Série 2021-1 (M.27) | O evangelho de Paulo – Ezra Ma

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

Mens 27. O EVANGELHO DE PAULO (3)
LB: 2 Tm 2:8

 

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida, Sumaré-SP, em 02/04/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

2 Tm 2:8-9
Nas mensagens anteriores nos foi dito que o evangelho de Paulo é o evangelho completo. Todos os versículos que temos lido nos dão uma visão geral dos aspectos do evangelho. Este evangelho que o Senhor nos confiou hoje é completo. O evangelho de Paulo que ele chamou de “meu evangelho” engloba a humanidade e a divindade de Jesus, e o processo que ocorre em nós até a glorificação.

Neste versículo fala de ressuscitado de entre os mortos, que diz respeito de sua divindade e a frase seguinte diz respeito a sua humanidade. O que Deus quer é que este evangelho não seja só o de Paulo, mas o seu e o meu evangelho.

Se nós vamos pregar este evangelho, iremos sofrer. Fisicamente, psicologicamente. A pregação deste evangelho é uma corrida, uma guerra, guardarmos o que Deus nos confiou. Por isso pouco antes de ser martirizado Paulo diz: “Combati o bom combate”.

Contudo, a Palavra de Deus não está algemada. Precisamos continuar orando para que a Palavra continue livre, fluindo, vindo de Seu trono.

Hoje começamos a conferência europeia, a primeira mensagem teve como tema “Eu vim para lançar fogo sobre a terra” e amanhã a mensagem de Pedro tem como título “Carvão em brasa, fogo e relâmpagos”. Todas as palavras que tem sido faladas hoje fazem parte do evangelho completo, ele prepara todos nós para a volta do Senhor. E não é apenas para incrédulos, mas também para nós, Sua igreja.

At 15:7
O evangelho é divulgado, pregado, através da Palavra. A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. Esse evangelho da glória de Deus que é um elemento constituinte da palavra que forma as verdades da economia neotestamentária de Deus. Também é pregado pelo nosso viver. Por isso o evangelho é o grande mistério da piedade, Deus manifestado na carne. O que o inimigo verdadeiramente teme é o nosso viver que corresponde ao evangelho. O evangelho hoje é a Palavra falada, a palavra escrita e vivida através de nós. A igreja está aqui para dar este testemunho.

Quando as pessoas veem nossa alegria, entusiasmo. Esse viver traz impacto, inspira respeito.

Gl 2:5, 14
O evangelho tem como conteúdo a verdade, que é sua realidade. Nós precisamos zelar, apresenta-lo como ele é. A verdade do evangelho não era somente para ser pregada, é para ser vivida.

Quando chegaram os judeus de Jerusalém houve fingimento, houve hipocrisia, Paulo viu que aqueles irmãos não estavam vivendo e dando testemunho conforme a realidade do evangelho.

Cl 1:5
A Palavra da verdade do evangelho: o evangelho tem como conteúdo a verdade, que é divulgada através da Palavra.

Vimos os aspectos do Cristo todo-inclusivo, e isto é Palavra da verdade do evangelho.

MENSAGEM 27

Ef 1:13
Aqui temos dois itens:

  1. A Palavra da Verdade do Evangelho
  2. O Evangelho da nossa Salvação

O evangelho traz salvação a nós. Ouvimos a palavra que foi pregada, lemos a palavra escrita em livros.

Primeiramente o evangelho nos salva através da salvação inicial de nascermos de novo, e esse evangelho continua sendo pregado para nós. Todas as nossas reuniões são uma pregação do evangelho. Para aqueles que ainda irão nascer de novo e também para aqueles que irão crescer mais, amar mais o Senhor, se consagrar mais ao Senhor, para nos prepararmos para a volta dEle.

Este evangelho tem evangelho da graça e o do reino.

Ef 3:8
Paulo amplia este evangelho para o das riquezas insondáveis, inescrutáveis de Cristo. Há tanta riqueza cuja profundidade não dá para sondar.

Sondar é a forma verbal da palavra sonda e tem relação com profundidade a fim de procurar algo desconhecido. A sonda que Paulo usou aqui, nos tempos antigos os navios tinham sondas para medir a profundidade da água próximo à costa para não encalhar.

Insondável é lançarmos a sonda e não chega ao fundo. Este é o nosso Cristo! Ao lançarmos a sonda nele para vermos que riqueza ele tem e há ainda muitas coisas que ainda desconhecemos! Aleluia!

Paulo recebeu da parte de Deus esta graça, e nós também recebemos! Pregar o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo. Mas para isso precisamos desfrutar o Senhor, conhecer o Senhor. Não é pregar algo que não conhecemos! Se nunca desfrutamos, como vamos apresentar para os outros? Por isso esse evangelho não é uma doutrina, não é uma coisa apenas no papel. Esse evangelho é a verdade, a realidade do evangelho. Até hoje estamos sondando, todos os dias há novidade. Toda palavra, toda a mensagem que o Senhor fala conosco.

Ef 6:15; Rm 5:10
Esse evangelho também é o evangelho da paz! Onde há evangelho há paz. Onde entra, traz paz. Um exemplo é que sempre houve grande inimizade entre China e Japão por conta das atrocidades cometidas nas guerras que houveram entre estes países. Humanamente falando são dois povos separados. Mas na Vida da Igreja os irmãos estão reunidos no mesmo lugar, em paz.

Quando cremos e recebemos o Senhor Jesus o evangelho traz a paz, derruba todas as barreiras. Se ainda temos inimizade com alguém mesmo estando na igreja ainda precisamos do evangelho.

O evangelho são as boas novas, derrubou a inimizade entre o homem e Deus.

Nós éramos inimigos, mas fomos reconciliados através do sangue de Jesus, este é o evangelho da paz.

Ef 2:11-17; At 9:31
Nossa condição era que estávamos sem Cristo, sem parte nas promessas. Mas o evangelho nos aproximou pelo sangue de Cristo. Paulo estava lembrando aos efésios o que era o evangelho.

Estamos no meio desta pandemia tão forte e muitos irmãos estão partindo, qualquer um de nós pode partir a qualquer momento. Partiremos em paz ou com inimizades? Toda vez que sabemos que iremos partir temos o sentimento de nos reconciliar com todos para ir em paz. Não vale a pena entrar nas trevas onde há choro e ranger de dentes com nossas mágoas e ressentimentos, se há alguma inimizade devemos resolver isto antes que o Senhor volte. Ninguém entrará no reino com estas coisas no coração. Nosso estado não é de vencedor.

O versículo 14 se refere a ambos, os gentios e os judeus, duas raças inimigas. A inimizade, o Pecado, os pecados, Satanás, o mundo, a velha criação, as ordenanças foram abolidas na carne de Jesus que foi crucificado. Ordenanças nos separam dos irmãos, são pequenas leis criadas por nós mesmos e que transformamos em mandamentos querendo que os outros sigam, tentando converter a outra pessoa ao nosso evangelho próprio.

Devemos aproveitar estes dias que antecedem a vinda do Senhor para vivermos em paz. Sem paz não há a edificação da igreja, não há qualquer progresso ou avanço.

Quando há paz a igreja cresce! Hoje na vida de igreja, universalmente e internacionalmente nunca houve tanta paz como agora. De uma maneira geral, embora a situação exterior não esteja em paz. Nunca houve tanta cumplicidade e unanimidade. A igreja está crescendo.

Ef 6:19
Paulo pede oração por ele. O evangelho hoje é um mistério para muitos ainda. Não o evangelho em que Cristo veio para morrer pelos pecadores. Mas o evangelho completo é um mistério e não foi desvendado ainda, é apresentado de uma forma muito superficial. Mas nós temos parte na revelação do verdadeiro evangelho a todas as pessoas. Precisamos mergulhar na Palavra fundamental, na Palavra profética para sermos arautos, para que o evangelho seja revelado.

Fp 1:3-5
Cooperação, no original, significa comunhão, participação no evangelho. Podemos cooperar de muitas maneiras: saindo, pregando, apascentando, dentre muitas outras. Paulo aqui se refere de uma maneira especifica ao que diz respeito ao cuidado com que os Filipenses tinham com Paulo, com seu suprimento e as ofertas para sua subsistência.

Fp 4:10-14, 4:16
Paulo fala das suas necessidades físicas, de suprimento. Mas os Filipenses participavam, tinham comunhão com Paulo no tocando as ofertas para ele. Os Filipenses mandaram duas vezes para suprir as necessidades de Paulo em Tessalônica. Isso tem ocorrido em nosso meio também, os irmãos tem sido fieis com ofertas para as Missões no Exterior, para a Estância Árvore da Vida, para os Missionários Internacionais e Regionais, para auxiliar os irmãos na Venezuela.

Fp 1:7, 1:16, 1:12
Aqui nós temos estas três expressões extraordinárias:

  1. Defesa do Evangelho
  2. Confirmação do Evangelho
  3. Progresso do Evangelho

A Defesa do Evangelho é sermos os guardiões das verdades do evangelho. A igreja é coluna e base da verdade. Recebemos essa missão de Deus. Defender o evangelho contra heresias, ensinamentos diferentes, ideologias, filosofias, religião, cultura, política, ordenanças, costumes, tradição, mornidão e tudo que apaga o espírito. E para isso cada um de nós precisa se levantar para defender o evangelho que é nossa salvação e nos introduzirá no Reino.

A Confirmação do Evangelho é no aspecto positivo, de anunciar a economia, o plano de Deus. Estes assuntos que ninguém está pregando. Muitas pessoas têm acessado as transmissões do instituto ultimamente, é algo vivo e que podemos vivenciar. Confirmação dos mistérios de Deus, Cristo e a Igreja. Confirmação por meio de Ministrar a palavra de Deus que gera fé em nosso interior. Devemos crer para podermos avançar e permanecer no estado de sermos vencedores.

Cada reunião é uma Defesa e uma Confirmação deste evangelho. E nosso viver também deve expressar estas coisas.

O Progresso do Evangelho tem relação com o avanço do evangelho. Através das transmissões do IVPT estamos alcançados lugares que jamais pensamos em alcançar! Temos irmãos na Hungria, Romênia, Turquia, Paquistão, Índia. Deus usa de todos os meios e hoje tem usado os meios virtuais e certamente a colportagem dinâmica. Família, casais, indivíduos.

Fp 1:27, 2:22, 4:3
Existe também a fé, que é o conteúdo da economia neotestámentaria de Deus. A fé do evangelho é a verdade do evangelho, a qual devemos lutar juntos. E todos nós na igreja podemos servir neste evangelho. Que privilégio de podermos servir! Não é apenas servir, é servir com esforço, batalhar no evangelho.

Cl 1:23, 1:5, 1:27; Ef 1:18
A Esperança do evangelho. Este evangelho nos traz esperança, que podemos ser vencedores e reinar com o Senhor. Não apenas ser salvos da perdição eterna. A esperança está preservada para nós nos céus. A esperança da glória é Cristo em nós.

1 Ts 1:5; 2 Ts 2:14
Este evangelho agora é o nosso evangelho! Paulo tinha cooperadores e todos nós estamos incluídos.

Este evangelho é o de Paulo, mas ele desejava que se tornasse o nosso evangelho.

Vou concluir lendo novamente o versículo que li nesta tarde na conferência europeia.

Lc 12:49-50 (RA, KJA)
O desejo do Senhor era que o fogo do evangelho já estivesse queimando em toda a terra quando Ele veio.

Qual batismo Jesus se referia aqui? O de sua morte, sua crucificação. A missão dEle era de trazer fogo à terra. Mas ainda era necessário que Ele morresse para liberar este fogo que estava dentro dEle.

Vinculando com a palavra que o irmão Pedro Dong tem falado conosco e olhando para os títulos de suas últimas mensagens podemos perceber que tem sido apresentado para nós a visão do trono de Deus, e neste trono havia alguém assentado. A aparência era de relâmpagos e trovões, e em quase todas as últimas mensagens temos visto isso.

Deus está cheio de energia, é onipotente. Dele saem raios, relâmpagos, e Ele habita em luz inacessível, no céu.

Nós aprendemos que o Pai planejou, o Filho executou e o Espírito transmitiu e leva adiante a obra de Deus. O Espírito torna Deus acessível a nós (Ef 2:18).

Hb 1:3
A Glória é a do Pai, inacessível. Mas Cristo é o Resplendor desta Glória. Ninguém pode se aproximar do sol, mas os raios nos alcançam, é o resplendor. A expressão extada do ser de Deus é Cristo, é a impressão de Deus.

No céu é relâmpago, é trovão, raio, glória, luz, no trono de Deus. Mas quando esta energia chega a terra é fogo! Por isso que Jesus quando veio trouxe fogo e queria lançar esta energia na terra! Deus quer hoje que nós sejamos condutores desta energia aqui na terra.

Mas existe uma camada refratária que isola a terra do céu. Em todo o antigo testamento Deus tentou reconectar o céu com a terra, mas não foi possível. Foi necessário que Deus se tornasse homem, a encarnação de Cristo rompeu esta barreira. Jesus viveu aqui na terra um viver humano e sem pecado. Quando Cristo morreu na cruz todo o céu foi afetado. Ele foi sepultado e ressuscitou e ascendeu, houve novamente uma quebra na barreira. Na primeira quebra ele trouxe a divindade para a terra, na segunda quebra ele levou a humanidade para a glória, e uma última vez ele rompeu ao dispensar o Espírito ao nosso espírito. Toda vez que exercitamos nosso espírito somos condutores dessa energia, em conexão direta com o trono de Deus, não há barreira!

Êx 19:16-18
O ambiente aqui ilustra a dinâmica dos raios, relâmpagos nos céus e o fogo na terra. Quando Deus desceu, quando Deus entra em contato com o homem na terra é fogo!

Esta mesma figura se repete em Levítico, com Elias, no Deserto com o povo de Israel.

O que apresentamos não é para doutrina ou conhecimento, é para desfrutarmos e apresentarmos! Quando estamos no espírito rompemos todas as barreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *