Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (12)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

 

Mens 12. TÚ, Ó HOMEM DE DEUS
LB: 1 Tm 5:17, 6:3, 11-12, 20-21

Palavra ministrada pelo irmão Miguel Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 18/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Na mensagem anterior, vimos como Deus deseja ser manifestado em nosso viver, em nossas vidas, em todas as áreas da nossa vida. Nosso amado irmão Dong dizia: A vida da igreja não é somente a vida de reuniões, mas também a vida familiar, a vida profissional, a vida de reuniões e a vida social, ou seja, inclui todos os aspectos do nosso viver na sua totalidade.

O irmão André Dong nos falou sobre as qualificações dos presbíteros e diáconos, agora, devemos nos perguntar: o que nós aprendemos e como podemos aplicar isso em nossas vidas? As duas mensagens do irmão André têm total conexão com a mensagem de hoje.

1 Tm 3:1
A palavra aspirar é ligada ao desejo. Se alguém deseja ou almeja o episcopado. Isto é algo muito mais ligado ao desejo do que aos dons. Se, para ser um presbítero ou diácono, o requisito principal fosse dons muitos estariam desqualificados, já não seria uma palavra para quem almeja, mas somente para quem tem! Mas a realidade é: se temos o desejo, o Senhor nos capacita. Se temos ou não o desejo de crescer.

Dentre os quesitos sobre o que é necessário para que alguém se torne esse que serve a igreja, seja como presbítero ou como diácono e diaconisa, baseados em todos os versículos que já lemos, está muito ligado com ao que ele é dentro de casa e também fora de casa, a atitudes para consigo e para com os outros. O que somos dentro de casa determina também o que seremos na casa de Deus.

Um item importante que foi mencionado é conservar o mistério da fé com consciência limpa (1 Tm 3:9). Deus se revela em Cristo e Cristo se revela na igreja. Se nós queremos servir a Deus, temos de ter tal visão e recebê-la com consciência pura, precisamos saber disso. Quem conserva o mistério da fé expressa o mistério da piedade.

1 Co 4:6; 1 Tm 6:11; 1 Tm 1:3, 7; 4:6, 7, 10, 13, 14, 15, 16
O irmão André também compartilhou conosco sobre um bom ministro de Cristo: Paulo aperfeiçoou a Timóteo e falou muitas palavras a ele para que ele se tornasse um bom ministro de Cristo. Quando a Palavra de Deus nos fala do bom ministro de Cristo Jesus em Timóteo está falando de alguém que serve às pessoas com Cristo, ministra Cristo, vida, suprimento de vida e tudo que se refere a vida e a piedade.

Para que seja um bom ministro, nós vimos nas mensagens que esse bom ministro é alguém è alimentado com as palavras da fé e do bom ensinamento; que se exercita na piedade; que labuta na palavra e nas coisas de Deus; que se aplica à leitura e ao ensino; que não é negligente com o que há nele; que medita na palavra e é diligente; que cuida de si mesmo e do ensino para ministrar a palavra que recebe a outro; que continua e persevera em todas as práticas; que guardando, praticando e vivendo salva a si mesmo e aos seus ouvintes.

Um bom ministro de Cristo Jesus cuida de si e cuida dos outros. O bom ministro de Cristo Jesus é alguém que está mais ligado à questão da obra. Já, o homem de Deus é aquele que participa da vida e natureza de Deus. É um com Deus e no seu viver expressa a Deus. É alguém no qual Deus é manifestado.

Não é uma questão de buscar uma posição para ser admirado, mas uma questão de servir. À medida que alguém cresce na vida, ama mais a Deus e ama seus irmãos e quer cuidar deles. É uma pessoa que não vê os irmãos como problema, mas ama-os. Como o irmão maior que cuida dos demais.

1 Tm 5:17; 1 Co 8:2-3
Na prática, podemos ver que esses irmãos mais crescidos têm dois aspectos:

1) presidem, administram, cuidam das coisas de Deus e
2) se afadigam na palavra e no ensino, cuidando e alimentando os irmãos.

São dois aspectos, duas linhas correndo em paralelo. E a igreja deve cuidar dos presbíteros. Aqueles que cuidam da casa de Deus são também cuidados pela casa de Deus. Ele cuida dos irmãos, mas os irmãos também cuidam dele. Isso é maravilhoso, uma história de amor!

Quando falamos de presbíteros, falamos de irmãos mais crescidos com relação à estatura da vida. Mas isso é relativo! Os mais maduros entre os irmãos de determinada localidade são os irmãos colocados à frente, não porque funcionam ou ganharam uma posição, mas por terem crescido mais na vida, se preocupam com os irmãos, se preocupam com as coisas de Deus, se envolvem e uma vez que essas coisas são manifestadas, são colocados à frente.

A maturidade é uma questão relativa. Ser colocado à frente não é sinônimo de maturidade espiritual, mas que é um pouco mais maduro que os outros. Ou seja, não é que tais irmãos sejam mais maduros, eles são “menos verdes”. Ex: ao irmos colher mangas, notamos que todas estão verdes, mas daí, vemos duas ou três que tem um início, algumas manchas amareladas. Então, estas com as manchas são mais maduras do que aquelas que estão totalmente verdes, mas não quer dizer que elas estão maduras. É importante percebermos isso, porque se Deus nos colocar à frente de algo não devemos nos achar, achar que sabemos das coisas.

Nós não devemos achar que, pelo fato de sermos colocados à frente, nós sabemos de tudo! Precisamos manter a humildade e, continuamente, ter o desejo de aprender. Se tivermos tal atitude, seremos usados por Deus. Servir a Deus não é apenas uma questão de desejo próprio de servir, mas o mais importante é que Deus queira usá-lo. Isso acontecerá se formos pessoas adequadas diante de Deus.

1 Tm 5:19-20
Essa porção nos mostra que os irmãos que estão à frente também erram, também tem fraquezas. Aqui vemos a maneira adequada de tratar as situações para minimizamos os erros: precisamos de duas ou três testemunhas. Basear somente no depoimento de uma pessoa é muito perigoso. No versículo 20 é mostrado que existem irmãos à frente que vivem no pecado e isso, quando passa a ser do conhecimento de todos, eles devem ser repreendidos na presença de todos, porque sempre a questão da correção deve estar dentro da esfera do dano que foi causado.

Para quem está à frente não é apenas uma questão de fraqueza, mas uma questão que causa danos aos outros. Todos nós que servimos a Deus temos que ter bastante cuidado e temor diante de Deus porque todos nós temos fraquezas. Devemos nos fortalecer no Senhor e se há algum ponto que precisamos de ajuda, devemos buscar ajuda!

1 Tm 5:21
Conjurar significa exortar solenemente. O versículo ainda nos diz sobre prevenção e parcialidade. A prevenção existe quando eu não gosto de alguém, e se essa pessoa erra eu a trato duramente porque não gosto dela. Já a parcialidade ocorre quando gosto desse irmão e ele erra eu o trato de uma maneira muito mansa. Tratando das coisas de Deus devemos sempre tratar diante de Deus, de Cristo e de anjos eleitos. As situações devem ser tratadas de maneira adequada diante do Senhor.

1 Tm 5:22
Aqui fala precipitadamente. As coisas de Deus não podem ser feitas dessa forma. Um homem de Deus não age assim. Se nós fizermos as coisas de uma maneira precipitada, podemos estabelecer pessoas erradas e nos unir a essas pessoas, ou seja, nos tornaremos cúmplices. Esse é o cuidado que devemos ter ao tocarmos nas coisas de Deus. Debaixo da direção do Espírito e da unção, tratar todas as coisas.

1 Tm 5:23; At 19:11-12
De repente Paulo fala para Timóteo cuidar da sua saúde, por quê? Se não cuidamos da nossa saúde, isso pode afetar nosso entendimento e sensibilidade espirituais. Quando estamos doentes não temos força, não temos ânimo, e neste momento não é fácil tratar das coisas espirituais. Timóteo frequentemente ficava doente, Paulo, então, recomenda que ele use um remédio. Aqui não nos mostra Paulo curando Timóteo por meio de uma proclamação espiritual. Em At 19 fala sobre os milagres extraordinários operados diante de lenços e aventais de uso pessoal. Paulo não enviou essas coisas a Timóteo, mas pediu para ele tomar um remédio. Tudo depende da orientação de Deus. Deus usa remédios, médicos, poder do Espírito Santo. Essas coisas não conflitam, mas precisamos de uma boa saúde para desempenharmos nossa função espiritual.

1 Tm 5:24-25; Mt 6:5-6
Paulo nos mostra um princípio: seja pecado ou boas obras, um dia tudo será exposto. Nesses momentos que antecedem a volta do Senhor, temos uma recomendação a todos: Se existe algum ponto inadequado, vamos tratá-lo, vamos pedir ajuda. A coisa mais tola é esconder os pecados, permanecer e esconder. A Palavra diz que vai se manifestar mais tarde. Podemos escolher confessar e pedir ajuda ou um dia sermos expostos ou até mesmo tentar negar e com provas irrefutáveis sermos expostos à vergonha. Melhor tratar hoje do que naquele Dia durante o tribunal de Cristo.

O mesmo com as boas obras, elas também serão manifestas! Àqueles irmãos que muitas vezes servem de maneira oculta, se você quiser ser visto pelos homens para que seja aprovado, você já recebeu a recompensa, como fala Mt 6. Mas ao servir ocultamente, ou seja, mesmo que ninguém tenha visto, saiba que o Pai vai te recompensar. Então, preferimos a recompensa dos homens ou a do Pai?

1 Tm 6:3-6; 4:8
Paulo, quando fala conosco, expõe para nós ensinamentos saudáveis, as sãs palavras. As sãs palavras são aquelas que vem do Senhor. Elas trazem vida e saúde. São palavras que levam Deus se manifestar na carne, nos levam a expressar o Senhor. São palavras ligadas à economia e o plano eterno de Deus, à Cristo e a igreja, fazem com que nós vivamos a piedade. Mas aqui diz que existem aqueles que não ensinam de acordo, não concordam com as sãs doutrinas. Segundo a versão NAA, os versículos 4 e 5 nos mostram que existe outro tipo de ensinamento, o qual é negativo. Os que ensinam outras coisas são orgulhosos, não tem como meta expressar a Cristo, querem expressar a si mesmos. E tem um desejo doentio por discussões, querem brigar a respeito de tudo. O coração é impuro. É um problema na mente. Usa as coisas de Deus para ganho próprio.

Aqueles que amam o Senhor veem de maneira diferente e perguntam: o que a igreja e os irmãos podem ganhar com isso? Se expressamos a Deus, quer dizer que ganhamos Deus! Esse é o maior lucro que podemos ter (1 Tm 6:6). Paulo aprendeu a viver contente. A visão dele é se ele ganhou Cristo ou não e se ele ganhou, valeu a pena (Fp 4:11-13).

Só vamos viver contentes quando aprendermos a olhar as coisas eternas que nos foram dadas. Se as nossas raízes estiverem nos céus vamos aprender a viver contentes. Não é muito fácil viver contente nessa sociedade e cultura de consumo, imersos em mídia e propaganda ficamos descontentes se não temos um produto que nos foi apresentado. Nós buscamos coisas que não precisamos. Mas quando estamos no Senhor, quando vemos que ganhamos Cristo mesmo em dificuldades, temos alegria e contentamento! Agora, se não me alegro, ou não fico satisfeito espiritualmente, vou sempre procurar coisas materiais para satisfazer essa necessidade. Certa feita um grande servo de Deus disse  “rico não é aquele que tem muito, mas aquele que precisa de pouco. Segundo ele, ele já tem o que precisa”.

1 Tm 6:7-10; Mt 6:24
Das coisas materiais não trouxemos nada e não levaremos nada quando partirmos. Vamos levar apenas o que é espiritual. Vamos levar o Cristo que nós ganhamos, a verdade que nós ganhamos! Quando amamos as riquezas (dinheiro), passamos a servi-las. Servimos a quem amamos. O inimigo, então, se aproveita e coloca muitos outros sentimentos em nós, porque a riqueza dá sensação de poder. Nisso, muitos caem e se desviam da fé.

1 Tm 6:17-19
Deus pode nos abençoar fazendo com que tenhamos riquezas. Não devemos ser orgulhosos, se temos é porque Deus abençoou. A riqueza dessa terra é instável. Devemos depositar nossa esperança em Deus, que cuida de nós. Com as riquezas, devemos praticar o bem, reparti-las. Se usarmos as riquezas para o Reino de Deus, acumularemos tesouros, sólido fundamento para o futuro. Se são para o Senhor, nós estamos guardando para o futuro. Isso vai nos ajudar a sermos vencedores, vencemos as riquezas. A vida nessa terra não é real, a vida divina é que é eterna. É o fator principal para nossa vida.

Jo 1:13; 2 Pe 1:4; 1 Co 6:17
No livro de 1 Timóteo vemos que a economia de Deus produz o homem de Deus. Se recebemos essas palavras, é para que nos tornemos homens de Deus. Esse é o desejo de Deus.

Homens de Deus são aqueles que participam da vida e natureza de Deus. Homem de Deus, unido a Deus, com vida e natureza de Deus.

1 Tm 6:11-12; 1:16; 6:12,19; 2 Tm 1:1, 10; Tt 1:2; 3:7
Um homem de Deus não lança raízes nessa terra, busca o que é eterno e o que tem valor, não vê as coisas apenas sobre o ponto de vista humano, mas também sobre o ponto de vista divino. Paulo pede a Timóteo que busque:

1) a justiça, a qual é uma questão de estarmos certos com as pessoas diante de Deus de acordo com Deus;
2) a piedade, que é expressar a Deus;
3) a , que é crer em Deus e na Sua palavra, receber a Fé objetiva para nosso interior nos tornando um com a palavra e o espírito;
4) o amor, porque quando ganhamos a fé o Senhor é depositado em nós e Deus é amor;
5) a perseverança e mansidão, mesmo passando por situações difíceis e sofrimentos.

Lute pela economia de Deus, pelo propósito de Deus, por Cristo e a igreja, pela manifestação do Reino. Diz para tomarmos posse da vida eterna, que é o fundamento de tudo que Deus quer fazer e por meio dela Deus pode operar em nós. Aqui se refere à vida de Deus. É por meio dessa vida que recebemos o Senhor, que Ele se dispensa, que podemos lutar contra o declínio e contra a degradação. É por meio dessa vida que mantemos a ordem da vida na vida da igreja. Fomos chamados para viver por meio da vida divina e dar bom testemunho.

1 Tm 6:13-14 KJA
O nosso Deus é aquele que dá a vida, e devemos guardar a palavra que Ele falou até a manifestação do nosso Senhor. Guardar principalmente o foi dito em 1 Tm 6:11-12,15-16.

1 Tm 6:20; 2 Tm 1:12-14
O Senhor confiou algo a Timóteo: as sãs palavras. Deus depositou em Timóteo a Sua palavra, a vida, o Espírito. Esse é o bom depósito e nós devemos guardá-lo. Paulo também depositou algo no Senhor, depositou todo o seu ser e toda a sua vida, todo o seu futuro! Entregou tudo nas mãos do Senhor porque sabia em quem havia crido e que esse Senhor era poderoso para guardar até aquele dia. Deus se deposita em nós e nós nos depositamos em Deus! Quando Deus se deposita em nós Ele diz: guarda bem! E nós nos depositamos em Deus, pois sabemos que Ele nos guardará, nossa vida, nosso futuro, todo nosso ser!

Em 1 Tm 6:20 versão NVI, na segunda parte, vemos que a igreja é coluna e base da verdade, não é coluna e base do que é falsamente chamado conhecimento! Nós estamos aqui, o Senhor se deposita na igreja para que esta seja coluna e base da verdade, e nós nos depositamos no Senhor, consagramos ao Senhor nossa vida, nosso ser, nosso futuro. Nós sabemos em quem temos crido e é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. A graça se dispensa a nós todos os dias e esse dispensar vai fazer com que Deus seja manifestado em nós, na igreja. Glória a Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *