Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (1)

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL FEV/2021

TEMA GERAL: A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE

Mens 01. A IGREJA: A CASA DE DEUS
LB: 1 Tm 3:15a

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma no estúdio do Instituto Vida para Todos, no local de reuniões da Igreja em Piracicaba/SP, em 29/01/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Queridos irmãos e amigos sejam bem vindos a mais uma transmissão ao vivo do IVPT. Hoje, estamos começando um período pré-conferência. Ela, oficialmente, iniciará no dia 12/02 até 21/02/2021. Mas nós vamos transmitir 4 mensagens antes da conferência, começando hoje e domingo agora, bem como no fim de semana que vem. Depois do dia 21/02, por 4 fins de semanas teremos mais 8 mensagens compondo as 24 mensagens do novo Alimento Diário. Bem vindos à Conferência. Vamos estudar as duas epístolas a Timóteo.

Estamos no final da campanha de ofertas A CONF É MINHA iniciada antes da conferência Geração Santa e a de Jovens para suprir os gastos com essas conferências. Não foi cobrada taxa de inscrição, mas estipulamos o valor referência de 50 reais de oferta por pessoa. Dia 31/01 encerrará esta campanha e iniciará A EAV É MINHA, relacionada à Conferência Internacional. Valor referência 100 reais por participante. As inscrições estão abertas.

Orem por mim, pois é a primeira reunião. É como se fosse a Copa do Mundo, o primeiro jogo, é mais nervoso. Preciso da oração de vocês para me sustentar e ter um início forte, cheio de luz. Cada mensagem é uma batalha. Eu preciso depender do Senhor, quero falar algo que venha do trono de Deus. Deus escolheu essas duas epistolas porque este é o momento certo.

Reina no mundo hoje as mentiras, as falsidades, os ataques à mente das pessoas. O grande dano que as redes sociais estão causando, tudo para preparar este mundo para a vinda do anticristo. Países de primeiro mundo ou não o que vemos é confusão. Nos EUA, país número 1 na democracia, vimos isso na eleição, na posse, também uma insurreição na capital dos EUA. Quem imaginaria que essa pandemia estivesse dessa maneira. Há uma guerra no mundo quanto às vacinas. O mundo está caminhando rapidamente para o fim.

O que precisamos hoje é da verdade, mas ela está sendo rejeitada, colocada de lado. Não existe mais referência, tudo é relativo nesse mundo pós-moderno. O que era tabu, hoje é aceito. A nossa única esperança é a igreja. Valorize o fato de você estar na vida da igreja. Não estou falando de uma organização religiosa, mas da igreja real, o corpo de Cristo, a igreja que está apressando a volta do Senhor, que está se preparando e se alistando para se tornar o exército do Senhor. O [1] corpo de Cristo, [2] a noiva de Cristo e o [3] exército de Cristo – os três pontos da progressão da igreja no tempo do fim.

Deus quer preparar um corpo para o Seu Filho, onde todos os membros funcionam – todos pregam o evangelho, oram, servem, apascentam, cada um tem sua função. Na igreja você é útil! Você é indispensável. A igreja é a noiva de Cristo. Quando a igreja estiver bem edificada e o Senhor voltar, teremos a noiva. O corpo de Cristo é para essa era, pois no reino não temos menção do corpo. No final o que teremos é a noiva e o exército. E, depois da batalha final (Armagedom), o exército não será mais necessário, só ficará a noiva, a esposa por toda a eternidade.

Hoje, no cristianismo só se fala de prosperidade, de o Senhor quebrar nosso galho. Quantos se preocupam com a vontade de Deus? Quando oramos, será que só pensamos em nós? Deus, o que Tu queres? O que Deus quer é um grupo de pessoas, Sua igreja, para realizar sua vontade. Por milênios, a vontade de Deus ainda não foi feita na sua totalidade. O reino de Deus ainda não está na terra de uma maneira plena.

Em Apocalipse, a igreja é mostrada como um candelabro de ouro para iluminar toda a terra. Vemos também o trono e diante do trono 7 tochas de fogo que são os 7 Espírito de Deus (Ap 4:5), bem como os sete olhos do Cordeiro também são os 7 Espíritos de Deus (Ap 5:6). Colocando esses dois versículos juntos, vemos: as 7 tochas de fogo são os 7 olhos do Cordeiro. Existe a pandemia do corona vírus, mas também a pandemia da iniquidade, das mentiras, da desinformação e as pessoas creem em mentiras. Sinto em dizer que até na igreja um número de irmãos é afetado por isso. A iniquidade se multiplicou, mas o Espírito também se multiplicou. Não temos sete unidades Espíritos, mas sete vezes a intensidade. Ao invés de ser uma lâmpada de 100w, agora é de 700w. A igreja não pode mais estar debaixo de um alqueire (que servia para medir alimentos), ela não pode ficar mais abafada, coberta pela ansiedade desta vida, pelas preocupações deste mundo. A igreja precisa tirar a tampa e ser o candelabro de ouro.

1 Tm 3:15
Em Timóteo temos outra figura. A igreja, além de ser o candelabro com as 7 lâmpadas, ela é a igreja do Deus vivo e é a casa de Deus. Que casa é essa? O que se faz nela? É o que vamos falar hoje. Temos mais um qualificativo. Qual é a função da igreja hoje? A igreja é a coluna e base da verdade. Temos uma coluna alta, imponente e no topo dela temos a verdade. A igreja é essa coluna que sustenta a verdade. A nossa missão hoje não é discutir, brigar pelos direitos dos cristãos, brigar nas redes sociais contra as ideologias, pois brigar não vai ganhar ninguém – a missão da igreja é mostrar a verdade. No topo da coluna tem a verdade que é vista de longe. Além da coluna temos a base. A palavra fundamental é a base, o nosso sustentáculo. Quando falamos, temos os dois aspectos da verdade: a palavra fundamental, que é a base e a palavra profética, que é a coluna.

1 Tm 1:1-2
Paulo escreveu duas epístolas para Timóteo. A partir de Tm temos três epístolas: 1 Tm, 2 Tm e Tt. Epístolas escritas para dois jovens. Quem era Timóteo? Essa epístola não é para uma igreja, mas para uma pessoa. Timóteo era um filho na fé de Paulo. Normalmente quando Paulo começa uma epístola ele fala: graça e paz. Essa foi a primeira vez que ele acrescentou: misericórdia. 1 e 2 Tm foram escritas no final da vida de Paulo. Já naquela época, Paulo detectou que a igreja estava em declínio, em degradação devido à influência das ideologias da época. Já existam fake news. O v. 4 hoje seria: “nem se ocupem com os fake news sem fim”.

No tempo do declínio, só graça e paz não é suficiente, precisa de misericórdia. A graça só consegue alcançar-nos até certo ponto, daí Deus usa um braço sobressalente que é o braço da misericórdia, o qual nos alcança quando estamos distantes e nos traz para o alcance do braço da graça. Nesse tempo do fim precisamos pedir misericórdia. Não é fácil viver no tempo atual. Por causa dessa pandemia, quantos irmãos partiram para o Senhor. Ó Senhor Jesus! A gente sofre quando um irmão está no hospital. 63% da população brasileira está muito endividada por causa da pandemia. Também, na questão da mente e emoção, precisamos de misericórdia.

At 16:1-3; 17:14-15; 18:5; 19:22; 20:4; 1 Co 4:17; Fp 2:19-20
Timóteo era um jovem cooperador que tinha um relacionamento muito íntimo de amizade com Paulo. Timóteo se tornou um aprendiz (v.3). Hoje, na vida da igreja, precisamos de irmãos aprendizes no serviço. Timóteo foi mencionado ao longo de todo o mistério de Paulo. Ele não era um jovem parado, mas útil. Em 1 Tm vemos o tom de voz que Paulo fala com ele, de um amigo, um pai falando para o filho. Se considerarmos o livro de Hebreus sendo de autoria de Paulo, então, em oito das suas epístolas, além de 1 e 2 Tm, Paulo menciona Timóteo (Rm, 1 e 2 Co, Fp, Cl, 1 e 2 Ts, Fm e Hb).

Precisamos aprender a ter intimidade com os apóstolos e a ser um com eles. Paulo registrou em 1 Co 4 que Timóteo era um filho amado e fiel no Senhor. Paulo estava falando que Timóteo fazia exatamente como Paulo ensinava, ele o representava, ou seja, que podia ficar tranquilo ao enviá-lo porque Timóteo não ia ensinar nada diferente, pelo contrário, ele falaria aos irmãos “os meus caminhos em Cristo Jesus”. Isso é ser um com os apóstolos, com a palavra fundamental e a profética. Paulo, toda vez que não podia ir para algum lugar, enviava Timóteo. Dentre todos os cooperadores que Paulo tinha, não havia ninguém como Timóteo. Tinha o mesmo sentimento. Vemos a intimidade que havia entre Paulo e Timóteo. Paulo era o pai, mentor, apóstolo e Timóteo o filho, o aprendiz, o cooperador.

At 28:16, 30-31
A época e o lugar que Paulo escreveu 1 Tm. Pelos relatos históricos e o que está na Bíblia, os estudiosos estimam, aproximadamente, ano 64 ou 65 d.C que 1 Tm foi escrito, foi depois que Paulo esteve solto no seu primeiro aprisionamento em Roma (entre os anos 60 e 62 d.C).

v. 16. Nessa época Paulo já praticava o posso orar por você? Vinha o guarda e já se convertia, daí vinha outro e ele perguntava, pregava o evangelho e se convertia rsrsrs. Ele não tinha livros naquela época para passar. Quase toda guarda pretoriana se converteu. Ele tinha liberdade para receber as pessoas.

vs. 30-31. Paulo usava a casa par pregar o reino de Deus. Foi lá que Onésimo foi salvo. Isso foi no ano 60 a 62 d.C. Daí, ele foi solto entre o ano 62 a 64 d.C e foi preso de novo no ano 66 a 67 d.C, só que dessa vez, a prisão dele era algo muito sério, ele foi colocado num cárcere e as condições eram muito duras. Ele fala disso em 2 Tm. Talvez, no ano 68, no tempo de Nero, Paulo foi martirizado. Então, a 2 Tm foi escrita quando Paulo estava no seu segundo aprisionamento (66-67).

Depois do primeiro aprisionamento, Paulo visitou de novo as igrejas, quando, provavelmente escreveu 1 Tm no final do ano 64/65 e escreveu quando estava na Macedônia (1 Tm 1:3). Paulo visitou as igrejas, passou por Éfeso e viu a situação e se preocupou e rogou para Timóteo permanecer lá.

1 Tm 3:15; Ef 2:19; Hb 3:1-6; 1 Pe 4:171 Tm 1:4
O conteúdo de 1 Tm. Essa palavra casa (v. 15), no grego, é oikos. Vamos ler alguns versículos sobre a casa, sobre a igreja como a casa de Deus. Família (v. 19), no grego, é casa, mas não é casa oikos e sim oikeios. Algumas traduções falam: “e sois da casa de Deus”. Estamos em família.

No grego, nesse trecho de Hb, toda citação da palavra casa é oikos. No AT havia a casa de Deus, que era o povo de Israel e Deus colocou alguém para cuidar daquela casa (Moisés). A igreja é a casa de Deus, mas alguém precisa cuidar dessa casa. Quem vai cuidar dessa casa? Se você é fiel a Deus, tem que ser fiel na casa Dele. Deus tem muito maior honra do que a casa. Ele estabeleceu a casa. O contexto dos versículos seguintes dessa porção de Hb, fala de entrar no descanso, o qual representa o reino. Cuidar da casa de Deus é preparar os membros dela para entrarem no reino. Moisés foi fiel em toda casa – objetivo dele era introduzir todo o povo na boa terra de Canaã.

O juízo tem a ver com a vinda do Senhor e começa pela Sua casa. Nós não devemos reclamar das coisas que nos sobrevém, pois, Deus já está nos purificando hoje para reinarmos naquele dia. Os sete olhos do Cordeiro estão olhando para você. Abrir todas as janelas e portas do nosso coração para expor qualquer imundície, tudo que não agrada a Deus. Senhor, limpa o meu coração com as sete tochas de fogo e depois olha com os sete olhos de amor e infunda Sua graça e misericórdia em mim.

A palavra serviço de Deus, no grego, é a economia de Deus (oikonomia de Deus) que é o plano que Deus tem para nós e, literalmente, significa: a administração da casa. Deus tem uma casa e essa casa tem uma administração. Esse é o conceito presente neste v. 4. Não se envolvam com ensinamentos diferentes, com fábulas e genealogias sem fim que fazem distrair você, levando-o a ficar discutindo e deixa o principal que é a casa de Deus. Precisamos estar focados na administração caseira de Deus.

1 Tm 3:1, 4-5; 2 Tm 3:16-17
Presbítero é a posição e bispo sua função. O bispo deve governar bem a própria casa. A igreja é a casa de Deus e Ele nos colocou aqui para governá-la. Essa palavra não foi falada só para os bispos. Talvez você nunca seja um presbítero, mas pode exercer a função de um bispo – você cuida de alguém, de algum serviço na casa de Deus, ensina os irmãos a orar pelas pessoas, a fazer colportagem etc. Cuidar da casa de Deus é criar filhos. Você quer cuidar da casa de Deus, mas não sabe nem cuidar da sua casa?! A nossa função espiritual é cuidar da casa de Deus e isso deve ser almejado por todos.

Na casa de Deus, estamos criando filhos teknon (recém-nascidos) e evoluindo-os para filhos huiós (maduros) e vamos ensiná-los a não só ter maturidade na idade, mas a fazer a vontade do Pai, a ser filhos herdeiros, aqueles que se envolvem com os negócios do Pai. Preparar eles para ser um com o exército de Cristo e herdar o reino. Criar filhos que amem a vinda do Senhor (2 Tm 4:8)

1 Tm 3:14-15
Esses dois versículos demonstram o objetivo de 1 Tm: esse é um livro de procedimento. Paulo estava dando as dicas práticas e espirituais de como proceder no cuidado da casa de Deus.

Cl 1:25
Paulo, em seu ministério, ele recebeu de Deus uma missão muito importante. Cada um de nós deve ter uma missão na igreja e a missão é sempre em favor da igreja. Quando servimos o Senhor, não podemos fazer por interesses próprios. A missão que Deus nos encarregou é para Sua casa. Que missão foi essa? Para dar pleno cumprimento à palavra de Deus. A melhor tradução para “cumprir” aqui é “completar”. Por isso chamamos o ministério de Paulo de ministério completivo. O que faltava, o ministério de Paulo completou. Deus levou Paulo a visitar o terceiro céu, o hades, o paraíso para ter uma visão completa. Deus levantou situações para Paulo ser aprisionado e cumprir o seu ministério epistolar.

Paulo escreveu nas suas epístolas a respeito de Cristo e a igreja e em todas elas vemos duas partes; a parte da vida da igreja e a parte prática. No aspecto da vida, da natureza, da responsabilidade e função da igreja, Paulo escreveu desde Rm até 2 Ts. Mas em 1 e 2 Tm, Tt e Fm – essas 4 epístolas, Paulo estava mais focado na parte prática, na administração de uma igreja numa localidade e no pastoreio dela.

Vamos ver agora seis itens para entender a estrutura de 1 Tm:

1. A advertência contra a apostasia e o declínio da igreja (1:3-20; 4:1-5):
1 Tm 1:3-4, 6-7; 6:3-5

Essa palavra doutrina (v. 3), no grego, é heterodidaskaleo, que significa: ensinar coisas diferentes. Já a nossa versão fala: ensinar outra doutrina. Hétero é diferente (homo é igual) e didaskalos significa professor. Em 1 Co 12:28 e Ef 4:11 a palavra mestre é didaskalos. Então, hetero + didaskalos é heterodidaskaleo. Ou seja, são coisas diferentes do ensinamento de Paulo. Ensinavam coisas baseadas em ideologias, gnosticismo etc., que não promovem a administração familiar. Esses ensinamentos podem ser muito bons, mas eles distraem, estão foram da palavra fundamental e da palavra profética. Estavam ensinando a lei mosaica, coisa boa, mas fora da economia de Deus (v. 6-7). Todas essas coisas levam-nos a desviar (1 Tm 6:20-21).

1 Tm 4:1-3
E havia heresias também. Hoje, tem aqueles que estão querendo modernizar a Bíblia para que a homossexualidade seja aceita, dizendo que a Bíblia está antiquada. Nós somos os guardiões da verdade. Tomem cuidado com essas heresias. As heresias se tornam a semente, a origem para o declínio da igreja.

1 Tm 1:4; Tt 1:14; 1 Tm 4:7; 2 Tm 4:4
O que são essas fábulas? São aquelas fabricadas pelos judeus. Havia algumas irmãs idosas na época ficavam contando histórias indo de casa em casa. Se Paulo mencionou tantas vezes esse assunto (fábulas), isso era algo sério. Fabulas eram rumores, boatos, lendas e tradições sobre personagens bíblicos, histórias inventadas sobre Moisés, gideão, Davi etc. algumas eram histórias verdadeiras, mas fora de proporção e outras eram mentiras.

Tt 3:9; 1 Tm 6:4; 2 Tm 2:23
Genealogias. Tem irmãos que ficam o dia inteiro na internet atrás das teorias da conspiração, dos iluminates. Agora, tem vídeos falando que a vinda de Cristo é uma imagem projetada do céu e que as pessoas vão ter um chip na cabeça etc. e cristãos acreditando nisso. Isso é tudo para nos distrair. Genealogia sem fim que geram discussões, no grego, é questionamento. Você fica na esfera mental. O Senhor fala uma palavra e você questiona: será que é assim? É uma mania por questionamento. Repele, rejeita os questionamentos insensatos. Nos dias de hoje: quando tem eleição – quanto questionamento, debates e discussões hão. Quantos debates sobre vacinas. Tudo hoje é assunto para contenda e questionamento. Isso é armadilha de satanás para nos dividir e nos distrair do foco que é cuidar da casa de Deus.

2. Uma vida normal, cotidiana e de reuniões na igreja (2:1-15)
Fala de sermos homens de oração. Você não gosta do governador, ore por ele; como as mulheres devem se vestir; sobre a mulher falar na igreja etc.

3. A administração da igreja – o presbitério e o diaconato (3:1-13)

4. Os procedimentos e orientações na igreja (3:14-15a; 5:1-6:10, 17-19)
Paulo gastou um bom trecho falando das viúvas, pois havia sério problema a respeito. Fala de honrar os presbíteros com as ofertas; dos presbíteros que não tem um bom testemunho e como tratar com eles. Timóteo representava Paulo, por isso ele orientou a não impor precipitadamente as mãos. Fala dos servos e do dinheiro.

5. A função da igreja (3:15b-16)

A função é coluna e baluarte da verdade. A igreja é o antidoto contra o mistério da iniquidade. Ela é o mistério da piedade, o mistério que expressa Deus. Jesus era Deus manifestado na carne, então, alguém que queria ver Deus, precisava ir até Jesus. Hoje, a igreja é o mistério da piedade. Se alguém quer ver Deus hoje, tem que vir para a igreja.

6. Exortações pessoais – um bom ministro de Cristo e um homem de Deus (4:6-16; 6:11-16, 20-21)
Estar alimentado com as palavras da fé. Para vacinar outros, você precisa estar vacinado primeiro. Não pode ficar parado, o seu estado tem que ser bom, mas se houver chance, seu estágio tem que aumentar também (v. 15). Vacine-se primeiro (v. 16).

Mt 24:45-46
Tudo isso são itens na casa de Deus. Na versão ARC e na KJA essa palavra “conservo” é traduzida por casa. Cuidar da casa de Deus tem tudo a ver com a vinda do Senhor. Quando você cuida bem da casa, você está no estado de ser um vencedor. E, todos aqueles que estão sendo cuidado por você na casa, também serão vencedores porque estão recebendo o alimento certo. A nossa missão na casa de Deus é produzir vencedores, aqueles que amam a vinda do Senhor. Então, mesmo em Mt 24 o conceito da casa está presente. Louvado seja o Senhor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *