Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (11)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade


Mens 11
. DEUS MANIFESTADO NA CARNE
LB: 1 Tm 5:1-2, 8-10; 6:1-2

Palavra ministrada pelo irmão Miguel Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 17/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

É uma grande alegria para todos nós podermos juntos desfrutar da Palavra tocando num tema tão importante que é a igreja – coluna e base da verdade. Vimos que a igreja sendo coluna e base da verdade causa impacto tremendo no mundo de hoje, o qual é cheio de mentira, engano e iniquidade. Podemos ver a importância que a igreja tem nesses tempos atuais. Sabendo que estamos numa época em que o mistério da iniquidade opera, como é importante que sejamos esses que vivem o mistério da piedade, um viver que manifesta Deus. Assim, iremos atuar contra o mistério da iniquidade. Vimos também a importância de nos empenharmos no nosso ministério de oração. Esse ministério de oração da igreja é fundamentado num viver profundo com Deus.

Fp 2:15-16
No meio dessa geração pervertida e corrupta, nós, da igreja, resplandecemos como luzeiros no mundo preservando a palavra da vida. Vimos Paulo sendo um modelo para nós de como servir o Senhor, como cuidar dos irmãos e das igrejas e como levar adiante o evangelho. Sabendo que Paulo é aquele que escreveu a carta, também vimos as lições que aprendemos com Timóteo com aquele que recebe a carta. Aprendemos com quem envia e com quem recebe a carta.

At 26:16
Paulo, em cada aparição do Senhor, recebeu as palavras de Deus de tal modo que gerou um testemunho e proceder. Todas as vezes que o Senhor aparecia para Paulo, algo era produzido nele, fazendo com que ele fosse um ministro e testemunha. Isto é, o que Paulo recebia do Senhor, ele dispensava aos demais.

Quantas vezes o Senhor apareceu para nós nesta Conferência! Quanta Palavra o Senhor está depositando em nós! Isso é para que nós nos tornemos ministros e testemunhas, ou seja, que tenhamos um viver para dispensar essa palavra às pessoas que não conhecem ao Senhor e aos irmãos. O que a aparição do Senhor produz em nós? Vimos como esses que receberam a Palavra tem o desejo de crescer e, à medida que vão crescendo, vão se envolvendo com o serviço da casa de Deus.

1 Tm 3:4-5, 7
Três expressões importantes nessas porções: “que governe bem a própria casa”; “cuidará da igreja de Deus” e “bom testemunho dos de fora”. Aqueles designados para servir na casa de Deus, escolhidos pelo Espírito para esse fim, não podem deixar qualquer coisa entrar na igreja ou em suas casas. Um crescimento adequado nos faz com que não deixemos as coisas negativas entrarem.

1 Tm 3:15-16
Esses dois versículos tem sido a base para essa nossa comunhão. Na versão KJA, 1 Tm 3:16 diz: “Sem dúvida, grande é esse mistério da fé: Deus foi manifestado em carne…” Isso é algo tremendo è Deus sendo manifestado por meio do Senhor Jesus quando Ele estava nessa terra e, hoje, Deus sendo manifestado por meio da igreja, por meio de cada um de nós. Deus manifestado em seres humanos. Deus pode se manifestar no homem. Deus manifestado na carne é a expressão da vida divina no viver humano. O que é divino sendo expresso no que é humano.

Existe um padrão divino e um padrão humano e Deus quer que nós, Seus filhos, tenhamos por meio da Sua vida divina, um viver em nossa vida humana, de tal modo que expresse o que é divino. Quando expressamos o que é divino, o inimigo perde a sua base para agir.

O que Deus é, é revelado, principalmente, em quatro aspectos, ligados aos seus atributos divinos: Deus é amor, luz, justiça e santidade. O [1] amor é a natureza intrínseca de Deus. Ele também é [2] luz – luz é o seu brilho, sua expressão. [3] Santidade refere-se à natureza de Deus, Ele é santo, é único neste universo. A [4] justiça refere-se à maneira de Deus fazer as coisas.

Os atributos divinos são para preencher as virtudes humanas. As virtudes humanas sem Deus são extremamente fracas e limitadas. Ex: o amor humano é limitado, é fraco, muda de acordo com as circunstâncias. A paciência humana tem limite. Mas se a vida divina vem nos preencher, se os atributos divinos vêm preencher nossas virtudes humanas, estas são enriquecidas, fortalecidas, santificadas e são capazes de expressar o que é divino porque passa a ter outra dimensão. A vida de Deus deve nos encher, preencher, nos capacitar de tal modo que no nosso viver humano Deus é expressado. Jesus é o nosso melhor modelo, Ele expressou Deus nas suas virtudes humanas. Hoje, como o Corpo de Cristo nós manifestamos também Deus na carne.

1 Tm 5:1
A partir deste capítulo, vemos uma palavra muito ligada ao viver humano. Paulo quer apresentar um padrão divino no viver humano. Deus quer que sejamos divinos, ou seja, que vivamos por meio da Sua natureza, mas Ele também quer que sejamos humanos porque Deus quer se manifestar na carne. 4 pontos a respeito da expressão divina no viver humano. Precisamos:

1)     Ser humano, mas nossas virtudes são preenchidas com o que é divino (atributos de Deus);
2)     Exercitar nossa humanidade com a vida divina, com sabedoria no trato com as pessoas;
3)     Ter toda pureza e
4)     Cumprir o nosso dever.
  • Deus manifestado na carne ⇒ na maneira como tratamos os irmãos e as irmãs – 1 Tm 5:1-2; Tt 2:15; Lv 19:32; Pv 16:31

Paulo fala para Timóteo quando você está tendo relacionamento com um irmão idoso, você deve tratá-lo como um pai. Um relacionamento de vida. Quando Paulo diz aqui não repreendas ao homem idoso, essa palavra repreender, no grego, é única, só aparece aqui e significa: atacar. Quando você repreende um idoso não deve atacá-lo, mas para ajudá-lo exortá-lo. Eu posso repreender, mas não posso atacar. Se alguém comete um erro, podemos repreendê-lo, mas não devemos atacá-lo.

Essa vida divina em nós, quando preenche as nossas virtudes humanas, esse nosso relacionamento tem uma expressão, isto é, quando estamos lidando com pessoas idosas, nós os tratamos como pai, nós os honramos. Deus sendo manifestado na carne na maneira como nós tratamos as pessoas. Pela maneira como você trata uma pessoa, Deus pode ou não ser manifestado. Paulo nos traz para um nível bem humano, algo do nosso dia a dia.

Para irmãos mais moços, devemos tratá-los como a irmãos. E quanto às mulheres idosas, tratá-las como mães e as moças como irmãs, com toda a pureza. Nós que temos a vida divina, precisamos ver que somos a família de Deus e nela devemos aprender a tratar as pessoas, não somente com a vida humana, mas com a vida divina que está em nós. Quando olho para um irmão ou irmã posso falar de maneira muito simples, mas preciso ver que alto preço foi pago para que eu pudesse chamar essa pessoa de irmão ou de irmã.

No trato com os meus irmãos e minhas irmãs, preciso tratar com sabedoria e respeito e, ao tratar as irmãs, fazer com toda a pureza. Isso é possível por meio da vida divina que há em nós. A vida da igreja deve ser pura em todos os sentidos: em nossas ações e motivações (intenções). Deus quer entrar em todos os aspectos do nosso viver. Essa manifestação de Deus na carne é a realidade da igreja ser coluna e base da verdade.

  • Deus manifestado na carne ⇒ em nossa casa – 1 Tm 5:3-16; Mt 15:5-6

Inicialmente, nesses v. 1-2, Paulo tocou na igreja, na maneira como tratamos os irmãos e irmãs. A partir do v. 3, Paulo começa a falar sobre viúvas. Hoje, não vamos falar exatamente quanto às viúvas, vamos ver os princípios espirituais nessa porção da Palavra a respeito de cuidar daqueles que são da nossa casa. Cuidados que devemos ter com os da nossa própria casa. Deus quer se manifestar no nosso relacionamento familiar. Dentro de casa há muitos problemas, muitas brigas e discussões porque, muitas vezes, não somos mais vigilantes e deixamos nossa carne se manifestar.

v. 3. Essa palavra honrar, é dar valor – no sentido de que você cuida daquilo que você dá valor. Tudo o que é valioso para você, você cuidar. Esse cuidar é apoiar, sustentar. Nós temos que cuidar daqueles que tem necessidade dentro da nossa casa. Verdadeiramente viúvas – são aqueles que realmente tem necessidades. O que é uma viúva? Alguém que não tem amparo, não tem filhos, nem amigos para cuidar. Nós cuidamos dos que tem necessidade dentro da nossa casa? Precisamos cuidar seja no aspecto físico, seja no aspecto espiritual.

Em Mt 15 nos revela sobre o dever de honrar pai e mãe, isto é, de cuidar deles. Mas você diz: eu deveria cuidar de vocês (pais), mas eu não vou ter tempo, pois vou cuidar das coisas de Deus e o que iria cuidar de vocês, vocês considerem como oferta para Deus. O Senhor repreende esse tipo de atitude.

v. 4. No v. 3 fala cuidar das verdadeiramente viúvas, isto é, que não tem amparo. Já no v. 4 fala das viúvas que tem filhos ou netos. Os da casa tem que cuidar daqueles que tem necessidade. Aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa. A responsabilidade do cuidado daqueles que tem necessidade dentro da casa recai primeiro sobre os da própria casa. Estamos falando de cuidar, apascentar, alimentar e sustentar. Isto é aceitável diante de Deus. Se nós cuidarmos, isso é Deus sendo manifestado na carne. Na sua família, vocês cuidam uns dos outros? Nós abrimos a porta para o inimigo agir dentro de casa quando não cuidamos dos da nossa casa. Deus manifestado na carne começa em casa quando cuidamos uns dos outros.

v. 5. Quem tem necessidade não deve anunciar isso. A pessoa que verdadeiramente tem necessidade espera em Deus, persevera em súplicas e orações, noite e dia porque sabe que Deus vai enviar pessoas para cuidar dela. Um coração de depender de Deus e não exigir dos irmãos – isso é Deus manifestado na carne. Ore ao Senhor que ele vai agir.

v. 6. Aqui vemos uma pessoa que tem necessidade, mas não espera em Deus, não ora para que Deus venha supri-la, mas exige dos irmãos e, quando os irmãos enviam ajuda, se entrega aos prazeres. Isso significa que não tem gratidão, usa aquilo que os irmãos deram para satisfazer simplesmente suas necessidades. É uma pessoa que não vive para o propósito de Deus, pois está viva, mas é como se estivesse morta. Não faz diferença prática nenhuma se está ou não presente. Estamos num momento dificuldades e a igreja tem ajudado muitos irmãos e irmãs que perderam emprego e os irmãos ofertam com muita alegria. Então, Deus espera que tais irmãos e irmãs tenham um viver para Deus, de tal modo que nesse viver, eles sejam úteis para Deus.

vs. 7-8. Essa é a maneira como Deus vê (v.8). Existem aqueles dentro da sua casa que tem necessidade, mas se você não cuida deles, você está negando a fé, está negando a palavra de Deus e isso é pior que o descrente. Devemos ter o anseio de que toda nossa família seja arrebatada!

vs. 9-10. Ao cuidar das pessoas que tem necessidade, espera-se que sejam pessoas que vivam para o Senhor. Se você está ajudando um irmão e esse irmão pega o dinheiro da ajuda e vai se embebedar, vai cometer pecados, isso não é vergonhoso? Pessoas assim não podemos ajudar porque se não nos tornaremos cúmplices dos seus pecados. Ajudar pessoas com testemunho, que sabe cuidar de casa (criado filhos), recebe as pessoas… isso significa: cuidamos de pessoas e estas cuidam das coisas de Deus. Cuidar daquele que serve ao Senhor, é cooperar; cuidar daquele que vive no pecado, é ser cúmplice.

vs. 11-13. Aqui menciona aquelas pessoas que se preocupam consigo mesmas, passam a ter um viver que causam problemas porque estão ociosas.

vs. 14-16. Viúvas mais novas Paulo recomenda que se casem para que não se casando, procurem seus anseios carnais e acabem dando chance para o adversário e seguindo a satanás. Os da família cuidar dos da sua casa para não sobrecarregar a igreja. Cuidar dos nossos familiares. Claro que podemos pedir ajuda da igreja, mas devemos entrar com a nossa porção. Em 1 Tm 5 começa com Deus sendo manifestado na carne no nosso relacionamento na igreja; depois no nosso relacionamento em casa e no cuidado para com os da própria casa.

  • Deus manifestado na carne ⇒ na vida profissional – 1 Tm 6:1-2; Ef 6:5-9; Cl 3:22-4:1

Fala de os servos honrarem o senhor para que as pessoas não digam: “olha só, ele se diz cristão, veja como é preguiçoso, não faz um trabalho bem feito”. Então, o irmão tem que trabalhar bem. Aqueles irmãos que trabalham para irmãos (v. 2) não é para tratar com desrespeito só porque é irmão.

Que tipo de pensamento vem em nossa mente ao juntar esses dois versículos de 1 Tm 6? “ah meu patrão não crê em Jesus por isso ele quer que eu trabalhe tanto”. Agora, se o patrão for irmão, ele diz: “o patrão é meu irmão, ele não pode querer que eu trabalhe tanto assim, ele tem que mostrar amor. Ele não tem o direito de dizer o que eu devo fazer, ele é meu irmão”. Deus quer se manifestar na nossa vida profissional. Temos que cuidar para que o nome de Deus e a doutrina (nossos ensinamentos) não sejam blasfemados.

Em Efésios, nos revela que devemos obedecer ao patrão como a Cristo. Essas palavras de Paulo são muito práticas porque conseguem introduzir Deus dentro do nosso trabalho, na nossa casa e na igreja. Não é trabalhar só quando o patrão está vendo, devemos fazer as coisas de coração. É a vontade de Deus. Quando você for trabalhar, faça como se fosse para o próprio Senhor. Se você fizer dessa maneira, além do salário que receberá do seu patrão, vai receber um galardão do Senhor (v. 8). O patrão deve tratar bem os seus colaboradores, sem ameaças. Isso nos leva a ter temor.

Em Colossenses, nos diz para obedecer e trabalhar não somente quando o chefe está vendo. Trabalhe de tal modo que agrade ao Senhor e não a homens. Deus quer ser manifestado em nosso ser em todas as circunstâncias e em todos os lugares. Seja servo seja Senhor, tenho que expressar Deus e calaremos a boca do inimigo. Quando Deus é manifestado, todos são abençoados. Que o Senhor nos guie dentro dessa realidade e avancemos mais e mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *