Você está preparado para o fim? – Ezra Ma

Reunião de entremesclar das igrejas em Americana-SP


Você está preparado para o fim?

 

O que Deus quer? Será que Ele está interessado em um prédio? Embora esse salão esteja cada vez mais bonito, deus não busca templos feitos por mãos humanas. Deus habita em nosso espírito. o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, para que Este pudesse vir e habitar nele. A melhor ilustração disso é a luva. Ela tem exatamente a forma da mão para recebê-la. Um homem sem Deus é uma luva sem a mão, um copo sem água, uma carteira sem dinheiro. O homem sem Deus é vazio. Por isso, precisamos pregar o evangelho.

Pregar o evangelho não é um peso, mas uma prova de amor. O Senhor morreu por nós para pagar o preço pelos nossos pecados, a fim de que recebêssemos a salvação. As pessoas estão muito atribuladas por depressão, ansiedade, por doenças como diabetes, câncer etc.

Mt 9:35-36 Jesus ensinava as pessoas e pregava o evangelho do reino, mostrando às pessoas que nosso destino é o reino dos céus. Ele também curava toda sorte de doenças e enfermidades. Devemos também sair às ruas para orar pelas pessoas. Todos precisamos valorizar o que Deus nos deu. Não pense que vc não sabe muita coisa e por isso Deus não pode usá-lo. Todos que recebemos o Senhor temos mais do que as pessoas incrédulas. A mulher samaritana, em Jo 4, assim que se converteu, foi até as pessoas.

O evangelho não é uma obra, mas uma expressão do amor que temos por Deus e pelas pessoas. Quando saímos para orar pelas pessoas, o que vemos é uma multidão de ovelhas aflitas e exaustas por causa da situação do mundo de hoje. O trabalho, situações familiares, doenças e conflitos interiores estão levando as pessoas à exaustão. A incapacidade de mudar sua própria condição os leva a se cansarem de fracassar.

Nós somos os pastores que Deus enviou a essas ovelhas. O que faz um pastor não é o diploma, mas o amor pelas pessoas. Há muitos pastores diplomados cujo fogo já se apagou. É preciso reacender o fogo do evangelho. Cada vez mais precisamos do engajamento, do foco e comprometimento dos irmãos. Todos podemos praticar a colportagem dinâmica, o evangelismo dinâmico. É algo tão simples, mas que pode mudar o destino de uma pessoa.

O GFCM é o meio pelo qual essas pessoas que são ganhas pelas orações. os GFCMs devem ter o foco em ganhar pessoas. Os que estão praticando dessa forma estão acolhendo muitas pessoas para viver a vida da igreja. O objetivo final é que essas pessoas se tornem parte do exército de Deus e participem do serviço ao Senhor. Por isso, nossas reuniões grandes também precisam ser revitalizadas, para que essas pessoas sejam incluídas.

Semana passada tivemos uma reunião com pastores aqui em Americana. Naquela ocasião lhes falei sobre a missão dos pastores. Podemos ajudar as pessoas e cuidar delas, mas a principal missão que recebemos de Deus é preparar a igreja e as pessoas para a volta do Senhor. Precisamos ser os arautos que proclamam a chegada do reino dos céus e a necessidade de mudar a nossa vida. Precisamos aproveitar o tempo de hoje, em que as pessoas sentem necessidade de Deus para prepará-las para a volta do Senhor. Noé pregou 100 anos para que as pessoas se arrependessem antes do dilúvio. Essa é também a função da igreja hoje.

Nossa missão não são as ações sociais. A missão primária da igreja é pregar o evangelho. Não precisamos apresentar doutrinas ou teologia às pessoas. tudo o que precisamos é nos dispor e orar pelas pessoas. Isso é cumprir Mt 28:28-20.

O tema dessa noite é também o tema do livro lançado recentemente pela Editora Árvore da Vida intitulado Você está preparado para o fim? Não temos por objetivo explicar todas as profecias escatológicas, mas mostrar que todas as referências que temos no mundo estão mudando. Tudo está um caos. No cenário social, há tiroteios em escolas, igrejas, assaltos, mortes, etc. Tudo são sinais da volta do Senhor.

Mt 24:32 A figueira representa a nação de Israel. Deus plantou e cultivou aquela figueira, mas ela não deu frutos. Por isso, o Senhor Jesus amaldiçoou aquela figueira quando passou por ela. Isso se cumpriu quando o Estado de Israel foi extinto pela perseguição do general romano Tito. Os árabes obtiveram a posse do território de Israel. Apenas em 1948 ela foi restaurada, em uma reunião da ONU que teve um brasileiro como articulador – Osvaldo Aranha. Como que por um milagre, naquele dia a União Soviética votou a favor da criação do Estado de Israel e a figueira brotou.

Somos os poucos que se preocupam com a volta do Senhor. Quantos cristãos estão preocupados em trazer o Senhor de volta? Muitos estão preocupados apenas com sua vida, seu trabalho, seu conforto, etc. Evidentemente, precisamos trabalhar e cuidar das nossas necessidades. Precisamos nos dedicar às nossas empresas para que possamos participar da obra do Senhor com nossas ofertas, investindo no evangelho. Mas precisamos saber que estamos nos preparando para a volta do Senhor. O Brasil será o país que mais enviará missionários para toda a terra. Vamos trabalhar com nossos jovens para que se tornem parte do exército de Deus.

Não estamos em movimentos de massa que pensam apenas em prosperidade. Queremos dar frutos permanentes para a glória de Deus. Precisamos orar e buscar diante do Senhor como podemos funcionar na capacidade que Ele nos deu para ganhar mais pessoas para Ele e prepará-las para a Sua volta.

Nessa preparação, devemos atentar para as duas parábolas de Mateus 25. Primeiramente, precisamos cuidar para que todos tenhamos nossa alma e todo o nosso ser saturado do Espírito. Nossa emoção, nossos pensamentos e vontade serão tomados por Deus. Isso é ter azeite nas vasilhas, conforme a parábola das dez virgens. Assim, deixaremos o Espírito trabalhar em nós. Isso diz respeito ao nosso crescimento em vida. É preciso termos um viver de oração, busca à Palavra de Deus. Um tempo com o Senhor todos os dias faz parte de termos a vida divina acrescentada ao nosso ser.

De outro lado, precisamos também do que trata a parábola dos talentos. Cada um de nós recebemos responsabilidades da parte de Deus. Alguns receberam mais, outros menos. O importante é que todos funcionemos de acordo com o que Deus nos deu. A igreja que tem maior êxito é aquela em que todos os irmãos de um talento funcionam.

Não sabemos quando o Senhor Jesus voltará. Muitos especulam, mas a verdade é que somente o Pai sabe o dia e a hora em que o Senhor voltará. A verdade sobre o reino dos céus é a chave que abre todas as profecias relacionadas à volta do Senhor. O Senhor Jesus falou a Nicodemos que ninguém poderia ver o reino de Deus nem entrar nele se não nascesse de novo, da água e do Espírito. Mas em Mt 7, falou que nem todo o que diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus. O reino dos céus está relacionado ao galardão.

Na Bíblia há o conceito do galardão e da disciplina. Em 1 Co 3 vemos que todos temos o mesmo fundamento, que é Cristo, mas o que fazemos após creremos no Senhor Jesus será provado quando Ele voltar. Nossa vida é a nossa edificação. Podemos estar edificando com ouro, prata e pedras preciosas, que não têm muito volume ou com madeira, feno e palha, que tem pouco volume. Tudo isso passará pelo fogo. Madeira feno e palha queimam facilmente. Devemos nos lembrar que tudo passará pelo fogo naquele dia. Se o que fizemos permanecer, teremos galardão, mas se se queimar, sofreremos dano. Esses que não forem aprovados, não sofrerão a perdição eterna, mas sofrerão dano. Isso significa que podemos entrar na Nova Jerusalém via reino milenar, como vencedores, mas podemos chegar nos queimando no fogo da disciplina.

Somente aquele que faz a vontade de Deus poderá entrar no reino dos céus naquele dia. Não é a nossa própria agenda ou planos pessoais, mas a vontade de Deus.

At 16:6 Essa passagem vai contra nosso conceito. Deus impediu Paulo de pregar a Palavra na Ásia. Mesmo para pregar a Palavra precisamos buscar a vontade de Deus. Eles tentaram ir para o sul, para Bitínia, mas o Espírito de Jesus também não permitiu. Deus queria que eles fossem para a Europa. Por isso, tiveram a visão do varão macedônio. Não é a agenda religiosa que temos que vale, mas a agenda de Deus. Por isso, precisamos viver no espírito para estarmos sintonizados com o coração de Deus.

Mt 24:37-44 O mundo hoje é muito semelhante ao que havia nos dias de Noé. Comer e beber são necessidades reais, mas são desvirtuadas para levar o homem a pecar contra Deus. As pessoas não perceberão quando o Senhor estiver voltando. Por isso, precisamos pregar o evangelho. Até mesmo os cristãos não perceberão que o Senhor estará voltando. O grande teste não está nas reuniões da igreja, mas em nosso dia a dia.

Lc 17:27-37 Ló e sua família foi advertida a sair depressa de Sodoma e não olhar para trás. No entanto, a mulher de Ló estava com o coração ligado às coisas que deixaram lá. Fisicamente ela saiu de Sodoma, mas porque seu coração não havia saído, ela olhou para trás e se tornou uma estátua de sal. Isso é semelhante ao que ocorreu com o povo de Israel. Saíram do Egito, mas o Egito não saiu deles.

O fato é que precisamos nos preparar para a volta do Senhor. Queridos irmãos, Deus os guarde até o fim. Vamos nos preparar para cruzar a linha de chegada e levando muitos outros conosco. Vamos nos amar uns aos outros. O grande segredo é o amor.

 

Senhor, te agradecemos por nos dar oportunidade de nos preparar par ao fim. Muito obrigado, Senhor. O mundo hoje nos distrai tanto com tantas coisas. Senhor, queremos estar focados em Ti e com os olhos postos em Ti. Correndo a carreira que está diante de nós olhando firmemente para jesus, não deixando que nada nos distraia. Abençoa cada irmão e suas famílias, para que cumpram a missão que Tu nos deste, pregando o evangelho e ajudando essas pessoas e os demais irmãos a se preparar para a volta do Senhor.

3 comentários em “Você está preparado para o fim? – Ezra Ma”

  1. Meus olhos se abriram quando aprendi que existia Evangelho do Reino e Evangelho da Graça, como também as duas vindas de Jesus uma envolto as nuves (como ladrão) e a outra sobre as nuvens (volta pública), Tudo foi esclarecido na minha mente.
    Obrigada Pastor Ezra Mã.
    Gostaria de obter o diagrama e demais formulários de estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *