M34 – A Ressurreição de Cristo e a Edificação da Igreja

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em São Paulo – São Paulo, em 25/06/2022. Texto não revisado pelo autor.

Estamos no contexto do livro de Mateus, na parte do capítulo 16 ao 28. Hoje falaremos da ressurreição, e o que isso tem a ver com a edificação da igreja, que é o encargo principal da segunda parte do evangelho de Mateus.

Gostaria de lembrar os irmãos da importância do relato de João e de todos os detalhes colocados lá. Ele era o único que estava junto à cruz com algumas mulheres. Em todos os outros evangelhos, é-nos dito que havia mulheres que acompanhavam a crucificação de Jesus, porém somente em João é descrito como estar tão perto.

Jo 19:25-27,34-35

Jesus estava crucificado, agonizando. Mas ainda assim ele se lembrou da necessidade de Sua mãe, que estava viúva, e se preocupou para que tivesse assistência em sua velhice. Ele só pôde falar com aqueles que estavam bem perto. Isso é prova de que João e as mulheres estavam muito próximos da crucificação de Jesus.

É importante falar dessa proximidade, porque somente com ela tivemos o versículo 34. Nele, vimos que saiu também água do lado do Senhor. Somente alguém que estava bem perto poderia ver algo diferente de somente sangue. Esse é o segredo para nós, precisamos ser cristãos que servem e que sejam úteis a Deus, e para isso precisamos seguir a palavra do Senhor de perto. Se formos como a multidão que segue Jesus de longe, nós nunca veríamos a água.

Da mesma forma como do lado de Adão Deus tirou-lhe a costela e edificou uma mulher, do lado de Jesus teria de sair algo que produziria sua contraparte, Sua futura noiva. De lá seria edificada Sua mulher, a igreja. Somos frutos do que saiu do lado de Jesus! Dele saiu sangue, para perdão de nossos pecados, e também a água, que tipifica a vida de Deus que flui pelo espírito de Deus. A igreja está sendo edificada por meio dessa água que flui e dá vida.

A história da mulher samaritana só foi registrada em João, em que menciona que quem beber da água do poço tornará a ter sede, mas quem beber Dele terá vida eterna. João também registrou mais um evento nestes versículos, onde Jesus exclamou “quem tem sede venha a mim e beba”. Essa é a função da água que saiu de Jesus. Quando cremos Nele recebemos essa água em forma de espírito, e ela se tornou uma fonte para dentro de quem crê.

Quando Jesus morreu, ressuscitou e foi glorificado na ressurreição, Ele se tornou o Espírito que dá vida. Em João 14, quando Jesus estava de partida deste mundo, Ele disse que o Pai daria aos discípulos um novo consolador. Nós conhecemos esse outro consolador: Ele está conosco, o próprio Jesus em nós como o Espírito. Ele jorra dentro de nós a fonte de vida eterna, e de nós fluem rios de água viva – dessa forma disponibilizamos o que está conosco para que muitas pessoas bebam! Por isso saímos para pregar o evangelho, trazendo os contatos para a rede de cuidados. As pessoas, assim, farão parte da edificação da igreja.

Jo 6:63; Mt 4:4; Is 55:10-11

A água é um dos principais elementos da Terra. Seu corpo só está de pé por conta da água que está em sua corrente sanguínea. Água é um veículo para levar nutriente e oxigênio, e assim as células têm energia para performar e manter o corpo vivo.

A água vem da palavra, e essa palavra traz vida e é espírito. Esse espírito entrou em nós e continua operando em nós para executarmos o trabalho. Precisamos praticar a palavra profética! Por meio dela o Senhor nos fala o que quer realizar hoje. A palavra que sai da boca do Senhor não volta vazia – ela obtém fruto. A palavra que Deus dá a nós deve fazer Sua vontade, deve executar uma tarefa; nós não podemos somente receber, mas também operar. Portanto saiamos para pregar o evangelho!

A prática da palavra profética acarreta energia para a igreja. Quem só se mantém nas velhas tradições, começa a sentir-se cansado, entediado. Nós devemos praticar essa palavra, recebendo-a com simplicidade. Dessa forma, Deus operará milagres em nós. Temos visto testemunhos de pessoas que, ao praticar, foram renovadas e curadas. Portanto pratique!

Mt 27:57-66; Mt 28:1-10;Jo 19:38-42; Is 53:9; Lc 23:55-56; Lc 8:5; Mc 16:1

No túmulo de Jesus, os judeus colocaram uma escolta para garantir que ninguém fingisse violar o túmulo e fingir que Jesus ressuscitou. Isso nos confirma ainda mais que a ressurreição de Jesus não foi alguma fake news, pois a escolta estava lá para garantir que ninguém era capaz de fingir algo.

  • Nota KJA: Conforme o horário judaico, o domingo começava logo após o pôr do sol do sábado. Lucas nos informa que Maria Madalena e Maria, mulher de Clopas (Lc 24:1; Jo 19:25) saíram de madrugada, ainda escuro (Jo 20:12), para visitar o corpo de Jesus, lamentar e ungi-lo com mais especiarias. Chegaram ao túmulo com os primeiros raios da aurora na esperança de que autorizada a entrada para a continuação do ritual fúnebre (período de luto) judaico da época (Mt 28:1; Mc 16:2- 3).

Nenhum homem foi visitar o sepulcro de Jesus e continuar o processo de embalsamá-Lo, somente as mulheres. Deus criou o homem de forma mais objetiva, enquanto a mulher tem mais sensibilidade . Graças a Deus pelo corpo que se complementa.

A palavra profética precisa do serviço, sem serviço não há como ministrar a palavra. Enquanto vivo, quem se preocupava com os detalhes da vida de Jesus eram as mulheres, e sem esse trabalho delas não haveria como Jesus falar Sua palavra. Sem o ministério dos bens materiais (as quais eram também providenciadas pelas mulheres com seus bens), também não haveria palavra. Encorajo a todos os que servem: sem vocês não haveria essa palavra que falo agora. Não teria som, vídeo, água aqui, etc. O ministério da palavra precisa dos outros. Graças a Deus pelas mulheres que cuidaram de Jesus, e pela sensibilidade das mulheres que o Senhor tanto usa.

At 2:24,31; Cl 1:18; 1 Co 15:20; Mt 27:52; Lv 23:10-12; Ef 1:20-23

As mulheres, então, foram embalsamar Jesus. Nesse meio tempo, veio grande terremoto, e o anjo retirou a pedra do sepulcro de Jesus. Neste momento, o corpo de Jesus já não estava mais lá – não era mais necessário embalsamá-Lo, pois Ele havia ressuscitado!

O terremoto significa que Jesus rompeu os grilhões da morte; Ele venceu a morte e, assim, se tornou o primogênito de entre os mortos; Ele foi as primícias da ressurreição – o molho dos primeiros frutos que são ofertados ao Senhor.

O objetivo da ressurreição foi colocar o Senhor à direita de Deus, nos lugares celestiais. Jesus morreu para cumprir a redenção de nossos pecados, nos resgatar para Deus, mas também para que a igreja fosse edificada era necessário que Jesus fosse se assentar no lugar mais alto, acima de todos os poderes, para que Ele tivesse poder para edificá-la. Ele está acima de todo nome, principado e potestade. Aleluia! Estamos executando a obra de Deus e ameaçando o império das trevas, então somos alvo de ataques dos principados e potestades. Mas, graças a Deus, nosso Senhor está acima de todos esses poderes que poderiam nos fazer mal! Deus deu a Cristo, o mais alto lugar, para ser o cabeça da igreja, a qual é Seu Corpo. Por meio da igreja, Ele vai preencher todas as coisas.

Rm 10:6-17

Agora podemos fazer a conexão entre a ressurreição e a edificação. Tudo isso aconteceu não somente para nos salvar dos pecados e nos resgatar do mundo, mas também para edificar o Corpo de Cristo, a igreja.

A obra de Cristo aqui na Terra aconteceu voluntariamente por Deus; Ele quis assim, e teve o poder de fazer dessa forma. Os cristãos precisam entender que a capacidade não é deles, mas de Deus. Somos vasos de barro para que a excelência do poder não seja nossa, mas do tesouro que há em nós. Aqui Deus encontrou canais de acessos para poder fazer Sua obra com poder. Somente Deus, com Seu grande poder, realiza a obra. Nós devemos somente ser simples e crer na palavra, pois o poder não é nosso, mas de Deus!

Você não precisa ter poder para trazer Cristo de volta, mas Deus tem. Essa palavra da fé está perto de você. Vamos às ruas pregar essa palavra da fé, e por meio dela milagres acontecem! Nós podemos simplesmente invocar o nome do Senhor, e Dele virá o poder.

Nós vamos para as pessoas e anunciamos coisas boas: Jesus viveu na terra, morreu, ressuscitou e foi colocado sobre todos os principados e potestades, e Ele hoje nos foi dado em espírito. Temos todas essas bênçãos por meio da simples fé na palavra. Precisamos sair para pregar! Se você tem dificuldade, simplesmente use a expressão mágica e simples “Posso orar por você?”. Deixe escapar essa frase, e o espírito vai fazer a obra. Isso vai te deixar feliz, você estará realizando a obra. De alguma forma, sejamos um membro que funcione.

Cristo subjugou os poderes da morte e das trevas quando desceu ao abismo e ressuscitou de lá, rompendo sua autoridade. Todavia, o principal objetivo da morte e ressurreição é a edificação da igreja. A partir de Mateus 16, o Senhor nos mostra Seu objetivo de edificar a igreja para que as portas do Hades não prevaleçam sobre ela, e assim trazer o reino de Deus de volta através da igreja. Isso só vai acontecer se permitirmos Deus nos edificar, tirando de nós os elementos do velho homem e colocando em nós os elementos santos de Deus por meio da palavra. A minha antiga pessoa não conseguia ser edificada junta a outras, mas pelo trabalhar do Senhor hoje eu consigo.

Ef 4:7-9; Rm 12:6; At 2:27; Lc 16:19-22; 2 Co 2:14

Como se edifica a igreja? Coloque em sua mente que você é um membro do corpo de Cristo. Quem faz a obra é Deus, mas você só vai cumprir o que Ele o mandar fazer. Seja fiel ao papel que Deus lhe deu. Se todos fizerem assim, edificaremos a igreja! Para isso, Deus concede graça a cada um segundo a proporção do dom de Cristo.

O dom é dado segundo a graça. Graça equivale à vida eterna de Deus. Um dia nascemos de novo com a nova vida, e essa nova vida é a vida de Deus. Essa vida nos fez membro do Corpo de Cristo, e cada membro precisa funcionar com o dom que recebeu. A primeira habilidade que você ganhou ao receber a vida de Deus é invocar o nome do Senhor. A segunda habilidade é a função que Deus lhe deu no Corpo.

A habilidade de funcionar como membro do Corpo de Cristo veio pela vida de Deus, mas se você faz esse dom funcionar e exerce sua função, mais seus membros se desenvolvem, e quanto mais eles se desenvolvem, mais vida você precisa, então receberá mais vida, mais graça! Se você desenvolver esse dom, a vida o suprirá conforme a dimensão do membro.

No Hades estão depositados todos os espíritos dos mortos, e lá há duas seções: o Seio de Abraão e a seção de tormento. Jesus desceu ao Hades na sexta, final do dia. No primeiro dia da semana, Ele abriu a porta do Hades de volta, e assim saiu de lá. Quando subiu às alturas ele levou cativo o cativeiro. Quem é o cativeiro? Somos nós. Toda humanidade após a queda de Adão está debaixo do poder das trevas, do Hades. Estávamos sob o império das trevas, mas depois de Cristo fomos libertos seguindo-O!

Em 2 Coríntios 2:14, vemos que Cristo saiu da Morte como um general que trouxe os cativos. Alguns cativos se renderam ao Senhor e decidiram servi-Lo, porém outros não. Alguns terão o aroma da vida, outros o aroma para a morte. Nós nos convertemos ao Senhor e fomos salvos, e nós podemos pregar e converter os que se perdem e estão a caminho da morte. Quando acabar o tempo aqui na terra e ser iniciado o julgamento, esses que não creram serão executados. Nós, porém, estamos nessa procissão com nosso general à frente.

Ef 4:10-11

Os dons são homens que Deus presenteou para que a igreja seja edificada. Esses homens são os apóstolos, evangelistas, pastores, mestres, etc, para que todos os membros de Cristo sejam aperfeiçoados para cumprir a obra do ministério, que é a edificação do Corpo de Cristo.

A ressurreição de Cristo não é somente para nos salvar da morte e nos limpar dos pecados, mas também para levar a procissão triunfante, que no fim, irá concluir com a edificação da igreja para o Senhor poder voltar.

“Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem” (2 Co 2:14-15).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *