CRISTO, A PEDRA ESPIRITUAL QUE NOS SEGUE – Ezra Ma

CONFERÊNCIA REGIONAL EM CAMPINAS – 24/08/2019

 

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, na manhã de 25/08/19. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 02: Cristo, a pedra espiritual que nos segue
Leitura bíblica: 1 Co 10:4

Todos temos problemas e dificuldades. O pão que partimos na reunião da mesa do Senhor é um pão asmo, sem fermento. O pão que se comia na festa da páscoa era o pão asmo. Mas havia uma festa dos judeus em que se comiam dois pães com fermento. Era a festa de Pentecostes. Por que isso ocorria? Essa festa prefigurava o que ocorreria no dia de Pentecostes após a ressurreição do Senhor Jesus. Naquele dia, Pedro se levantou e pregou a Palavra. Línguas como de fogo pousaram sobre cada um dos apóstolos e eles começaram a falar. Havia judeus vindos de todas as partes da terra e eles ouviam a palavra em sua própria língua. Eles ficaram estupefatos com esse fato. Eles se converteram e foram batizados 3.000 pessoas. Ali os judeus entraram na igreja. Mais tarde, na casa de Cornélio, também os gentios foram incluídos na igreja. Portanto, os dois pães asmos da festa de pentecostes representavam os homens judeus e gentios, que têm problemas, que ainda carregam em si a natureza pecaminosa, que foram incluídas na igreja.

A igreja é composta de homens que ainda tem o problema do pecado. Por isso, ontem vimos os problemas que a igreja em Corinto tinha: divisões, pecado, juízo entre irmãos, abuso da liberdade no corpo, a questão matrimonial e Comer coisas sacrificadas aos ídolos.

Todos esses itens estão na esfera pessoal. A partir do capítulo 11, Paulo lidou com as questões administrativas da igreja. As doutrinas e práticas são o que dividem os cristãos hoje.

Como falamos ontem, não devemos focar nos problemas e nos especializar em resolvê-los. Mas Paulo foi revelando Cristo à medida que lidava com os problemas da igreja em Corinto.

  1. Porção
  2. Poder
  3. Sabedoria
  4. Justiça
  5. Santificação
  6. Redenção
  7. Senhor da glória
  8. As profundezas de Deus

Ef 3:8 Esse é o encargo que Deus está dando para nós hoje. Seu mandamento é que façamos discípulos de todas as nações (Mt 28:20; Mc 16:17). Estamos saindo às ruas para orar pelas pessoas. Vimos aquele exemplo sobre os 300 espartanos. Espero que as igrejas dessa região sejam como esses. Quando aqueles mil soldados encontraram os 300 espartanos, seu pequeno número causou desconfiança. foi-lhes perguntado qual era

Devemos assumir o encargo e a missão evangelística que Deus nos deu. A igreja em si recebeu um único encargo da parte de Deus: ide, portanto. Essa é a comissão que Deus deu à igreja. Individualmente, podemos ajudar as pessoas carentes, manter hospitais, etc. Mas a igreja em si tem como função principal e primária pregar o evangelho. Após tantos anos, estamos saindo de nosso esconderijo. A igreja está saindo do anonimato.

Por um lado, temos em uma nação o povo e o exército. Não é todo o povo que faz parte do exército. Queremos levar todos os irmãos ao reino. Ainda que tenhamos que levar os irmãos carregados em nossas costas, os levaremos. Há uma música famosa que diz: ele não é pesado, é meu irmão. Uma das versões da origem dessa frase é de um menino que carregava outro menino bem maior do que ele em uma guerra. Ao ser questionado se não estava pesado, ele respondeu: não é pesado. É meu irmão. Assim, vamos levar os irmãos até o reino.

Em Israel tanto os homens como as mulheres se alistam no exército e todos os anos tanto homens como mulheres devem retornar ao exército para se atualizar. Deus quer um exército engajado, um soldado comprometido e focado. Se queremos ser parte do exército do Senhor, juntos vamos lutar por toda a igreja. Mas precisamos ser engajados, comprometidos e focados.

Aquele exército enorme que se encontrou com Leônidas, chefe dos espartanos, questionou a quantidade do exército que se apresentava para os ajudar na batalha. A isso, Leônidas perguntou a alguns do numeroso exército qual era a profissão deles. Um respondeu ser ceramista, outro, escultor e outro ferreiro. Ao receber essas respostas, ele perguntou ao exército dos espartanos qual era a profissão deles, que responderam uníssonos: ahu, ahu, ahu! Em outras palavras, a profissão deles era ser soldado. Não se consideravam ferreiros, escultores ou ceramistas, mas soldados do exército. Esse deve ser nosso sentimento. Fazemos parte do exército de Deus. Todos podemos sair para orar pelas pessoas como o exército de Deus.

O outro aspecto do par que o Senhor nos tem dado é os grupos familiares. Após trazer os irmãos pela colportagem dinâmica eles precisam ser firmados nos grupos familiares. Nossa igreja é reconhecida por anos como uma igreja de profetas e mestres. Muitos valorizam a nossa palavra. Em nossas conferências temos muitos irmãos que profetizam, mas no encargo atual apenas isso não é suficiente. Se queremos realmente crescer hoje e cumprir a comissão que Deus deu à igreja, precisamos ser também uma igreja de evangelistas e pastores. Espero que na igreja se levantem muitos evangelistas que saiam às ruas para orar pelas pessoas e também muitos que se levantem para cuidar dessas pessoas nos grupos familiares.

Temos experimentado um novo modelo de grupos familiares. O grupo familiar que praticamos no passado são em geral grupos grandes e com foco no cuidado dos participantes. MAS temos experimentado grupos familiares com no máximo 12 pessoas, que ao chegar às 16, 18 pessoas, se multiplica. São grupo com foco nos convidados, voltados para fora, paga ganhar as pessoas.

Vamos, então, continuar o encargo de ontem.

Cristo é as profundezas de Deus. A mente não pode conhecer as coisas nem do próprio homem como as coisas de Deus. Precisamos exercitar nosso espírito que está unido ao Espírito de Deus para que possamos ser levados pelo Espírito de Deus às profundezas de Deus.

Cl 1:15 Esses termos são desconhecidos da maioria das pessoas. Revelam o que Cristo é. Em todas as epístolas revelam muitos itens do que Cristo é. Isso fora outras centenas de itens: Cristo é o pão, a água, o cobre, a romeira, o mel, o cordeiro, etc.

Hoje os homens gastam todo tempo e prejudicam sua saúde para ganhar dinheiro e quando ficam velho, gastam todo o dinheiro para cuidar da saúde. Por isso, precisamos exercitar nosso espírito e desfrutar esse Cristo. Nosso foco não são os problemas. Nosso foco não deve ser cuidar das doenças, mas prevenir as doenças. Fisicamente, fazer exercícios, comer de forma saudável, dormir bem, etc. Espiritualmente, precisamos levar todos a desfrutar mais de Cristo, exercitar o espírito. a mente colocada no espírito é vida e paz. Isso não tem preço! Mas a mente colocada na carne é morte. Não quero focar nas pessoas e seus defeitos, não quero focar nas doutrinas ou nas práticas, mas no Cristo todo-inclusivo. Em Cristo, focamos nas coisas positivas. Assim, temos saúde espiritual. Quando saímos para orar pelas pessoas, nosso estado emocional vai lá para cima. Nossa autoconfiança e autoestima se elevam.

Hoje veremos os itens 9 a 20 do que Cristo é revelados em 1 Coríntios.

  1. Cristo é o fundamento singular do edifício de Deus – 1 Co 3:11

1 Co 3:9-14; Mt 16:16-18; Ef 2:19-20; At 2:42; Ap 21:14; At 4:12; Is 28:16; 2 Co 11:4; Gl 1:6-9 – Todos estamos cooperando na edificação desse edifício, porque um dia seremos julgados pela maneira como edificamos. Cristo é o único fundamento desse edifício. Quando a igreja veio, o Senhor revelou algo adicional mostrando que Ele é o fundamento, mas ao surgir a igreja, usou Seus apóstolos. Em Jo 14 ele disse que tinha muito para falar aos discípulos que seria dito pelo Espírito da verdade, porque naquele momento eles ainda não estavam prontos para receber. Esses são os ensinamentos dos apóstolos que há na Bíblia. Esse fundamento dos apóstolos é Cristo e suas verdades. A igreja perseverava no ensinamento dos apóstolos, que são as verdades de Jesus Cristo. É por isso que na igreja hoje temos o ensinamento dos apóstolos, que é a palavra profética. Nossa referencia é a economia neotestamentária de Deus. O fundamento, que é Cristo, é o fundamento dos doze apóstolos que estão no Novo Testamento. Na igreja somente temos o nome de Jesus Cristo. Não exaltamos o nome de nenhum pastor ou nenhum homem ou mulher. Não existe fundador da igreja. Temos, sim, irmãos que nos servem, mas não estamos edificados sobre esses irmãos como fundamento. Nosso único nome e fundamento é Jesus Cristo. Em 2 Co 11:4 menciona o fato de os coríntios terem recebido pessoas que pregavam outro evangelho, outro Cristo diferente daquele que Paulo havia pregado a eles. Podemos receber ensinamentos muito bons na igreja, mas se eles não batem com o evangelho que recebemos, devemos rejeitá-los. Não podemos receber outro evangelho. Por isso é tão importante lermos e conhecermos a Bíblia. Caso contrário, quando vem alguém eloquente falando palavras inspirativas até mesmo usando versículos, falam contra a Palavra de Deus. Há casos também de pessoas que seguem outras direções e querem perturbar os irmãos visitando-os em suas casas para perverter a ordem na igreja. Hoje existem muitas coisas relacionadas a anjos. Pessoas que dizem ter visto anjos e passam a seguir essas coisas. As pessoas gostam muito de visões e “profecias”, mas não querem a Palavra de Deus.

  1. Cristo é a nossa páscoa – 1 Co 5:7

Êx 12:1-12; Jo 1:29; 1 Pe 1:18; Ap 5:6; 12:11; 14:1-5; 21:9-10, 23; 22:1-3 – A base da Páscoa está nesse capítulo 12 de Êxodo. O elemento central da páscoa é cordeiro. Assim como o cordeiro era examinado para se constatar que não possuía nenhum defeito, Cristo foi examinado pelos sacerdotes, pelos fariseus, por Pilates e nele não foi encontrado pecado nenhum. Cristo passou por grande sofrimento, mas jamais pecou. Assim como os israelitas possuíam o sinal no batente das portas de suas casas, hoje temos o sangue do Senhor aplicado em nosso coração. O cordeiro de Deus tira o pecado do mundo e tira o nosso pecado. Cristo é a nossa páscoa. Como cordeiro de Deus Cristo ocupa uma posição central na economia de Deus. Os vencedores triunfarão sobre Satanás por meio do sangue do cordeiro, ao qual seguirão por onde quer que vá. E na Nova Jerusalém vemos também o cordeiro. Sempre nos lembraremos que um dia estávamos condenados à perdição, mas o cordeiro nos redimiu, tirando o pecado do mundo.

  1. Cristo é o pão asmo – 1 Co 5:8

Êx 12:15-20 Ele é o pão sem fermento. Quando vimos o pão sobre a mesa devemos dar graças ao Senhor. Quando oramos diante da mesa do Senhor, precisamos sair da nossa tradição de orar pelo pão da unidade. Precisamos dirigir ao Senhor algo novo de nossa experiencia e de Sua palavra para nós hoje. Vamos louvar ao Senhor com novidade de vida. “Obrigado porque aqui temos a Tua páscoa. Somos cheios de pecado, mas aqui temos um pão asmo. Tu és aquele que nos santifica.” O que Deus deseja é que em toda a nossa vida tenhamos um viver sem fermento. Embora seja muito bonito falarmos a respeito dos pães asmos, é necessário que cada um de nós examine nossa casa e nossa vida. É preciso tirar todo fermento de nossa vida e nossa casa. Estamos nos preparando para a volta do Senhor e seremos examinados também.

  1. Cristo é o nosso alimento espiritual – 1 Co 10:3

1 Co 10:1-3; Êx 16:1-6, 11-36; Nm 11:1-9; Sl 78:17-31; Jo 6:31 – Manjar é alimento. O que o povo de Israel provou naquele tempo era uma figura da realidade espiritual que experimentamos hoje. O batismo na nuvem representava o batismo no Espírito e o batismo no mar, o batismo na água. O maná que comiam representava Cristo. O povo de Israel era como nós. Eles sempre murmuravam. Embora eles tivessem se retirado fisicamente do Egito, o coração deles ainda estava no Egito. Por isso, reclamavam que não tinham os alimentos que estavam acostumados no Egito. Não devemos criticá-los, porque somos como eles. Nós também estamos muitas vezes estamos vivendo absorvidos por nossa profissão, nossos próprios interesses, o que nos impede de sermos engajados, comprometidos e focados. Assim como cuidou do povo de Israel no deserto dando-lhes o maná, Deus também cuida de nós hoje dando-nos Sua Palavra na Bíblia, no Alimento Diário, nas reuniões. Todos os dias podemos nos alimentar. Não podemos ficar nas extremidades do arraial de Deus. As murmurações e queixas ocorrem exatamente nessa região. Precisamos estar engajados. O povo reclamou dizendo estar cansado do maná. Será que reclamamos do que temos na igreja? Será que dizemos: “É só invocar, só negar a vida da alma, só Cristo, Cristo e Cristo”? Cristo é o nosso alimento espiritual. Entre os cristãos somos talvez os raros que falam de comer de Cristo. Se a igreja está com problemas, é porque está morrendo de inanição. Quando comemos, ficamos contentes. Comer o Senhor na Palavra, nos livros do Projeto Livro na minha mão, no Alimento Diário, etc.

  1. Cristo é a bebida espiritual – 1 Co 10:4

Êx 17:1-6; Sl 78:15-16; Nm 20:1-8; Jo 7:37-39; 1 Co 12:13 – Fonte é bebida. Cristo é nosso alimento e nossa bebida espiritual. Moisés perdeu a paciência com o povo e acabou por ofender a administração de Deus na igreja e isso lhe custou a entrada na boa terra. Por isso, precisamos orar pelos nossos líderes, que não tem direito de errar como qualquer irmão. Pode acontecer de por causa da fraqueza dos irmãos da igreja ele cometa algo que ofenda a administração de Deus e isso lhe custe o reino. Não me refiro a erros morais ou qualquer outra queda pessoal, mas em errar administrativamente diante de Deus. Uma vez que Cristo já foi ferido e morreu por nós, hoje basta-nos invocar e orar para que Dele jorre água viva para nos saciar. Hoje bebemos de Cristo e também fluímos rios de água viva às pessoas. Quando saímos às ruas para orar pelas pessoas, levamos água viva a eles. Em Sl 16 nos fala de invocar o nome do Senhor e beber o cálice da salvação. Isso indica que invocar o nome do Senhor é beber.

  1. Cristo é a pedra espiritual – 1 Co 10:4

Êx 17:6; Jo 19:34 Eles podiam beber todo o momento porque a pedra os seguia. Sempre que precisavam de água, a pedra estava lá. É interessante que Paulo não diz que a pedra representava Cristo. Aquela pedra era física, na qual se podia bater, mas seu significado era uma pedra espiritual. Paulo diz que aquela pedra física era Jesus Cristo. Você sabia que onde quer que você vá há uma pedra espiritual seguindo você? Se você se virar rapidamente, a verá. Você precisa se dar conta de que há uma pedra seguindo você quando você vai ao trabalho, aos estudos, à reunião, etc. Sempre que precisar de água basta se voltar a ela que a água fluirá.

Não há tempo para terminar os demais itens. Encerro com essa palavra. Cristo é a pedra espiritual que nos segue. Quando sairmos para orar pelas pessoas na rua ela nos seguirá. Quando você estiver no grupo familiar cuidando das pessoas, ela estará lá. Temos a presença do Senhor. Louvado seja o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *