M35 – A Ressurreição e a Comissão

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em Barranquilla – Colômbia, em 03/07/2022. Texto não revisado pelo autor.

Chegamos à Mensagem 35, correspondente à Mensagem 2 da conferência em Barranquilla, mas revisaremos alguns pontos da Mensagem 34, que não foi concluída Quando nosso Senhor Jesus morreu e ressuscitou nós enfatizamos que João estava junto à cruz. Outros evangelhos não registram que João estava perto, mas se o próprio João registra que ele estava perto é porque essa informação é verídica.

Jo 19:24-27

Imagine a cena: Jesus estava sendo crucificado com as mãos cravadas na cruz e não tinha como gesticular com as mãos e os braços, só por meio de seu rosto e olhos. Isso prova que João e a mãe de Jesus estavam muitos próximos à cruz, evidenciando a humanidade de Jesus, que, mesmo agonizando na cruz, se preocupou com Sua mãe. Quando O Senhor morreu e entregou Seu espírito, os soldados vieram quebrar as pernas dos crucificados, pois os corpos não poderiam ficar na cruz no sábado. Mas por meio do cumprimento da Palavra na Bíblia, o Senhor já havia expirado e desse modo nenhum de seus ossos foi quebrado.

Contudo, o soldado deveria ter certeza que Jesus já estava morto, pois se Ele ainda estivesse vivo, sofreria castigo. Por isso o soldado feriu com a lança o lado de Jesus, para se certificar de que estivesse morto. Isso era para cumprir um ponto importantíssimo das Escrituras. Do lado de Adão O Senhor retirou uma costela, e dessa costela a Bíblia diz que Deus a transformou em uma mulher. O verbo “transformar” em hebraico é edificar, construir. Ou seja, do lado de Adão foi retirada uma costela e se construiu uma mulher. O lado de Jesus tinha de ser aberto para sair alguma coisa que seria transformado em Seu complemento.

Jo 19:34-35

Sangue é da cor vermelha, é fácil de ver. Mesmo quem está longe consegue ver sangue. Mas água é um líquido transparente, é muito difícil de perceber para quem não está perto, e muito menos para quem está longe. Por isso era importante registrar que João e a mãe de Jesus estavam perto da Cruz. Então ambos viram sangue e água. João teve a revelação da importância da água. A grande maioria dos santos consegue ver o sangue. O sangue é essencial para a redenção e perdão dos pecados, mas também é para a resolução de um problema negativo, para que o homem pudesse receber a vida de Deus. A água que saiu do lado de Jesus representa a água para a regeneração do homem, é a Vida Divina. Quando João viu isso, entendeu. Como a água é difícil de ver, nem todos creem. Por isso João fez questão de dar testemunho sobre a água. A história da mulher samaritana de João 4, somente João registra em seu evangelho, porque viu a necessidade de registrar algo relacionado à- água.

Jo 14:14, 16-17

Daí a importância do lado de Jesus. Ele prometeu a seus discípulos, no capítulo 14 que Ele seria crucificado e morreria, mas não deixaria os discípulos órfãos. O Senhor disse que enviaria outro consolador. Jesus partiria por meio da morte e crucificação, mas Ele rogaria ao Pai que enviaria outro consolador para estar para sempre junto com seus discípulos. Jesus explica quem é esse consolador no versículo seguinte: O Espírito da Verdade (Realidade) a quem o mundo não O vê, nem O conhece. Este outro consolador, o Espírito da Realidade é o próprio Jesus que virá em forma do Espírito da Verdade. Esse Espírito entraria em todo aquele que Nele cresse. E esse Espírito se tornaria uma fonte dentro do crente a jorrar para vida eterna. Como isso é possível afirmar?

Jo 7:37-39

Por isso é tão importante que Jesus tenha de ir para morrer e ressuscitar. Para se tornar O Espírito, pois o Espírito até aquele momento não fora dado pois Jesus não tinha sido ainda glorificado. Mas quando Jesus morreu e ressuscitou, Deus não deixou o corpo de Jesus ver a corrupção, e ele foi ressuscitado pelo Pai, glorificado pelo Pai. Quando Ele foi glorificado pelo Pai, voltou em forma de Espírito. Nessa conferência vocês não fizeram a inscrição de Jesus, não é? Mas Ele está aqui. Nosso Senhor Jesus está aqui, Ele está em forma do Espírito, e está em nós, está em cada um de nós. E quem crê em Jesus recebe esse Espírito, que se torna uma fonte, como está escrito em João 4.

Em João 7 fala que esse Espírito não se torna apenas uma fonte, mas se torna rios para a vida eterna. Não vamos represar esses rios, mas fazer com que esse rio flua, pregando o Evangelho, “Posso Orar por Você?”, fazendo colportagem, as crianças saindo, os jovens saindo, e os adolescentes. Todos deixando fluir esse rio de água viva. Assim a água que saiu do lado de Jesus agora tem sentido. A Igreja está praticando isso.

Rm 10:6

Paulo está falando nesse versículo sobre a justiça decorrente da fé. O homem não entendia sobre o plano da salvação de Deus, mas graças ao Senhor nós entendemos. Mas mesmo que você entenda que era preciso que Jesus viesse como homem e morresse e ressuscitasse pelo homem, você não tem nenhum poder para se tornar homem. Quem de nós pode ir para o céu e trazer Cristo para sua encarnação? Se Deus não quisesse sacrificar Seu filho, nenhum de nós poderia fazer isso.

Até a encarnação de Jesus é uma grande graça de Deus. O Homem não tem poder para fazer isso. Cristo se encarnou em um homem Jesus, porém morreu. Jesus sofreu, foi injuriado, foi perseguido, foi julgado injustamente, condenado à crucificação, foi assaltado cruelmente, foi condenado à morte mais cruel da história humana, e agora morreu.

Os discípulos esperaram três dias, de sexta até o primeiro dia da semana. Quase nenhum dos discípulos creu que Jesus fosse ressuscitar. Nenhum deles foi lá com esperança de encontrar Jesus ressuscitado. Se Ele não ressuscitasse, seria em vão nossa fé, permaneceríamos em pecado. Nenhum homem tem esse poder, mesmo que queira você não tem esse poder. Quem levantou Cristo dentro os mortos foi Deus!

Não se engane pensando que algum homem pode fazer a obra de Deus. O homem, no máximo, é um canal para permitir que Deus faça Sua obra. Por que as igrejas na Colômbia em poucos meses se transformaram numa festa e aconteceram grandes coisas nesse país? Porque creram no poder de Deus. Creram na Palavra de Deus, e com simplicidade e obediência praticaram essa palavra. Não que os colombianos tenham poder para fazer isso, mas Deus tem poder para fazer Sua obra.

Deus tem feito muitas coisas entre os irmãos colombianos em poucos meses. Contudo, não foram eles que fizeram, eles apenas deram condições para o espírito atuar. Nós somos da última geração, não podemos falhar. Muitas outras gerações começaram muito bem. Deus encontrou caminho entre eles para avançar, mas depois que prosperaram eles se acomodaram e o orgulho entrou em seus corações. Alguns começaram a achar que foram eles que foram autores da obra. Não podemos mais cair nisso, pois não temos mais tempo para falhar. Uma geração precisa no mínimo de 40 anos para se preparar.

Não é por acaso que o ministério do irmão Dong durou 40 anos. Os irmãos da Colômbia receberam aproximadamente 38 anos da ajuda do irmão Dong. O Ministério do irmão Dong foi para preparar uma geração. E agora é a hora de Deus usar! Deus está nos usando, mas não podemos falhar, vamos seguir humildes, pois o reino dos céus é dos pobres em espírito, de quem tem o espírito contrito. Vamos continuar assim até o Senhor voltar. Continue sendo humilde e seguindo a palavra profética com humildade, e o Espírito fará a obra.

Rm 10:6-9

Não temos essa capacidade, por isso Deus nos firmou uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito. Além disso nos deu a palavra da fé. Toda palavra profética é a palavra da fé. Você precisa receber essa palavra com fé, e não de capacidade. Desse modo, algo de Deus acontece. Você não precisa trazer Cristo do alto ou tirar do abismo. Basta crer e invocar!

Rm 10:12-15

Vemos que como pregarão se não forem enviados? Deus está fazendo uma revolução entre nós começando com a colportagem dinâmica. E por meio de uma frase que veio de Deus, milhares ou milhões de livros que falam sobre a palavra do Reino estão sendo distribuídos para as pessoas nas ruas. Assim muitas pessoas receberam a oportunidade de ouvir e aceitar a palavra de fé. Isso também vai acontecer na Colômbia! Ninguém que Deus escolheu para ser vencedor vai escapar de ser abordado por vocês.

Ef 4

A morte e ressurreição de Jesus tem um propósito muito nobre de nos justificar, nos salvar e nos dar a vida de Deus. Mas não apenas isso. A morte e ressurreição de Jesus gerou a Igreja! A missão de Cristo não é apenas gerá-la, mas também edificá-la. Talvez possamos entender teoricamente, mas o homem caído tem todas as dificuldades para a edificação da Igreja.

Se você vir, as obras da carne não tem nada que nos conecta um com o outro. Somos todos egoístas, temos um grande problema de relacionamento. Não conseguimos perdoar uns aos outros, somos ciumentos, causamos disputa por posição. Graças a Deus o Senhor levou a igreja a outro estágio, não apenas a se arrepender e mudar de direção aqui na terra, mas nos transferir à esfera celestial. Nessa esfera não vivemos pela natureza terrena, mas no espirito.

O fruto do espírito é o amor. O amor é o ponto de origem para sermos edificados. O amor é o vínculo da perfeição para nos edificarmos. Quando o irmão Pedro se juntou com os irmãos na sala dos cooperadores, ele chamou isso de sala de guerra. Numa sala de guerra não se fala de teoria. O Senhor é o comandante, e os cooperadores, que são os generais, são os executores. O comando já veio como forma da Palavra Profética, e cabe aos generais executar.

Infelizmente ainda temos uma herança passada, de apenas falar e não operar. Deus precisa de generais que coloquem em operação o que ele manda fazer. Como operacionar em sua região, em seu país? Não filtre a palavra do comando. Se a palavra é de fé, nos praticamos por fé.

Ef 4:7

Em Romanos 12:6 vemos que quando recebemos a vida de Deus recebemos também vida e com essa vida vêm as habilidades. O pato nasce com o dom de nadar, mas o filhote de galinha não dura um minuto. A vida do pato tem dom de nadar, mas a vida da galinha não dá o dom de nadar. A vida de Deus dá o dom de invocar o nome do Senhor. É a primeira coisa que aprendemos quando nascemos de novo. Mas também cada um de nós recebemos mais habilidades para funcionar como membro do Corpo de Cristo. Use o seu dom. Quanto mais usar seu dom, mas vida você recebe e mais cresce em dimensão.

Esse membro desenvolvido precisa de mais vida. A graça é concedida segundo à medida do dom. Não deixe de usar seu dom. Pregue o evangelho, o “Posso orar por você?”. No começo pode parecer fora de sua cultura, mas depois você vai perceber que vai crescer muito usando esse dom. Você pode funcionar por meio da colportagem dinâmica, seja por oportunidade, por hora, ou remota.

Ef 4:8-9

Aqui Paulo fala sobre a morte, ressurreição e ascensão de Cristo. O Senhor desceu às regiões inferiores da terra. Jesus disse a um dos salteadores que naquele mesmo dia estaria com Ele no paraíso. Mas o paraíso não está no céu. Jesus foi à parte mais inferior da terra. O espírito e a alma do homem não morrem quando o homem morre na terra, pois temos a eternidade em nosso coração. Quando o corpo morre, nosso espírito e alma vão para o Hades, que fica nas regiões mais inferiores da terra.

Após a crucificação Jesus foi para as regiões inferiores da terra e após isso subiu. Ele subiu e levou cativo o cativeiro. Toda humanidade depois da queda no jardim do Éden, foi levada para o cativeiro do pecado e da morte. Romanos 5 relata que, quando o homem desobedeceu, o pecado entrou no homem, e por meio dela, a morte. Lá também diz que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Além disso, não há justo, nem um sequer. Toda a humanidade está debaixo do cativeiro do pecado e da morte.

Nesse cativeiro só temos um destino: pecado, morte e após isso o lago de fogo. Contudo, aleluia pela ressurreição de Cristo. Jesus foi para as regiões inferiores da terra e levou cativo o cativeiro todos os que estavam escravizados pelo pecado e pela morte, também levou para as regiões das alturas.

2 Cor 2:14-16

A palavra conduz em grego é uma metáfora que mostra o general romano vitorioso entrando em Roma com sua procissão de cativos, mostrando os que foram derrotados por esse grande general. Nós somos cativos de Cristo. Fomos derrotados por Cristo e agora passamos a conhecer Cristo. Aqueles cativos que conheceram Cristo, espalham o doce aroma do conhecimento de Cristo. Nessa procissão de cativos ainda há muitos que não se renderam a Cristo. Esses que não se renderam têm um aroma de morte para morte. Por isso, vamos pregar o evangelho. Talvez nas ruas ainda há muitos desses cativos que serão mortos quando chegar aquele dia, pois não conheceram Cristo.

2 Cor 4:3-6

Quando vamos às ruas não levamos as pessoas para a mente, mas as pegamos de surpresa. Imediatamente levamos essas pessoas para o espírito. Muitos pensam: Como ele sabe que eu preciso de oração e que estou desesperado? O homem não sabe, mas Deus sabe. Isso acontece porque ele ainda não conhece Cristo. Por isso é importante colportagem. Muitas vezes, só uma oração é insuficiente. Os livros que deixamos na mão das pessoas, dá mais oportunidade a elas de conhecer Cristo. Quando essa pessoa conhece Cristo ela começa a fazer parte dos cativos, espalhando a fragrância do conhecimento de Cristo por meio de um incensário.

Estamos seguindo Cristo nosso grande General numa procissão vitoriosa, até aquele dia, na manifestação do Reino dos Céus. Hoje está acontecendo essa procissão. Você quer fazer parte disso? Mas não como àqueles que não se renderam. Vamos pregar o evangelho para que muitos conheçam O Senhor e livrá-los da morte!

Ef 4:10

O objetivo de Deus Pai é dar os inimigos por estrado dos pés de Jesus, e colocar Cristo acima de todas as coisas. Deus deu autoridade a Cristo para Ele estar acima de todas as coisas e, na prática, Deus precisa usar a Igreja para isso.

Ef 1:19-23

Jesus morreu, mas não ficou na morte. Imagine o supremo poder de Deus para fazer isso! Esse é o valor da ressurreição de Cristo. A ressurreição é para Deus assentar Cristo a sua direita nos lugares celestiais, como autoridade suprema, acima de todo poder, domínio, principado ou nome que se possa referir no presente e no século vindouro.

Deus já colocou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo, na ressurreição e ascensão de Jesus. Mas para que isso seja operacionalizado, Deus deu Jesus à Igreja como o Cabeça. Para com Cristo tudo já está feito, mas a Igreja foi deixada aqui na terra, pois ainda têm muitas coisas que precisamos operacionar para que isso se torne realidade. Quando você fala “Posso Orar por Você?”, está operacionalizando isso, está sujeitando mais uma família ao governo de Deus, submetendo mais um homem ou mulher à obediência de Cristo.

Assim, pouco a pouco todas as coisas vão sendo postas aos pés de Cristo por meio da Igreja. Além disso nós também estamos sendo postos em ordem. Quando Deus varrer todas as coisas negativas e colocar todas as coisas aos pés de Cristo, a Igreja será a plenitude de Cristo que operacionalizará, para que Cristo encha todas as coisas positivas.

Ef 4:8

Esses dons não são habilidades, são homens. Esses homens são dados como presentes à Igreja. Esses homens são aperfeiçoados por Deus para aperfeiçoar a Igreja. O irmão Dong foi um presente à Igreja, ele aperfeiçoou muitos a nós. Portanto é crucial que todas as idades sejam incluídas na obra do Senhor.

Ef 4:11

São homens que Deus deu como presente para a Igreja. Essa Igreja é a Igreja universal, a Obra de Deus. É para aperfeiçoar os santos, e não para substituí-los. Hoje estamos num caminho de aperfeiçoamento dos santos, para que os membros do Corpo de Cristo possam exercer seu ministério. Qual seu ministério como membro do Corpo de Cristo? Você dirá: “ Eu faço só uma obra. Minha obra é a edificação do Corpo de Cristo”.

Cristo nos encarregou dessa obra. Para essa obra Jesus já foi ascendido além de toda autoridade e todo nome. Isso facilita nosso trabalho, mas não quer dizer que não tenhamos de trabalhar. Precisamos ser aperfeiçoados para fazer a nossa parte. Cristo está esperando essa edificação. Quando terminar essa edificação, TUDO ESTARÁ CONCLUÍDO.

Quando acaba a edificação, o resultado é harmonia. Não haverá mais rivalidades, competições, apenas amor. Quando a Igreja for edificada haverá Shalom: plenitude, harmonia, unidade. Quando essa unidade se concluir e todas as peças dos membros do corpo se encaixarem, seremos uma só unidade, com Deus Pai e o Filho. O Senhor poderá dizer, finalmente encontrei descanso em minha casa.

Uma Igreja edificada não deixa nenhuma base para que Satanás atue entre nós. Vamos derrotar o império das trevas! Vamos ser arrebatados até o trono de Deus! E ali desceremos juntamente com Cristo em Sua parousia. Possivelmente a pasouria durará 3 anos e meio, que é a segunda parte da aliança com Israel para a construção do templo, e será também a grande tribulação. Seremos livrados da grande tribulação e desceremos na hora mais decisiva da batalha.

Vamos participar da batalha de Armagedon, mas antes disso estaremos nas Bodas do Cordeiro. Para a batalha final o noivo e a noiva precisam se tornar um só! Vamos nos unir ao grande General que está sobre o cavalo branco! Vamos vencer o anticristo e seus seguidores! Pisar o lagar da ira de Deus até enviar o anticristo, seu profeta e todos seus exércitos ao lago de fogo, e participar da manifestação do Reino dos Céus!

Vale a pena hoje ser simples e obediente! Hoje, talvez saiamos com suor às ruas, mas naquele dia, com júbilo faremos a colheita! Deus é um Deus de galardão! Ele nunca vai se esquecer de todo nosso trabalho! Ele vai nos dar nossa recompensa!

Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *