Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (18)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade


Mens 16
. A ERA DOS SETE ESPÍRITOS
LB: Ap 1:4-6

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da igreja em São Paulo, São Paulo/SP, em 28/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Muito bem-vindos. Ainda estamos no escopo da Conferencia Internacional Fev/21. Teremos 4 finais de semana para completar a série de mensagens que comporão o Alimento Diário sobre A Igreja: coluna e base da verdade. A mensagem de hoje é A era dos sete Espíritos, com base em Ap 1:4-6.

INTRODUÇÃO
O Espírito é maravilhoso e hoje estamos debaixo de Sua administração. Ele é onipresente e todo-poderoso para fazer o que não podemos. O irmão Ezra Ma falou uma mensagem muito esclarecedora na última sexta-feira (Mensagem 17). Ele falou que somos apenas um espinheiro, uma sarça, que machuca as pessoas que se aproximam de nós. As pessoas mais íntimas são as mais feridas por nós. Mas fomos escolhidos para estar em um lugar santo, onde este espinheiro é usado para sustentar o fogo santo de Deus. Nós, que éramos inúteis e imprestáveis, servindo apenas para ferir os outros, podemos hoje ser o sustentáculo para que o fogo de Deus arda por meio de nós. O Espírito está trabalhando em nós, na Sua igreja, e o resultado desta obra será que essa sarça se tornará uma coluna e uma base para sustentar a própria verdade, que é Deus. Ele está infundindo Sua verdade em nós pela Palavra que nos dispensa. Sua palavra está nos constituindo com essa realidade de Deus.

O MOMENTO DA AURORA
Deus ainda tem muito a nos dizer, porque Ele quer nos conduzir até a Sua vinda. Vivemos um momento muito especial. Embora pessoalmente eu admire os apóstolos que o Senhor escolheu no primeiro século, os 12 apóstolos, liderados por Pedro e João, que tiveram um começo impetuoso. Também, mais tarde, o Senhor levantou que fora perseguidor da igreja, o apóstolo Paulo, para revelar os mistérios de Deus. Eu o admiro muito. A maior parte da economia de Deus no Novo Testamento foi revelada por este apóstolo como canal. Mais tarde, o Senhor levantou o ministério do apóstolo João, mas nenhum deles tiveram a oportunidade de presenciar o momento da aurora como nós. Muitos servos de Deus que vieram antes de nós também não tiveram chance de experimentar esse momento tão especial como estamos experimentando. Sinta-se privilegiado de vivermos nessa época. Estamos presenciando com nossos olhos o que o Senhor está fazendo. O que temos visto é algo impossível de ser feito por homens.

Ontem tivemos o Avança, Jovem! Esses jovens estão cheios do fogo, que não se pode conter. Houve mais de 1.000 pontos de conexão no YouTube. Por trás de um ponto de conexão há várias pessoas participando. Calculamos em torno de 7.000 jovens participando do Avança, Jovem! de ontem. É um milagre. Em um momento em que a pressão do mundo é tão grande, os jovens da igreja deveriam ser abafados pelas ideologias que estão se espalhando para tentar derrubar a própria verdade. O pouco de base na palavra de Deus que a sociedade tinha está sendo removida. Mas nem tosos sucumbiram a isso! O Senhor está levantando muitos jovens que, em lugar de amar o mundo e ficar apáticos como os demais, estão se levantando para ficar do lado do Senhor e trazer o reino de Deus de volta. Isso é o milagre da aurora!

Os nossos colportores também estão fazendo um milagre. Estamos atingindo quase 10 mil livros todos os dias, mesmo com todas as restrições que estamos vivendo. Estamos em um momento muito especial. O Espírito está fazendo algo muito especial. As ferramentas que o Senhor nos deu estão sendo usadas a plena força.

Quero trazer a definição da aurora: é a transição da noite para o dia, quando os primeiros raios de luz anunciam o início de um novo dia. A definição científica é: um momento único definido pelo ângulo de elevação solar, que é a posição do sol em relação ao horizonte. A linha do horizonte é a referência que define o momento da aurora, que tem três níveis.

1) Aurora astronômica: O centro geométrico do disco do sol está 18 graus abaixo do horizonte. Somente os astrônomos conseguem observar a diminuição do brilho das estrelas e das galáxias quando o sol passa desse ponto. Apenas os especialistas a identificam nesse momento.

2) Aurora náutica: Está 12 graus abaixo do horizonte. A luz refletida pela atmosfera é geralmente suficiente para distinguir o céu da terra ou da água, numa condição climática favorável. De maneira prática, os navegadores já conseguem distinguir no horizonte onde começa a terra e onde começa o céu.

3) Aurora civil: Está 6 graus abaixo do horizonte. O céu é envolvido com uma cor laranja brilhante ou amarela. Somente as estrelas ou planetas mais brilhantes, tais como Vênus e Júpiter, são visíveis a olho nu. Neste momento os cidadãos comuns já percebem o momento da aurora.

Quando o sol chega ao nível do horizonte, o dia já amanheceu. Se o sol chegar nesse ponto do amanhecer, já será tarde para nós. Se você almeja receber a vinda secreta do Senhor não é no amanhecer, quando o Senhor aparecerá publicamente para todos para julgamento.

Espiritualmente estamos na época da aurora astronômica, quando o sol está a 18º. Os especialistas, os profetas de Deus, podem já nos falar a Palavra mostrando que a aurora já começou. Precisamos nos preparar para a vinda secreta do Senhor. Creio que essa vinda secreta será na aurora náutica, quando na prática já se consegue distinguir o céu da terra, porque a luz já dá a distinção. A maioria ainda não perceberá, mas os especialistas em navegação podem discernir. Queremos receber o Senhor na “aurora náutica”. Dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro. Duas estarão no moinho, uma será tomada e deixada a outra. É nesse momento que a vinda secreta do Senhor ocorrerá.

Só temos a diferença de 6º para nos preparar. Não espere chegar o tempo em que todos veem o dia chegando. Nessa hora, o grande acordo já estrará ocorrendo e sua quebra será iminente, com o início da grande tribulação. Não queremos estar aqui naquele momento.

O DIA DO SENHOR VEM COMO LADRÃO DE NOITE – 1 Ts 5:1-8
O dia do Senhor vem como ladrão de noite. Somente os “astrônomos especialistas” percebem quando Ele está chegando. Quando as pessoas comuns pensarem estar em paz e segurança, serão surpreendidos. A partir da aurora civil até o amanhecer já será tarde (vs. 1-3).

Nós não estamos em trevas para que o dia, como ladrão, nos apanhe de surpresa. Nós todos somos do dia e não da noite. Vivemos uma noite escura desde que nosso Senhor Jesus ascendeu. A igreja vive a era da noite. Ela é a lua que reflete a luz do sol no tempo da noite escura (vs. 4-5). Temos de entender que não somos como os homens do mundo. Todos eles se embriagam e dormem porque são da noite. Mas nós não somos da noite. Os jovens universitários têm de entender que não são como os demais. vocês não são das trevas nem da noite, mas do dia. Portanto, sendo do dia, esperamos o dia. Muitas pessoas amam as coisas da noite. Mas nós vigiamos e somos sóbrios. Não dormimos como os demais. Muitos vivem relaxadamente e se esquecem do dia, embriagando-se com os prazeres do mundo.

Especialmente os jovens, não pertencem à noite, mas ao dia. Este é o momento de mudar de estado. Se até hoje vivemos sem interesse, agora a aurora está operando um milagre pelo Espírito, que é fogo consumidor e está agindo. É o momento de estar em um estado de vigilância, sendo sóbrios. Não podemos ser levados pela maré descendo rio abaixo. Somos peixes vivos que sobem a correnteza. Nós precisamos mudar de estado.

Alguns dirão que mudaram de estado em 06/12, mas perguntam até quanto tempo precisarão ficar nesse novo estado. Você deve permanecer nesse estado de vigilância e sobriedade neste estado até aa vinda do Senhor. Se você permanecer neste estado por mais tempo, seu estágio também aumentará. Vale a pena vigiar e ser sóbrio (vs. 6-8).

Alcançar a salvação (v. 9) refere-se ao galardão do reino. A ira para um crente é ir para as trevas exteriores e ranger de dentes durante o milênio por ainda ter em si coisas a ser tratadas por Deus. O Senhor morreu por nós para que, enquanto estivermos vivos, estejamos em estado de vigilância. Paulo não falou quer vivo ou morto, mas falou quer vigiemos ou durmamos. É necessário estar vivendo em estado de vigilância (v. 10).

OS TRABALHADORES DA UNDÉCIMA HORA – Mt 20:1-16
Em Genesis 24 vimos que o servo mais antigo, representando o Espírito, administra os bens da casa de Abrão, que prefigura Deus Pai. Em Lucas registra que quando o Senhor Jesus morreu e ressuscitou, foi exaltado à direita de Deus e determinou aos discípulos que aguardassem até que lhes fosse cumprida a promessa do envio do Espírito. Isso aconteceu no dia de Pentecostes para os judeus e, mais tarde, na casa de Cornélio para os gentios. Então, todos os que creem em Jesus são batizados no Espírito e envolvidos com o Espírito.

É o Espírito quem atua para administrar a casa de Deus. Ele está chamando os desocupados para trabalhar na vinha. A casa de Deus não é um lugar de se falar de teologia, mas é uma vinha. Não estamos aqui só para estudar teologia, mas para de fato produzir frutos para o Pai.

Os trabalhadores deveriam ser chamados apenas até a 9ª hora. No entanto, há um grupo de trabalhadores diferenciados. É nessa última hora que aurora ocorre. Somos os trabalhadores da última hora porque é durante o nossos trabalho que acontece a aurora. Durante a aurora, os que deveriam estar apáticos, são despertados.

Por isso, em Salmos 110 vemos que o Pai diz ao Filho que o Seu povo se apresentará voluntariamente. Hoje o Espírito está trabalhando na igreja, mas no momento da aurora, algo ocorre que faz com que o povo se apresente voluntariamente. O milagre da aurora faz com que algo queime em nós. Neste tempo, nos montes santos, que é em Sião, Deus terá o Seu exército de jovens santos. De repente, o Senhor começa a despertar jovens. Meninos e meninas compartilharam ontem como de repente foram despertados e vimos como amadureceram em tão pouco tempo. Quando chega o tempo da aurora, os milagres acontecem. Vamos manter nosso estado de vigilância para experimentarmos isso.

O PEQUENINO REBANHO – Lc 12:22-48
Tudo que vimos nos últimos meses diz respeito à vinda do Senhor.
Este pequenino rebanho está dentre a totalidade da igreja. Ela tem muitos membros, mas nem todos estão vigiando e sendo sóbrios. Graças a Deus, que Ele tem esse pequenino rebanho que herdará o reino. Você quer fazer parte deste reino? Para isso, em primeiro lugar, devemos não andar ansiosos pela nossa vida. Em segundo lugar, devemos guardar nosso tesouro nos céus. Em terceiro lugar, Ele mostra que os homens que compõe esse pequeno rebanho são os que esperam o Senhor. Paulo disse que a coroa da justiça estava guardada para ele, mas que ela estava reservada também para todos que amam a vinda do Senhor. Nós aguardamos tanto a vinda do Senhor que, quando Ele chegar, seremos os primeiros a Lhe abrir a porta.

Eles estão alimentando os conservos. Deus nos mandou pregar o evangelho. Deus está fazendo o resto. Somos um número muito pequeno e insignificante no mundo, mas estamos influenciando a sociedade por meio do Posso orar por você? Os que estão acompanhando pelo YouTube estão começando a buscar reunir com a igreja. Muitos que procuravam a igreja estão agora nos procurando. Eles querem a palavra segundo a verdade. Os que nos procuram querem saber qual é a dica para o sucesso que estão vendo entre nós. Dizemos a eles que não há segredo nenhum. A única coisa que temos é a benção do Espírito por meio da palavra profética. Essa palavra é que nos dá a direção como uma candeia. Nos anos 70 a 90 pensavam que havia entre os cooperadores do irmão Dong pessoas muito capazes, mas não há ninguém capaz aqui. Quem faz as coisas é o Espírito Santo. Simplesmente seguimos a palavra profética e ela faz a obra. Essa é a realidade no pequenino rebanho.

Estou mencionando todos esses itens para que vejamos que todos eles têm a ver com a vinda do Senhor.

A IGREJA EM FILADÉLFIA – Ap 3:7-11
Guardamos a palavra e não negamos o nome do Senhor. Nós amamos a palavra do Senhor. Amamos a palavra fundamental da Bíblia e amamos a palavra profética que nos dá a direção. Também não negamos o nome do Senhor. Em nossa boca está sempre o invocar o nome do Senhor. Somos carentes do Senhor e é o Seu nome que nos faz respirar. Embora tenhamos pouca força, temos uma porta aberta. Somos pequenos e não temos força, mas em plena pandemia estamos distribuindo mais de 2 milhões de livros por ano. Satanás pode tentar barrar a benção, mas o Senhor colocou uma porta aberta diante de nós que ninguém poderá fechar. Quem abriu essa porta e nos falou isso é Aquele que tem a chave de Davi. Ele tem a chave do reino.

Deus promete à igreja em Filadélfia o livramento da grande tribulação, porque é uma igreja formada de vencedores. Vamos mudar para um estado de vigilância. Queremos nos entregar com os cinco pães e dois peixes que temos. Para a igreja em Filadélfia o Senhor diz que vem sem demora. A aurora já está aí. A igreja em Filadélfia tem a coroa por causa de seu estado de vigilância. Pelo milagre da aurora, muitos mudamos o estado para a vigilância. Este estado de vencedor lhe dá direito à coroa, que precisa ser conservada. Não voltemos atrás, mas por causa da vinda do Senhor, conservemos o que temos.

Ct 6:10 KJA
No passado entendemos doutrinariamente esse versículo, mas no momento da aurora a realidade chegou.

Que é essa que desponta nas alturas como a luz do alvorecer, linda como a lua, brilhante como o sol, magnífica como um exército desfilando com suas bandeiras? Ct 6:10 KJA

Essa é a igreja em Sião, a igreja em Filadélfia, a igreja do pequenino rebanho e dos trabalhadores da última hora. Essa é a igreja que surgiu como realidade no momento da aurora. Se os vencedores mantiverem o estado de vigilância, cumprirão sua missão na terra. Nossa missão é pregar o evangelho completo na terra. Tudo que temos na obra do Senhor, os livros, as transmissões, são para todas as pessoas. Contudo, nem todos virão a estar sob nosso cuidado. Temos obrigação de pregar o evangelho e falar a palavra profética para todos, mas apenas alguns o Senhor enviará para a igreja para serem cuidados por nós. Por estes, nós somos responsáveis. Os que o Senhor nos confiou precisam ser levados por nós a fazer parte dos 144 mil vencedores. Este é o nosso objetivo.

Nosso trabalho não termina aqui. Quando chegar perto da vinda secreta do Senhor os vencedores serão arrebatados até o trono de Deus e nos juntaremos a Cristo no terceiro céu. Então, viremos com Cristo na parousia do Senhor durante o período de 3,5 anos da grande tribulação. No final, Cristo aparecerá em Sua vinda pública para julgamento. Nos céus ocorrerá as bodas do cordeiro. A igreja gloriosa composta dos vencedores, se casará com Cristo. Naquele momento, a lua se casará com o sol, tornando-se um só. Como marido e mulher, sendo um só, lutaremos com Cristo na última batalha de Armagedom para expulsar o anticristo, o falso profeta e todos os exércitos das nações, terminando com toda rebelião do governo humano.

A versão JFA registra: “Quem é esta que aparece (“Shaqaph” – Olhar do alto para baixo) como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol, formidável como um exército com bandeiras” (Ct 6:10 – JFA-RA). Queremos ser esses que olham de cima.

Essa é a igreja de vencedores que não somente venceu na terra, mas aparece no monte Sião celestial, após as bodas do Cordeiro se une a Cristo, a lua com o sol, para lutar do lado do esposo como um exército com bandeiras.

Há um ambiente na igreja de atender à convocação de Deus para cada um se apresentar generoso e voluntário, e os jovens que poderiam estar apáticos e frios para com o encargo do Senhor, estão se engajando cada vez mais.

O MINISTÉRIO DE JOÃO – Jo 21:22
O irmão Dong nos mostrou em João 21 que o ministério de João permanecerá até a vinda do Senhor. Claro que o ministério de João seguiu o de Paulo e não teve muito tempo de ação, porque logo veio a degradação. Esse ministério trouxe ajustes e trouxe mais revelações e, principalmente, o livro de Apocalipse. Contudo, o efeito do ministério de João naquela época (final do séc. I e início do séc. II) não foi muito grande. Logo veio a igreja em Pérgamo, Tiatira e Sardes. Em nossos dias o Senhor está consolidando a restauração da igreja em Filadélfia.

Por causa desse versículo (Jo 21:22 – se eu quero que ele permaneça até que eu venha), creio que o ministério de João está relacionado com a vinda do Senhor. “Até que eu venha” indica a vinda do Senhor. Deus preservou o ministério de João após o ministério de Paulo e agora, no séc. XXI o Senhor passa a consolidar a igreja em Filadélfia, então novamente o ministério de João passa a atuar efetivamente. Na aurora o ministério de João é retomado com todas as suas forças.

O ministério de João é para o final dos tempos. O livro de Apocalipse está relacionado com a revelação que João ganhou quanto ao final dos tempos e o que irá acontecer.

Ap 1:1-2; 2 Pe 1:19-21
Restaurando a situação normal que havia no primeiro século, o princípio que vemos em Apocalipse 1 é novamente restaurado. Apocalipse significa a revelação. Deus tem muitos servos nas igrejas, inclusive a liderança das igrejas e Ele precisa dar essa revelação aos seus servos por meio da Palavra profética. Se Ele fizesse isso a um grupo de servos diretamente, talvez houvesse confusão. Deus não fez assim. Ele mandou um anjo, que notificou ao servo João. João recebeu revelação e atestou a palavra do Senhor quanto a tudo que viu. Por este versículo posso dizer que a restauração desse princípio é a restauração da palavra profética.

A palavra profética é diferente da palavra de um mestre ou intérprete da Palavra. Cada um pode interpretar de uma maneira, mas a palavra profética precisa vir de Deus. A palavra profética tem o Espírito Santo por trás.

A palavra profética precisa ser confirmada. Se ela não for confirmada, significa que ela não vem de Deus. Desde a partida do irmão Dong, que sofreu perseguições, tribulações e até imaturidade dos cooperadores para estabelecer uma base maravilhosa. Nos últimos 4 ou 5 anos cada palavra que o Senhor nos deu teve confirmação com acontecimentos. Até mesmo acontecimentos seculares confirmaram a palavra profética. Quando pisamos em Israel, no mesmo dia, foi decidido pelo reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos EUA. A palavra profética desata os acontecimentos. No ano passado, com todas as reações da palavra profética, vimos também tantos acordos de paz ocorrerem no Oriente Médio. Também vimos nas ferramentas que temos na obra do Senhor, como a colportagem dinâmica e o Expolivro, a confirmação da Palavra profética.

Jo 5:36; Rm 16:25-26; Nm 12:-1-9; Dt 18:18-19; At 2:22; Mc 16:19-20
A palavra profética precisa ser confirmada. Quando o enviado de Deus faz a obra de Deus, não é ele quem faz, mas o próprio Deus. Essa é a confirmação de que Jesus era o enviado de Deus. Deus confirmava que O havia enviado.

O mandamento do Senhor é a palavra profética. É a ordem do Senhor ao Seu povo. Cabe a nós obedecermos. Quando obedecemos a palavra profética, Deus mesmo faz a Sua obra. Assim era no deserto, quando a nuvem se movia ou repousava sobre o tabernáculo.

O porta-voz é escolhido por Deus. Todos querem holofote sobre si, mas a palavra vem por aquele canal que o Senhor escolheu e o Espírito aprovou. É por meio dele que a palavra profética será dada como direção ao Seu povo. Assim foi com Moisés no Antigo Testamento. Os profetas dentre o povo recebiam a palavra do Senhor por meio de visão ou de sonhos, com Moisés era diferente. Deus tinha em Moisés o Seu porta-voz, o Seu profeta. Por isso, dava a conhecer a ele o Seu segredo. Os judeus queriam saber de Jesus como ele era o enviado de Deus. O princípio é o mesmo – a palavra precisa se cumprir.

O profeta fala em nome de Deus. Se Deus fala uma palavra profética, devemos ouvir e obedecer. Se alguém falar uma palavra não sendo ela a palavra profética, não provindo de Deus, ela não se cumprirá. Se o Senhor não disse, a palavra não se cumpre. A palavra profética precisa ser confirmada. (Dt 18:18-19)

Deus dava respaldo ao que era feito por meio de Jesus por meio de milagres, prodígios e sinais (At 2:22). Após a Sua ascensão o Senhor deu a missão que temos na igreja: pregar o evangelho a toda criatura. Os discípulos praticaram essa palavra e o Senhor confirmava o que eles falavam por meio de sinais que os seguiam (Mc 16:19-20).

Ap 1:3
Se a profecia vem de Deus por meio de João, aqueles que leem (por isso, os colportores trabalham com livros) e aqueles que ouvem as palavras da profecia são bem-aventurados. Vamos dar valor à palavra profética. Vamos ouvir, ruminar e meditar nela. Principalmente no tempo da aurora Deus precisa da igreja em Filadélfia atenta, do pequenino rebanho cingido e atento ao que está acontecendo. Estamos no tempo do fim.

OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS – Ap 1:4
Na era de Apocalipse, no final dos tempos, quando o uso mais intenso do ministério de João está ocorrendo, o Espírito é os sete espíritos. Isso não significa que é apenas matematicamente sete vezes mais. O número 7 significa completude na Bíblia. Na operação da economia de Deus no Novo Testamento o número 7 significa um número inteiro, um número completo. Não é apenas 7 vezes mais forte, mas pode ser muito mais que isso.Os sete Espíritos de Deus” significa o Espírito atuando em Sua plenitude, com Sua força total. Estamos vendo esses milagres acontecendo porque o Espírito está atuando com Sua força total. Os irmãos das igrejas estão se apresentando ao Senhor e os jovens estão reagindo. Tudo isso é o Espírito Santo trabalhando com Sua força total. Vamos cooperar com o Espírito!

Oração:
Senhor Jesus, muito obrigado por ter nos colocado nesse momento único, presenciando o que o Espírito está fazendo no momento da aurora. Obrigado por tudo que está fazendo. Queremos nos consagrar a Ti. Queremos cooperar contigo. Usa-nos nesse momento tão especial para que a igreja possa cumprir seu papel na terra, trazendo muitas pessoas para a igreja para que sejam preparados como vencedores. Queremos ser os vencedores no céu em Tua vinda. Ainda vamos cumprir nossa parte nas bodas do Cordeiro e na última guerra em Armagedom como Teu exército. Nos dá entendimento espiritual para compreender tudo que Tu queres fazer. Dá-nos o espírito que inflama, que queima como fogo e que arde em todos que ouvirem a Tua palavra. Queima todas as impurezas em nossa vida, todas impurezas na igreja e torne santo todo lugar em que nós pisarmos. Abençoe cada irmão, cada irmã, cada jovem e cada criança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *