Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (19)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

 


Mens 19
. O EVANGELHO DA GLÓRIA DE DEUS
LB: 
1 Tm 1:11

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do local de reuniões da Igreja em Piracicaba-SP, em 05/03/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Na semana passada não foi possível terminar o assunto da mensagem: reavivar a chama do dom de Deus, baseado em 2 Tm 1:6. Esta noite queremos lembrar a todos os irmãos para mantermos viva a chama do dom de Deus que Ele nos concedeu ao impor as mãos sobre nós. Cabe a nós, agora, receber de Deus essa imposição de mãos e identificar qual a missão que Deus deu a cada um de nós.

Deus quer encher a terra do evangelho. Mas o inimigo não quer que esse evangelho se propague, ele quer barrar o evangelho por meio de apagar o fogo que há em nós. Ele não teme nosso conhecimento ou teologia, o que o inimigo teme é um viver que expressa a Deus: o mistério da piedade. E o mistério da iniquidade tem total liberdade hoje. Mistério é algo oculto que trabalha nos bastidores. Todos estão relaxados tomando danos dessa iniquidade sem perceber. Não é uma estrutura e formalidade que nos faz estar bem diante de Deus, isso é apenas uma casca sem conteúdo. Tem forma de piedade, mas falta o poder.

O tema desta noite é uma continuação: O evangelho da glória de Deus. O versículo que faltou completar semana passada é 2 Tm 1:7, dizendo que para o evangelho não podemos ser covardes. A figura que o Senhor tem destacado hoje para nós é o exército, as gotas do orvalho. Deus precisa dos jovens, e também dos irmãos mais veteranos, mais velhos! Todos nós precisamos estar na linha de frente, com fogo, direção, orientação, experiência.

1 Tm 1:11
Por que evangelho da glória de Deus?
Todos recebemos uma missão, um encargo celestial. O evangelho da glória do Deus bendito. Um Deus que quer nos abençoar. Essa glória é a etapa final do evangelho. O que se prega hoje é o evangelho da prosperidade, ser salvo do inferno, ter a cura de Deus de problemas, enfermidades e ir para o céu. Isso não é o evangelho! O verdadeiro evangelho é o evangelho da glória de Deus! Deus não quer nos salvar para nos levar a um lugar chamado céu, Deus nos salvou para nos unir a Ele! “Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem AO PAI, senão por mim!”

Desde o início o que Deus queria era unir-se ao homem. Quem foi o Deus que apareceu para Moisés? O Deus da glória, fogo consumidor. E Moisés era simplesmente uma sarça consumível, mas Deus falou que queria ser um com a sarça, morar nela e queimar nela. Sem a sarça, o fogo não poderia existir! Deus redimiu a sarça, salvou-a, entrou nela para morar. E quem é essa sarça? Você e eu! Deus mora em mim! Aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele!

Nosso destino é a glória, não é uma coisa exterior. Deus quer que o homem participe da Sua glória, da Sua unidade e harmonia. Essa união culmina na Nova Jerusalém è eis o tabernáculo de Deus com o homem. No final, temos uma entidade – o Espírito e a Noiva unidos dizem “VEM!”.

Ao pregar o evangelho devemos ter uma visão mais elevada, nossa missão é unir as pessoas com Deus. O livro de Romanos é transformar um pecador em um filho, filho novo, recém-nascido, téknon. E através da vida da igreja, do cuidado e amadurecimento ele se torna um filho huios. Mas ainda não é suficiente, precisamos mostrar para esse filho que embora esteja amadurecendo precisa conhecer a vontade de Deus, sua missão. O objetivo final de Deus não é apenas ter um filho maduro em idade, mas fazer a vontade do Pai, transformado em um Herdeiro.

E, usando os passos da plena salvação de Deus, Cristo já fez tudo. Ele veio e realizou a propiciação por nós naquela cruz. Ele nos reconciliou com Deus e nos justificou (Rm 5:10). Isso é o evangelho. Então vem a justificação subjetiva, a santificação, a transformação, a conformação e, no final, a glorificação. Deus e o homem totalmente unidos, mesclados. Com a ressalva de que o homem jamais poderá participar da deidade de Deus, mas participa da Sua vida e natureza. Seremos como Ele porque o veremos como Ele é. Virá na Sua glória dos céus, mas será glorificado de dentro de nós também (2 Ts).

1 Ts 2:12
Deus não nos chama para o céu, mas para Seu reino e glória! Isso é o evangelho da glória. Deus não prometeu céu pra ninguém. Nós participaremos do Reino e Glória do Senhor.

Rm 8:17; 2 Co 4:17; At 14:22; Sl 23
No evangelho existe o sofrimento. Não ouça o evangelho água com açúcar. Temos que seguir nas mesmas pegadas que Jesus. Se nosso mestre sofreu também vamos sofrer, mas não sozinhos. O Evangelho é boa nova e essa boa notícia é que não estaremos sozinhos e sim com Ele! Para a maturidade precisa sofrer. Mas isso é leve comparado à glória que está sendo produzida em nós!

Vamos permanecer firmes na fé, mesmo através de muitas tribulações, isso é necessário para entrar no Reino de Deus. Não há atalho. Todos temos que passar pelo vale da sombra da morte, mas o pastor está conosco. Seu bordão e cajado nos consolam.

O Hino 126 diz:
Oh! que milagre, meu Senhor:
Estou em Ti, em mim estás;
E realmente somos um;
Quem tal mistério sondará?

É um mistério, mas um milagre. A sarça e o fogo unidos. Isso é o evangelho da glória de Deus. Retomando de onde paramos na semana passada:

Vimos a maravilha do espírito humano, esse espírito está unido ao Espírito de Deus. E vimos o exemplo da sarça ardente. Hoje, a igreja é uma sarça ardente gigantesca, um lugar que aparentemente não é tão bonito, mas há fogo em cima queimando. Durante o dia vemos a coluna de nuvem conduzindo o povo de Deus, mas de noite, que simboliza a era tenebrosa que vivemos hoje (a igreja passa por uma noite prolongada aguardando a aurora), enquanto aguardamos, temos a coluna de fogo sobre esse tabernáculo, a sarça, que somos nós: a habitação de Deus. Deus morava com a sarça, com o povo de Israel, e agora mora na igreja, a habitação de Deus no espírito.

Onde queimamos? No Espírito. O homem tem três partes: corpo, alma e espírito. Para ajudar na compreensão do homem tripartido, segue o diagrama abaixo:


Obs: o diagrama não foi apresentado pelo irmão Ezra durante a mensagem. É uma contribuição deste blog.

Rm 12:11; Rm 12:1-2
Nesse tempo do fim não podemos ser preguiçosos. Devemos ferver. Esse é o modo de servir ao Senhor. Não podemos servir ao Senhor apenas no formato, na aparência. É interessante que esse versículo está localizado no capítulo 12 onde se fala de corpo e mente. Cada um com suas três partes, alma e espírito. A mente é a principal parte da alma, nossa alma precisa ser transformada. O que esse capítulo mostra é que o corpo deve ser apresentado: “eis-me aqui Senhor”. A alma tem que ser transformada e o espírito tem que queimar! O inimigo tenta neutralizar o nosso espírito.

At 18:25
Apolo conheceu o caminho do Senhor, mas o principal nele era o queimar no espírito. Quando ele falava conseguia pôr fogo nas pessoas.

Lc 24:1-35
Quando Jesus ressuscitou os anjos que apareceram explicaram para as mulheres o que havia ocorrido. Nesse contexto, podemos ver que as mulheres são muito especiais. Graças a Deus pelo ministério das mulheres.

Pedro, indo confirmar a ressurreição voltou para casa maravilhado. Dois dos discípulos estavam indo para casa no caminho de Emaús e Jesus passou a caminhar com eles, mas eles não o reconheciam. E explicaram para ele o que havia ocorrido nos últimos dias. Jesus começou a falar, e citou o evangelho da Glória! Deus quer conduzir muitos filhos à Glória! Jesus deu uma aula sobre profecias para esses discípulos nesse momento. Quando ia embora os discípulos pediram para que Ele ficasse, foi hospedado com eles e quando partiu o pão é que caiu a ficha dos discípulos. Nesse momento é que Ele desapareceu.

No versículo 32 os discípulos falaram sobre arder o coração! Quando estamos conectados com Cristo temos fogo! Ao abrirmos a boca, o coração das pessoas começa a queimar. O evangelho da glória de Deus é podermos pôr fogo no coração das pessoas.

Aqueles que foram chamados por Deus, que Deus preservou até agora no tempo do fim, não terão paz enquanto o fogo não queimar em cada um de nós! Só teremos paz e alegria quando o fogo começar a queimar como uma fogueira dentro de cada um de nós. Fomos chamados para queimar! Deus quer atear fogo em toda a terra, o fogo do evangelho.

Lembro quando o Witness Lee deu testemunho sobre o irmão Dong que com apenas alguns capítulos de Genesis que falam sobre o jumento atado à videira, o irmão Dong pôs fogo em toda América do Sul. Por onde quer que passemos, temos que pôr fogo.

2 Tm 1:7; 1 Tm 1:18; 4:14, 7-8
A covardia referida aqui é timidez, é medo, é ter um espírito apagado. É um espírito que rejeita a palavra. É uma mentira contada pelo inimigo. A humildade não deve neutralizar nossa função. Quando temos o Senhor, o fogo, devemos dizer: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Deus nos tem encarregado, segundo as palavras proféticas, de combater o bom combate… Não devemos ser negligentes com o dom que o Senhor nos tem concedido mediante a palavra profética. Existe uma identificação, essa é a imposição de mãos: receber a missão de Deus.

Devemos exercitar nosso espírito. A piedade é uma vida que expressa a Deus. Ele é Espírito e para podermos expressá-lo devemos viver e andar no espírito. Naquele tempo o exercício físico não era para manutenção da saúde, mas de competição, para ganhar um prêmio. Esse exercício era pouco proveitoso. Era uma coroa temporária. O exercício para piedade era proveitoso para tudo, para vida presente e para a que há de vir.

O exercício espiritual é nos conectar com Deus. Precisamos fazer um esforço. Para isso temos o nome do Senhor Jesus. Invocamos para voltar à presença do Senhor, para estar sempre consciente na presença do Senhor. Envolve o exercício das três partes do espírito: consciência, comunhão e intuição, sendo este último espontâneo. A consciência é passiva servindo como uma lâmpada de alerta. Mas a comunhão é algo que precisa ser exercitada. Estarmos conectados com Deus. O que o mundo e as coisas do dia a dia fazem é nos desconectar, para haver a reconexão é necessário despender esforço.

1 Tm 1:5, 19; 3:9; 1 Tm 4:2; 2 Tm 1:3; Rm 1:9; At 23:1; At 24:16; Hb 9:14
Precisamos ter uma consciência limpa e boa. Temos o sangue precioso de Cristo, sempre podemos aplicar o sangue de Jesus. Quando aplicamos o sangue, a alegria volta. Um dos alvos do ataque do inimigo, tirar de nós a consciência do pecado. Não temos então mais sensibilidade. Isso é representado pela lepra. O inimigo quer manchar nossa consciência com manchas que não nos permitem sentir mais nada, cauterizando nossa consciência e então, o fogo se apaga.

Para servir a Deus, devemos servir com consciência pura. Esse é um espírito que queima. Em qualquer serviço devemos exercitar o espírito. E é crucial que os adoradores, que aqueles que O contatam o façam em realidade.

2 Tm 4:22; Rm 8:16; Ef 5:18
O Senhor é com nosso espírito. Por fora as coisas podem não parecer boas, mas para que haja sempre fogo em nós. Exercitar o espírito para estarmos com o Senhor.

Quando exercitamos esse espírito, criamos um canal direto com Deus e a revelação de coisas especiais. Hoje, possuímos ferramentas para nos ajudar a encher-nos do Espírito. E quando usamos o espírito ele queima.

Ef 3:16; 6:10; Cl 3:14; 1 Tm 3:2; Tt 1:8, 2:2-3, 6; 1 Ts 5:1-8; 2 Tm 4:5; 1 Pe 1:13; 4:7, 5:8; Rm 8:5-6
Reavivar o dom de Deus é o dom de evangelista. Este era o ministério de Timóteo. Assim como foi dado a Paulo, de pregar o evangelho das insondáveis riquezas de cristo aos gentios, esse é o evangelho da glória de Deus. Esse evangelho é o que o mundo precisa hoje. Deus nos deu um espírito de poder! E essa palavra é dynamis, voltado para vontade.

O estado de covardia é aquele que afeta nossa alma. Mas o espírito que Deus nos deu é um espírito que satura nossa alma: mente (moderação), vontade (poder de decisão, reação), emoção (amor).

Todo aquele que quiser, venha. Isso é o que a Bíblia promete. Oração de poder é alinhar a vontade na terra com a vontade no céu. O problema de Deus hoje é que no universo há duas vontades, a de Deus e a do homem. Aparentemente Deus fez algo que talvez se arrependa, Ele deu ao homem o poder de decisão. Quando a vontade do homem não está alinhada à vontade de Deus Ele não pode fazer nada. Deus está preso no tempo e no espaço, no livre arbítrio do homem. Por isso Deus deseja terminar logo com essa era. Mas enquanto a igreja não se alinhar com Deus, Ele não pode agir.

Quando o espírito queima a reação é amar as pessoas. O evangelho só existe quando há amor, se não é apenas tarefa, peso. Precisamos ter o espírito do evangelho. Quando amamos as pessoas, amamos pregar o evangelho. O evangelho não é um peso. Não somos obrigados a fazer. Se amamos a Deus, amamos os homens e pregamos o evangelho.

Moderação se refere à mente sã, equilibrada, sóbria. O ladrão da noite sempre quer nos pegar de surpresa. Quando todos baixarem a guarda, estes serão momentos anteriores ao nosso arrebatamento. Mas nós não estamos em trevas. Somos filhos da luz e do dia. Nós temos fogo. Vigiemos e sejamos sóbrios. O segredo para isso é exercitar e queimar no espírito, colocar a mente no espírito. Essa mente é uma mente sã e equilibrada, e gera vida e paz para que queimemos.

2 Pe 1:16-19
Não estamos inventando coisa, somos testemunhas. A palavra profética nos está confirmada. E até que chegue a aurora. A estrela da alva é bem no início da aurora, é para os vencedores. Para isso não podemos ter um espírito de covardia, mas de poder, amor e mente equilibrada.

Em todas as epístolas de Paulo o pensamento subjacente (sub = por baixo, jacente = como base), a base que não enxergamos, é o evangelho. Se olharmos cuidadosamente em Timóteo também é o evangelho. O procedimento para manter a igreja funcionando é pregar o evangelho. O evangelho é esta economia de Deus. Não é um evangelho qualquer, é um evangelho completo, a plena salvação de Deus.

Na próxima reunião veremos as menções do evangelho dentro deste encargo do evangelho da glória de Deus. Paulo queimava pelo evangelho, dizendo: “Ai de mim se não pregar o evangelho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *