Conferência Internacional M01 – Os Sinais dos Tempos

Conferência Internacional – Fev. 2022

Tema geral: ENTÃO VIRÁ O FIM

Mensagem 01. Os Sinais dos Tempos | Leitura Bíblica:Mt 16:1-12

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos  diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – São Paulo, em 23/01/2022.  Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Começamos hoje com a Conferência Internacional de Fevereiro de 2022. O tema geral é “Então virá fim”. Gostaria de lembrar aos irmãos de honrarem ao Senhor Jesus com suas ofertas. 

Oração 

Senhor Jesus, agradecemos pelo semestre que passou e por tantas revelações que vieram através livro de  Mateus. Só temos que agradecer, pois essas revelações têm produzido muitas ações e concretizações em  nosso meio. Confiamos em Ti para mais um semestre que continuará com o livro de Mateus. Vem nos  abençoar. Não nos agarramos a tudo aquilo que ganhamos. Queremos continuar seguindo o Cordeiro por  onde quer que Ele vá. Não nos agarramos às metodologias, nem às bênçãos adquiridas, mas queremos  seguir o Espírito, como o vento que sopra para onde quer. Nos abençoa neste semestre. Abençoa as igrejas,  nossos jovens e adolescentes, crianças e adultos. Abençoa todos os trabalhos, seja do Instituto Vida Para  Todos, seja da editora Árvore da Vida, da Colportagem, do Expolivro, das saídas da igreja com o “Posso  Orar por Você?”, produzindo muitos contatos para a edificação da igreja. Continua nos abençoando até nos  introduzir na boa terra de Canaã. Em Teu nome, nós oramos. Amém! 

A revelação da Palavra de Deus é algo sobrenatural e está acima da compreensão humana. Não havia  programado para começar o semestre com Mateus 16. Contudo, pela soberania de Deus, terminamos o  semestre passado com Mateus 15. Por quê? Porque Deus deseja dar uma virada. No capítulo 16, Cristo  nos mostra aquilo que está em Seu coração.  

O registro do livro de Mateus é fantástico. Mateus estava assentado na coletoria e era um publicano, coletor  de impostos. Ele conhecia os meandros de um governo. Nós só podemos agradecer ao Senhor por isso. Ele  começa introduzindo o Rei do reino dos céus, o Messias. Mostra a Sua geração, a Sua origem. Ele veio da  descendência de Davi. Ele é o filho de Davi, um termo usado pelos judeus para identificar o Messias. Ele é  aquele que herda o trono de Davi para sempre.  

Do capítulo 1 ao 15 de Mateus, nos é mostrado o batismo de Jesus e Sua missão curando as pessoas,  chamando os apóstolos para pregar o evangelho do reino. Até então, Ele consegue ganhar os membros que  serão introduzidos no reino dos céus. São indivíduos com espírito quebrantado e contrito. Eles puderam  entrar pela porta da primeira bem-aventurança. O Senhor ganha indivíduos nos quais Ele pode trabalhar  o coração.  

A partir do capítulo 16, Ele mostra a revelação da igreja. Deus precisa dar para Cristo um lugar de  descanso e, este lugar, é a igreja edificada. Nós começamos com uma grande virada. Apesar das  revelações, dos milagres e operações em nosso meio, não devemos nos agarrar a isso, mas nos agarrar ao  Espírito. Ele quer fazer uma curva e precisamos seguir o Cordeiro por onde quer que Ele vá.

Mateus 1 e 2 apresenta Cristo como rei do reino dos céus. O homem caiu no jardim do Éden e perdeu a  presença de Deus. Ele perdeu o propósito pelo qual Deus criou o homem. Por isso, Cristo foi enviado para  estabelecer o governo de Deus na terra. Ele fará isso pela igreja onde rei é Cristo.  

Gl 4:4; Mt 1:18, 20 

A Sua genealogia mostra que Ele veio da descendência de Davi. Seu nascimento foi diferente de qualquer  outro homem. Jesus nasceu de uma mulher. Ele nasceu sob a lei e de uma mulher, Maria. O rei do reino  dos céus, Jesus Cristo, não foi gerado da União de um homem e de uma mulher, mas do Espírito Santo e  através da virgem Maria. Jesus não participa do pecado do homem, mas traz consigo a semelhança  da carne pecaminosa (Rm 8:3). 

Mt 1:21, 23 

O homem caiu pelo pecado. Ele comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. O pecado  entrou no homem e a morte passou a todos os homens. Não há justo e todos carecem da glória de Deus.  Seu nome é Jesus para salvar o povo do pecado deles. Essa é a boa nova para o homem. Esse Cristo não  é somente o rei do reino dos céus, mas trouxe a presença de Deus para os homens e, após Sua morte  e ressurreição, introduziu o homem em Deus. Ele nos fez viver em união com Deus. 

Mt 2:1-15, 19-22 

Aqui mostra o Seu nascimento em Belém, a visita dos magos e a fuga para o Egito. Ele não voltou para  Belém, mas foi para a Galileia, em Nazaré para cumprir a profecia de que Ele seria chamado de Nazareno. 

Mt 3:3, Is 40:3 

João era a voz do que clama no deserto, o precursor do Senhor. Nosso Senhor Jesus é Deus. A missão de  João Batista era endireitar o caminho para a aparição do rei do reino dos céus. É assim que surge a figura  de João Batista.  

Mt 3:11, 13-16 

João Batista sabia que seu papel era introduzir o rei do reino dos céus. Realmente, João Batista estava  cumprindo ordens do Deus Pai. Ele foi encarregado para batizar Jesus e assim cumpriu toda a justiça. João  é testemunha ocular daquilo que aconteceu no batismo de Jesus e ouviu: este é meu Filho amado em quem  me comprazo. Ele não tem desculpas para duvidar que Jesus era o Cristo. 

Jo 1:32-37 

João testemunhou que viu o Espírito descer como pomba sobre Jesus. João Batista fez exatamente o que  Deus o havia encarregado. Ele era conduzido pelo Espírito e estava fora da religião judaica. Ele não se  vestia nem comia como os sacerdotes, mas saiu da tradição para que o povo pudesse ser despertado e  introduzir Jesus.  

At 13:25 

Quando ele fez isso, terminou sua tarefa, completou a sua carreira. Jesus foi ungido por Deus. Confirmou se que Ele era o Filho de Deus. Estava na hora de João sair de cena. Dois de seus discípulos seguiram a  Jesus, mas ele não seguiu. Por isso, insisto: devemos ser os seguidores do Cordeiro por onde quer que  vá. Mesmo que tenhamos feito um bom trabalho até agora, nunca devemos deixar de seguir o  Cordeiro. Somos seguidores do Cordeiro. 

Mt 4:1-23 

Aqui nos é mostrado a tentação de Jesus e Sua volta para a Galileia após João ter sido preso. João não  saiu de cena e teve que ser preso. Jesus foi morar em Cafarnaum junto à beira mar. Ali começou a pregar  que estava próximo o reino dos céus. Ele chamou quatro dos Seus principais discípulos: Simão Pedro,  André, Tiago filho de Zebedeu e João, seu irmão. Jesus começa Seu trabalho mostrando a Sua preocupação  em mostrar que a situação caótica do mundo só tinha uma solução: o reino dos céus. Quando o homem  saiu da presença de Deus, saiu do Seu governo e as coisas entraram em desordem. Assim como nos tempos  de Jesus, as pessoas estão doentes. Precisamos introduzir o reino celestial em meio aos homens e por  meio da igreja sob a ordem de Jesus Cristo. O Senhor passa a curar as enfermidades, expulsar demônios.  A Sua fama começou a se espalhar naquela região. 

Mateus 5-7 A constituição do reino dos céus 

A lei magna que governa esse reino. As leis da vida que regem o povo que está sob o governo celestial. Jesus veio resgatar um povo do qual pudesse começar o governo celestial. Estes que viriam a formar a  igreja. O primeiro requisito para entrar nesse reino é ser pobre de espírito. A primeira coisa que  devemos atentar é se estamos com espírito humilde e contrito. Se estivermos cheios de nós mesmo,  não entraremos no reino dos céus. 

Is 57:14-16 KJA 

O Senhor quer remover os obstáculos para que Seu povo ache o caminho. O reino dos céus é o caminho.  Ele não está sujeito ao espaço e tempo em que vivemos. Ele vive na eternidade. Quem está com o espírito  humilde, Ele habita com ele. Quebrantado de coração e arrependido, porque o homem entrou no pecado e  ficou independente de Deus. O homem precisa se arrepender de sua capacidade que veio pela árvore do  conhecimento do bem e do mal. Se nosso Senhor ficasse mais tempo indignado conosco ou com esse  mundo que está debaixo de corrupção, não teríamos mais esperança. Mas Deus enviou o Seu Filho, o rei  do reino dos céus, para nos salvar e nos introduzir no reino. Vamos começar com o espírito contrito e o  coração quebrantado. Vamos achar o caminho. 

Mt 5 – As nove bem-aventuranças 

Os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, os puros de coração, os pacificadores que  promovem paz, os perseguidos por causa da justiça e do Senhor. A partir do capítulo 5, começa a se falar  de galardão. Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos, aqueles que serão vendedores, que  receberão galardão. Existe uma igreja que possui a realidade do reino dos céus. Esses são restritos  às nove bem-aventuranças e terão galardão nos céus. 

Mt 8-9 Diversas curas 

Ele mostra a Sua autoridade sobre os ventos e o mar e revela Sua autoridade sobre os demônios. Nesse  período acontece o chamamento de Mateus. Jesus não perde tempo para pregar o evangelho do reino.  

Mt 9:35-36 

Logo o Rei mostra que veio para salvar as pessoas nas cidades e aldeias. Ele pregou o evangelho do reino  e mostra que o reino celestial é a salvação da humanidade. Enfermidades são doenças que, além de físicas,  são psicológicas e se desenvolvem por estarmos longe do governo de Deus. Não havia alegria e felicidade  sem o Senhor. O Senhor é o nosso exemplo, precisamos ter empatia e nos compadecer com a situação das pessoas. Não diga que você não tem nada a ver com essa situação. As pessoas estão aflitas e  exaustas, sofrendo sem saber o porquê. Nós precisamos ter o espírito de compaixão como quando o Senhor esteve aqui na terra. Hoje, Ele habita em nós. Os colportores, irmãos e irmãs estão saindo para pregar o  evangelho amando a Jesus e as almas que estão perdidas.  

Mt 9:37 

Somente o Rei do reino dos céus não atendia a necessidade. Por isso, Ele pediu que rogassem por  trabalhadores para a seara. Deus está convocando você. A seara é muito grande e você faz falta. Vamos  resgatar as pessoas que estão como ovelhas que não tem pastor. 

Mt 10 

Ele chama os discípulos para instruir e enviar. Apóstolo é quando você é enviado com a missão de ampliar  a pregação do evangelho do reino. Quando o Senhor envia, Ele envia com a Sua autoridade e poder confiado  a eles.  

Mt 11 

Jesus não ficou em casa. Havia urgência no coração de Jesus. Não podemos ficar em casa acomodados.  Temos Colportagem por hora e por oportunidade. Não precisamos de um tempo especial para pregar o  evangelho, mas podemos fazer em qualquer momento e lugar. 

João Batista mandou perguntar se Jesus era aquele que haveria de vir. Era um absurdo a pergunta que  João fazia à Jesus. Por causa disso, fiquei preocupado que depois de sermos muito usados, venhamos a  nos acomodar. Apesar da Colportagem, do “Avança Jovem!”, da Rede de Cuidado, das Conectadas, do  trabalho de acolher e receber os contatos levando-os ao viver da igreja, não podemos nos apegar ao  passado e parar no tempo. Precisamos continuar seguindo o Senhor com coração contrito e humilde,  com o mesmo desespero. Eu estava conversando com um cooperador de uma região que está indo de  vento em poupa. Justamente quando tudo está bem reside o perigo. Vamos continuar com o mesmo  desespero e com amor reverente à Sua Palavra. Vamos seguir.  

Mt 11:11-12 

Todos os profetas profetizavam a respeito de Cristo. João era o maior de todos os profetas porque introduziu  o Senhor. Contudo, ele podia ter sido um daqueles que entraram no reino dos céus. Ele podia ter seguido o  Cordeiro e estaria no reino dos céus. Ele teria sido o maior profeta e um do reino dos céus. Isso é uma luz  para reflexão. Nunca vamos nos agarrar ao sucesso. Muitas vezes as derrotas são melhores que o sucesso,  pois cria em nós um coração de desespero ao Senhor. Esse versículo era de difícil compreensão, mas esse  esforço é para ser humilde. Quando houver sucesso, precisamos voltar à humildade.

Mt 12:50 

No capítulo 12, acontece o clímax da perseguição dos líderes judeus. O Senhor disse que uma árvore má  só pode produzir frutos maus. O sinal de Jonas seria o maior sinal de todos os tempos, pois se refere  à morte de Cristo para produzir a igreja. O nosso Senhor é o enviado para estabelecer o reino de Deus  na terra. Jesus veio com o único objetivo e estava focado em fazer a obra de Deus. Seu relacionamento  parental é secundário ao foco Dele de fazer a vontade de Deus. Hoje é a mesma coisa. O Senhor está focado  em fazer a vontade de Deus.  

Mt 6:9-10 

A vontade de Deus é que venha o Seu reino. O que o Pai quer, através de Cristo, é fazer a Sua vontade aqui  na terra como é feita nos céus e dar um basta a usurpação de Satanás nesse mundo. A única maneira não  é criar uma religião gigantesca, mas através da semeadura.  

Mateus 13 

Mostra que o semeador saiu a semear. O Senhor quer semear vida. A palavra do reino é a semente pregada  pelo Rei e hoje por nós. Quando pregamos, a Palavra sai como a semente do reino. Quando a semente cai  no coração do homem, o reino começa a nascer no seu coração e o governo passa a existir naquela  pessoa. Assim é formado a igreja, a realidade do reino dos céus aqui na terra. Muitos dizem que Jesus  falhou, pois não conseguiu organizar uma grande religião. Não, Ele não veio para isso, mas para semear o  reino. 

Mt 14 – Morte de João Batista 

Infelizmente, esse é o triste fim de alguém grandemente usado por Deus, mas que não soube seguir o  Senhor na hora certa. Não podemos deixar de ser simples e seguir o Espírito.  

Multiplicação dos pães 

É um milagre alimentar uma multidão. Isso acontece quando oferecemos o pouco que temos para o Senhor  em obediência à Palavra. Nós distribuímos aquilo que o Senhor nos entrega. O milagre da multiplicado dos pães não aconteceu propriamente nas mãos de Jesus. Quando Jesus tomou os cinco pães e dois peixes, levantou os olhos para o céu e deu graças ao Pai. Contudo, os cinco pães continuaram cinco e os  dois peixes continuaram dois peixes. Não vieram cinco contêineres de alimentos. O milagre aconteceu ao  devolver os alimentos aos discípulos. Quando recebemos a Palavra Profética, vamos às ruas em obediência  e parece que o alimento não acaba. Então, acontece o milagre. O milagre acontece nas mãos de quem  distribui, não nas mãos do Senhor. O Senhor quer nos usar.  

Temos pouca força. Não temos poder político nem econômico para alcançar toda a população. Contudo,  Deus tem feito milagres no nosso meio por obediência à Palavra Profética. Talvez você diga que não sabe  pregar o evangelho e não sabe fazer nada. Então, deixa escapar da tua boca: Posso Orar por Você? Esses  são os teus cinco pães e dois peixes. Ele vai operar milagres de multiplicação. O Senhor está fazendo esse  milagre através de nós. Nós estamos, por obediência à Palavra, alimentando multidões. 

Final do capítulo 14 o Senhor anda sobre o mar e cura em Genesaré.  

Capítulo 15 

Os fariseus e escribas que faziam oposição a Jesus, estavam conspirando para matá-lo. Eles estavam  acusando os discípulos de Jesus que transgrediam a tradição dos anciãos por não lavar as mãos antes de  comer. Não estamos promovendo que os irmãos não lavem as mãos antes de comer, pois é uma questão  de higiene. Mas nós não fazemos isso por seguir a tradição dos anciãos.  

Moisés recebeu a Palavra de Deus registrada nos 5 primeiros livros da Bíblia. A Torá escrita por Moisés. A  nação de Israel tem por lei as Palavras dadas por Deus. Contudo, precisam resolver as situações do dia a  dia do povo. Os rabinos tinham que aplicar a lei do Pentateuco em diversas situações. Eles criaram várias  jurisprudências que se transformaram na tradição dos anciãos. Nelas já havia muita interpretação humana.  As tradições dos anciãos invalidavam a própria lei. A lei diz: honrará teu pai e mãe. Mas eles dizem: se eu  consagrar meus bens para o templo, estou livre de cuidar dos meus pais. Quando os pais morriam, ele iam 

ao templo negociar com os escribas aquilo que haviam consagrado. Eles invalidam a lei de Deus segundo  os seus próprios interesses. Não se pode confiar na interpretação humana. Vamos sempre nos voltar para  Bíblia.  

Mt 15:14 

Vocês são cegos guiando os próprios cegos. Do coração procedem maus desígnios, blasfêmias e coisas  que realmente contaminam o homem. Deixar de lavar as mãos contamina fisicamente, mas o interior é  contamina pelo que procede do coração. 

Jesus foi rejeitado por Israel e acabou saindo da mesa da casa de Israel. A mesa se referia à terra de Canaã.  Por isso, Jesus foi até Tiro e Sidom. Ali estão os Fenícios. Ali, a mulher Cananeia pediu sua parte para que  Jesus curasse. Esse princípio trouxe a benção aos gentios. Os judeus podem crer em Jesus, mas no geral,  rejeitam a Jesus. Nós abraçamos o evangelho e o Senhor. A nossa responsabilidade hoje, até  completar a plenitude dos gentios, é pregar o evangelho e introduzir o reino do Senhor na terra. 

Mt 16:1-4 

Nesses quinze primeiros capítulos, Jesus foi introduzido como Rei, começou Seu ministério, veio se  preocupar com o povo, pregar o evangelho do reino, se preocupou em resgatar e convocar trabalhadores  para a seara. Aqueles que entraram pela porta da humildade aprenderam a servir no descanso, pois  tomaram o jugo do Senhor. Como somos obedientes à Palavra, oferecemos os cinco pães e dois peixes e  trabalhamos no descanso. Embora haja suor e trabalho, Deus nos fez entrar no descanso. Em Mateus 16,  nos é mostrado que o Senhor procura também um lugar de descanso. 

Is 66:1 

Nosso Senhor veio aqui na terra para nos resgatar, nos introduzir no descanso a fim de cooperar com Ele e  continuar o trabalho de pregação do evangelho do reino. Ele está fazendo tudo. Ele também está procurando  um lugar de descanso e o capítulo 16 da essa virada. Não é uma casa física. Lembre-se, o rei Davi queria  edificar uma casa. Deus respondeu: Desde que tirei o povo do Egito não habitei em casa nenhuma. O templo  era apenas uma sombra da habitação de Deus no espírito. Deus precisa da igreja edificada para que  possa habitar nela. Até o capítulo 15, o Senhor veio para cuidar de nós: resgatar, curar, tirar da situação  miserável e trabalhar no descanso. A partir do capítulo 16 revela o Seu lugar de descanso, a igreja  edificada. 

Is 66:2 

O Senhor não precisa de uma casa suntuosa. Fomos para a Europa e vimos que na Idade Média edificavam  templos para Deus com um pé direito de 40 metros de altura. Deus não quer habitar em uma casa dessa,  mas na igreja, em você. O humilde e arrependido de espírito dão lugar para o Senhor descansar. O  lugar em que a Palavra de Deus tem primazia é aquele em que Ele descansa. A partir dessa mensagem,  vamos entrar nesses pontos.  

Mt 16:1-4 

Quando chega no final da tarde, o céu fica laranja por causa do pôr do sol, pois o céu está limpo. Se pela  manhã ocorrer um céu vermelho com nuvens, haverá tempestade. Os fariseus se juntaram com os saduceus.  Os saduceus eram opostos aos fariseus.  

Mc 12:18, At 23:6-8 

Os saduceus eram tradicionalmente rivais dos fariseus, pois não criam em ressurreição, nem em anjo, nem  em espírito. Os fariseus se uniram com os saduceus para ir contra Jesus. Contudo, por meio da morte da  cruz, Jesus vai salvar o homem do pecado dele. Desde sexta-feira no período da tarde até o domingo pela  manhã, o nosso Senhor passou pelo Hades depois de ter sido crucificado. Da mesma maneira, Jonas passou  três dias e três noites no ventre de um grande peixe. 

At 2:22-24, 32-33 

Contudo, Deus ressuscitou a Jesus rompendo os grilhões da morte. Esse é o único sinal dado para os  fariseus crerem que Ele é o Cristo. 

Mt 24:3-14 

Hoje, a igreja precisa conhecer o sinal da vinda de Cristo. “E será pregado este evangelho do reino por todo  o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. Este é o sinal da vinda de Cristo. 

Mt 24:32-33 

Há dois mil anos, o povo de Israel não percebeu que Jesus Cristo era o verdadeiro Messias. Fizeram  oposição a Ele e o crucificaram mesmo sendo advertidos com antecedência pelos profetas. Eles não  puderam evitar a tragédia da destruição do templo e de Jerusalém no ano 70. No século I, perderam a nação  por quase dois mil anos. Viveram como peregrinos de nação em nação. Como estrangeiros em países  alheios e estranhos, passaram por várias perseguições e discriminação por terem rejeitado a Cristo.  Somente na Segunda Guerra, 6 milhões perderam a vida. Em 1948, foi restaurado o Estado de Israel e os  seus ramos já brotam e se renovam. Devemos saber que já está próximo o verão. Contudo, o fator  determinante para o fim chegar, depende da igreja ao pregar o evangelho do reino para todo o mundo  e perante todas as nações. Então, vira o fim. 

Precisamos saber que a volta do Senhor está iminente. Precisamos nos dedicar a isso e focar na vontade  de Deus. A vontade Dele é urgentemente nos despertar para uma necessidade Dele. Até aqui Ele atendeu 

a nossa necessidade. Agora, precisamos atender a necessidade Dele: uma igreja edificada. Não vamos  perder esse ímpeto de ganhar as pessoas, mas vamos dar atenção à edificação da igreja. Vamos dar  atenção para os diversos serviços funcionando como uma igreja orgânica. Vamos trabalhar para fazer as  pessoas viverem a vida da igreja e servirem ao Senhor. É servindo que nós crescemos e aprendemos a  tomar a cruz e a conviver com as pessoas. Deus precisa nos edificar. Precisamos ser edificados entre nós.  Vamos começar com essa ênfase em Mateus 16. Que esse desejo, que está no coração de Deus, através  da Palavra deste semestre, possa ter realmente em todos os lugares, não somente igrejas plantadas, mas  edificadas. Cada vez menos individualismo e mais manifestação do Corpo, para que Deus possa habitar e  fazer a Sua vontade. 

Deus abençoe vocês! 

Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *