Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (6)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade


Mens 06
. A ORAÇÃO DA IGREJA
LB: 1 Tm 2:1-3

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 13/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Agradeço as orações dos irmãos e peço que elas sejam contínuas por nós que continuaremos com as palavras. Ontem a palavra foi muito densa, com vários versículos, mas queríamos exaurir os livros de Timóteo, que aborda os 7 itens ⇒ a fé, a verdade, os sãos ensinamentos, a vida eterna (que é nosso vínculo para levar a cabo tudo o que Deus quer colocar dentro de nós), a piedade (o viver que expressa a Deus), a fé subjetiva (capacidade e desejo de ouvir, crer e agir em cima da palavra), e a consciência (maneira de checar como estamos).

A fé, a verdade e os sãos ensinamentos são do lado objetivo, ou seja, fora de nós. Já, a piedade a fé subjetiva e a consciência, estão dentro de nós. Então, temos três itens fora e três itens dentro de nós. E, no meio, vem o quarto item (a vida eterna), o qual vincula os três itens objetivos com os três subjetivos. Sem vida, não fazemos nada.

Na conclusão, ontem vimos que se a igreja seguir as instruções dadas por Paulo em 1 Timóteo, especialmente no tempo da degradação, a igreja funciona. Funciona como os três principais itens que compuseram as mensagens 1, 3 e 5. A igreja funciona como, primeiramente, a casa de Deus, e também coluna e base da verdade, exibindo-a ao universo, expressando o testemunho das coisas verdadeiras, que são Cristo e a igreja. Cristo, sendo a manifestação de Deus na carne, e, a igreja, a continuação dessa manifestação. Antes, somente Cristo era a manifestação de Deus na carne. Hoje, nós somos a manifestação de Deus na carne: a igreja, o grande mistério da piedade; Cristo vivido e expressado na igreja.

O universo é um mistério. Desde os primórdios, os cientistas, desde os gregos até no tempo da Babilônia, já existia o estudo dos astros, do universo. O homem sempre quis saber a origem do universo. Até hoje há somente teorias, sendo a mais aceita a do Big Bang. Nós, que conhecemos a palavra de Deus, sabemos que o mistério do universo é Deus. Ele é a resposta de todas as perguntas, Ele é o criador. Nosso Deus, todavia, também é um mistério. Onde Ele está? Está em um universo paralelo, não está no universo cartesiano, pois Ele habita em uma esfera eterna, uma outra dimensão. Quando invocamos o nome do Senhor e exercitamos nosso espírito, entramos nessa outra dimensão. Espero que todos nós entremos nessa outra dimensão durante esta conferência. Deus é um mistério que ficou oculto por eras, até que um dia Ele se tornou carne, se manifestou! Deus, que era invisível, se tornou manifesto, se encarnou.

Cl 2:2; Ef 1:9; Ef 3: 3-4, 9-10; Cl 4:3
O mistério de Deus é Cristo. Mas, para compreender isso, nosso coração precisa estar correto, aquecido, para que todos nós, vinculados juntos, com mente lúcida, consigamos entender esse mistério. Cristo também é um mistério: a igreja orgânica, os membros do corpo de Cristo, Sua expressão. A igreja é o mistério de Deus revelado. No primeiro aprisionamento por conta da igreja, Paulo pediu oração aos irmãos de Colossos. Semelhantemente, peço oração por mim (Ezra), pelo Pedro, Miguel e André, para que Deus nos abra a porta da palavra. Estamos falando aqui do mistério de Cristo.

Cl 1:26-27; Rm 8:10; Gl 2:20
A igreja é Cristo em nós. Ele habita em nós e hoje expressamos a Cristo como mistério da piedade. Cristo vive em nós: um grande mistério, algo que as pessoas do mundo não entendem. Muitos cristãos, infelizmente, vivem como qualquer pessoa do mundo. Um cristão verdadeiro, que vive piedosamente, é um mistério, pois, apesar de ser um corpo físico limitado ao tempo e espaço, expressa Deus em seu viver.

Ef 5:31-32; 1 Co 6:17
A Bíblia nos mostra o mistério de Deus, que é Cristo e que o mistério de Cristo é a igreja. Agora vamos ver o grande mistério. Marido e mulher se unem como uma só carne: O marido é Cristo e a esposa, a igreja; esse é o grande mistério da piedade: Cristo e a igreja. Cristo foi Deus manifesto, e hoje somos a continuação de Cristo como a manifestação de Deus, somos Cristo ampliado. O grande mistério da piedade é que o desejo de Deus é dispensar esse Cristo no seu povo escolhido (nós e todos aqueles para quem pregamos o evangelho), para produzir o corpo de Cristo, para que Deus tenha uma expressão na terra. Essa expressão é a igreja, e, quando Ele voltar, será o Reino, e na eternidade futura, a Nova Jerusalém.

1 Tm 3:16
Todas as partes do poema se referem a Cristo, porém a ordem está incorreta, como vimos ontem, se só se referir a Cristo. Paulo estava indicando que Deus manifestado na carne é Cristo, mas também é a igreja. Hoje também estamos participando da glória, estamos no processo de sermos glorificados. Quando o Senhor voltar, a igreja vencedora será arrebatada e recebida na glória. Essa palavra nos dá esperança!

1 Tm 2:1-2
Agora, entramos na palavra de hoje. Vimos todos esses itens: a coluna e base da verdade, casa de Deus, manifestação de Deus na carne. Qual nossa primeira tendência? “Vamos fazer!”, mas Paulo foi sábio, no capítulo 2 de 1 Timóteo ele disse: “antes de tudo, ore”.

Nós gostamos de direcionamentos, procedimentos, metodologia. Hoje, muitas igrejas se tornaram centros administrativos, com metodologias, técnicas modernas de administração, mas o espírito se foi. Muita organização, muito atrativo, mas pouca vida. Logo no capítulo 2, Paulo fala sobre oração como algo que antecede o procedimento.

Há um tempo venho sofrendo de uma enfermidade no meu dente. Começou a doer, chegou a sair pus. Fui ao dentista e ele me disse que eu já havia perdido meu dente, sua raiz estava danificada. O osso, inclusive, estava danificado. Já não havia mais vida no dente. O que digo com isso? Estruturalmente talvez tudo pareça estar tudo bem, mas se não há vida, não há conteúdo. A oração é vida; não é metodologia. Se a igreja não está vinculada à vida eterna, qualquer dano que entra pode parti-la. A oração é a igreja estar vinculada a Deus através da vida eterna. Quando oramos, estamos vinculados a Deus. Uma vida da igreja adequada requer uma vida de oração.

Não podemos mais orar da maneira tradicional, precisamos assumir o papel do ministério da oração da igreja. Assim como Deus nos passou a missão de ser a coluna e base da verdade, Ele está neste momento passando o ministério da oração da igreja nos tempos finais. Precisamos ter uma oração que afete o destino da humanidade. Não vamos nos envolver com política, somos a igreja em Filadélfia, que tem pouca força política e social, porém, nossa força está na oração. Que sejamos aqueles que movem a mão de Deus. Quero passar a vocês esta visão: a oração em Timóteo, a oração que muda o destino das coisas que acontecem hoje e que pode acelerar o processo da vinda de Deus.

Nossa oração é para que o evangelho possa prevalecer nesse tempo do fim. Deus quer trazer logo o fenômeno da aurora, produzir esses santos jovens como o orvalho da aurora, e temos de orar. Temos de interferir, mover a mão de Deus para que nesta situação de pandemia, Deus possa agir com a oração da igreja para que o evangelho seja propagado, para que os colportores permaneçam operando bem, para que a igrejas possam se levantar e formar as redes de cuidado, para cuidar e preparar todos para a volta do Senhor; a fim de transferir um maior número de pessoas para o Reino de Deus. Uma vida adequada da igreja requer uma vida de oração.

Estamos falando de um ministério de oração – não somente a pessoal – necessário para a administração e pastoreio da igreja. Gostamos de discutir, de fofocar sobre os assuntos ao nosso redor. Em vez disso, o que Paulo diz a Timóteo é que precisamos orar. Muitas vezes falamos muito, fazemos muito, mas oramos pouco. Antes de tudo, devemos orar. Sem isso, tomamos o lugar do Senhor e estamos sendo presunçosos. A iniciativa deve vir do Senhor. Todos que servimos devemos orar. Sempre que há problemas, devemos orar. Antes de qualquer decisão, devemos orar. Em tudo o que fizermos, especialmente no tempo do fim, oremos antes. Nessa porção de 1 Tm 2:1, vemos 4 tipos diferentes de comunhão com Deus:

  • ORAÇÕES: algo mais geral, focadas na adoração, comunhão com Deus.
  • SÚPLICA/PETIÇÃO: algo específico para uma necessidade, enfermidade, situação etc. (Ef 6: 18; Fp 4: 6)
  • INTERCESSÃO: do grego, significa uma conversa direcionada ao rei. Nos dirigimos a Deus de modo pessoal e confidencial para interferir diante de Deus a favor de outros.
  • AÇÃO DE GRAÇAS: agradecimentos ao Senhor.

A oração é mais importante que a obra, pois, antes de qualquer obra, vem a oração. Moisés orou muito diante de Deus, Jesus também orou bastante (Mc 1: 35; Mc 6: 46; Lc 6: 12 – 13) para fazer Sua obra na terra.

1 Tm 2:1-2, 4, 6; Tt 3:1; 1 Pe 2:13; Rm 13:1-7; Fp 4:8
Devemos aumentar nossa capacidade de oração, em favor de todos os homens. Não vamos participar de política ou de governo, mas vamos intervir com nossa oração. Não podemos ter preferência política no momento de oração, precisamos orar pelas autoridades mesmo que não gostemos delas. Devemos orar, inclusive, por toda instituição humana, não somente autoridades políticas, mas também aos pais, diretores de escola etc. Todos estamos sujeitos à autoridade, e devemos orar por elas, para que vivamos uma vida tranquila e mansa para pregar o evangelho.

1 Tm 4:10; 1 Tm 2:4; Tt 1:1
Inclusive, precisamos procurar pregar o evangelho a essas autoridades, e ser a coluna que mostra a verdade a eles. Deus quer salvar todos os homens do tempo do fim. Devemos ter uma vida honorável. Não podemos ser relaxados, somos o antídoto das inverdades que existem.

Na parte final desta mensagem quero tocar na oração da igreja conforme o que Paulo diz em 1 Tm 2. Estamos em um tempo de urgência, nunca estivemos tão cientes da vinda do Senhor que se aproxima, e da importância da preparação do exército e noiva de Cristo, e do mistério da iniquidade.

Mt 6; 18:18-20; Ex 17:9-11; Ef 3:20
Em Mateus, o Senhor nos ensina a orar. O que Deus quer é que o Reino de Deus possa vir, e que a vontade Dele seja feita aqui na terra. A igreja tem autoridade para amarrar e soltar (tradução mais correta para o versículo em Mt 18:18): amarrar a pandemia, o inimigo, as enfermidades; para liberar o evangelho, os problemas da igreja. O tempo verbal em que está colocada a frase indica que Deus já amarrou/liberou no Céu, mas está apenas esperando que a igreja ore para que a amarração/libertação ocorra na terra. Deus tem uma vontade para concretizar, que no céu já está feita. Mas Ele está esperando que a igreja tenha uma oração de poder, para que possa liberar/amarrar na igreja conforme Sua vontade. Essa é a função do ministério de oração da igreja.

Para Deus, Israel já havia ganhado a guerra contra os amalequitas, mas dependia da oração, dependia de Moisés manter seus braços levantados. Deus quer fazer alguma coisa, mas, se o homem não quiser, Ele não poderá fazer. Vejamos a história de Israel: por que houve tantos altos e baixos? Pelo fato de o homem não querer, Deus não podia fazer Sua vontade; somente quando Ele encontrava alguém que estava alinhado à Sua vontade que, então, podia realizá-la. O homem não pode fazer Deus realizar algo que Ele não quer, mas pode impedir Deus de fazer o que Ele quer caso não esteja alinhado com Sua vontade. Por isso Deus enviou Jesus, pois não havia um homem na terra que fizesse a vontade do Pai.

Toda vez em que houve um homem que quis fazer a vontade de Deus, Ele teve um caminho, e hoje esse caminho está na igreja. Hoje, os céus só se movem quando a terra se move. Deus está limitado ao homem, pois deu a ele o livre arbítrio, e também está limitado ao tempo, pois precisa trabalhar com o homem, que não é eterno. Deus não é mais livre hoje, pois no tempo as ações de Deus são governadas pelo homem. O papel da igreja no tempo do fim é esse è de coluna e base da verdade que está alinhada com a vontade de Deus, em sujeição a Ele como se já estivesse na eternidade, pois, na verdade, em vida, já estamos na eternidade. A oração da igreja hoje é alinhar a vontade da terra aqui no céu, por isso Jesus orou para que fosse feita a vontade do Pai na terra, como é feita no céu.

A igreja hoje tem o ministério de oração, não é só uma “oraçãozinha”. Deus não consegue fazer nada se não cooperarmos com Ele. Sua vontade só pode ser feita se, na terra, houver uma vontade condizente com ela. O ministério da igreja também envolve mostrar a Deus que existe uma vontade na terra alinhada à Dele. O ministério não é só pregar o evangelho, o principal ministério é trazer a vontade de Deus que está no céu para a terra. A oração é alinhar a vontade da terra com a vontade no céu.

A maioria dos cristãos não ora de forma alinhada à vontade de Deus, ela ora somente por coisas próprias. Precisamos dizer a Deus que queremos Sua vontade aqui na terra, para além de pedidos particulares importantes, coisas individuais. Hoje, no tempo do fim, diante da palavra profética que recebemos, a igreja precisa assumir a oração como ministério. Precisamos mudar a maneira que oramos: orar com poder para ativar a vontade de Deus, amarrar tudo o que não é a vontade de Deus, e liberar o que for da vontade Dele. A igreja precisa orar para dar voz à vontade de Deus e ativá-la. O poder de Deus depende da igreja. Cristo, quando na terra, era o canal de Deus, Ele fluía livremente. Agora, a igreja como manifestação de Deus na carne está com problema. Muitas vezes a igreja não está alinhada à vontade de Deus como Cristo estava.

Quando a igreja ora, precisa ser com uma só alma, em unanimidade. Isso é difícil, entre os irmãos nem sempre estamos alinhados. Por isso a palavra profética é tão importante; ela nos alinha à vontade de Deus. Aprendamos a orar não somente pelas coisas particulares, para que Deus cuide de nós e nos atenda, mas quando a igreja se reunir, oremos para que a vontade de Deus seja feita na terra. Devemos orar ⇒ pelo evangelho, pelo amadurecimento da igreja, por Israel, pela conjuntura política, pela economia de Deus. Precisamos orar grande, orar alto. Deus pode fazer infinitamente mais.

Em termos práticos, a liderança precisa definir como seria melhor para reforçar o ministério da oração. As reuniões de oração devem ser renovadas, todos devem ser ativos. Essa é a oração da igreja; que ela possa assumir essa missão de alinhar a vontade na terra à vontade que está no céu. Assim, as coisas vão acelerar, o mecanismo estará alinhado. A igreja e sua oração influenciam e intervêm na velocidade da volta do Senhor; nós podemos apressá-la. Por isso a igreja precisa orar uma oração de poder, uma oração macro, que coopera com a vontade de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *