Conferência Internacional M03 – A edificação da Igreja


 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – São Paulo, em 06/02/2022. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mt 16:13-23

A partir de Mateus 16 o Senhor nos dá uma grande revelação, mudando o rumo do livro de Mateus, que nos apresenta o Cristo descendente de Davi, vindo para salvar o seu povo e trazer o Reino Celestial aqui na Terra. Hoje, a humanidade fora do governo celestial sofre de muitas aflições, esgotamento e cansaço, mas graças a Deus pois Ele não nos abandonou, dando seu próprio Filho para trazer o Reino novamente para a Terra e ser o Rei do Reino dos Céus.

João Batista pregava como precursor de Jesus, dizendo “Arrependei-vos, pois está próximo o Reino dos Céus”. Uma vez chegado o Reino dos Céus, aqueles que são pobres de espírito terão sua vida transformada!

Jesus então passou a libertar, curar e apascentar as pessoas. Ele enviou os seus discípulos para fazerem o mesmo, pois a seara era grande, porém poucos os trabalhadores. Em seguida vimos Ele resgatando as pessoas mesmo em meio a tanta oposição.

No capítulo 16, vemos que o Senhor abre seu coração aos discípulos em um lugar especial, em Cesareia de Filipe, mostrando que além de resgatar indivíduos, Ele quer os colocar como materiais de construção para edificar a Sua Igreja. As portas do Inferno não poderão prevalecer contra essa Igreja edificada. Nosso foco a partir desse capítulo se torna a edificação da Igreja!

Mt 16:13

Por que Jesus não revelou seu mistério em Jerusalém, mas antes levou seus discípulos para Cesareia? Em nota da Versão Restauração, vemos: “Situada na região norte da Terra Santa, perto da fronteira, ao sopé do monte Hermom, no qual o Senhor foi transfigurado (Mt 17:1-2). Ficava distante da cidade santa e do templo santo, onde a atmosfera da antiga religião judaica penetrava cada pensamento humano, não deixando espaço algum para Cristo, o novo Rei. O Senhor levou Seus discípulos propositadamente a esse lugar de atmosfera límpida, para que seus pensamentos fossem libertados dos efeitos do ambiente religioso da cidade santa e do templo santo, e para que Ele lhes revelasse algo novo a Si próprio e à igreja, que são a vitalidade de Seu reino celestial. Foi em Cesareia de Filipe que veio a Pedro a visão de o Senhor ser o Cristo, o Filho do Deus vivo (vs.16-17). Também foi lá que a igreja foi revelada pela primeira vez como o meio de trazer o reino dos céus (vs.18-19)” [Nota – VR].

A igreja é a realidade do Reino dos Céus!

“A cidade de Cesareia de Filipe ficava ao norte do mar da Galileia, perto das encostas do monte Hermom. Seu nome antigo era Paneias (em homenagem ao deus grego Pan). O filho de Herodes, Filipe, reconstruiu essa cidade, como parte de sua tetrarquia, e lhe deu um novo nome, em homenagem a Tibério César e a si mesmo. Essa era, portanto, uma região extremamente pagã. Jesus costumava se intitular de “o Filho do homem”, expressão que aparece mais de 80 vezes no NT, jamais se referindo a qualquer outra pessoa. No AT, em Dn 7:13-14, esse título é usado para retratar a personalidade celestial a quem, no final dos tempos, Deus confiou toda a sua glória, honra e poder (soberania divina)” [Nota – KJA].

Então chegamos à revelação de Cristo e a Igreja (vs. 13). Na concepção do povo, sem a revelação de Deus, Jesus não passava de um profeta. Ele, não satisfeito, perguntou aos discípulos, que o acompanhavam de perto. Jesus é o Cristo porque foi ungido por Deus, para estabelecer o Reino de Deus na Terra, pra vermos isso é preciso de revelação. Ele foi ungido pelo Espírito, no dia do seu batismo, foi comissionado por Deus para fazer a vontade do Pai. A vontade de Deus é feita onde está o Reino de Deus. Ele é o filho do Deus vivo! A incumbência de Cristo é fazer a vontade de Deus e trazer seu Reino. Jesus veio trazer vida ao homem, pois o reino dos céus é estabelecido pela vida de Deus!

(Vs. 18)

“Sobre está pedra”. Pedra no grego é “petra”, que significa uma rocha onde é fundado um edifício.igreja está fundada nesta rocha. A fundação da igreja está sobre a revelação dada aos apóstolos. O mistério de Cristo é a igreja e o mistério de Deus é Cristo, o grande mistério é Cristo e a Igreja! (Ef 3:4-5). A edificação é feita sobre a revelação (Ef 2:20). Essa revelação mostra que Cristo é a pedra angular, fundamento do edifício.

Pedro, em grego “petros”, era uma pedra para a edificação. Cristo é a pedra (“lithos”) viva, e nós as pedras vivas, para a edificação da Igreja (1Pe 2:4-10). O Senhor é o responsável pela edificação da igreja, Ele é o cabeça da igreja e nós cooperamos com Ele.

A edificação da igreja começou no dia de pentecostes (At 2:1-4, 41-42, 46). A dispensação passou de resgate dos indivíduos para a convivência desses indivíduos na vida da igreja, sendo o início da vida normal da igreja. Infelizmente 20 séculos mais tarde a profecia ainda não se cumpriu, a igreja ainda não foi totalmente edificada. Nós somos os trabalhadores da última hora. Apesar de sermos de pouca força e capacidade, o Senhor passou a nos considerar como Igreja em Filadelfia. Nós cremos que a edificação da igreja está nas nossas costas, não podemos falhar! Vemos que a aurora está chegando e o Senhor tem feito sinais em nosso meio. Precisamos cooperar com o Senhor, pois a responsabilidade é dele e também nossa.

Somente quando ocorrer a edificação completa é que Cristo encontrará habitação para seu descanso eterno (Ef 2:21-22). A intenção de Deus é nos edificar ajustados em um edifício só, por isso precisamos aprender a conviver e nos relacionar com os irmãos. Precisamos ser ajustados para que o edifício possa crescer! A habitação de Deus é no Espírito, nesses que Ele chamou e vai fazer essa casa espiritual. Quanta honra! Vamos dar descanso para Deus no espírito.

Mt 16:18; Cl 1:13

O império das trevas pode-se traduzir como a autoridade das trevas, ou poder das trevas. Existe o Reino de Deus, que existe desde a eternidade passada, mas surgiu a autoridade das trevas, tirando o homem do Reino de Deus e o colocando de baixo da autoridade das trevas. Mas a igreja edificada derrotará as portas do hades, o poder das trevas. Por isso a edificação da igreja é muito importante. Sem a edificação, a igreja não vencerá. Por isso, é importante que sejamos um, sem divisões ou divergências de opiniões, assim derrotaremos Satanás.

Mt 16:19-20

Muitos tem o conceito que a chave foi dada a Pedro e ele que abre e fecha, mas foi dada com a incumbência de abrir a porta do Reino dos Céus para os Judeus no dia de pentecostes. A outra chave foi para abrir as portas do evangelho do Reino dos Céus para os gentios na casa de Cornélio (At 10:34-48). Pedro, dando testemunho do que aconteceu em Jerusalém, abriu a porta para os gentios. As chaves foram dadas a Pedro apenas como representante da Igreja. Hoje a igreja prega o evangelho, a igreja abre a porta!

A vida normal da igreja é o reino dos Céus aqui na terra (Rm 14:17). A igreja é o Reino de Deus, portanto como Reino de Deus, a Igreja possui autoridade para amarrar ou soltar aquilo que o céu amarrar ou soltar. A igreja só faz aquilo que o Céu permite, e reage aquilo que o céu já agiu.

Gl 5:19-21 – KJA

O Senhor quer nos transferir da esfera da carne para a esfera do espírito, portanto, na esfera da carne, não tem como o homem ser edificado com outros. Se permanecermos na esfera da carne, só podemos produzir imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatrias e feitiçarias, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez e orgias. Isso tudo destrói a edificação da igreja. Os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus. (Cl 3:5) Temos essa natureza terrena, não adianta querermos melhora-la. Infelizmente no nosso mundo é comum o uso de palavrões e isso acaba nos acostumando, mas vamos evitar isso. A mentira, meias verdades e omissões da verdade destroem a edificação da igreja. Essas são atitudes do velho homem, portanto vamos nos despir dessa roupa do velho homem!

2Tm 3:1-5

Paulo alerta a Timóteo sobre a situação dos homens nos tempos finais. Qual a solução?

Mt 16:21-23

Não temos nenhuma virtude que nos possa ajudar na edificação da igreja. A única solução desse problema do velho homem, da nossa natureza terrena, é a cruz e a morte. A cruz é a solução para o pecado! Ela não só solucionou o problema dos pecados cometidos, mas também a cruz trata com a natureza satânica injetada no homem na sua queda (Jo 3:14-15). O antigo testamento tinha dificuldade para lidar com a carne do pecado (Rm 8:3). Assim, Deus enviou Jesus em semelhança da carne do pecado e condenou na carne o pecado. Graças a Deus, por causa disso, a nossa carne foi crucificada com Cristo, e com ela o pecado! (Rm 6:4-6) Hoje podemos andar em novidade de vida! Podemos ser uteis na edificação.

A carne foi condenada na cruz e o velho homem crucificado (Rm 8:5-6, 9-11). A nossa mente nos leva para um lado ou para outro, no plano da carne ou no plano celestial, do novo homem. Nós podemos escolher para onde vamos inclinar a nossa mente. Se colocar sua mente na carne, o resultado é a morte, porém o resultado do espírito é vida e paz! O espírito de Deus habita em nós, sendo o próprio Deus triuno habitando em nós! Por isso, não temos desculpas para não viver no espirito. Nós somos guiados pelo espírito de Deus (Rm 8:14). Inclinando nossa mente para o espírito, somos guiados por ele, e podemos ser uteis para a edificação da igreja. Jesus está louco pela edificação da igreja, mas nós também temos que tomar uma decisão.

Ef 2:13-19

Nós, os gentios, estávamos longe, mas fomos aproximados pelo sangue de Cristo! Ele é a nossa paz. O primeiro problema para a edificação era a inimizade entre os judeus e os gentios, mas, na cruz, Cristo derrubou a parede de inimizade. Hoje Deus quer que estejamos despidos do velho homem, que deixa arrogantes, egoístas e individualistas. No novo homem não tem divisão entre povos, pois Cristo fez a paz!

Cl 3:10-15

Agora precisamos aprender a viver no espirito, onde temos todas essas qualidades para a edificação. Devemos procurar olhar para os irmãos com compaixão, com olhos de bondade, apoiando-nos uns aos outros! Nunca olhe para o irmão como concorrente, pois somos membros do mesmo corpo. Vamos aprender a perdoar uns aos outros, pois Cristo nos perdoou. Busquemos o amor ágape entre nós.

Na prática, nos revestir do novo homem é ter um coração pleno de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência, zelando uns pelos outros. (Cl 3:12-15 KJA) Sem o exercício dessas virtudes do novo homem nos nossos relacionamentos, não haverá edificação. Não queremos viver na escravidão do pecado, que nos causa divisão. Graças a Deus nos temos o poder de decidir viver com a nossa mente voltada ao espirito! Vamos colocar a mente sempre nas coisas lá do alto. Dessa forma a edificação vai ocorrer e as portas do hades serão derrotadas. Assim, a igreja edificada dará uma casa ao Senhor, sendo um lugar de descanso para Ele.

Vamos arregaçar nossas mangas, nos despir do velho homem e usar as virtudes do novo homem para a edificação da igreja!

Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *