Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (5)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade


Mens 05
. A IGREJA: O GRANDE MISTÉRIO DA PIEDADE
LB: 1 Tm 3:16

   Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do local de reuniões da Igreja em Piracicaba/SP, em 12/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Declaramos aberta a Conferência Internacional de fevereiro/2021! Ela teve início em 29 de janeiro, já tivemos 4 mensagens pré-conferência e hoje abrimos a Conferência oficialmente. Teremos uma mensagem diariamente até o dia 21, e aos domingos serão duas. Após o término oficial, ainda teremos mais 8 mensagens nos próximos 4 finais de semanas para completar 24 mensagens.

Gostaria de ressaltar que há muita coisa acontecendo nos bastidores, não somente a transmissão. Estamos em uma nova campanha nesta conferência para o sustento da estância até setembro. Ao que tudo indica, até lá ainda não conseguiremos realizar as conferências presencialmente e, portanto, continuaremos a fazê-las online. A estância é um presente de Deus para nós e esperamos que os irmãos nos ajudem a sustentá-la por meio de ofertas. Nosso objetivo é o valor de 1 milhão de reais para este sustento no próximo semestre. Vamos iniciar a mensagem.

1 Tm 3: 14-15
O versículo 15 nos mostra o tema da Conferência. Uma melhor palavra para baluarte é base. Gostaria de ler o pequeno texto que o irmão Pedro me enviou quando decidimos os livros que iríamos abordar: “Pela proximidade do final dos tempos a mentira e o engano vão se multiplicar. Nossa luta hoje é pela verdade” – não somente a verdade teológica, mas a verdade no seu sentido espiritual: a realidade. A verdade é o que é real, não falso ou aparente, ou seja, queremos levar os irmãos à realidade para ter uma vida correta diante de Deus e cumprir Sua vontade. – “2 Timóteo fala daqueles que amam a vida do Senhor, sobre levar os irmãos a terem uma vida de mártir, de libação (se derramar pela igreja, pelo propósito de Deus), de sacrificar-se em prol do crescimento e maturidade dos que estão sob a nossa responsabilidade.” Nós sentimos um peso muito grande em nossos ombros, mais do que em qualquer outra Conferência, um peso acima do que eu esperava. Nossa oração é que Deus possa cumprir Sua vontade nesta Conferência, para que possamos suprir aqueles que estão debaixo de nossa responsabilidade.

Na mensagem 3, realizada no dia 5 de fevereiro em Piracicaba, falamos da igreja como coluna e base da verdade. Apresentamos 7 pontos da coluna e base da verdade, elementos que mantêm uma igreja sólida e firme até a vinda do Senhor: a fé, a verdade, os sãos ensinamentos, a vida eterna, a piedade, a fé subjetiva e a consciência. Dentre os grupos cristão não temos muito poder humano, político e social, mas, com muito tremor e temor digo que recebemos uma comissão de Deus: a de ser a coluna e base da verdade. Deus nos escolheu para mantermos nossa posição e darmos testemunho como uma coluna, que se pode ver de longe, com uma base sólida da palavra fundamental, que sustenta a verdade para todos poderem ver. Os 7 itens são os que constituem a coluna e base da verdade. Peço aos irmãos que se atentem a isso, pois, se faltar um desses itens teremos problemas. Precisamos nos unir nesses dias finais, quando o Senhor está edificando Seu corpo para preparar a noiva e Seu exército para a última batalha, e ver a importância da nossa missão. Jovem, continuem sua vida normal. Porém, saiba que você tem um chamamento especial: você sabe quem você é e qual a sua missão. Hoje, Deus chama os jovens santos para formar o seu exército, o orvalho, as gotas da aurora, e precisamos responder a esse chamamento. Os três itens abordados no dia 5 foram:

1 – A FÉ OBJETIVA
É o conteúdo do evangelho completo. A economia de Deus – administração da casa de Deus, tudo o que Ele fez objetivamente, fora de nós: a igreja, o Reino, a Nova Jerusalém, o Deus Triúno, a vida. Todos esses itens maravilhosos. Deus quer dispensar essa fé para dentro do homem regenerado, que nasceu de novo. Algo nasceu em nós quando recebemos a vida de Deus: a fé subjetiva. Deus quer colocar todas essas preciosidades dentro de nossa fé subjetiva, através de Sua palavra (o caminhão presente na ilustração que vimos anteriormente). Deus está transportando tudo o que é e faz para dentro de nós.

2 – A VERDADE
Não a doutrina, pois ela só aumenta nossa cabeça, nossa mente. Essa verdade é a realidade do que Deus é. Jo 6: “As palavras que vos tenho dito são espírito e vida” – não é doutrina. Precisamos conhecer a doutrina, mas precisamos ter a experiência subjetiva da palavra, a realidade, que é a verdade.

3 – OS SÃOS ENSINAMENTOS
Paulo usa várias palavras semelhantes (sãs palavras, sãos ensinamentos, linguagem sadia). O nosso estado deve ser um estado sadio. Hoje, vamos terminar os 4 itens finais: a vida, a piedade, a fé subjetiva e a consciência. Por fim, entraremos no tema de hoje: a igreja é o grande mistério da piedade.

4 – A VIDA ETERNA
É o que vincula o objetivo com o subjetivo. É a vida eterna de Deus (vida incriada, incorruptível, indestrutível, imortal, de ressurreição). Não é uma vida humana. Recebemos essa vida quando recebemos Cristo.

1 Tm 1: 16; 1 Tm 6:12; 6:17, 19; 2 Tm 1:1, 10; Tt 1:2; 3:7
Ter a vida eterna é uma coisa, tomar posse é outra: significa desfrutar, usar todos os recursos que ela tem, estar conectado a ela, ter seu viver governado pela vida de Deus. A palavra verdadeira vida, no v. 19, é uma expressão especial que literalmente é “vida, que é realmente vida”. No contexto, Paulo estava dizendo que a vida no mundo, na qual você tem muitos bens materiais, não é realmente vida. A vida que é realmente vida é a Eterna, a qual possuímos.

Essa vida eterna, incorruptível, imortal, indestrutível, foi trazida a nós mediante o evangelho. Um dos elementos da vacina no tempo da congregação, que faz parte da coluna e base da verdade, é a vida eterna. Enquanto tudo é corruptível e mortal, a vida eterna de Deus permanece. E essa vida maravilhosa está na igreja!

5 – A PIEDADE
Essa palavra aparece demais em primeira e segunda Timóteo. No grego, essa palavra é a substantificação da palavra Deus. Se essa palavra existisse em português, ela seria “Deusdade”. Mas a palavra piedade no português tem outro significado. No contexto bíblico, a piedade, no âmbito social, significa devoção, religiosidade. Outro sentido é a compaixão, a dó, misericórdia, comiseração; é uma atitude de consideração, amabilidade, cuidado com os outros. No sentido bíblico, todavia, a piedade tem o radical “Deus”. Para nós, nas epístolas a Timóteo, piedade significa: um viver que expressa a Deus, ter Deus em sua vida e em seu viver.  É, ao falar e agir, levar as pessoas a verem Deus em você. Essa vida de Deus é expressa e vivida onde? Na igreja.

1 Tm 3: 16; 4:17; 5:4; 6:3; 6:5-6; 6:11; 2 Tm 3:5
Aqui vem uma definição da piedade: Aquele que foi manifestado na carne. Piedade é Deus se manifestando na carne. As pessoas não conseguem ver Deus, mas, ao olhar para você, conseguem ver Deus manifestado na sua carne. Esse é o grande mistério da piedade.

Precisamos exercitar nosso espírito para expressar a Deus, esse é o exercício proveitoso. E esse expressar Deus não deve ser somente com os irmãos, nas reuniões, mas, especialmente em casa, precisamos expressar a Deus. Muitas vezes falhamos nisso, expressamos a Deus nas reuniões, entre os amigos, mas esquecemos de exercer piedade em casa. Os ensinamentos não são só para aumentar o conhecimento em nossas cabeças, nem para fins egoístas. Cuidado com o uso errado da piedade. Alguns, no meio cristão, tem certo ar espiritual, e usam isso para atrair multidões, tendo como objetivo a obtenção de lucro. Isso é vergonhoso. Um servo de Deus precisa rejeitar tal proceder.

Estou mostrando tantos versículos, um atrás do outro falando sobre piedade, porque neste tempo de degradação o que o inimigo mais teme é você tenha uma vida que expresse a Deus. Você pode ter muito conhecimento bíblico, mas o inimigo teme o viver que expressa Deus.

2 Tm 3:12
Se deseja expressar Deus, prepare-se, pois você será perseguido.
Hoje, há cristãos que querem se candidatar a cargos políticos e alegam querer ajudar o país e representar os cristãos. Porém, nesse meio não há como viver piedosamente, pois, vivendo desse modo, será perseguido e não conseguirá trabalhar ali. Queremos viver piedosamente. Portanto, devemos nos preparar, porque seremos perseguidos. A perseguição final será a do anticristo. Devemos orar pelos cristãos que vivem em países totalitários, como a China, que tem perseguido fortemente os cristãos genuínos, tirando-lhes os privilégios sociais e econômicos. Precisamos nos lembrar dos milhões de irmãos que temos lá.

Tt 1:1
A Verdade não é só doutrina, é a realidade. É a palavra objetiva que, quando chega a você, produz efeito na sua fé e te leva a experimentar a realidade de Deus. Quanto mais temos a verdade em nós, que é a realidade, mais expressaremos a Deus.

Tt 2:12; 2Tm 1:9; 1:16
Mais uma vez, Paulo dava atenção a um viver real que expressa a Deus. Em contraste com a piedade, o mundo tem a impiedade: o não expressar a Deus. O mundo expressa a Satanás. O mundo inteiro está indo na direção da impiedade, da iniquidade. Os ímpios são os que praticam a impiedade, ou seja, negam a expressão de Deus. Por essa razão, devemos ter cuidado com os falatórios inúteis, conversas fiadas. Vamos evitar quem usa esse tipo de linguagem, pois passará a impiedade ainda maior.

6 – A FÉ SUBJETIVA
1 Tm 1:2; 1:5; 1:14; 1:19; 4:12; 6:11; 2 Tm 1:5; 1:13; 2:22; 3:10; 3:15; Tt 2:2; 3:15

É o nosso ato de crer no evangelho, na palavra de Deus e nos Seus feitos. É algo subjetivo, dentro de nós. Devemos ter uma fé sem hipocrisia, sem fingimento e ligada a uma boa consciência. Essa é a fé que Deus quer que tenhamos. Essa fé é acompanhada do amor: esse par – fé e amor – sempre existe. Quanto mais amarmos o Senhor, mais creremos em Sua palavra. E quanto mais crermos nela, mais iremos amá-La. Devemos ser padrão na fé. Agora, mais do que nunca, precisamos ter essa fé, cuidar dela, e reagir à palavra de Deus.

Temos a definição oficial da fé em Hb 11:1, mas, na experiência prática, para facilitar a compreensão, fé é receber: receber tudo o que Deus planejou, deu e fez por nós. Uma definição paralela para fé é: agirmos ou reagirmos com base na palavra de Deus, que é a verdade; agir em cima da palavra. Como Pedro ao andar sobre as águas, que recebeu o “vem” do Senhor, creu, e agiu baseado em Sua palavra. Deus quer fazer um milagre em nossa vida, mas precisamos sair do barco. FÉ É → OUVIR, CRER E AGIR. Essa é a fé de que precisamos nos dias de hoje, os tempos da iniquidade.

RESUMINDO E CONECTANDO O QUE VIMOS ATÉ AGORA:
A fé objetiva é o conteúdo da economia de Deus, que Ele quer transportar para dentro de nós. Ele manda Sua verdade, que é o conteúdo e a realidade dessa fé. Tal conteúdo precisa ser ministrado a nós, e isso ocorre por meio dos sãos ensinamentos. A vida eterna é o meio que Deus usa para levar a cabo essa realidade divina da fé. A piedade é o viver. Uma vez com a palavra dentro de nós, tendo a vida eterna, o meio e o poder, podemos viver essa realidade que chegou até nós através da palavra. O viver que expressa a realidade é a piedade, a expressão de Deus com todas as suas riquezas. A fé subjetiva é a nossa reação quanto à verdade da fé, quanto à palavra. Por último, a consciência.

7 – A CONSCIÊNCIA
É o teste da nossa situação, do nosso estado. Precisamos de uma consciência sensível. O inimigo quer destruir a consciência do homem, portanto, não há mais moralidade, tabu. No tempo do fim o inimigo quer colocar essa coluna abaixo, mas, na igreja, queremos cuidar de nossa consciência para manter a coluna em pé.

1 Tm 1:5, 19; 3:9; 4: 2; Tt 1:15; 2 Tm 1:3; At 23:1; 24:16; Hb 9:14
A coluna caiu quando rejeitaram a consciência. Precisamos de uma consciência limpa, que não seja cauterizada, para conservarmos o mistério da fé. Cauterizar é marcar com ferro quente. Isso acontece todas as vezes em que a consciência é rejeitada, de forma que, em determinado momento, a pessoa já não sente mais nada. Se quisermos cuidar da casa de Deus vivo, precisamos ter uma consciência pura. Louvado seja Deus pelo sangue de Cristo, por meio do qual podemos manter nossa consciência pura. Podemos confessar nossos erros e pecados, e Ele é fiel e justo para nos purificar de toda injustiça.

O GRANDE MISTÉRIO DA PIEDADE: A IGREJA
O tema desta noite é o grande mistério da piedade: a igreja. A igreja é a casa de Deus, a coluna e base da verdade. Agora veremos a igreja como grande mistério da piedade. Não é uma questão de religiosidade. O Senhor quer o viver de Deus na igreja: esse é o mistério da piedade. Lembremos que é um mistério, portanto, as pessoas não entendem.  A vida da igreja é um mistério. Quando veem nosso espírito de irmandade, nossa cumplicidade, as pessoas não entendem. É um mistério, o mistério da piedade. Se a igreja fosse fácil de entender, não seria o grande mistério da piedade. O mistério da piedade é esse viver adequado da igreja, coisa difícil de encontrar atualmente. É a manifestação de Deus na carne, um mistério para muitos. Qual a nossa missão como coluna e base da verdade? É expressar Deus. Quando olham para igreja, elas veem a verdade, elas veem Deus. A igreja precisa expressar Deus. O que o inimigo mais teme é esse viver que expressa Deus. Ele não teme a teologia, discussão de doutrinas. Ele teme Deus e teme Sua expressão em nosso viver.

Gn 1: 26-28
Expressar a Si mesmo foi o objetivo inicial de Deus em Gênesis, e hoje Ele está conseguindo cumpri-lo através da igreja. Aí está o grande mistério da piedade: a imagem de Deus.

Lc 2:10-14; Mt 8:28; Lc 8:31; Rm 16: 20
O nascimento de Jesus causou louvor entre os anjos, mas, o viver de Jesus, expressando a Deus, fez os demônios tremerem. Ao ver nosso viver, os demônios devem tremer. Somos a igreja, o mistério da piedade, que expressa Deus, aterroriza os anjos malignos e esmagará os inimigos. Eles temem porque esse viver encurta a vida do inimigo, e, por isso, ele tenta difundir a iniquidade.

1 Tm 3:16
Segundo a história, este versículo era um hino muito cantado naquele tempo, uma poesia de seis linhas. Evidentemente é usado aqui como sem dúvida. O mistério da piedade é grande. Essa poesia tem algo muito importante, uma revelação importante para esta conferência. O Senhor quer nos mostrar que, o que Ele deseja é esse viver: Deus sendo manifestado na carne. Vamos ver cada item deste versículo:

  1. “AQUELE QUE FOI MANIFESTADO NA CARNE”: Cl 1:27; Gl 2:20; 1 Jo 1:2; Jo 1:1; Jo 1:14; Mt 1:21; Rm 1:3; 8:3; 9:5; Fp 2:7; Hb 2:14-23; Jo 14:9; Cl 1:15. Cristo, está dentro de nós. Que possamos, também, manifestar Deus na carne. Cristo é aquele que, por meio da encarnação e do viver humano, se manifestou na carne. Um dia Deus se manifestou na pessoa do Filho, Ele estava oculto, mas hoje está presencialmente conosco. Ele é a imagem do Deus invisível. 100% Deus e 100% homem. Veio em carne, semelhança de carne pecaminosa. Jesus é aquele que foi manifestado na carne, é o grande mistério da piedade, é Deus manifestado na carne.
  2. “FOI JUSTIFICADO EM ESPÍRITO”: 2 Tm 3:16; Mt 3:16-17; Rm 1: 3-4; Lc 4:1, 14; Mt 12:28; Hb 9:14. Jesus foi justificado, aprovado e o Espírito indicou que Ele é o Filho de Deus. Ele veio em carne, mas viveu no Espírito. Suas obras eram pelo Espírito de Deus e Ele se ofereceu a Deus pelo Espírito. Aqui está um homem que, como o grande mistério da piedade, expressava a Deus pelo seu viver e tudo em Sua vida era realizado pelo Espírito. Em sua ressurreição ele foi vindicado, Sua obra foi aprovada. Hoje, o Cristo que nos habita é o espírito (Rm 8: 9 – 10).
  3. “CONTEMPLADO POR ANJOS”: Lc 2:9 -14; Mt 4:11; 1 Pe 3:18-20; Mt 28:2; Lc 24:4-7; At 1:11; Ap 5:6, 11. Cristo foi contemplado por anjos na sua encarnação, em Seu viver humano, na Sua morte, na Sua ressurreição, e ascensão. O viver de um homem que expressa Deus tem um grande efeito no universo. Se expressarmos a Deus, cumprindo nosso papel como grande mistério da iniquidade, vamos afetar o universo inteiro.
  4. “PREGADO ENTRE OS GENTIOS: Mt 24:14; 28:19-20; At 1:8; Rm 16:26; Ef 3:8
  5. “CRIDO NO MUNDO”: At 13:48.
  6. “RECEBIDO NA GLÓRIA”: Mc 16:19; At 1:9-11; At 2:33; Fp 2:9; Hb 1:3

Novamente, a sequência é: “Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.” (1 Tm 3: 16). O último verso parece estar fora de ordem: recebido na glória deveria ser após contemplado por anjos, antes de pregado entre os gentios. Por que vem por último? Aí vem o mistério da piedade. A última linha fala da ascensão de Cristo, mas também se refere à igreja, ao seu arrebatamento. O grande mistério da piedade não é somente Cristo, é a igreja. A igreja como corpo de Cristo. Ambos são, hoje, a manifestação de Deus na carne. Essa é a revelação que Deus nos dá na Sua palavra. É por esse motivo que Paulo colocou esse versículo logo após o versículo 15, pois o 16 não se refere somente a Cristo: a continuação de Deus manifestado na carne hoje é a igreja. O grande mistério da piedade, homem Jesus, voltou como espírito que dá vida, e hoje somos o Cristo corporativo, o Cristo aplicado, hoje a igreja é Deus manifestado na carne. Cristo está em nós, esse é o mistério da piedade, que estava oculto, mas foi revelado. A igreja é a continuação de Cristo, a manifestação de Deus na carne.

O mistério de Deus é Cristo, o mistério de Cristo é a igreja, e o grande mistério é Cristo e a igreja (Ef 5: 22). Temos esse plano de Deus, Ele quer se dispensar através de Sua palavra, colocar a fé dentro de nós para produzir um corpo para Cristo. A igreja é a corporificação de Cristo e, nela, verão a manifestação de Deus na carne. O grande mistério está em 1 Co 6: 17 – quem se une ao Senhor é um espírito com Ele. Estamos conectados a Deus, e o viver de Cristo, o homem que manifestou Deus na carne, é nosso viver hoje na igreja, e o da igreja corporativamente. O mistério da piedade é Cristo primeiro, mas hoje também é a igreja.

Nossa esperança é que, sendo hoje o testemunho de Deus na terra e manifestando-O em nossa carne, Ele operará em nós e, quando voltar, nos encontrará numa condição adequada e nos arrebatará como vencedores, como sua noiva, seu exército, e seremos recebidos na glória. Os versículos 1 Tm 3: 15 – 16 dizem respeito a Cristo e à igreja, o grande mistério do universo. Que possamos viver esse grande mistério da piedade para lutar contra o mistério da iniquidade que se multiplica. Queremos multiplicar o mistério da piedade, que é Deus manifestado na carne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *