Série 2021-1 (M. 38) | Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas – Pedro Dong

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

Mens 38. QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS
LB: Ap 2:7,11,17,29; 3:6,13,22

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em São Paulo, em 09/05/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Continuamos desenvolvendo dentro da carta que o Senhor mandou João enviar à igreja em Éfeso. Semana passada iniciamos esse encargo sobre a igreja desejável. Antes daquela mensagem tivemos quatro testemunhos maravilhosos que encorajo todos a ouvir, no canal do YouTube Mensagens das Conferências (https://www.youtube.com/watch?v=k4Ngp15vYvE).

A IGREJA É DESEJÁVEL – Ct 1:5-11, 2:10-14; 8:6-7
Deus ama o homem. Cristo ama a igreja. Isso precisa ficar gravado em nosso coração. A igreja é o objeto de desejo do Senhor.
O homem foi criado de uma maneira muito especial para que o Deus Criador o amasse como Sua esposa. Isso parece impossível. Em Cântico dos Cânticos fala do rei Salomão que se apaixonou por uma camponesa. O rei tinha um elevado status, enquanto a moça era uma camponesa, sem nada a ver com a realeza. Para que o rei pudesse estar no nível dela, ele precisava ir até os campos onde ela estava pastoreando seus rebanhos e cuidando de suas árvores frutíferas. Para que Deus possa ter o homem por Sua esposa, era necessário que Deus se rebaixasse, se humilhasse, tornando-Se homem. Em Cântico dos Cânticos tocamos o clima de romance que há em toda a Bíblia. Nosso Deus nos ama e tem ciúme de nós quando passamos a amar outras coisas.

O amor que Cristo tem pela igreja é imenso e enche o Seu coração. Quando Deus fala de Seu povo, fala do homem, demonstra esse amor é imensurável. Por isso, vemos que a igreja é desejável. A igreja em Éfeso representa a igreja que surgiu aqui na terra no dia de Pentecostes, quando Deus cumpriu Sua promessa de enviar Seu Espírito no aspecto de poder para gerar a igreja. por isso era a igreja desejável. Ele começou com os 12 apóstolos e depois levantou o apóstolo Paulo para revelar a Sua economia na nova aliança. Passamos a ver que Deus quer ter a igreja para casar-se com Seu Filho. Esse é o romance universal. Quero que você sinta o amor que Deus tem por você e que Cristo tem pela igreja.

A igreja gerada no dia de Pentecostes sempre foi desejável e continua desejável até hoje. Embora ela tenha se degradado, em nossos dias ela está sendo restaurada e, finalmente estamos em Filadélfia, já perto do que Ele desejou. Por isso, não retrocedamos. Falta pouco para a noiva estar pronta.

O TEU CRIADOR É O TEU MARIDO – Is 54:5-8; Fp 2:1-11; At 13:33-34; Sl 2:7; Hb 2:9-10; 1 Pe 1:3, 23; Jo 3:6; Rm 12:2; 2 Co 3:18; Fp 3:21; 1 Jo 3:2; Jr 2:2; Zc 7:14; Os 2:13-16
Pelo afastamento de Seu povo, Deus escondeu dele o Seu rosto, mas assim que esse povo se voltava a Ele, Ele se voltava para o povo. Hoje a igreja é esse povo. Deus é o Criador e a esposa que Ele deseja ter é humana. Para realizar o desejo de Seu coração e tornar possível esse casamento, Cristo esvaziou-Se a si mesmo. Ele era Deus, mas deixou o status da divindade para se aproximar do homem. Ele chegou aos campos para buscar a sua camponesa, que somos nós. Ele é o verbo que se fez carne e habitou entre nós. Ele se tornou em semelhança de carne pecaminosa para nos ganhar, que ainda estamos em nossa carne. O homem se tornou pecador e precisava da redenção por Sua morte na cruz. Cristo não hesitou, mas veio, se esvaziou para morrer pela igreja. Veja a grandeza deste amor! Sua morte foi vergonhosa. Ele a sofreu por nossa causa (Jo 1:14; Rm 8:3).

Assim foi a história desse romance: o Deus incriado e Criador enviou Seu próprio Filho como homem para nos resgatar de nossos pecados e iniquidades, comprando Sua noiva para Si. Agora ele pode conseguir a Sua noiva. O Deus criador poderia se unir ao homem criado. Em Sua ressurreição Ele foi gerado como homem um Filho de Deus, o Filho Primogênito de Deus, o primeiro de Seus muitos filhos (Sl 2:7; Hb 2:9-10).

Para ter Sua noiva e esposa, Ele precisava regenerar Seus eleitos humanos, introduzindo Sua divindade na humanidade deles (1 Pe 1:3). Jesus Cristo foi gerado Filho de Deus mediante a ressurreição, pela qual também nos regenerou, fazendo-nos nascer de novo, com a natureza divina. Deus nos alçou ao nível divino pela regeneração. Somente assim Deus pode Se casar com o homem. Não é apenas com homens, mas com homens regenerados. Mediante a palavra de Deus que recebemos pelo evangelho, uma semente foi implantada em nós e nos regenerou para um ser divino. Não somos apenas um ser humano. Somos também divinos pela regeneração. Nascemos do espírito e somos espirituais (1 Pe 1:23; Jo 3:6). Agora se tornou possível a união de Deus com o homem.

Ele transforma gradualmente a alma dos que O buscam. Aqueles que não buscam, não podem ser transformados. Não apenas nossa alma, mas também nosso corpo será transfigurado para que todo nosso ser seja igual a Cristo em vida e natureza. Ele somente poderá Se casar com a igreja quando tivermos a transformação de nossa alma (Rm 12:2; 2 Co 3:18). Nosso espírito já foi gerado do Espírito de Deus. Nossa alma está sendo transformada e recebendo a natureza santa de Deus. Um dia ela será totalmente como Deus é em vida e natureza. Nosso corpo, contudo, ainda é físico, mas será transfigurado e será igual ao corpo de Sua glória (Fp 3:21). O resultado é que nosso ser tripartido será igual a Cristo (1 Jo 3:2).

O Senhor tem saudades do tempo em que a igreja era simples. No começo somos simples, mas com o passar do tempo podemos ficar complicados. O amor tão simples, puro e louco pelo Senhor pode perder a simplicidade. Assumir uma posição, um elogio ou uma ambição podem tirar nossa simplicidade. O Senhor tem saudade do primeiro amor. Um amor puro, sincero, que faria tudo pelo Senhor. Fazer tudo significa tomar a cruz, negar a Si mesmo por amor ao Senhor. Não amar fama, não ambicionar qualquer cargo na igreja. Tudo que fazemos na igreja é por amor ao Senhor (Jr 2:2).

A terra de Israel era desejada e amada por Deus, porque Ele amava o Seu povo. Eles seriam reino de sacerdotes, um povo de Sua propriedade exclusiva. Quando esse povo se afastou Dele, indo atrás dos ídolos, Deus também se afastou e a terra se tornou uma desolação. Assim como Israel era desejável, a igreja também é desejável. Foram correr atrás de coisas pensando que essas lhes trariam vantagens e se esqueceram que era Deus quem cuidava deles. Deus quer nos atrair novamente. Está falando ao nosso coração para nos atrair novamente a Ele. Quer restaurar em nós o melhor amor. Deus quer aquela noiva jovem que O amava e nele confiava cegamente. Vamos nos arrepender se abandonamos o melhor amor para voltar a Ele (Zc 7:14; Os 2:13-16).

A IGREJA GERADA Gn 2:18-23; Jo 19:34
Quando Deus criou Adão, precisava dar-lhe uma auxiliadora para o cumprimento de sua missão. Ele sabia que o homem sem a mulher era incompleto. Ele precisava de uma auxiliadora para que o homem pudesse servir a Deus. Isso indicava que Deus precisava do homem para ser Sua auxiliadora, para ser Seu complemento. Adão foi levado por Deus a dar nome a todos os animais. Sua intenção era que o homem percebesse que nenhuma daquelas criaturas poderiam ser sua auxiliadora. Da mesma forma, Deus criou os milhares de anjos, contudo, não viu em nenhum deles uma auxiliadora.

Deus fez Adão adormecer e tirou dele uma costela, a partir da qual lhe fez uma mulher. A igreja não é um ajuntamento de seres humanos que adotaram a religião cristã. A igreja é gerada de Cristo. Não é uma instituição humana, mas foi gerada, tomada de Cristo, assim com Eva de Adão. O verbo transformar em uma mulher, é banah, o mesmo verbo usado para construir. A partir da costela de Adão Deus construiu uma mulher. A igreja precisa ser edificada. Isso nada tem a ver com construir um templo.

Deus precisa tirar algo de Cristo para daí edificar a igreja para Seu casamento, como Seu complemento. Quando Jesus foi crucificado, um soldado furou o Seu lado com uma lança, assim como do lado de Adão Deus tirou uma costela. Do lado do Senhor Jesus saiu sangue e água. Primeiramente, isso é para nossa redenção, para sermos comprados de volta para Deus. Deus fez Cristo morrer na cruz e com Seu sangue derramado redimiu-nos de nossos pecados. Aquela camponesa toda suja foi limpa pelo sangue de Jesus. Em segundo lugar, a água que saiu do Seu lado representa a vida que nos regenerou. A igreja é composta pelos que foram regenerados pela vida de Deus. A igreja não é terrena. Ela é comprada pelo sangue de Cristo e gerada pela vida de Deus.

A IGREJA EDIFICADA – Mt 16:13-17; 1 Co 3:10; Ef 3:3-6; Mt 16:18; 1 Pe 2:4-10; Ag 1:8; 2:6-10
Uma vez gerada no dia de Pentecostes, a igreja precisava ser edificada. Quando Jesus levou os discípulos para Cesaréia de Filipe, saindo da atmosfera religiosa de Jerusalém, Pedro recebeu uma revelação do Pai. Ele recebeu a revelação de que Cristo é o Filho do Deus vivo. Eva surgiu da costela de Adão. Essa costela passou por um processo de construção para se tornar uma mulher. A igreja foi gerada de Cristo em Sua morte, mas precisa também passar por um processo de edificação.

Em uma edificação, a parte mais importante é a fundação, que pode comprometer toda estrutura se não for bem feita. Deus precisava edificar a igreja como Sua esposa. O fundamento dessa edificação por um lado é Cristo (1 Co 3:10; Ef 3:3-6). Embora não tenhamos dúvida quanto a isso, como podemos edificar sobre Cristo de modo prático? Dizer que o fundamento da igreja é Cristo e estamos edificando sobre Ele, ainda é muito teórico. Por isso, Cristo também deu uma revelação a Pedro, falando-lhe sobre a edificação (Mt 16:18). Pedro, no original grego, é petros, que significa uma pedra separada, um homem pedra. Mas Cristo disse que sobre essa pedra ele edificaria a Sua igreja. Essa pedra é diferente de petros. É petra, que significa um leito rochoso, uma rocha sobre a qual se constrói um edifício. Essa pedra não se refere a Pedro. Sobre que a igreja é edificada? Essa rocha é a fundação dessa casa. Por um lado, a rocha é Cristo, mas para a aplicação disso precisamos do que o Pai revelou a Pedro: que Cristo é o Filho do Deus vivo.

O fundamento para edificação da igreja é a revelação de que Cristo foi ungido para ser o fundamento e para edificar. Cristo vai edificar a igreja. Ele foi comissionado para isso. Cristo foi encarregado de edificar. Ele é o construtor. Cristo é o único construtor. Todos nós somos apenas cooperadores Dele. Por isso, ele disse: edificarei a minha igreja sobre essa rocha. Ele é o único edificador e nos usa como canais. Ele é o único ungido para fazer essa obra de edificação. Esse é o nosso fundamento de edificação. Cristo não é só a fundação, mas Ele é também o construtor.

Cristo refere-se ao fundamento e ao construtor. O Filho do Deus vivo nos concede a vida divina. O homem que recebe a vida divina pela regeneração, se torna essa pedra viva, como Pedro, para edificação. Cristo é a pedra que tem vida, porque Ele é o Filho do Deus vivo. Ele nos regenerou com Sua vida, nos tornando também pedras vivas para edificação de Sua igreja. Cristo vai edificar a igreja com a vida divina, a vida eterna do Pai que Ele nos transmitiu na regeneração. Uma pedra morta não edifica a igreja. Ela é edificada com pedras vivas. Esse é o material da edificação de Sua igreja (1 Pe 2:4-10).

Temos Cristo como o fundamento. Ele é o construtor e o edificador. Ele também fornece o material para edificação. A vida que saiu do Seu lado precisa alcançar homens para transformá-los em pedras vivas. Por isso, precisamos pregar o evangelho. Por isso, Deus nos comissionou com o evangelho. Nossa missão e comissão é buscar material para a edificação (Mt 28:18-20). Os colportores dinâmicos, o Avança, Jovem!, as irmãs conectadas, o CEAPE, todos estão na linha de frente trazendo material para a edificação da igreja. Os que estão na retaguarda precisam edificar com esse material. Todos os irmãos e irmãs podem participar dessa edificação! É o momento de dar atenção à edificação da igreja, para glória de Deus (Ag 1:8; 2:6-10).

Infelizmente, na edificação nos deparamos com os problemas do homem. Ainda possuímos nossa carne e nosso velho homem que geram conflitos. Alguns amam posição, outros buscam holofote para si, buscando seu próprio interesse. Com o passar do tempo perdemos a simplicidade e buscamos outros interesses. O precisamos nos arrepender dessas coisas e voltar à simplicidade.

Assim como o judaísmo trouxe degradação no início da igreja, hoje podemos enfrentar problemas como rivalidade, invejas, contendas e ciúmes. O sucesso pode trazer tudo isso. O amor pela posição trouxe muitas competições na igreja e a falta de unidade levou a igreja para o declínio. Onde estava a igreja desejável que Deus queria. Certamente, temos espaço para participar da edificação. O Senhor tem espaço para todos. Basta que sejamos simples. O Senhor nos encarregou talentos e devemos ser fiéis naquilo que Ele nos confiou. Não busquemos o que Ele confiou a outros, mas sejamos fiéis no pouco que Ele nos confiou.

PARA QUE DEUS FINALMENTE TENHA SUA IGREJA GLORIOSA – Ef 5:25-27
No homem natural, Cristo não pode se casar com a igreja. É preciso que a igreja seja santificada. Essa santificação ocorre pela lavagem de água pela palavra. Se você quer ser santificado, não basta zelar para não pecar. Quanto mais zelo você empenhar nisso, maior o desejo do pecado será. Quando você luta contra um pecado, ele cresce. O caminho para santificação é a água da palavra. A Palavra nos purifica. É pela palavra que Deus vai obter a igreja gloriosa.

Qual é a solução para que Deus finalmente tenha Sua igreja gloriosa? Muitos não têm ouvidos para ouvir o que o Espírito diz às igrejas. Ouvem superficialmente ou de mal gosto. A partir de hoje a igreja precisa ter pureza e simplicidade para ouvir o que o Espírito está dizendo às igrejas. Se você lutar contra o que o Espírito está dizendo, não será santificado e não fará parte das bodas do Cordeiro. É melhor ser lavado pela Palavra hoje. O Espírito está falando com as igrejas. Ele é o servo de Deus que está administrando os bens de Deus na era de Apocalipse. O Espírito tem pressa e por isso está falando com a igreja. Imagine quão grande é o pecado de se desprezar o falar do Espírito!

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS – Rm 12:6-8; Ap 1:1; Nm 12:7-8; Dt 18:15, 18-22; Am 3:7-8; Ap 2:7
No tocante a ministrar a Palavra na igreja, temos três dons mencionados em Romanos 12: profecia, ensinamento e exortação. “Profetizar é falar por Deus e manifestar Deus no falar, sob Sua revelação direta. No profetizar pode-se incluir a predição, mas não é o aspecto principal da profecia mencionado aqui. Profetizar traz a revelação de Deus para a igreja, o Corpo de Cristo (1 Co 14:4). Para que a igreja seja edificada esses três elementos relacionam-se uns com os outros e coordenam-se entre si” (vide nota 2 da Versão Restauração em Romanos 12:6).

O que profetiza fala do que recebeu como revelação direta de Deus e o que ensina o faz não com base na revelação direta, mas naquilo que os profetas falaram. A profecia, o ensinamento e a exortação não são não são estanques, mas estão entrelaçados.

Vocês não sabem como é difícil para Ezra e eu falarmos todas as semanas. O peso da responsabilidade é muito grande. Eu não posso falar com base em meus conhecimentos bíblicos, mas preciso buscar o que o Senhor quer falar. Buscar isso é uma grande responsabilidade. Às vezes, o Senhor me mostra rapidamente, mas às vezes eu preciso buscar até o último momento para saber o que Ele quer falar. Não é por nossa eloquência que falamos na igreja. O primeiro momento é o de concepção da Palavra. Quando entendo o que o Senhor quer falar, tenho o memento de gestação da palavra, enquanto eu a preparo para falar. Quando ministro a palavra é como um parto.

Essa é a profecia que vem por revelação direta de Deus. O que ensina não ensina com base na revelação direta, mas tem de ensinar dentro do que o profeta falou. Ele não pode ensinar suas próprias coisas. O que exorta faz segundo o que o profeta falou e de acordo com o ensinamento segundo a revelação. Tudo parte da mesma fonte.

A palavra fundamental procedeu da palavra profética. Toda palavra fundamental veio da revelação direta de Deus. Há palavras proféticas que têm uma validade maior por serem princípios espirituais. Esses são os nossos fundamentos, mas sua origem é a palavra profética. O profeta recebeu a revelação direta de Deus e o que ensina deve ensinar o que o profeta falou. Por sua vez, aquele que exorta precisa fazer de acordo com o que o profeta falou e o mestre ensinou.

João recebeu a revelação de Deus para entregar aos servos. Ele é representado por aqueles bicos de ouro que vertem azeite para o vaso e os condutores para alimentar o candelabro na visão de Zacarias 4. Os servos são esses que recebem a palavra dada por revelação direta de Deus por meio dos profetas e alimentam a igreja. Assim, a igreja prospera (Ap 1:1).

No entanto, Deus usa homens como profetas. Miriã e Arão se queixaram pelo fato de Deus falar por Moisés (Nm 12:7-8). Eles queriam reivindicar a palavra profética, uma vez que também falavam por Deus. A resposta de Deus foi muito forte. Quem fala contra o que o profeta falou está falando contra Deus. Imediatamente Miriã pegou lepra e Arão temeu e se arrependeu. Vamos honrar o que o Espírito diz às igrejas.

Jesus não tinha liberdade de falar suas próprias palavras. Ele tinha de falar o que o Pai lhe desse para falar. Vivemos em temor e tremor para falar a palavra profética. Se alguém presumir falar em nome de Deus sem que Ele tenha dedignado para isso, estará sob o juízo de Deus. A palavra que vem por revelação direta de Deus precisa se cumprir. Ela precisa ser confirmada por Deus (Dt 18:15, 18-22).

Primeiramente, Deus dá revelação aos Seus profetas (Am 3:7-8). Falamos que o cavalo branco é o evangelho que saiu vencendo e para vencer. O evangelho é um leão enjaulado quando você fecha a boca. Mas quando você abre a boca e deixa escapar: “Posso orar por você?”, então o leão escapa. Uma vez que ele escape, não é preciso ajudá-lo para fazer o seu trabalho. Quando o leão ruge, nos limpa de todas as nossas deficiências. Preferencias, ambição, apego a cargos, tudo será purificado pelo falar do Espírito. Quem tem ouvidos ouça!

A nossa salvação, para que Deus tenha um dia mais cedo a noiva preparada para Cristo, vem de Ap 2:7: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *