Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (13)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade


Mens 13. O COMBATE, A CARREIRA, A FÉ

LB: 2 Tm 4:7

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 19/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

2 Tm 4:7-8
Quantos podem falar isso? De todos os servos de Deus que conhecemos, quantos servos de Deus ainda em vida? Paulo já estava ciente de que seu julgamento não teria chance nenhuma, todos o haviam abandonado, ele estava em seu segundo julgamento. Nero havia culpado os cristãos por conta do incêndio, como o irmão Pedro já explicou e, para agradar aos Romanos, Paulo foi preso e condenado. Ele já sabia que seria oferecido como libação, por isso falou essa frase.

Quando lemos esse versículo, qual a reação que temos? Encorajamento ou desencorajamento? Hoje, nós queremos ver que Paulo foi um modelo para nós e, ao longo da palavra, veremos que o que experimentou não foi só para ele e sim para o corpo de Cristo. Ele foi pioneiro, abriu caminho mais que qualquer outro apóstolo.

A segunda metade do v. 8, nos mostra que isso é para nós sim! Tudo o que tem sido falado nessa conferência é para você e eu! Se não fosse Deus não falaria! É Palavra Profética, para aplicar a nós em nossa vida! Para isso nós precisamos de tempo, e não sabemos se teremos tempo. Nessa pandemia, muitos irmãos foram arrebatados pelo Senhor. Esses irmãos estavam correndo, e isso é o importante! Essa promessa de que a coroa da justiça me está guardada o Senhor não deu apenas para Paulo, essa coroa o Senhor dará a todos quantos amam a Sua vinda, amam a Sua manifestação.

Esses dois versículos nos mostram o testemunho de um homem de Deus! Foi o que vimos nas últimas mensagens! Esse é o testemunho de um homem de Deus, um bom ministro, um modelo para todos, que viveu o mistério da piedade, que expressou Deus em seu viver, que manifestou Deus na carne. Ao ler esses dois versículos, não posso deixar de mencionar a nova revelação de estágio e estado que o Senhor nos deu, no dia 6 de dezembro quando o irmão Pedro mencionou.

Talvez, não tenhamos tanto tempo para atingir um estágio elevado, mas o Senhor olha nosso estado. Deus é misericordioso e isso nos enche de esperança. Se, por acaso, o Senhor tardar em voltar, nós podemos ter a chance de atingir um estágio mais elevado. O estágio tem relação com o galardão, mas o que queremos é entrar no Reino e para isso basta um estado adequado.

Fp 3:12-14
Quando escreveu Filipenses (em seu primeiro aprisionamento), Paulo ainda não podia afirmar tais palavras dos versículos 7 e 8 de 2 Timóteo. Essa porção de Fp 3 é o que chamamos de estado. Paulo não estava totalmente crescido, não havia chegado lá, mas prosseguia e esse é o estado, a atitude que devemos ter. Não sabemos se temos tempo, mas no tempo que tivermos, vamos prosseguir, ir para frente, não ficar parado se lamentando. Mas para que prossigo? Nós fomos conquistados por Cristo Jesus para ganhar algo, e esse algo é o Reino dos Céus, é ser vencedor, reinar com o Senhor. Fomos salvos para vencer. Fomos salvos com uma coroa nas mãos e quem a colocará em nossa cabeça é o Senhor.

Hoje, nossa situação é a mesma de Paulo quando essas palavras foram escritas! Mesmo o irmão Dong dizia que não havia alcançado! Não podemos ficar presos no passado, devemos dar graças ao Senhor pelos fracassos, porque podemos nos humilhar diante dEle. Isso nos ensina a sentir mais empatia, ter mais splaghnon dentro de nós. Que o Senhor nos encontre avançando para as coisas diante de nós, e tem muita coisa diante de nós! Nosso alvo é ser vencedor. Soberana vocação é o chamamento lá do alto!

Quanto ao combate, três coisas serão mencionadas. Vou falar o que não é e o que é para sermos vencedores. Não é o estágio, é o estado.

1) Quanto ao combate: não é se você já ganhou a guerra, é se você está na luta! Se o Senhor nos encontrar na luta, combatendo, seremos vencedores!
2) Quanto à carreira, a corrida: não é se cruzamos a linha de chegada, é se estamos correndo! Não importa se são trinta voltar, se sou um recém-salvo e estou na primeira volta, se o Senhor me encontrar correndo serei vencedor!
3) Quanto à guardar a fé: não é se já ganhamos toda a fé objetiva, talvez nossa fé ainda seja pequenininha, é se guardamos o que já ganhamos! Se guardamos, por pouco que seja, podemos ser vencedores!

Se o Senhor demorar a voltar, um dia talvez possamos dizer: Combati o bom combate… Para os irmãos que já partiram, o combate que eles tiveram de combater, o trecho que eles tiveram de correr, a fé que eles ganharam, eles guardaram.

Sobre combater o bom combate:

Nós estamos em uma guerra, lutamos contra Satanás e o reino das trevas e não contra carne e sangue, não contra forças políticas ou tendências sociais. Alguns brigam com irmãos por conta dessas coisas. Nosso combate é a favor dos interesses de Deus aqui na terra.

A palavra combate (2 Tm 4:7) é agonizomai de agon, e é daqui que veio a palavra em português “agonizar”, lutar pela vida até o final, até o último suspiro. O sentido original de agonizomai é estar em uma competição, competir nos jogos e, muitas vezes, na Grécia, esses jogos eram corporais. Também significa “esforçar-se”, lutamos com esforço pela nossa vida.

Esse combate é efetuado através de vários itens. Quais são as armas? São os itens que temos na coluna e base da verdade, são a fé, a verdade, as sãs palavras, a vida eterna que é o meio e o poder para podermos colocar todos esses itens externos a nós para dentro de nós e aí do lado interior é o combate através da piedade, de um viver para expressar a Deus e isso é uma luta.

Conhecer doutrinas não é difícil, mas viver é um verdadeiro combate. Podemos conhecer muito, mas quando estamos em casa, quando precisamos manifestar Deus em nossa casa não é fácil, é uma batalha, um combate. E esse combate é também através da nossa fé subjetiva, visto que, muitas vezes somos incrédulos, pois nós ouvimos a palavra e preferimos não crer nela, ou damos desconto à palavra, ou não agimos de acordo com ela. Isso é a palavra não acompanhada pela fé.

Tudo isso pode ser resumido em duas palavras: O EVANGELHO E O VIVER. Hoje, a grande missão e comissão que Deus tem para nós é pregar o evangelho e viver uma vida que expressa a Deus. O evangelho inclui a fé, as verdades e as sãs palavras, ao passo que o viver, inclui a piedade (um viver que expressa a Deus), a fé subjetiva (nossa reação a palavra de Deus), e nossa consciência. O meio que une esses dois aspectos é a Vida Eterna. Pelo evangelho, somos salvos da morte eterna. Pelo nosso viver, alcançamos o Reino.

1 Tm 1:18; 4:14
Primeiro temos o dever, um dever de que Paulo estava encarregando a Timóteo. Combater o bom combate é cumprir esse dever. Mas combater o bom combate é segundo as profecias de que antecipadamente Timóteo fora objeto. Baseado nelas combater o bom combate. Mas para Timóteo o que são essas profecias? Houve uma palavra especial da parte da liderança da igreja em que ele estava.

Havia um dom especial em Timóteo. Houve uma palavra e ele recebeu esse dom com a imposição das mãos, com a identificação da liderança da igreja. Hoje, as profecias são a palavra profética e estamos recebendo-as com muita frequência e nós somos objetos delas. Precisamos sentir a imposição de mãos e não é precipitado, é algo que o Espírito sabe para quem essa palavra profética está sendo dirigida. Essas profecias estão sendo proferidas a nós hoje! Todas as semanas têm sido proferidas, se temos um coração aberto sentiremos o poder. Por isso, no tempo dos sete espíritos, Deus diz: quem tem ouvidos para ouvir ouça. Devemos combater baseado nessas palavras! No dia do juízo ninguém vai poder dar a desculpa. Se estamos nessa reunião e estamos ouvindo, essas palavras são para nós.

No grego, a primeira palavra combate (1 Tm 1:18) é strateuomai, que quer dizer “ir para a batalha como soldado”, “liderar soldados para a batalha”, “servir”. Aqui, o significado é de ir para a guerra. Todos os dias quando saímos para trabalhar, em nosso viver diário, saímos para a guerra. O coordenador da equipe de colportagem dinâmica está liderando um grupo de soldados para a guerra. Essa guerra é contra o que? Contra ensinamentos diferentes, contra as fábulas e genealogias sem fim, contra as ideologias, contra as fake news, contra o mistério da iniquidade, contra a apostasia, contra o declínio e degradação da igreja. Fora e dentro da igreja, vigiando para que a degradação não entre. Nós estamos em tempo de guerra.

Quando a pandemia tomou dimensões mais sérias nos EUA foi levantado uma expressão chamada “economia de guerra”, é uma economia diferente da que se leva a cabo em um país em dias normais. Essa economia de guerra refere-se à aplicação de medidas econômicas extraordinárias para amenizar os efeitos econômicos que são prejudiciais decorrentes do evento excepcional, como uma guerra ou a pandemia.

Nós, hoje, não estamos vivendo dias normais, o tempo do fim se aproxima e estamos em tempo de guerra, temos que acordar, não podemos pensar que voltaremos a viver uma vida tranquila como era antes, tudo no mundo mudou. Agora, existem variantes deste vírus. Combater o bom combate firmado nas profecias. Nós precisamos adotar a economia de guerra na igreja agora, por isso o Senhor está convocando o exército dos jovens, está falando do milagre da aurora. Não podemos olhar para trás. Não vai mais voltar ao que era, precisamos olhar para frente. Como mudar minha vida e me adaptar à nova realidade para combater esse bom combate?

Hoje, nós precisamos ter um novo tipo de liderança, não mais nos moldes antigos. Precisamos conduzir o povo de Deus para ser vencedor, de uma liderança que esteja adaptada à situação atual, que possa cuidar dos irmãos no viver individual e diário, em suas dificuldades, mas também passar aos irmãos a palavra profética.

1 Tm 1:18; 1 Tm 1:11; Rm 2:16; 2 Co 4:4
Que dever é esse? É o evangelho. A linha subjacente, no subterrâneo do livro de Timóteo é o evangelho. O encargo de Paulo é o evangelho, o evangelho da glória, que nos leva a ser glorificado, o último estágio da plena salvação de Deus. Paulo havia sido encarregado disso. Não apenas Paulo, mas a mim e você também. Em Rm 2, fala da vinda do Senhor, do limiar e o padrão, isto é, o critério é o evangelho de Paulo. É esse evangelho da glória do Deus bendito. O Deus deste século não pode cegar nosso entendimento! Que nosso entendimento esteja aberto! Esse é o evangelho da Glória de Cristo, o evangelho da economia de Deus (1 Tm 1:4), do plano macro de Deus.

Nesses dias atuais, não podemos ser cristãos passivos, temos de ir diante de Deus e orar para que o Senhor nos dê o encargo, nos mostre qual é nossa missão. A pior coisa é servir a Deus sem uma missão. Ao visitar um irmão hospitalizado no hospital dos veteranos de guerra nos EUA, vi soldados que arriscaram suas vidas, perderam membros do seu corpo, mas eram guerras sem missão. Deus não encarrega todos com a mesma missão. Apesar de fazermos parte do mesmo corpo, os membros têm missões diferentes. Todos os membros são necessários.

Tt 1:3; 1 Tm 1:12 Fp 4:13
A palavra mandato só é usada nas epístolas de Timóteo e Tito. Nas outras, é segundo a vontade de Deus. No tempo do fim, a sensação é de urgência, é mandato de Deus, é ordem. Tem que fazer as coisas rápido. Somente quem foi encarregado por Deus, pode encarregar a outros. Sendo encarregados por Deus e passar essa missão adiante. Encargo é aquilo com que Deus nos encarrega. O evangelho do qual fui encarregado, designado para o ministério, isso é exteriormente. Muitas vezes, gostamos de ficar só nas coisas exteriores, mas não é só termos recebido encargo exteriormente, ou seja, cumprir um ministério exteriormente, mas também deve nos fortalecer interiormente, Cristo Jesus nosso Senhor. Nós precisamos ser fortalecidos hoje nesses dias difíceis. Não podemos ficar apáticos.

Mt 24:45-46; 25:21,23
Quem é considerado fiel? Fiel é aquele com quem o Senhor pode contar todos os momentos, todos os dias da semana. O estado é ser achado fazendo assim. A mesma frase é dita nesses versículos: “servo bom e fiel”. Somos considerados fiéis pela misericórdia do Senhor. Paulo era modelo, mas se sentia fraco e isso mostra sua humildade. Mas o Senhor o considerou fiel.

1 Tm 2:7; 2 Tm 1:11; At 26:16-19
Quando Paulo foi designado? Quando o Senhor o constituiu e o designou para pregar aos gentios. Aqui, ele havia sido designado, assim como todos nós.

1 Tm 1:13; 1 Tm 1:2, 16; 1 Co 7:25; 2 Co 4:1; 1 Tm 1:14
Não é questão de qualificação, mas de Deus ter nos escolhido. E Deus escolheu a mim e a você. Não há ninguém que era tão contrário à igreja como Paulo. Mostra a humildade de Paulo, sua origem, e isso dá esperança para nós, pois Deus é misericordioso conosco também! Se não fosse pela misericórdia do Senhor, poucos de nós estariam aqui hoje. Até a questão da nossa fidelidade é misericórdia do Senhor. Não é mérito nosso, não podemos desanimar. Misericórdia (1:13) e graça (1:14).

2 Tm 1:9, 2:1; Tt 2:11, 3:7; 1 Co 15:10; 2 Co 12:9
Agora veremos sobre graça. Sou o que sou não por meu mérito, mas pela graça de Deus. Que a graça que o Senhor nos concedeu não se torne vã. Nosso dever e nosso chamamento são sustentados pela graça. Nos sentimos fracos? Graças a Deus. Quando nos sentimos fracos, estamos abertos para que a graça de Deus repouse sobre nós. Sabemos que a misericórdia alcança mais longe que a graça, e nossa reação está no versículo 14 de 1 Tm: é transbordar!

1 Tm 1:15; 3:1; 4:9; 2 Tm 2:11; Tt 3:8; Mt 9:13
Fiel é a palavra. Essa expressão só existe em 1 Tm e Tito porque a palavra é colocada em xeque aqui, exatamente como no dia de hoje. Paulo precisava reafirmar isso. Pela misericórdia do Senhor, o que é ministrado não é nosso, só falamos a fiel palavra do Senhor. Vamos crer na palavra, não olhar para outras coisas. Uma das principais missões de Paulo era pregar o evangelho. Deus deseja que todos os homens sejam salvos, mas não apenas salvos, que cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Por isso praticamos a colportagem dinâmica, para salvar tanto incrédulos como cristãos que vivem como aqueles. Essa palavra é que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores! Do qual Paulo se considerava o principal.

1 Tm 1:16-17
Paulo serve de modelo. O que aconteceu com ele pode acontecer conosco, ele apenas abriu o caminho. Se cremos no Senhor Jesus para a vida eterna, podemos ser como Paulo seguindo os mesmos caminhos que ele. Imortal em grego é incorruptível. Qual o contexto desse versículo? Paulo dizia que a igreja estava em declínio, a igreja estava se deteriorando, o mundo estava cheio de impiedade, mas Deus é imortal, Deus jamais muda, Ele permanece o mesmo, o Rei Eterno. O Deus que lhe encarregou o evangelho é este Deus!

1 Tm 6:12; Mt 19:16-23
Outro versículo que fala de combate. Aqui a palavra combate é agonizomai também. Paulo encarava o ministério como uma guerra, como um combate. E nós sabemos que é. É uma luta todos os dias ir diante do Senhor e saber o que falar. Combater o bom combate também significa fazer isso para entrar no Reino. Nada neste mundo vai nos ajudar a entrar no Reino. Nós estamos na contramão da boiada. Por isso é tão difícil, por isso é um combate. E aí vem a ordem: toma posse da vida eterna.

Uma coisa é ter a vida eterna; outra, é entrar na vida eterna! Se recebemos o Senhor e nascemos de novo, já entramos no Reino de Deus, mas para entrar no Reino dos céus precisamos ter um viver, fazer a vontade de Deus. Não é só ter a vida eterna e nós já a temos, nós estaremos da Nova Jerusalém, mas o que queremos é estar no Reino! E para isso precisamos viver essa vida hoje, agora! Tomar posse do poder para nos capacitar e fortalecer para combatermos o bom combate.

Em Mateus 19 vemos um jovem que sabe todos os protocolos da vida da igreja. Ele estava preocupado em ter a vida eterna. Não é só ter, precisamos entrar na vida. Tomar posse da vida eterna. Fala do jovem rico que, quando ouviu que tinha que seguir e servir ao Senhor, não conseguiu. Não é suficiente ter, mas tomar posse!

2 Co 10:3-5
Não combatemos segundo a carne. Combater o bom combate hoje é na mente! Precisamos exercitar o espírito para combater o bom combate contra as ideologias, fake news, bombardeio da mídia.

2 Tm 2:3-4; Nm 4:21-23
Nenhum soldado se enreda, se entrelaça em negócios desta vida. Especialmente jovens, nosso General tem os arregimentado. Aqui a palavra como soldado e servir como um é strateuomai. Servir a Deus é uma guerra e a prova disso está em Números. O serviço sacerdotal era considerado serviço militar. Gérson era um dos filhos de Levi, sacerdotes. Quando lemos Serviço pensamos em sacerdotal, mas aqui a palavra é tsaba, que significa serviço militar! Os levitas eram soldados, seu serviço era militar.

Mt 13:22; Lc 14:17-20; Lc 9:57-60, 62
Sufocar é enredar, entrelaçar. Isso deixa a terra infrutífera. O Senhor convida as pessoas, mas sempre há uma desculpa para não atender ao Seu convite. São coisas que nos enredam. Se queremos ser soldados de Cristo, não podemos ser enredados, se envolver com as coisas dessa vida. Muitas coisas podem nos enredar! Sempre haverá algo!  Se queremos ser vencedores, não podemos olhar para trás. Se olharmos para trás, acabou. É uma questão de atitude, de estado. Se estivermos com a mão no arado, olhando para frente, seremos vencedores.

2 Tm 2:5; 1 Co 9:25
Atleta aqui é competir em uma luta. Precisamos conhecer a palavra fundamental e a palavra profética, estas são as normas para lutar. Foram passadas muitas palavras que mostram como devemos proceder na casa de Deus. No grego, atleta (9:25) é agonisomai  todo aquele que luta nos jogos. Tem que exercitar o espírito, o espírito tem que dominar. Tudo aqui é no contexto de entrar no Reino e ser um vencedor.

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé (2 Tm 4:7) é o testemunho de um homem de Deus, um bom ministro de Cristo Jesus, um modelo para todos nós, um homem que viveu o mistério da piedade, que manifestou Deus na carne. Vamos amar a vinda do Senhor e Sua manifestação. Vamos nos alistar, hoje à noite temos um encontro com o Senhor e, por Sua graça e misericórdia, recebermos uma missão de sermos bons soldados de Cristo, combater o bom combate, ser encarregado de algo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *