Conferência Geração Final M5 – Servir no Descanso

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida durante a Conferência Geração Final, em 15/01/2022. Texto pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Somos uma geração muito bem-aventurada. Nosso Deus é a própria felicidade, a alegria. Somente Nele há completa felicidade. Deus nos supre com todas as nossas necessidades. Ao final do sexto dia Deus disse “muito bom”. Nesse momento Ele estava em extrema felicidade. No sétimo dia Ele descansou de Suas obras, e queria que o Homem descansasse com Ele. Todavia, houve a tragédia no Jardim do Éden. Antes da serpente, o homem vivia de forma simples, e tinha como sua felicidade e alimento a palavra de Deus. O que a serpente ofereceu fez o homem se desconectar de Deus, o fazendo achar que é capaz de tomar decisões sem Deus. Vemos as consequências dessa independência do Homem: ele vive debaixo de grande infelicidade, aflição, esgotamento e de corrupção que veio do pecado. O Homem não tem esperança da verdadeira felicidade.

Graças a Deus, o FIlho de Deus foi enviado por Deus para pregar o evangelho do reino. Ele veio aqui para colocar as coisas na Terra em ordem, encabeçando-as (e com Deus como o Seu cabeça), e assim voltaríamos à felicidade. Ele encontrou multidões que eram como ovelhas que não têm pastor: aflitas, cansadas, angustiadas, sobrecarregadas. Ele veio e curou toda enfermidade das multidões, e chamou os 12 discípulos para ajudá-Lo. Nesta conferência, Deus está chamando você para fazer parte desses apóstolos que são enviados para que Deus possa, através da pregação do evangelho do reino, trazer o governo celestial para a Terra novamente.

Ele, primeiramente, te convocou para a igreja, que é a realidade do reino dos céus. Através da pregação do evangelho, encontraremos pessoas com espírito contrito e corações quebrantados e trazemos essas pessoas para a casa de Deus, onde há verdadeira felicidade! Essa é nossa missão aqui.

Após a queda, a felicidade é conquistada; ela requer esforço. Por isso, Deus convoca os vencedores: são aqueles que são inconformados com a situação do mundo e com todas as suas tristezas e angústias. Os vencedores são pessoas que choram, que entram no reino sendo pobres de espírito. Começamos pelo caminho da felicidade nos esvaziando de nós mesmos para que Deus pudesse nos encher Dele para O servir.

A mensagem desta noite é “Sirvo no descanso”. Apesar de a pregação ser uma tarefa difícil, Deus nos propôs que pudéssemos servir no Seu descanso. Ele nos convida para tomar o Seu jugo; Ele aliviará nossa carga e nós serviremos no Seu descanso.

Deus quer fazer a inclusão de todos nós para realizar Sua obra. Como geração final, como trabalhadores de última hora, nós não podemos falhar. A incumbência sobre nós precisa ser concluída!

Ap 14:4
Não criemos uma religião para nós. Somos seguidores do Cordeiro por onde quer que Ele vá. sucesso na obra de Deus depende de seguirmos o Cordeiro. Desde o Antigo Testamento, Deus enviou profetas para que falassem a respeito do Cordeiro, e toda escritura trata dessa pessoa: Jesus Cristo, em quem está a vida eterna. O Cordeiro é objeto de nossa busca durante todo o Antigo Testamento. João Batista teve a felicidade de ser o último desses profetas. Ele veio para introduzir Cristo. Deus o usou para batizar Jesus, quando os céus se abriram, e o espírito desceu sobre Ele. O Cordeiro, assim, começou seu ministério. Dois dos discípulos de João seguiram o Cordeiro, porém ele não. Toda a história da bíblia era esperar pelo Cordeiro, e, quando Ele aparecesse, seguí-Lo. João Batista acabou ficando.

Nós fomos muito agraciados nesses últimos 5 anos, o Senhor nos trouxe muita palavra profética que era confirmada pelo Espírito. Muitos milagres foram feitos em nosso meio, e muitas ferramentas que o Senhor nos deu durante a época do irmão Dong foram potencializadas. Tínhamos poder pequeno, ainda somos o pequenino rebanho, porém aprouve ao Senhor nos dar o seu Reino! Na pandemia, em 2020, Deus nos mostrou que a era mudou, e a era dos sete Espíritos chegou, a conclusão da era está aqui. Fomos encarregados como a última geração de levar a cabo a obra de Deus. Assim, os milagres começaram a acontecer. A colportagem dinâmica se tornou um ferramenta muito eficaz, alcançando várias pessoas sendo salvas, não obstante o pequeno número de colportores dinâmicos que temos (300). O Avança Jovem, que começou com 12 irmãos, se espalhou por todo Brasil e por todo o mundo. Esses jovens estão alcançando várias pessoas para pregação do evangelho, criando o exército de jovens santos de Deus. Começamos, então, a falar da necessidade de colhermos essas pessoas contatadas para cuidarmos. As irmãs rapidamente criaram a Conectadas. Vimos que cada igreja poderia ter sua rede de cuidados com todos os contatos que obtivemos, e assim foi feito.

Quem fez esse trabalho, esse milagre? Os sete Espíritos, Deus operou entre nós. Assim, a palavra profética que vinha era cumprida. Estamos muito felizes com todos esses milagres de Deus.

Comecei a me preocupar, todavia. Agora as coisas funcionam, e temo que confiemos naquilo que funciona. Aquilo que funciona sem Deus não vai mais funcionar. Não deixemos que nada disso forme uma nova religião, um sistema para confiarmos. Nós somente confiamos e seguimos o Cordeiro. Continuemos humildes, simples e obedientes, dedicando nosso amor reverente à palavra.

Vejo que alguns estão deixando de acompanhar a palavra de perto, pois já há resultado no CEAPE, na colportagem, nas redes de cuidados… e passaram a confiar mais nessas ferramentas do que no Senhor. Sigamos e confiemos somente no Senhor!

Jo 5:39-40; Is 57:15 (KJA)
Os fariseus e escribas caíram em examinar as escrituras sem buscar o Senhor, que é a Vida. Não podemos deixar de seguir a Cristo.

Gn 1:26,29,31; Gn 2:9; Mt 4:4
O Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus para governar a Terra. Ele foi criado para já entrar no descanso de Deus no sétimo dia. Ao finalizar Sua criação, Deus disse que aquilo era muito bom, e descansou. O Homem foi criado para dar descanso para Deus, e Deus se preocupava com todas as necessidades do Homem.

A necessidade do Homem não se resumia às físicas, como alimentação. Quando o Homem não confia em Deus e precisa buscar seu próprio sustento, a primeira coisa com a qual se preocupa é seu sustento físico. Essa necessidade é muito simples para Deus resolver. Há, todavia, as necessidades mais complexas, como as necessidades da alma, que, se não forem atendidas, podem fazer o Homem cair em depressão, sem alegria. É bem mais difícil para Deus atender às nossas necessidades da alma.

Salmos 119, o mais longo capítulo do livro, destaca a importância da palavra de Deus, e como ela atende todas as nossas necessidades psicológicas. A palavra é alimento para nossa alma e espírito.

Jr 7:5-8; Lc 18:9-14; Êx 19:4-5; Mt 11:19
Deus se preocupa com o Homem em todos os seus aspectos. Porém, o Homem comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal e passou a ser independente de Deus. Ele perdeu o espírito pobre e passou a confiar em sua própria capacidade.

O homem que confia no homem (ou seja, que confia ou no próximo homem ou nele mesmo), e que faz a sua força na capacidade da carne está fadado ao fracasso. Voltemos à simplicidade e confiança do Senhor. Tenhamos um espírito contrito e arrependido.

A liderança do povo de Israel, achando que conseguiam cumprir a lei que Deus mandou, se apartaram da simplicidade da dependência total a Deus e se tornaram um povo religioso. Os seus líderes passaram a seguir a tradição dos anciãos; eles não mais seguiam o Cordeiro, mas os princípios dos homens. A tradição dos anciãos eram interpretações orais da lei de Moisés que depois se tornaram escritas ao longo de muitas gerações. Muitas doutrinas e preceitos humanos foram adicionados ao longo do tempo. Essas tradições passaram a ter a mesma autoridade que o Pentateuco de Moisés. Assim se perdeu a direção certa; perdeu-se a simplicidade e não mais seguiam a palavra com fé e obediência, o que resultou em uma religião morta que se opõe a Deus. Esse é o alerta que dou a vocês. Com todas essas bênçãos que o Senhor nos deu nos últimos 5 anos, não façamos de nada que ganhamos a nossa nova religião. Sigamos simples amando a palavra profética, seguindo o Cordeiro por aonde quer que vá.

Fp 3:7-9
Mesmo que tenhamos recebido tudo aquilo que citei como bênção, prefiramos agarrar Cristo. Paulo era firme em tudo que aprendeu com Gamaliel no Judaísmo, mas, quando viu Cristo, passou a seguí-Lo para ganhar mais Dele. O nosso caminho é seguir a Cristo, deixando tudo para trás para ganhar mais Dele. O reino dos céus é obtido por meio de esforço. O Jardim do Éden era dado a nós de bandeja, porém agora não entramos no reino dos céus dessa forma. Lutemos para conquistar Cristo! Assim viveremos felizes.

Mt 3:3-17; Jo 1:35; At 11:3
Esses versículos comprovam que João Batista foi um homem enviado por Deus, fez tudo o que tinha de fazer até o batismo de Jesus, e testemunhou que Ele era, de fato, o Filho de Deus. Até então, a história de João Batista foi de vitória, e nesse momento foi dada a chance de seguir Jesus e se tornar um vencedor. Era o momento de ele sair de cena, porém continuou seu “ministério”, e não reinará. Só se entra no reino dos céus com simplicidade e obediência.

Mt 11:28-30
Os cansados e sobrecarregados são todos os que se desviaram do caminho de Deus e tomaram o caminho da religião. Eles continuam sendo zelosos com Deus, continuam com o coração de servir a Deus, porém sem discernimento. O caminho de servir a Deus dessa forma é só cansaço e fadiga. Graças a Deus temos encontrado o caminho de servir a Deus no descanso. Os que saem para fazer a vontade de Deus são aqueles que recebem o jugo do Senhor. Jesus fisicamente não está mais na terra, porém Ele age por meio desses que se dispõem.

Se eu trabalhar sozinho, por conta própria, ficarei cansado. Mas se tomar a canga do Senhor, Seu jugo, trabalharei no descanso. Nesses 5 anos temos experimentado isso. Nós não fizemos grandes coisas, mas Deus fez! Somente tomamos o jugo do Senhor, e Ele quem fez todo o trabalho miraculoso. Saímos às ruas, suamos, mas nossa alma encontrou descanso. Quem voltou ontem das ruas voltou com alma descansada porque tomaram o jugo do Senhor. Trabalhemos até a volta do Senhor no descanso!

Mt 6:9-12; Mt 7:21; Mt 12:50; Jo 6:38; Jo 5:19,24,30; Jo 7:17-18; Jo 6:29
O foco de Jesus é fazer a vontade do Pai: trazer o reino de Deus à terra, fazer Sua vontade ser feita na terra como no céu. Ele não quer agradar A ou B, mas fazer a vontade de Deus. Tudo o que faço deve ser voltado à vontade de Deus. Precisamos almejar ser canais pelos quais a vontade de Deus possa ser feita.
Trabalhar no descanso é fazer a vontade de Deus, pois assim Deus é quem faz. Se você buscar sua própria glória, você fará a obra sozinho, e se cansará.

At 7:22; Lc 24:19; Sl 45:13; Is 55:10-11; Mc 16:15,9-20
A palavra de Deus não pode sair e não produzir resultado; ela volta a Deus com seu efeito realizado. A palavra não pode ficar sem obra – ambas andam juntas, pois palavra de Deus é sempre um ordem que é executada por Ele mesmo. Não nos enganemos achando que a vida da igreja é uma escola de teologia onde só aprendemos mas não produzimos nada. Os fariseus e escribas não produziam nada para Deus, e não podemos ser como eles. Devemos praticar e realizar a obra de Deus! Que esta geração também tenha esse equilíbrio: estude e se aprofunde na palavra, mas seja simples para colocá-la em operação. Valorizemos e apliquemos a palavra profética! Assim estaremos cumprindo nossa função como igreja.

Temos a palavra profética, graças a Deus! Basta ouvirmos, crermos e praticarmos com simplicidade, assim o próprio Senhor vem e confirma a palavra, que é executada para fazer a vontade de Deus. E assim trabalhamos no descanso: grandes coisas o Senhor tem feito, mas estamos descansados.

Ef 1:19; Ef 3:7
Qual a diferença entre poder e força? Poder é a capacidade de executar um trabalho, enquanto a força é a aplicação do poder para execução de um trabalho. O poder é para aplicar força, e a força é para aplicar o trabalho. Durante anos você acumulou palavra, e se essa palavra, que acumulou poder, não tiver força para exercer o trabalho ela é inútil. Quando saio para pregar o evangelho, esse poder se torna em força para aplicar o trabalho. Saiamos para realizar o trabalho!

Hb 3
Em Hebreus 3 temos um exemplo de uma geração que foi tirada por Deus do Egito, porém que foi murmuradora e incrédula, e então não entrou no descanso de Deus. Como consequência, Ele teve de levantar uma nova geração. Hoje Deus está levantando a nova geração, que é a geração final! Temos hoje uma geração equilibrada, que crê e aprecia a palavra, e que é simples para praticá-la.

O Senhor vai voltar, e vocês formarão esse exército que trará o Senhor de volta. Vocês trabalharão no descanso, porque quem fará a obra será Deus. O Senhor está finalmente levantando a segunda geração que entrará na terra de Canaã! Vocês proporcionarão a Deus essa força para que Ele possa operar, pregar o evangelho e trazer o reino de Deus de volta. Vamos concluir essa era!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *