus nos salvou por Sua morte. Ele salvou o nosso espírito, mas agora está nos salvando por Sua vida a nossa alma.

Rm 5:10 A vida de Deus com Sua natureza inerente irá nos salvar. Você crê que pode chegar lá? Talvez você não tenha coragem de dizer que chegará, mas deve se gloriar na esperança da glória de Deus. Deus está processando a renovação da sua mente, está processando a transformação de nossa alma, removendo as células do velho homem e nos dando as células novas da vida e natureza de Deus.

Rm 11:16-18 O Senhor nos enxergou nessa boa oliveira, que tem raiz e seiva santas. Por meio delas ocorre uma transformação metabólica no ramo que foi enxertado. As coisas da oliveira brava estão sendo substituídas pelas coisas da boa oliveira. Esse processo todo é a santificação.

2Pe 1:4-7 Vamos fazer essa troca o mais rápido possível. Nosso casamento ainda é o mesmo?  Precisamos deixar Deus trabalhar em nós. entra e sai ano e somos os mesmos? Precisamos deixar o Senhor nos salvar, substituindo a nossa natureza caída pela natureza divina. Tive uma experiencia difícil com minha esposa esses dias. Tivemos o congresso das mulheres e depois a reunião ministerial. Minha esposa foi muito tocada pela palavra e teve um episódio de hipertensão enquanto compartilhava, emocionada, as suas recentes experiências de vida. Como consequência, houve uma perda de memória momentânea; preocupados, a levamos até o hospital para averiguação com suspeita de ter ocorrido um AVC. Ela foi imediatamente internada para fazer os exames. Graças a Deus, depois de todos os exames nada se constatou que pudesse ter havido um AVC. O diagnóstico foi Amnésia Global Transitória, um termo usado pelos médicos. O “gatilho” que ativa esse processo pode ser um pico de pressão devido a um fator emocional. O bom disso é que não deixa nenhuma sequela e a probabilidade de voltar a acontecer é mínima.

Por um momento perdi o chão por causa da possível consequência grave na saúde da minha auxiliadora em um momento delicado para quem tem responsabilidade pela liderança da obra. Então, naquela noite fiz uma segunda negociação com o Senhor. A primeira eu fiz na iminência de assumir, eu e Ezra, a liderança pela Obra, com a partida do nosso mui amado irmão Dong. A exemplo de Moisés em Êxodo 33, falei com o Senhor que se a Sua presença não for comigo, não poderei assumir tamanha responsabilidade, graças a Deus, até hoje Ele tem estado conosco. Neste outro momento fiz a segunda negociação: se realmente o Senhor me encarregou de levar o Seu ministério adiante, Ele tem de dar uma saúde perfeita para minha auxiliadora nesse encargo, do contrário, disse ao Senhor, eu não teria condições de continuar. Ao ouvir o diagnóstico final dos médicos, fui muito consolado e encorajado, pois o nosso Deus é fiel e misericordioso. Nada almejo para mim, nem posição, fama ou vontade própria. Sou um escravo do Senhor. Quero me desgastar ainda mais para fazer a vontade de Deus. Por isso, precisamos permitir que Deus nos transforme.

Deus tem a Sua Santidade e precisa nos santificar. Tem sua glória e precisa nos glorificar. A Santidade nos leva a diante e a glorificação nos chama para o final do que Deus nos preparou.

A santificação inclui a nossa conformação à imagem de Deus (Rm 8:29).

Rm 5:3 precisamos ir rumo à glória, mas o processo exige sofrimento em nossa alma. Novamente insisto: como está o nosso casamento? Se nosso casamento não está bem, como vamos pegar o evangelho? Temos de resolver nossos problemas. Não culpe seu cônjuge, mas busque a transformação de Deus. Todas as situações são para nos levar à glória. As tribulações nas quais precisamos nos gloriar são as pequenas situações e sofrimentos do dia a dia. A perseverança é mais do que paciência, pois ela é produzida nos sofrimentos. Precisamos aprender a amadurecer nas situações e ganharmos perseverança. Essa perseverança nos ajudará a servir ao Senhor.

 

Rm 5:4 se estamos abertos ao Senhor de forma positiva nas tribulações, vamos sendo aprovados. Isso é experiência messe versículo. É a nossa aprovação. No dia a dia não rejeitemos o trabalhar do Senhor em nós. Deus continua permitindo as tribulações para podermos ser aprovados.

2Co 4:16-18 A tribulação produz. Se rejeitamos a tribulação, não será produzido o peso de glória.

2Co 3:17-18 estamos no processo de ser transformados nas tribulações de nosso viver diário. Ganhemos mais do Senhor em cada uma delas para sermos salvos

Listei algumas coisas de que precisamos ser salvos. Não sei se você concorda com essa lista: Impaciência, mau humor, ira, mundo, pecados habituais, constituição natural, lado bom da alma, de ser egocêntrico e individualismo.

Rm 8:18-23 A glória será revelada em nós. Aquilo que Deus trabalhou em nós é a glória que será revelada. Se vivermos no Velho homem a criação continuará gemendo, mas creio que estamos saindo do deserto e parando de murmurar. Toda a criação está aguardando o final da obra de Deus em nós. Naquele tempo, teremos sido trabalhados por dentro e receberemos um corpo de glória,  como se fossemos um prédio que foi todo construído por dentro a recebe ao final da conclusão da obra uma bela fachada. Contudo, alguns cristãos receberão esse corpo, essa fachada, mas ainda não terão pronta a obra em seu interior, precisando ser levados por mil anos para um trabalho de conclusão. Nós, que somos sinceros buscadores, estamos sendo trabalhados e devemos ter glória tanto interiormente e como também exteriormente.

Para finalizar, vamos ler Rm 8:26-30. “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.”

Jesus é o Senhor!

Um comentário em “Salvos pela Sua Vida – Conf em Brasília Set/18 – Mensagem 20 – Pedro Dong”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *