Conferência Internacional M20 -A minha escolha: viver no plano celestial

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 20. A minha escolha: viver no plano celestial | Leitura Bíblica:Mt 6:33

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Miguel Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 22/09/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Boa noite, irmãos. Estamos novamente no monte, aos pés do Senhor para receber as palavras que saem do coração de Deus. Ele deseja nos transferir deste nível terrenal para o celestial, mudar nossas vidas. Deus é muito prático, Ele quer tocar em várias partes do nosso viver. Precisamos do arrependimento: não é simplesmente uma mudança de direção no nível terrenal, mas o arrependimento que nos leva do nível terrenal para a esfera celestial. 

 Mt 6:19-21
Nessa porção, o Senhor coloca diante de nós os dois níveis. Existem os que acumulam tesouros sobre a terra e aqueles que ajuntam tesouros no céu. Nós pertencemos a qual dessas classes? Os tesouros sobre a terra estão sujeitos a traça, ferrugem e ladrões. Em outras palavras, os tesouros desta terra são temporários, não dá pra confiar neles. Você comprar uma roupa nova e guarda pra usar daqui 10 anos, ela será corroída, mesmo não sendo utilizada. O diamante pode não estragar, mas o ladrão rouba. O que adianta acumular tesouros sobre a terra? 

 Não acumuleis para vós outros… o Senhor não está dizendo que não podemos acumular tesouros nesta terra, a questão é para quê? O nosso negócio é acumular tesouros no céu. Lutamos por tantas coisas desta terra, as quais vão desaparecer. Então, por que não lutamos da mesma maneira por aquilo que é eterno? Por isso precisamos de arrependimento, use a sua vida para o que realmente tem valor. Viver para o plano de Deus tem valor. O Senhor não quer que tenhamos uma vida desperdiçada. O valor da nossa vida não está em tesouros desta terra.  

 1 Tm 6:6; At 20:35
A piedade é parecer-se com Deus, é estar conectado com Suas coisas. Ela é algo que tem raízes no que é celestial. O nosso coração tem que ter raízes no nível celestial e não no terrenal. Não é errado trabalhar e ganhar dinheiro, mas o nosso dinheiro tem que ser útil para Deus. Mais bem-aventurado é dar que receber.  

 Mas se ficamos acumulando para nós as coisas desta terra, o valor de um tesouro está na sua utilidade para o plano de Deus e isso Ele precisa revelar a nós. É tudo uma questão de coração. O seu coração está na terra ou nos céus? Está nesse mundo ou com o Senhor? Isso é manifestado pelo nosso viver, dedicação e propósito de nossas vidas. Queremos que os nossos dias sejam contados diante de Deus.  

 At 2:45; 4:34-35; 11:29
Como transferir o que é da terra para os céus? Ou seja, como você acumula tesouros nos céus? É impossível acumular na terra e no céu ao mesmo tempo, porque só temos um coração. Você pode ter muitos bens nesta terra, mas seu coração está nos céus, então, seus bens são para os céus. É uma questão de amor e lealdade. Eu amo o dinheiro ou o Senhor? A minha lealdade é para com o Senhor ou não?  

 Nessas porções de Atos, vemos pessoas que tinham bens, mas não acumulados para si e sim para atender a necessidade do povo de Deus. Entregavam para o governo de Deus, representado pelos apóstolos. O que Deus me deu deve ser útil para Deus

 Lc 18:22
Esse é o versículo chave para a transferência. O PIX já tinha naquela época, mas um PIX de uma conta terrena para a conta celestial. O que está depositado nos céus, ninguém tira. Transferir não só você do nível terrenal para o celestial, mas também os seus bens. 

 Fp 4:16-18
Paulo falou aos filipenses: vocês enviaram ajuda pra mim, mas na verdade vocês transferiram para os céus. Quando fala de riquezas, o Senhor toca no nosso coração. Nós temos um só coração, não tem como dividi-lo. Então, o teu tesouro ou está na terra ou nos céus.  

 Mt 6:22-23; Ct 1:15
Com os olhos você vê e ganha informação que vai direcionar todo o seu corpo. Você é guiado por aquilo que você vê. Esse “bons”, no grego, significa singulares, isto é, nós temos dois olhos, mas ambos focam uma só coisa. Nossos olhos serão bons se focarem numa só coisa, mas se tentar focar duas coisas ao mesmo tempo, são olhos maus – os quais não sabem para onde ir, ficam perdidos, vão tropeçar. Se você tem um só olho, não tem a noção de profundidade, mas se os dois olhos focam a mesma coisa, tem profundidade.  

 Tem dois olhos, mas que precisam focar numa só coisa. O Senhor ama quando nossos dois olhos focam Nele. Olhos de pomba são olhos que focam um mesmo ponto. A noiva tem dois olhos focados no noivo. Não são olhos de camaleão, que olham pra tudo quanto é lado. 

 Então, quando os olhos focam uma só coisa, a luz entra e toma o seu ser. Você vai receber a luz que vem de Deus quando os seus dois olhos estiverem postos em Deus. Se você colocar um olho em Deus e o outro em outra coisa, a luz de Deus não chegará até você. Se os meus olhos estão divididos, eu não recebo a luz de Deus.  

 Se você não tem os olhos postos no Senhor, teu corpo estará em trevas – não tem a presença de Deus. “que grandes trevas serão!” è o problema é que não recebemos, mas achamos que estamos iluminados, na verdade, estamos nas trevas. O Senhor está falando: o que você chama de luz são trevas. Não adianta nós falarmos: eu tenho luz. O Senhor vai dizer: sua luz são trevas. Precisamos ter nossos olhos postos no Senhor, fixar nossos olhos no reino, na pregação do evangelho, cuidado com as pessoas, Cristo e a igreja. Paulo disse: para mim o viver é Cristo – isso quer dizer: eu só vejo Cristo. Se você fizer algo pra glória de Deus, mas também para si – são olhos maus, isso vai trazer trevas. Deus não divide a Sua glória.  

 2 Co 11:1-3
Paulo estava falando sobre seu labor. Ele tinha um temor: de os cristãos quererem casar-se com Cristo, mas também se casar com coisas desta terra. Simplicidade é singeleza – são dois olhos postos numa só pessoa. O Senhor pergunta: você me ama? Termos que ser sinceros para com Ele e, talvez, a gente diga: amo a Ti Senhor, mas tem vezes que amo outro. Imagina os casados…um cônjuge pergunta para o outro: você me ama? Sim. Seu coração é 100% meu? O outro diz: 80%. Ora, 80% é maioria, mas você como esposa não estaria satisfeita, pois você quer 100% do amor do marido, não é? E vice-versa. Se você deseja que o amor seja 100%, por que você não quer que o Senhor se importe que nosso amor seja também 100%? A importância da nossa transferência. No nível da terra, 80% e 20% está bom, mas no celestial é 100% para Deus. 

 Cl 3:1-4; Gn 49:5-7; Dt 33:8-11
Morremos com Cristo ou não? Ressuscitamos com Cristo ou não? Então, nós sabemos o que devemos buscar. Ter decisão no espírito, usar o poder da palavra para se lançar nesta realidade. Jacó queria o direito de primogenitura porque conseguia ver o valor. O meio que ele usou não foi bom, mas o coração foi. Jacó estava desejando o impossível porque nasceu em segundo, então, como se tornar primogênito? Jacó deve ter falado pra Deus: eu não sei, mas eu quero. Como você vai ser? Não sei, mas vou sim. 

 Duas pessoas que mudaram seu destino: Jacó e seu filho Levi. Em Gn 49 vemos o que o pai Jacó falou a respeito do filho Levi. O futuro de Levi foi selado ali. Apesar de ter recebido isso, Levi não ficou satisfeito, buscou mudança. No caso do bezerro de ouro, os levitas se colocaram do lado de Deus. Em Dt 33 vemos a benção de Moisés para Levi. Levi transformou maldição em benção porque os olhos dele estavam só para o Senhor. Se Levi errou, errou, mas mudou. Talvez até hoje você tenha se dedicado a essa terra, chegou o momento de se dedicar ao Senhor.  

 1 Rs 18:21
Vemos um povo em trevas – olhos ruins porque um olho no Senhor e outro em Baal. Quero ser salvo pelo Senhor todos os dias para que meus olhos estejam postos só Nele.  

Mt 6:24
Dois níveis, duas esferas, dois Senhores. São palavras diretas para cada um de nós. Aborrecer-se e amardevotar-se e desprezar. Você diz: eu nunca desprezei Deus; mas aqui mostra se você se devota ao mundo, você está desprezando Deus. Se você está amando o mundo, você está aborrecendo-se de Deus. Deus pergunta: você devota [consagra] sua vida a quê? Você responde: pra minha carreira. Então, você despreza a Deus porque alguma coisa tomou seu coração. 

 Sl 123:1-2
No oriente, os servos ficavam olhando as mãos dos seus senhores, porque muitas vezes, o seu senhor apenas gesticulava e o servo atendia. Olhar pra mão do Senhor, pois é a mão que dirige, dá direção; supre – dá alimento; auxilia, protege, corrige e dá recompensa. Servir a dois senhores é diferente de ter dois empregos. Se você tem dois empregos, em cada período trabalhado, você tem um só senhor. São dois senhores, mas um de cada vez. Mas por que a Bíblia diz que não pode ter dois senhores? Deus e riquezas têm ordens contrarias, a quem você vai obedecer? 

 Se tiver dois senhores, sua lealdade estará voltada para quem? Imagina o Senhor Jesus falando que você é dele e o diabo, ao contrário, falando que você pertence a ele. Para compreensão, vou ilustrar com o teste do cachorrinho – dois senhores reivindicam o cachorro. Simples de resolver: um fica de um lado e o outro suposto dono fica de outro e ambos chamam esse cachorro. Para onde ele for, mostrará quem é seu dono. Se o Senhor Jesus estiver de um lado e satanás do outro e ambos te chamarem, para quem você vai? Na prática, a quem você pertence? 

 Pv 3:9
Quando temos clareza quem é o nosso Senhor, tudo o que temos e somos é dele. 

 Mt 6:25; Fp 4:6-7; 1 Pe 5:7; Ef 4:28; Tt 3:13-14
Na visão terrenal, pensamos que o Senhor nos abandonou quando estamos com necessidade. Mas na visão celestial não é assim. Não andar ansioso é um mandamento, por isso, não podemos permitir que a ansiedade tome conta de nós. Tornar conhecidas diante de Deus nossas necessidades. Período de pandemia um grande teste para nós, tantas coisas acontecendo. Nesse período, eu me apeguei a essa porção de Fp 4 a fim de, na ansiedade, experimentar essa paz que excede todo entendimento. Nós nos mantermos vivos interessa a Deus. O povo do reino não precisa ficar ansioso.  

 Quanto ao nosso futuro, precisamos trabalhar. Mas você não trabalha só pra você, mas para acudir ao necessitado. Você não acumula riquezas nesta terra só para você.  

Mt 6:26-34
Nós temos um Pai celestial e Ele alimenta essas aves. Se o Seu Pai alimenta essas aves, não vai alimentar você? Você é ou não mais valioso do que as aves para Deus? A ansiedade é sinal de que vivemos no nível terrenal. Ficar ansioso não acrescenta, pelo contrário, diminui, desconta. Por causa da ansiedade, você vai viver menos. Não seja um homem de pequena fé, você tem um Pai. Aquele que se inquieta dizendo: que comeremos ou beberemos? São aqueles que não tem pai.  

 Buscamos o reino e sua justiça e todas essas coisas nos serão acrescentadas. Esta é a prioridade da prioridade; buscar o reino e a justiça e o resto vem junto. Recomendação do Senhor: viva hoje para Deus, não se preocupe com o amanhã. O inimigo é muito sutil: ele faz com que você fique preocupado com o amanhã para que você não viva para Deus hoje. Mas a palavra do Senhor é: viva hoje, não se preocupe com o amanhã. Hoje tem comida e veste, então, viva para Deus. Não vamos cair na armadilha do inimigo.  

 Cada dia tem seu mal, mas o Senhor nos ensinou a orar pedindo o pão de cada dia. Então, o pão de hoje é pra enfrentar o mal de hoje. Ou seja, tudo zerado porque para o mal de hoje, Deus dá o pão de hoje e vai levar você vencer para viver pra Ele.  

 Mt 7:13-14
Em Mt 5-7 vemos sempre colocado a nós: a terra e o céu. Temos de fazer a escolha. Da mesma forma, uma porta estreita e outra larga. Somos bem-aventurados porque somos os poucos que se acertam com essa porta estreita, os poucos que não têm medo de sofrer; não damos chance pra carne. Andamos baseados nessa esfera celestial.   

  • Porta é pra você passar, enquanto caminho é pra você andar.  
  • Porta é um passo de decisão, já caminho é questão de perseverança.  

 Resumindo: Acumular tesouros na terra ou nos céus? Olhar para o Senhor ou para o mundo? Olhar para o céu ou para a terra? Servir a Deus ou as riquezas? Buscar primeiro as coisas de Deus ou as dessa terra? Entrar pela porta estreita e caminho apertado ou pela porta larga e caminho espaçoso? 

 Devemos falar para o Senhor hoje: “Senhor, nós escolhemos acumular tesouros nos céus, escolhemos olhar só para Ti, escolhemos servir a Ti, buscar em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça; escolhemos entrar pela porta estreita e caminho apertado; escolhemos viver o reino dos céus, levar o evangelho para todas as pessoas… escolhemos viver no plano celestial”.  

Que o Senhor nos abençoe! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *