M33 – Do Lado de Jesus Saiu Sangue e Água

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em São Paulo – São Paulo, em 19/06/2022. Texto não revisado pelo autor.

Os irmãos do Chile, que estiveram no Brasil na última semana, buscaram aprender a como andar no caminho novo que o Senhor nos tem dado e a praticar os encargos da palavra profética, usando as ferramentas que Ele nos concedeu. A igreja em Salvador também recebeu ajuda dos irmãos cooperadores enviados até lá também, nesta última semana. Todos perceberam que, na verdade, não há um grande segredo. Basta realmente crer na palavra que o Senhor está falando conosco. Essa palavra precisa ser acolhida como Palavra de Deus para este momento. Se você crê que Deus está profetizando através do homem, para que as igrejas possam receber e acolher como palavra de Deus, essa mesma palavra operará eficazmente em quem crer. Muitos pensam que sabem como servir a Deus, mas não sabem. Pela revelação do Senhor passamos a perceber que tudo que Deus faz em Sua obra é por meio de Sua palavra. Descobrimos esse segredo. Andrew Miller disse em seu livro que, quando a igreja em Filadélfia se consolidar, será abençoada pelos tesouros da palavra profética. Esse momento chegou. Queremos ser fiéis ao Senhor e começamos a experimentar o poder que há na palavra profética. Ela não provém de um homem, mas de Deus. Por isso, tem operado milagres entre nós com muitos frutos.

Esperamos que todos os líderes tenham essa atitude de pedir ajuda, para que todas as igrejas tenham avanço. A questão é ser simples e receber a palavra profética como de fato é a palavra de Deus. Quando a recebemos com simplicidade e A obedecemos, as coisas acontecem. Peçam para que os colportores estejam em sua cidade para ajudar os irmãos a terem experiências com a palavra profética. Promovam idas ao CEAPE, a fim de serem aperfeiçoados e ajudados nessa prática.

Estamos também em oração pelos irmãos cooperadores de Minas Gerais que estão em Angola, fortalecendo as igrejas pela atualização delas com a palavra profética, implantação de um CEAPE, impressão de livros no próprio país, implantação da colportagem dinâmica para que haja um modelo para todo o continente africano e, por fim, viabilização do Expolivro e BooKafé. Contamos com todos os irmãos das igrejas em Angola. Ali há um ar espiritual pesado, por ação e perturbações demoníacas. Há uma grande luta espiritual para que a igreja não avance. A nossa luta é contra os principados e potestades que estão nos ares, dominando as cidades e países (Ef 6:12). Chegou o momento de destravar a igreja, expulsando os principados e potestades dessas regiões. Os irmãos têm prevalecido pela palavra profética e estão avançando. O Senhor ganhe entre nós um grupo de irmãos coesos, com a mesma visão e que pratiquem a palavra.

Nas últimas semanas, temos visto sobre a agonia de Jesus no jardim do Gestêmani. Ele sofreu de fato como um homem. Experimentou o extremo sofrimento que um ser humano poderia experimentar. Sua alma estava profundamente triste até a morte e passou a entristecer-se e a angustiar-se ao ponto de suar gotas de sangue, tamanho o sofrimento emocional que pesava sobre Ele. Sofria a pressão de estar para beber o cálice da ira de Deus, de estar por passar pela morte, aguardando pela aprovação do Pai e livramento da corrupção. Ele perderia a presença do Pai nas últimas três horas da crucificação, ao ser feito por Deus pecado por nós. Ele passou por tudo isso para que a igreja fosse gerada por Sua vida e pudesse ser edificada em nossos dias.

Ao ser preso, Jesus foi confrontado pelos principais sacerdotes que tinham a sua disposição 500 soldados, além das tropas romanas de um comandante de cerca de mil homens. Qualquer pessoa temeria tamanho exército. Quando Pedro cortou a orelha de um dos soldados, Jesus, após curar o ferimento do soldado, deixou claro que poderia salvar-se com a ajuda de doze legiões de anjos, se assim o quisesse. Contudo, Ele Se entregou por nós.

Seu julgamento foi por um tribunal de exceção, que usou de falsas testemunhas arranjadas pelos principais sacerdotes para condená-lo injustamente após sua prisão à traição. Após ser questionado se era o Filho de Deus, Jesus disse ao sumo sacerdote que eles veriam o Filho do Homem vindo sobre as nuvens. Ninguém poderia julgá-lo como Filho de Deus, mas se sujeitou voluntariamente a esse injusto julgamento. Após sua condenação pelos líderes judeus, entregaram-No a Pilatos, que não encontrou Nele crime nenhum, mas por pressão do povo O entregou para crucificação. Tendo sido cruelmente açoitado, foi crucificado, a pior e mais terrível morte. Ele fez tudo isso por nossa causa.

Nas primeiras três horas da crucificação sofreu escárnio dos homens e nas últimas três horas foi julgado por Deus. O céu escureceu e Ele recebeu sobre si todos os nossos pecados e transgressões. Deus o fez pecado por nós. Nesse momento, teve pela primeira vez, a experiência como homem de ter a ausência do Pai. Ele sempre viveu com o Pai, na presença do Pai e no Pai. Mas nesse momento teve o seu maior sofrimento pela separação do Pai. Às 15h, Jesus expirou e o véu do santuário se rasgou de alto a baixo. Isso mostra que Deus mesmo rasgou o véu de cima a baixo para que, pela carne de Jesus, nós tivéssemos acesso a um novo e vivo caminho.

No Antigo Testamento, para que o povo de Israel pudesse ser aceito diante de Deus, um animal precisava ser sacrificado fora da cidade e seu sangue deveria ser trazido pelo sumo sacerdote até o Santo dos Santos e aspergido sobre o propiciatório. Jesus foi crucificado fora da cidade, Sua carne foi rasgada por nós e Seu sangue foi derramado para que tivéssemos acesso ao Santo dos Santos. Por Sua morte abriu-se um novo e vivo caminho e podemos entrar com intrepidez no Santo dos Santos. Em nosso espírito está a arca da aliança. Hoje podemos viver no espírito. Sua morte tronou possível a geração da igreja e sua edificação.

Hoje podemos voltar de nossa alma para o espírito. Vivendo em nosso velho homem, ainda que em sua parte boa, apenas traremos confusão para a igreja. Cristo nos deu a Sua vida, que está no espírito. Está no Santo dos Santos. Vamos pagar um preço e vivermos no Santo dos Santos. Deixemos de viver na carne com suas práticas. Viver na carne só nos levará a dissenções, invejas, ciúmes, etc. Mas o fruto do espírito nos levará ao amor, que nos edifica. Devemos encher nosso coração de gratidão, sabendo que o Senhor nos quer como um grupo de pessoas disposto a cooperar com Ele na era final.

Nesta mensagem 33 veremos a crucificação do Senhor Jesus em outros evangelhos, especialmente fatos que não estão registrados em Mateus.

Mc 15:22-41

Os soldados levaram os pertences de Jesus. A hora terceira, quando Jesus foi crucificado, corresponde às 9h da manhã. O centurião declarou que Jesus era, verdadeiramente, o Filho de Deus (v. 39) e nos versículos seguintes há menção a várias mulheres (40-41). Muitas vezes não notamos esse fato. Como é importante o serviço da mulheres para a obra que Deus realiza na terra! Imagine como o Senhor Jesus poderia ter Seu ministério terreno, sem que algumas mulheres se ocupassem com os serviços para Ele. As comunhões que temos mantido semanalmente nos últimos anos, só são viabilizadas porque há irmãs e irmãos que se ocupam com os serviços de limpeza, arrumação dos ambientes, alimentação, etc. Graças a Deus por nossas irmãs, que representam os serviços. Todos os irmãos que servem dão condições para que a palavra flua livremente e com intrepidez. Eles proporcionam um ambiente propício para isso. A palavra não pode ser ministrada sem os serviços. Temos três itens principais: a palavra, os serviços e as ofertas. Precisamos valorizar o serviço dessas irmãs, que acompanharam o Senhor Jesus desde a Galileia. Não era nada fácil acompanhar Jesus em viagens naquela época para servi-Lo. Isso mostra a grande importância das mulheres. Sempre tivemos alguém servindo secretamente para que a Palavra pudesse fluir livremente. Esses que servem terão seu galardão!

Lc 23:33-49; At 2:24,27,31; Ef 4:9; Mt 12:40

O versículo 34 também não está registrado em Mateus. Jesus estava crucificado com dois malfeitores em cada lado seu. Jesus, mesmo sofrendo todas as dores da cruz, orou por perdão ao Pai para os que O crucificavam. Ele foi sentenciado por ser o Rei dos judeus. Os principais sacerdotes pressionaram Pilatos, para que ele mudasse os dizeres de sobre a cruz, para que constasse que a declaração era do próprio Jesus, mas ele não quis atendê-los, ficando claro que Ele é, de fato, o Rei dos judeus.

Um dos malfeitores crucificados blasfemavam contra Jesus, mas o outro repreendeu-o; pediu a Jesus que se lembrasse dele em Seu reino. E Jesus lhe respondeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (vs.39-43). Paraíso se refere à parte agradável do Hades, onde estão os espíritos de Abraão e de todos os justos aguardando a ressurreição (Lc 16:22-23,25-26) e onde Jesus foi, após Sua morte até Sua ressurreição (At 2:24,27,31; Ef 4:9; Mt 12:40).

Em Lucas 16 temos a história de Lázaro, o pobre, e o rico. Quando morreram, Lázaro foi levado a uma seção agradável, onde estava também Abraão. O Hades tem outra seção, que não é boa, mas de tortura, para onde foi levado o rico. Por isso, precisamos pregar o evangelho levando as pessoas pelo menos a crer em Jesus. A todos que creem, Deus lhes dá o poder de serem feitos filhos de Deus. Sendo filhos de Deus, com a vida eterna, ao morrer, irão para a seção prazerosa do Hades, também chamada de seio de Abraão, que é o paraíso para onde foram Jesus e o ladrão que Nele creu após morrerem. Os pecadores que não creram em Jesus vão para a seção de tormento do Hades. Vamos pregar o evangelho e impedir que mais pessoas vão a essa seção de tormento!

Ao morrerem, tanto Jesus como o ladrão que Nele creu, foram para a seção prazerosa do Hades. A morte retém todos os homens no Hades. Mas Jesus não pôde ser retido na morte, pois ressuscitou. Jesus pedia ao Pai que O aprovasse como Cristo e, sendo aprovado, O ressuscitasse dentre os mortos, de modo que sua carne não visse corrupção. Jesus não foi deixado no Hades, que fica no coração da terra, em suas regiões inferiores, e Seu corpo não experimentou corrupção. Deus o ressuscitou dentre os mortos.

Jo 19:17-37; Jo 1:29; Hb 9:22; At 20:28; 1Pe 1:18-21; Jo 3:36; 5:24; 6:47; Mt 16:18; Ef 5:25-27,29-32

Em Lucas está registrado que algumas mulheres seguiam o Senhor de longe na crucificação, mas aqui revela que estavam junto à cruz (vs. 25-27). Esse texto prova que eles estavam junto à cruz ou próximos à cruz de Jesus. Jesus estava com as mãos pregadas à cruz, assim para entregar sua mãe aos cuidados de João, só poderia ser feito com a expressão de Seus olhos e do rosto; isso prova a proximidade. “A tradição da igreja indica que o “discípulo amado” foi João, o autor deste evangelho; e que José, marido de Maria, já havia morrido”. (Nota 12, KJA).

Mesmo no momento da crucificação, Jesus foi capaz de orar pelos que O crucificavam e se preocupou com o cuidado de sua mãe. Ele sabia que João seria o último a morrer e entregou a ele o cuidado de Maria. Ele realmente era Deus. Quanto cuidado de Jesus em Sua humanidade!

Já era sexta-feira, à tarde, e para que os corpos dos crucificados não ficassem na cruz no sábado, os judeus pediram para Pilatos que quebrassem as pernas dos crucificados e fossem retirados da cruz. Depois de terem quebrado as pernas dos dois salteadores, chegaram-se a Jesus, e como viram que já estava morto, não Lhe quebraram as pernas. Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água (vs.31-33).

Quando Adão adormeceu, Deus tirou uma costela de seu lado e edificou uma mulher para ele, Eva. Da mesma forma, era necessário que o lado de Jesus fosse furado para que dali algo pudesse sair para edificação da igreja. De seu lado saiu sangue e água.

O sangue é para a nossa redenção, para tirar os pecados (Jo 1:29; Hb 9:22), e para edificar a igreja (At 20:28; 1Pe 1:18-21). Ele morreu no dia da Páscoa, para tirar o pecado do mundo. Com preço de Seu sangue, Ele edificou Sua igreja. A água representa a vida de Deus dispensada a todo o que crer (Jo 3:36; 5:24; 6:47), com o fim de produzir a igreja por meio da santificação pela lavagem de água pela palavra. Isso é o processo da edificação da igreja (Mt 16:18), finalizando em a igreja gloriosa (Ef 5:25-27,29-32).

O processo usado por Deus para santificar a igreja é pela palavra. Por isso, grande é a importância da palavra profética. Essa palavra está nos limpando, tirando nosso velho homem, removendo as coisas da carne, para que no final do processo de edificação Ele possa apresentar a Si mesmo uma igreja edificada, pronta para o casamento. Deus está preparando-nos para que possamos nos unir a Cristo de forma plena.

2Tm 3:10

Agora podemos ver a importância da proximidade. O sangue é da cor vermelha, portanto pode-se ver até de longe; porém, a água, provavelmente algum líquido linfático, é transparente, só pode ser visto por quem realmente estava perto. Muitos cristãos veem o sangue para o perdão dos seus pecados, porém pouco veem a importância da água, da vida, para a edificação.

Quem está longe só enxerga o sangue. A grande maioria dos cristãos vê apenas que foi perdoado pelo sangue de Jesus, mas pouquíssimas pessoas conseguem ver a água e lhe dão importância. Muitos veem o perdão dos pecados, mas poucos veem a importância da vida para a edificação. Por isso, é importante seguirmos de perto. Se seguir de longe, você só vai enxergar o sangue, mas se seguir de perto, verá também a água.

Tudo o que o Senhor tem feito conosco por meio das ferramentas atuais, não são facilmente percebidas. Muitos não veem a diferença do que tínhamos em outros tempos. Muitos líderes não conseguem “enxergar a água” nesse aspecto. Não conseguem ver a diferença da maneira convencional de cuidar da igreja e o que o Senhor está nos dando hoje. Isso ocorre porque não estão seguindo de perto a palavra profética. Se não seguir de perto, você verá apenas uma parte. Vamos seguir de perto!

Os ceapistas e colportores são orientados a ouvir com atenção todas as mensagens, todas as lives, porque querem seguir de perto. Bem-aventurados os que seguem de perto, porque enxergam a água para edificação. Timóteo seguia de perto. É importante seguir de perto o ensino do apóstolo, o profeta que Deus deu para nós. Se possível, devemos ruminar e anotar a palavra dada, ressaltando os pontos principais. Timóteo não apenas via a palavra profética, mas também estava perto do apóstolo, vendo o seu procedimento, propósito, fé, longanimidade em tantas circunstâncias diferentes pelas quais ele passou. Ele viu de perto as perseguições e os sofrimentos de Paulo. Isso é muito importante. Procuremos conhecer melhor o apóstolo que fala pelo Senhor. Isso levará você a ter mais cumplicidade e intimidade com o que o Senhor está fazendo.

Jo 4:14, 19; 7:37-39; 14:16-17; 6:63

Provavelmente João seja o único dos onze discípulos que tenha visto a água, por isso ele testificou o que viu, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também nós creiamos (v.35). A mulher samaritana reconheceu que Jesus era profeta (Jo 4:19), e que lhe prometeu a água viva. “Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der (palavra profética) nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna (Jo 4:14).

Essa água é a própria palavra de Jesus que a mulher recebeu. Essa água era água viva. A água que fluiu do lado de Jesus é a palavra do evangelho que nós recebemos. Nós cremos nessa palavra e ela fez com que a própria fonte entrasse em nós e essa água viva fluísse para a vida eterna. Essa palavra foi recebida por nós e nos tornamos uma fonte a jorrar para a vida eterna. Tudo isso ocorreu com a mulher samaritana quando ela reconheceu Jesus como o profeta de Deus. Quando alguém toca na palavra de Deus, ela muda e as pessoas são atraídas (v. 28-30).

Quando Jesus foi glorificado, nós recebemos o Espírito, que saiu do lado de Jesus como essa água. Ele é o outro consolador, o Espírito da realidade, que Jesus prometeu. Quando nós cremos na Palavra, nós recebemos o espírito que veio para dentro de nós por meio dessa água. Esse Espírito se torna rios de água viva a jorrar para suprir as pessoas. Quando você abre a boca e diz: “Posso orar por você?”, na verdade você está abrindo as fontes dos rios de água viva para suprir as pessoas. Tudo isso é possível porque do lado de Jesus fluiu sangue e água.

O Espírito é o que dá vida; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida (Jo 6:63). A água vem da Palavra. Quem segue de perto a palavra profética vê a importância da vida, a importância da água. Espero que todos tenham entendido o encargo. É através da Palavra que nós recebemos não apenas o sangue para nossa redenção, mas a água, que é o Espírito, uma fonte a jorrar para a vida eterna. Essa fonte são rios de água viva que jorram. É importante que saiamos para pregar a Palavra, levando o Espírito como água a muitas pessoas, inclusive aos cristãos que só conhecem a importância do sangue, a fim de que vejam a importância da vida de Deus para a edificação da igreja. Vamos dar a Deus um lugar de descanso para sempre: a igreja edificada! Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *