Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (14)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

Mens 14. COMPLETAR A CARREIRA E GUARDAR A FÉ
LB: 2 Tm 4:7

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 20/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Teremos ainda duas mensagens amanhã com o irmão Pedro, porém as mensagens ainda continuarão por 4 finais de semana para completar 24 mensagens. Hoje, queremos terminar o encargo de ontem, cujo título era “O combate, a carreira, e a fé”. Falaremos mais sobre completar a carreira e guardar a fé, visto que focamos no combate na mensagem passada.

2 Tm 4:7-8
O Senhor agora é o reto juiz. Nós o conhecemos como o Senhor cheio de graça, por estarmos na era da igreja, mas, quando Ele voltar, Ele julgará em justiça. Muitos não conhecem este Senhor, e ainda acham que Ele voltará como o Senhor da graça e misericórdia, como Ele é atualmente. Hoje, devemos aproveitar para nos arrepender e voltar a Ele. Como é falado nas epístolas de Pedro, o Senhor tem misericórdia e prefere esperar mais para voltar, nos dando tempo para arrependimento e para que tenhamos uma chance.

Não podemos abusar da longanimidade e misericórdia de Deus, vamos aproveitar o dia de hoje para nos voltar ao Senhor e nos arrepender, antes que Ele volte como o reto juiz que irá punir, disciplinar ou galardoar. Que todos nós possamos receber o galardão naquele dia. Somente aqueles que podem dizer que combateram o bom combate, completaram a carreira e guardaram a fé podem receber esse galardão? Graças a Deus, não. Pois nosso conceito mudou. Muitos acham que é impossível completar a carreira até o Senhor voltar. No entanto, não é questão de qual é o seu estágio, mas de seu estado.

Paulo podia dizer que completou a carreira, e disse também que sua coroa estava guardada. Mas essa coroa está reservada àqueles que amam a vinda do Senhor. Você ama a vinda do Senhor? Muitos ainda preferem que a vinda do Senhor demore mais para que possam aproveitar coisas terrenas. Isso é muito aceitável, humanamente falando, mas nosso viver precisa ser de amar mais a vinda do Senhor, nossa atitude deve mudar. Se amarmos a vinda do Senhor, nossas vidas serão totalmente diferentes. Tivemos uma comunhão com as lideranças hoje, e lá falamos que, diante da conjuntura atual, devemos mudar nosso conceito de liderança.

Estamos em tempo de guerra, nossa estratégia deve ser para cuidar dos irmãos, mantê-los saudáveis em todos os âmbitos e nos preparar para a vinda do Senhor. Paulo teve tempo para concluir sua carreira e ele afirma isso em sua carta a Timóteo, mas, em Filipenses, quando disse que ainda não havia alcançado a maturidade, ele cita o fato de que prosseguia — corria — insistentemente, para conquistar, avançando para o alvo para entrar no Reino. Essa atitude é a correta, a que devemos ter hoje.

No dia 6 de dezembro de 2020, tivemos uma mudança de conceito revolucionária: o estado e o estágio. Em relação às três frases — combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé — gostaria de dizer o seguinte:

  • Não é sobre você já ter ganhado a guerra, mas ainda estar na luta;
  • Não é conseguir dizer que combateu o bom combate, mas ainda estar combatendo;
  • Não é sobre já ter cruzado a linha de chegada, mas permanecer correndo;

A questão não é se você ganhou toda a fé objetiva, mas se aquilo que te foi entregue foi guardado. Na corrida, podemos nos desanimar para sentar-se e chorar, mas vigiemos para que, ao chegar, Ele não nos encontre dessa forma. Devemos manter esses momentos de desânimo o mais curtos possível.

CORRER A CARREIRA

Hb 12:1-2; At 7:64-70; 1 Co 9:24-27; Ef 4:11-13; Gl 5:7; 2:2; Fp 2:16; Gl 5:7; Fp 3:12-14; At 20:24; Mt 28:20; 1 Tm 2:3
Hoje falaremos dos últimos dois itens. Primeiramente sobre correr a carreira. Carreira significa, literalmente, um curso para correr. Um curso com curvas, acidentes geográficos. Nem todos os cursos são iguais. Alguns são mais curtos — como aqueles percorridos por irmãos que faleceram mais jovens —, outros, maiores. Essa carreira é para que a Economia de Deus e Seu propósito possam ser completados.

No versículo de Hebreus, a palavra proposta significa “colocar na frente”, ou seja, devemos correr a carreira que está à nossa frente. Deus nos mostra o curso que vamos correr, e precisamos correr a carreira; não é uma proposta que você pode rejeitar ou aceitar. Corramos olhando firmemente para Jesus. O capítulo 12 de Hebreus o liga ao capítulo anterior, que se refere aos muitos heróis da fé. Todos esses personagens tiveram seu curso, sua corrida, cada uma diferente da do outro, mas todos completaram o curso, portanto, nós também podemos! Hoje, eles são testemunhas torcendo por nós. Nós podemos, também, completar. Se eles completaram a carreira, pela fé, nós também podemos!

Devemos nos desembaraçar do peso e do pecado que tenazmente nos assedia — incessantemente nos incomoda. Essas coisas podem atrapalhar a corrida. Os atletas tiram todo o peso, jogam tudo fora. Quando corrermos, não podemos ficar carregando todos os pesos que atrasam nossa corrida. A ansiedade, os temores, as dúvidas, o desânimo, e distrações são pesos. O trabalho pode ser um peso, que limita nosso foco em Deus. Claro, devemos valorizar o trabalho, porém ele não pode usurpar o lugar de Deus. Alguns relacionamentos e acontecimentos do passado podem ser pesos. Devemos superar todos esses pesos por meio do Senhor, assim como, claro, o pecado, como conhecemos.

Para sermos salvos, precisamos jogar essas coisas fora, para que tenhamos liberdade para correr. Precisamos nos desembaraçar de todo peso e pecado, e correr com perseverança. A perseverança da esperança para não desistir. Por isso corrermos juntos é importante, pois um anima o outro. E, na hora de correr a carreira diante de nós, devemos fazê-lo olhando firmemente para Jesus. Olhar firmemente, em grego, significa: “desviar seu olhar daquilo que está olhando — distrações — e olhar firmemente para Jesus”.

Isso aconteceu com Pedro, enquanto andava sobre o mar. Enquanto olhava para Jesus, Pedro andava, mas, ao se distrair, caiu. Durante o martírio de Estêvão, ele olhou para Jesus firmemente e, enquanto era apedrejado, invocava o nome do Senhor. Devemos correr olhando para Jesus. O inimigo quer que desviemos da corrida, que saiamos da pista, portanto precisamos estar atentos para não sair da pista.

Em 1 Co 9:24, vemos a atitude de correr: devemos correr para vencer, para ganhar a coroa incorruptível, entrar no Reino. Ainda que não tenhamos completado o curso, precisamos estar correndo para vencer, sem desistir e sem parar. Todos devemos correr com uma meta, e não correr em vão. A palavra profética, os ensinamentos, são para nos apresentar a meta para a qual devemos correr. Todos devemos estar na mesma frequência e direção, como um exército de Deus seguindo a nuvem.

Nosso serviço deve ser de acordo com a direção da palavra profética do Senhor. Devemos perseguir com determinação o ponto de chegada, deixando para trás as voltas que já corremos, prosseguindo — perseguindo — o alvo. Se paramos de obedecer a Verdade, paramos de correr. Na igreja não há competição como há nas corridas seculares. Estamos aqui para ajudar um ao outro, até que todos cheguemos. O conceito da corrida neotestamentária é que a liderança cuide da igreja, para que todos cheguem juntos.

Correr a carreira é pregar o evangelho (At 20:24). Devemos ir até o Senhor perguntando de nosso ministério, e progredir diante de Deus. Enquanto vivermos, devemos pregar o evangelho e levar todos os homens ao pleno conhecimento da verdade. Ir e batizar as nações. Isso é completar nossa carreira, que tem muitos aspectos: pregar o evangelho, levar a família ao reino, nosso serviço ao Senhor. Que nos desembaracemos de todo peso e corramos a carreira adiante de nós, olhando firmemente para o Senhor.

GUARDAR A FÉ

1 Tm 1:3-4, 19; 4:1, 6; 6:10, 12, 21; 3:9; Ef 3:9; 5:32; 1 Tm 6:20; 2 Tm 1:12, 14; Ap 3:3, 8, 10-11; 1:3
Vamos agora para o último item: guardar a fé. A fé é o conteúdo de tudo o que Deus é e fez. A fé é as riquezas de Deus na sua economia divina, o conteúdo do evangelho completo; é algo objetivo, fora de nós.

Devemos manter a fé subjetiva intacta, sempre pronta para receber a fé objetiva. Isso só se faz com uma boa consciência. O contrário de guardar a fé é apostatar a fé, se desviar dela. Como guardar a fé? A melhor maneira é se alimentar da maneira da fé, assim ela fará parte da sua constituição orgânica. O Senhor nos adverte a guardar a fé, conservar, guardar a fé como um tesouro, o que é feito somente com uma consciência limpa. Devemos guardar Cristo e a igreja, todo o resto pode ser levado. Devemos guardar aquilo que Deus nos confia, aquilo que Deus nos entrega da fé objetiva.

Evitemos falatórios inúteis e discussões mentais para não perdermos o bom depósito. O Senhor depositou em nós tudo o que Ele é e fez, e cabe a nós guardar essa fé. A melhor maneira é entregar isso ao Senhor para que Ele a guarde. Devemos guardar tudo o que recebemos e ouvimos; guardar a fé é guardar a Palavra, que significa vivê-la e praticá-la. O inimigo vai fazer de tudo para fazer a fé, a palavra, vazar de nós. É uma luta guardar! É uma luta não nos esquecermos, mas vivermos. A parábola do semeador ilustra isso muito bem, quem guarda a palavra da perseverança será um vencedor, será guardado na hora da provação. Conservemos o que temos, isto é, seguremos bem a palavra para que ninguém a tome de nós. Nós já temos a coroa, já somos vencedores, basta conservarmos o que Deus nos deu para que ninguém tome.

Mt 14: 22-32; Lc 5: 3-5
Para finalizar, gostaria de definir o significado de “guardar a fé”. Temos a definição da fé Hb 11:1, mas, na prática, a fé é receber tudo o que Deus planejou, fez e deu a nós. Fé também é uma reação nossa à palavra de Deus, que vai crescendo à medida que agimos e reagimos com base nela. Nós ouvimos, cremos, recebemos e agimos, somente assim as coisas acontecem.

Pedro, baseado na palavra do Senhor Jesus (Vem! – v. 29), agiu.  Ele ouviu, creu, recebeu e saiu do barco (ele agiu). Isso é fé. Neste tempo do fim, muitos ouviram, creram, receberam, mas ainda não saíram do barco. Saiamos do barco! Somente assim experimentaremos um milagre em nossas vidas. Sob a palavra de Deus, ajamos, como Pedro fez ao pescar seguindo a palavra de Jesus, embora anteriormente tivesse fracassado. Guardar a palavra, guardar a fé, é ouvir a palavra do Senhor, crer nela, recebê-la, e praticar, agir em cima dela.

Os versículos de 2 Tm 4:7-8 são testemunho de um homem de Deus, de um bom ministro de Cristo Jesus, de um modelo a todos, que manifestou Deus na carne. Paulo pôde falar que combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé, e que a coroa da justiça estava reservada a ele. O que Paulo alcançou não é só para ele, é para nós também.

Não diga jamais que essa palavra não é para você, que você nunca foi alvo de profecia ou encarregado de algo; você foi sim. Talvez não tenha havido um Paulo fisicamente impondo as mãos sobre você, mas a palavra profética foi proferida a você. Você está combatendo o bom combate, correndo a carreira e guardando a fé. Talvez não tenhamos tempos para completar a carreira, todavia, relembremos:

  • Não é sobre você já ter ganho a guerra, mas ainda estar na luta;
  • Não é conseguir dizer que combateu o bom combate, mas ainda estar combatendo;
  • Não é sobre já ter cruzado a linha de chegada, mas permanecer correndo;

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *