M39 – A Ressurreição de Cristo Segundo o Evangelho de João

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em Belo Horizonte – Minas Gerais, em 31/07/2022. Texto não revisado pelo autor.

A partir de 2017, o Senhor começou a mostrar para Sua igreja, que devemos dar valor à palavra profética. Na transição do ministério do irmão Dong, o Senhor nos deu três Palavras: entusiasmo, excelência e inclusão. Essa palavra profética revelou-se muito eficiente nas igrejas e mudou nossa sorte. Muitos jovens e mulheres foram incluídos. Nossos serviços que estavam apáticos avançaram para excelência. Também nós restauramos o entusiasmo nas reuniões da igreja e a visão foi renovada.

Em seguida, vimos, por meio do livro de Filipenses, sobre o esplancnon de Cristo e começou haver uma grande mudança em nosso meio, de críticas, ciúmes, invejas e dissensões para empatia e compaixão, suportando uns aos outros em amor e perdoando-nos mutuamente. O Senhor começou a construir uma unidade mais profunda entre nós. A unidade e harmonia começou a crescer entre nós. As coisas começaram a ser intensificadas.

Em 2018, tivemos o embrião da colportagem dinâmica. Em 2019, a colportagem dinâmica começou a tornar- se realidade e 29 equipes de colportores dinâmicos começaram a formar-se. Naquele ano, mais de 1 milhão de livros foram distribuídos pelos colportores dinâmicos. Em 2020, veio a pandemia e parecia que tudo viria abaixo, mas Deus nos abençoou muito com a palavra profética. A Palavra começou a ser acompanhada por todas as igrejas e essa palavra nos alinhou. Isso nos trouxe muita unidade e unanimidade. A colportagem, apesar da pandemia, não parou. Nós distribuímos 1 milhão e 600 mil livros pela colportagem dinâmica.

Em 2021, nós distribuímos 3 milhões e 250 mil livros. Nesse curto espaço de 3 a 4 anos, distribuímos quase 7 milhões de livros só pelos colportores dinâmicos. Alguma coisa grande está acontecendo entre nós. A colportagem dinâmica trouxe outras ferramentas em funcionamento: Avança, Jovem! – Fábrica de Vencedores, Mulheres Conectadas, Homens de Oração, Rede de Cuidado de Jovens. Nessa festa entraram nossas crianças e adolescentes. O “Posso Orar Por Você?” mudou nossa sorte.

Às vezes sinto que não somos merecedores, mas o Senhor nos colocou nesse tempo. No tempo convencional talvez não seríamos escolhidos. Nós éramos como aquele primeiro exército de Davi na caverna de Adulão: endividados e amargurados de coração. Graças a Deus! Ele escolheu esses trabalhadores da última hora. Não éramos nem exército regular de Saul, mas Ele está usando aqueles que pensam fora da caixa.

Com relação à África, em 1999, o Senhor tocou o irmão Dong para entrarmos naquele continente tão sofrido, pois esse passo era essencial, para que o Senhor pudesse voltar. Nós entramos na África com o intuito de estabelecer a vida da igreja e levantar vencedores. O trabalho ficou esses anos todos em latência e não conseguimos alavancar. Por isso, encorajei os cooperadores da região 6 a recomeçar de maneira turbinada trabalhando com CEAPE, colportores, impressão de livros, Bookafé e Expolivro. Essa ida dos irmãos da região 6 para Angola seria um modelo para alavancar todo o continente africano.

A região 1, uma região vasta de Brasília até o norte do Brasil, e a região 8, estado de São Paulo e triângulo mineiro, fará segundo esse modelo que a região 6 começou. Nós vamos trabalhar na África do Sul entrando para Moçambique, Madagascar, Namíbia. Vamos usar também a região do Cone Sul para entrar no Quênia, Uganda, os dois Congos, Tanzânia e Ruanda, além de outros países nos quais já possuímos irmãos. Trabalhando dessa forma: colportagem, CEAPE, impressão de livros, Bookafé, Expolivros. Dessa maneira, vamos ter uma grande explosão na África.

Parece um continente pobre, mas Deus está preparando uma geração. Há igrejas com 17 adultos e 70 crianças. Ali tem muitas crianças e adolescentes. Essa nova geração, na cultura tribal africana, é muito obediente, respeitam e honram os mais velhos. Isso é excelente para serem trabalhados no CEAPE e colportagem. Isso não é somente em Angola, mas em todos os países africanos. A África irá nos surpreender! Até hoje, as ofertas têm sido para manutenção desse encargo e não vemos muito retorno e fruto. A partir de agora, com CEAPE, colportagem, impressão de livros, Bookafé, Expolivro, vamos explodir com relação à África. A região 6 está atuando em Angola, São Tomé e Príncipe. Vamos suprir ofertando, pois o Senhor nos dará o necessário. Esse dinheiro é um investimento. Logo, ao implementar a colportagem, a África vai tornar-se autossustentável e, quem sabe, também vão nos suprir.

Jo 20:11

O livro de João traz detalhes riquíssimos sobre a ressurreição de Jesus. Na mensagem 35, mencionei o relato de João no capítulo 20, a partir do versículo 11, quando Jesus aparece à Maria Madalena. Ela foi curada pelo Senhor após este expulsar os demônios dela. Ela passou a amar o Senhor com um coração de grande gratidão. O amor de Maria por Jesus não permitiu que ela fosse embora, depois que trouxe a Pedro e João e mostrou o sepulcro vazio, os lençóis e lenço que estava sobre a cabeça de Jesus no chão. Os homens, como são muito objetivos, viram aquele cenário e foram embora. Maria Madalena, porém, não foi embora e procurava Jesus. Graças a Deus! Temos as irmãs que complementam e auxiliam os homens. Ela veio embalsamar o corpo de Jesus, mas não conseguiu fazê-lo. Ela chorava à entrada do túmulo.

Jo 20:12-18

Esse coração de Maria fez com que Jesus aparecesse para ela. Irmãos homens, precisamos aprender com as mulheres a ter esse coração. Não podemos ser objetivos demais. Na verdade, nenhum dos discípulos, nem as mulheres, tinham o conceito de ressurreição. Então disse-lhe Jesus: Maria! E ela o reconheceu. Maria Madalena foi a primeira a ver o Senhor. Jesus não poderia ser detido por ela, pois ao ressuscitar, deveria apresentar-se primeiro ao Pai. Contudo, por causa do coração de Maria, Jesus apareceu primeiro para ela.

Jo 16:7; 14:16-17

Era necessário Jesus morrer e ressuscitar, mas Ele precisava se apresentar ao Pai para que o Outro Consolador pudesse vir. O Espírito da Verdade era o próprio Jesus que habitava com os discípulos e, agora, na forma do Espírito, está nos discípulos. Depois de apresentar-se ao Pai em Sua ascensão secreta, Ele deveria fazer Sua ascensão pública. Por causa do desespero de Maria, Ele apareceu a ela e depois apresentou-se ao Pai.

At 1:9-11; Jo 20:19-24

Essa foi a ascensão pública, ou seja, muitas pessoas O viram subir. No dia em que Ele apareceu à Maria Madalena, Ele foi ao Pai e voltou à noite. Jesus apareceu naquela noite e fez com que os discípulos recebessem o Espírito essencial no interior deles como o Outro Consolador, o Espírito da Verdade. Os discípulos com medo dos judeus trancaram as portas da casa onde estavam. Veio Jesus e colocou -se no meio deles e disse-lhes: paz seja convosco! Mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor.

O Senhor não estava mais com a aparência de quando estava em carne. Um é o corpo que se semeia e o outro corpo de ressurreição. O corpo de ressurreição não tem a mesma aparência de quando Ele estava em carne. Esse corpo é um mistério, não é mais matéria, não é mais físico. Por isso, a ação da gravidade já não tem mais poder sobre esse corpo. Por outro lado, na mão tinha marca dos cravos e as marcas do lado onde se feriu Jesus. Ele podia aparecer e desaparecer quando quisesse. Assim, nós, os vencedores, vamos reinar durante mil anos na parte celestial da manifestação do reino dos céus com esse corpo. Não precisaremos mais de meio de transporte. Poderemos ir para onde quisermos reinando com o nosso Senhor. Vocês querem isso?

Porém, a preocupação de Jesus era que Seus discípulos concluíssem a obra de edificação da igreja. Por isso, disse outra vez: “Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio”. A igreja foi enviada no mesmo dia da ressurreição. Ali, Ele enviou os discípulos para terminar Sua comissão de edificar o Corpo de Cristo. Por isso, nós vamos às ruas pregar o evangelho e libertar as pessoas do império das trevas, a fim de trazê-las para a edificação da igreja.

Jo 7:39

Isso é cumprimento daquilo que o Senhor falou em Jo 7:39. Isso Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que Nele cressem, pois o Espírito, até aquele momento de João 7, ainda não havia sido dado. Contudo, naquele dia em que Ele ressuscitou, apresentou-se ao Pai, foi glorificado e o Espírito foi dado naquela noite quando disse: recebei o Espírito Santo. Hoje nós temos o Espírito da realidade dentro de nós. Jesus foi glorificado pelo Pai na Sua ressurreição e o Pai enviou Outro Consolador, o Espírito da Verdade. Somente depois dos discípulos receberem o Espírito, eles podem ser enviados com a comissão de pregar o evangelho e edificar a igreja. Nós também recebemos o Espírito e podemos pregar o evangelho completando nossa missão.

Jo 20:24, 29, 30-31 – Incredulidade de Tomé

Sete a oito dias depois, o Senhor aparece novamente a eles com a presença de Tomé. Tomé precisou ver para crer. “Bem-aventurados os que não viram e creram”. O objetivo do livro de João é registrar aqueles fatos para que pudéssemos crer e ter vida em Seu nome. Jesus não veio para fazer uma grande obra religiosa cristã. Ele veio suprir vida. Ele veio através da fé para que recebamos o Espírito. Somente assim, nós poderemos cumprir nossa comissão.

_________Mensagem 39___________

Jo 21:1-2

Jesus morreu e, embora tenha aparecido a eles depois da ressurreição, não havia dado muitas instruções. Pedro não sabia ainda o que fazer e os demais esperavam sua liderança. Ficaram várias questões em aberto: como seria o sustento? O que deveriam fazer para levar a cabo a comissão? Como seria seguir ao Senhor depois da ressurreição? Eles seguiam o Senhor em pessoa e agora não tinham mais Sua presença física. O que fazer? Qual o futuro deles? Essas eram algumas das muitas dúvidas dos discípulos.

Jo 21:3

Como a questão do sustento não pode esperar, Pedro tomou a dianteira como líder que era e foi pescar. Todos eles eram profissionais da pesca, quando foram chamados. Naquela noite, porém, nada apanharam. Isso prova que até o nosso sustento, que estamos acostumados a fazer no trabalho secular, vem do Senhor. Se Ele nos chama, nós devemos confiar que Ele vai cuidar de nossas necessidades. Essa era primeira lição para Pedro. O Senhor precisava treiná-los com a Sua presença invisível. Eles seguiram por mais de três anos com Sua presença visível. E agora, como vamos seguir o Senhor Jesus? Aqui, eles começaram a ser treinados a seguir o Senhor e perceber que Jesus estava com eles o tempo todo. O Senhor está aqui. Você não o vê, mas o vemos pela fé. Nós o seguimos por onde quer que Ele vá. Como O seguimos? Por meio da Palavra.

Jo 21:4-5; 1 Pe 1:8

Eles eram exímios pescadores, mas passaram a noite toda pescando e não pescaram nada. Jesus preocupava-se com a comida deles. Ele sabe de tudo o que você precisa e vai suprir você. Estamos em um momento de aprender a viver pela fé. Em 1 Pedro 1:8, lemos que precisamos ser provados como o ouro perecível e que não O vemos fisicamente, mas nós O amamos, cremos e O vemos pela fé. Nós exultamos com alegria indizível e cheia de glória! A presença invisível do Senhor acompanhada do Espírito é mais gloriosa que a presença visível.

1 Jo 3:1-2

Quem aqui tem certeza de que é Filho de Deus? Os colegas de trabalho e escola não sab em discernir se você é ou não Filho de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Cristo. Nós somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que haveremos de ser, pois o Filho está aqui escondido dentro de nós. Quando Ele voltar, seremos reconhecidos como Ele é.

1 Co 15:42-44

Esse corpo que temos hoje é corruptível e deve ser usado para semear, pregar o evangelho, servir na rede de cuidado e cumprir a comissão de edificar o Corpo de Cristo. Se há corpo natural, também há corpo espiritual. Contudo, enquanto estamos aqui, precisamos comer. O Senhor pergunta: vocês têm algo para comer? Não, eles estavam com fome, mas o Senhor já havia preparado suprimento para eles.

Jo 21:5-6

Jesus apareceu a eles, mas eles não sabiam como segui-Lo. Jesus estava treinando-os e deu, então, uma palavra. A Palavra Profética vem, cremos e praticamos com simplicidade, e as coisas acontecem. O segredo de seguir ao Senhor em Sua presença invisível é a Palavra. O irmão Andrew Miller profetizou que a igreja em Filadélfia entesoura a Palavra Profética. É essa igreja que vai fazer a obra de Deus e concluir essa era. A maneira de Jesus treinar os discípulos era seguir ao Senhor por meio da Palavra: “lança a rede do lado direito e achareis”.

Os peixes não estavam lá? Durante a noite eles não lançaram do lado direito? Quando o Senhor falou, eles acharam. O segredo é a palavra. Em nossa capacidade, vamos pescar a noite inteira e não vamos achar nada. Estou encorajando alguns da velha geração que não podemos confiar na maneira convencional de fazer as coisas. Só precisamos ser obedientes e simples lançando a rede pelo comando do Senhor.

Jo 21:7

João reconheceu que era o Senhor. Em Lucas 5, registra que, quando Pedro e João foram chamados pelo Senhor no começo de Seu ministério, tiveram uma experiência semelhante. Jesus pediu para entrar no barco de Pedro para falar à multidão e depois falou para Pedro sair um pouco da margem para lançar a rede. Pedro falou: pescamos a noite toda e não pescamos nada, mas sob a Tua Palavra, nós vamos lançar a rede. Vieram tantos peixes que as redes romperam.

Jo 21:8

Vemos claramente que João era mais sensível, mas não tomava a dianteira. Por isso, Jesus treinava Pedro, pois o queria cuidando dos negócios do Senhor. Um grande segredo dos seguidores do Senhor é reconhecer a importância da palavra, pois ela opera eficazmente em quem crer (1 Ts 2:13). Temos visto tantos sinais realizados pela palavra profética e encontramos o segredo que é crer. Jesus fala e nós obedecemos.

Jo 21:9-11

A Palavra do Senhor tem poder! O Senhor não somente conseguiu os peixes que pescaram, mas havia brasas na praia com peixes e pão. Por meio da colportagem dinâmica e por hora, da pregação do evangelho e “Posso Orar por Você?”, dos Adolescentes em Guerra e Avança, Jovem!, conseguimos tantos contatos e a rede não se rompe, pois temos as Redes de Cuidado, de acolhimento e os demais serviços para que as pessoas sejam edificadas conosco. Essa rede não vai se romper.

Jo 21:12-14; Mt 6:31-33

Jesus preocupa-se com você e lhe fornece o pão e o peixe. Gostaria de destacar a sensibilidade de João e a liderança de Pedro. Os que creem na palavra de Jesus e com obediência as praticam, desfrutam do fruto do milagre e ficam saciados. Esse episódio deixa claro que, aqueles que o Senhor chama para Sua obra, não devem preocupar-se com o sustento, pois o Senhor supre suas necessidades.

Jo 21:15-17

Ele não disse “vai e volta para a pescaria”, mas “apascenta os meus cordeiros”. É muito interessante a maneira como Jesus treina Pedro a segui-Lo em Sua presença invisível. Segundo lugar: não se preocupe com o seu sustento, pois se o Senhor o chamou, Ele irá supri-lo. Também precisamos cuidar das ovelhas e pastorear, mas não em nossa força natural. Nosso serviço a Deus deve iniciar-se por amor ao Senhor. Deus nos supre com Seu amor ágape e nós O amamos com o amor “phileo”. Tudo o que fazemos para o Senhor tem como fonte o amor ágape de Deus. Nós, por sua vez, amamos com amor “”phileo” a Deus e aos homens. O amor phileo com que amamos a Deus e aos homens tem origem em Deus, e não no homem natural.

Jo 21:18-19; Jo 3:8

Por um lado, Jesus estava profetizando, que Pedro, ao segui-Lo, seria martirizado por Sua causa. Você está disposto a isso? Claro que o Senhor não está profetizando para você morrer fisicamente, mas para segui-lo até o fim. Quando a maturidade vem, perdemos a liberdade no homem natural e somos mais restritos pela vida de Deus. Não temos mais nossa liberdade, pois seguimos o Espírito. O Espírito não tem um caminho lógico para trilhar. Nós pensamos fora da caixa e não seguimos a lógica humana. Nós seguimos o Espírito. De repente, o Espírito pode mudar de direção e precisamos reagir rápido.

Ez 47:1-5, 9

Do templo de Deus, da casa de Deus, correm águas que são o Espírito e a Vida que se manifestam por meio da palavra. Quando Deus mede você, Deus toma posse de você. Você deixa Deus medi-lo? Vá para as ruas pregar o evangelho e pastorear. A partir disso, o Senhor nos mede e toma posse de nós. Aí perdemos a liberdade. O que está acontecendo em nosso meio é que perdemos a liberdade e o rio está aumentando. Nós já estamos nadando, não estamos colocando o pé no chão. Esse rio está invadindo as ruas, o continente africano, toda a terra. Graças a Deus! Olho para vocês hoje e vejo um exército pronto para ser mobilizado pelo Senhor. Onde o Senhor precisar de gente, estamos prontos para ser mobilizados para levar vida.

Jo21:20-23

A história mostra que Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, pois não se achava digno de ser crucificado como o Senhor. João, por sua vez, teve morte natural com 94 anos, no ano 103 depois de Cristo. O ministério de João permaneceria até a volta do Senhor.

Cl 1:25

Deus usou Pedro treinando-o, pois precisava de Sua liderança para abrir a porta do reino aos judeus que creram no dia do Pentecostes e aos gentios na casa de Cornélio. O ministério de Paulo completou toda a revelação da economia neotestamentária de Deus. O ministério de Paulo nos deu uma visão panorâmica da salvação completa do homem e da edificação da igreja. O ministério de João é aquele utilizado para remendar as redes. Na época de Paulo, após as grandes revelações, os judaizantes e filósofos gregos foram concorrentes da palavra profética. No tempo de João apareceram muitas heresias, e, por isso, foi utilizado para remendar as redes e concluir com essa era.

Jo 1:1-5, 14, 17; 3; 14; 15; 17

O evangelho de João começa abordando que a Palavra era Deus, que a vida estava Nele e essa Vida era a luz dos homens, que Ele é a Graça e a Verdade. No capítulo 3 continua com o novo nascimento pelo Espírito e o Espírito que receberiam aqueles que cressem em Jesus. Por meio de Sua morte e Ressurreição Ele voltaria como o Espirito da Realidade. Depois, João traz à luz o novo mandamento de amar uns aos outros como Ele nos amou. O amor é a conclusão de toda a obra de edificação. Quanto mais somos edificados, mais unidade temos e mais amamos uns aos outros. Também aborda a união orgânica da videira com os ramos no capítulo 15 e da plena alegria e felicidade que Ele nos dá. Revela que seremos aperfeiçoados na unidade. Conclui em amar o Senhor com o amor de Deus e pastorear o rebanho de Deus.

As epístolas de João começam com a Palavra da vida, da comunhão com os apóstolos, que é com o Pai e o Filho. Afirma que Deus é luz e que devemos viver pela unção espiritual. Revela como os filhos de Deus serão na manifestação do Senhor. Aborda sobre o amor de Deus, o amor de Cristo, e que Deus é amor, e que devemos amar uns aos outros. Também aborda sobre a fé e a vida eterna. Termina com o dever de acolher os missionários, sendo cooperadores da Verdade.

O livro de Apocalipse fala da conclusão dessa era. Em outros séculos, seria um livro de escatologia, mas para nós que vivemos o livro de Apocalipse, não é mais escatologia, mas realidade. Nós temos a consciência de que vivemos nos tempos finais e chegamos à era dos Sete Espíritos. Somos a igreja em Filadélfia que luta para edificar a igreja e trazer o reino de Deus à terra. Portanto, o ministério de João prossegue em nossos dias, até que toda a realidade desse ministério seja incorporada na igreja.

Jo 20:30-31; 21:24-25

Os escritos de João têm por objetivo que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, crendo, tenhamos vida em Seu nome. E João dá testemunho de tudo que escreveu e que o seu testemunho é verdadeiro.

Mt 28:18-20 – Nossa grande comissão

Aqui, Jesus entrega para nós o bastão e já o recebemos! O Senhor está conosco todos os dias até a consumação do século.

Mc 16:15-20

Os sinais e prodígios estão acontecendo em nossos dias. Nós, a igreja, após recebermos a comissão, não podemos ficar parados. Devemos partir para as ruas, pregando por toda parte. Estamos vivendo dias gloriosos. Nós vamos trazer o Senhor de volta. Somos a igreja em Filadélfia, temos pouca força, mas Ele colocou uma porta aberta a qual ninguém pode fechar. Aleluia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *