A Vida da Igreja (5) – O Corpo de Cristo – Ezra Ma

 

REUNIÃO DE  ENTREMESCLAR DAS IGREJAS EM HORTOLÂNDIA – 27/09/2018

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 27/09/2018. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

A Vida da Igreja (5) – O Corpo de Cristo
Leitura Bíblica: 1 Co 12:12-18

 

Quando a igreja cresce fica difícil nos relacionarmos com cada irmão particularmente . isso ocorreu com a igreja em Jerusalém. Hoje precisamos valorizar cada irmão.

Vimos já várias mensagens sobre a igreja. Vimos que a Bíblia fala que a igreja é o Corpo de Cristo, a igreja é o novo homem, a família de Deus, a casa de Deus. Vimos também sobre a unidade da igreja não é o bairro, a raça, a nacionalidade.

Estamos com a sensação muito forte de que muitos países se esqueceram de Deus, deixando-o de lado. Nossos governantes deixaram Deus de lado. O Brasil tem uma influencia muito forte. Na última semana, houve a reunião da ONU e sempre o presidente que abre essa reunião é o presidente brasileiro. Primeiro porque nas primeiras três reuniões da ONU ninguém queria abrir a seção, e nelas o presidente brasileiro se voluntariou para falar.

Na última semana estivemos com 20 irmãos da nossa microrregião em Brasília para Conferência. Os irmãos ficaram muito encorajados com a nossa presença ali. Vimos ali como o Brasil foi abençoado. Também com relação à igreja Deus abençoou muito o Brasil.  Ele trouxe o irmão Dong para aqui e abençoou a igreja de uma forma muito especial. Deus abençoou o Brasil também por apoiar Israel. A Inglaterra e a França são países contra Israel e sempre há quedas ali. Hoje o Brasil deixou de apoiar Israel. Isso é algo muito negativo. Individualmente precisamos orar por Israel. Deus abençoa isso. precisamos orar para que nossos governantes apoiem Israel. Esta manhã estivemos na abertura da Expo Cristã 2018. Houve muita oração pelo nosso País. O Brasil hoje é o maior exportador de missionários do mundo. Os brasileiros estão muito envolvidos com o evangelho. No dia 7 teremos eleições. Todos precisamos cumprir com nossa obrigação como cidadãos e devemos votar com consciência diante de Deus.

A menor unidade da igreja é a cidade. Passamos a ver mensagens sobre a vida da igreja. Vimos que a vida da igreja é o nosso dia a dia em nossa casa, em nossa escola, no trânsito, etc. Também vimos que cada igreja tem sua liderança. Não existe liderança perfeita e ideal. Precisamos orar e apoiar aqueles que estão à frente para continuarem crescendo cada vez mais.

Tudo que vimos com respeito à visão da igreja, veremos agora sob o ângulo da vida da igreja, ou seja, do viver. Veremos o que significa a igreja como o Corpo de Cristo em nosso viver e em nosso relacionamento.

Ef 1:22-23 “E pôs todas as coisas debaixo de Seus pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas”.  Um bebê quando nasce não tem muita expressão. Mas vai se alimentando e começa a crescer e se desenvolver. Assim começa a ter mais expressão. Isso faz parte da vida da igreja. na questão prática, a igreja precisa ter expressão. Deus quer a igreja como a expressão plena de Cristo.

Quando falamos do Corpo de Cristo não estamos falando de um corpo acéfalo. A cabeça deste corpo é Cristo. neste ponto precisamos entrar nas mensagens que foram faladas na última Conferência Internacional sobre o encabeçamento. Apenas quando estamos encabeçados em Cristo a igreja terá a realidade do Corpo de Cristo. quem é a cabeça da igreja hoje? Você?  Sua opinião? Quem é a sua cabeça em sua vida particular? Você é dono do seu nariz ou tem alguém que encabeça você? O que você fala, o que faz, onde vai, Cristo é a cabeça? Há uma ordem no universo: Deus é o cabeça de Cristo, Cristo o cabeça do homem e o homem o cabeça da mulher.  Hoje estamos buscando restaurar a função das irmãs como membros do corpo de Cristo.

Em Romanos 7 vemos o conflito de Paulo por não conseguir vencer a lei do pecado e da morte. Isso ocorre porque Deus havia criado o homem para estar na posição de esposa, encabeçada por Seu marido, que é Deus. uma vez que o homem caiu e assumiu a posição de marido, saindo do encabeçamento de Deus, tudo se colapsou. Hoje tudo está destruído como uma cidade em ruínas. Cristo vem sobre esse monte de ruínas como um grande ímã, puxando todos os destroços. Isso é uma figura do encabeçamento de Cristo. em uma sociedade onde a igreja é encabeçada, não há caos. E a igreja estará encabeçada quando cada um de nós estiver encabeçado em nossa vida diária. Precisamos alinhar-nos em nossa vida diante de Deus. Este é o primeiro aspecto.

1Co 12:12 Aqui temos uma porção muito prática. Deus criou toda as coisas para ilustrar os fatos espirituais. Os jovens só conhecem a experiencia de ser filho. Este é um lado da moeda. Mas um dia você se casa e se torna pai e mãe e, então, passa a ter essa experiencia.  Tudo isso é para você entender o coração de Deus. Já contei aos irmãos a experiência que eu tive ao ser disciplinado por meu pai. Ele orou: Senhor, estou aqui com meu filho e vou discipliná-lo. Ao vê-lo tão rebelde, eu vejo como eu sou rebelde e desobediente a Ti. Perdoa-me, Senhor! Também tivemos a experiencia de perder nossa filha em um acidente. Eu pude entender um pouco mais o coração de Deus e Seu amor. Nossa vida humana nos faz compreender melhor nosso relacionamento com Deus. Por isso, Deus comparou Cristo a um Corpo.

Um corpo tem muitos membros. Na vida da igreja precisamos perceber que somos membros do Corpo de Cristo. se nos dermos conta e tivermos plena consciência de que somos membros do Corpo de Cristo, teremos nossa vida mudada. Em primeiro lugar, não nos desprezaremos e em segundo lugar, sentiremos que precisamos de todos os outros irmãos.

1Co 12:13 Fomos batizados para dentro do nome, ou seja, da pessoa. Quando batizamos alguém, estamos introduzindo essa pessoa para dentro da pessoa de Deus. a Bíblia também fala de sermos batizados para dentro de Cristo e também em um só Espírito.  nesse versículo de 1Co 12 fomos batizados para dentro da igreja. a vida da igreja é comermos do Senhor e bebermos do Espírito.

1Co 12:14 A igreja não é só um irmão. Alguns dizem: a igreja do bispo fulano de tal. A igreja é de Deus, a igreja é de Cristo e a igreja é dos santos, mas nunca será um só membro. Se um corpo fosse apenas boca ou apenas orelha, todos fugiríamos desta aberração. Somos muitos membros. Não existe uma igreja em que há um irmão que funciona sozinho. Isso não é ter visão do corpo.

Agora temos uma série de versículos bastante práticos.

1Co 12:15-17 O pé sofre muito. Fica sempre fechado na meia e no sapato e só ele tem chulé. Por isso, ele não se valoriza muito. pensa que os outros são superiores a ele.

1Co 12:18 Deus fez tudo perfeito. Ele colocou cada um no lugar que deveria estar. Os olhos podem ver muito bem, mas sem os pés não poderão ir a lugar nenhum. Para termos a visão adequada da vida da igreja é necessário que saibamos da nossa importância. Deus precisa de você e a igreja precisa de você. Jamais se sinta desvalorizado. Isso é o que o inimigo quer colocar em sua mente. E nós também precisamos valorizar os irmãos. Quando vamos ao CEAPE em Colina eu sempre vou até a cozinha para cumprimentar as irmãs que servem lá. Isso encoraja e valoriza. Um elogio não é falar palavras vãs ou fazer política. Quando vemos um serviço bem feito na vida da igreja devemos valorizar os irmãos e agradecer o que fizeram. Marido e esposa também precisam elogiar um ao outro.

Temos a função que temos no Corpo porque agradou a Deus nos dar essa função. Naõ reclame com os irmãos, mas agradeça ao Senhor. fico admirado com a variedade no ser humano. Tem todo tipo de emprego, porque há todo tipo de pessoas. se todos quisessem ser engenheiros  e ninguém quisesse ser lixeiro, o que seria de nós? Quando viajo de avião fico admirado que há pessoas que gostam de trabalhar de comissários de bordo. Então, na igreja há todas as funções.

Há pessoas que não gostam de sair para pregar o evangelho, mas amam apascentar. Outros, amam servir às crianças. Isso é visão da prática da vida da igreja. você é importante para a igreja e para o Corpo de Cristo. diante de Deus descubra qual é a sua função no Corpo de Cristo. Se você não se encaixa no serviço que está, tenha comunhão com os irmãos. é importante servirmos aos Senhor com alegria. Essa é uma estratégia até mesmo nas empresas hoje. Há pessoas que não produzem adequadamente porque estão nas funções erradas. Alguns amam fazer a manutenção do local de reuniões. Esta é a função dele na vida da igreja.

Há irmãos que podem servir em várias funções. Especialmente os jovens devem procurar aprender a servir no maior número de serviços na igreja. eu fiz isso quando jovem. Eu aprendi todos os serviços. Claro que tenho preferência por alguns, mas tenho experiencia em todos eles. Naqueles serviços em que você tem paixão e encargo, deve servir e se dedicar.

Esta palavra é bem prática. o principal é sabermos que a igreja é o corpo de cristo e nós somos membros necessários, importantes e indispensáveis. Você não é descartável. Nunca deixe uma pessoa dizer que você não tem importância ou função. Todos têm função.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *