Conferência Internacional M02 – Bênção Espiritual nos Lugares Celestiais

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em São Paulo-SP, em 07/08/2022. Texto não revisado pelo autor.

Antes de entrar na mensagem propriamente dita quero fazer uma ligação com o que vimos em João 21, na última mensagem da série anterior (Mensagem 39). Isso porque pela orientação do Espírito entraremos no livro de Efésios como uma sequência do livro de Mateus. Esse livro termina com a morte e ressurreição de Cristo. Na mensagem 39 vimos a menção de Sua aparição a Pedro e outros seis discípulos no mar de Tiberíades. Quero ressaltar um ponto. O Senhor Jesus precisava treinar os seus discípulos para que eles passassem a viver por Sua presença invisível. Eles acompanharam o Senhor em Seu ministério terreno até que foi morto, crucificado e, como havia dito, de fato ressuscitou. Todavia, percebe-se que os discípulos não acreditavam que Jesus pudesse ressuscitar. Tampouco as mulheres possuíam esse conceito da ressurreição. Então, a questão é: como seguir Jesus a partir de agora? Como saberiam cumprir a missão de pregar o evangelho a toda terra habitada e fazer discípulos de todas as nações?

Eles foram pescar porque a primeira necessidade do homem é de alimento. Eles e suas famílias precisavam de alimento. Foram em sete adultos em um barquinho. Pescaram a noite toda e nada pescaram. O Senhor Jesus lhes encontrou na praia. Embora tenham lutado para obter sustento por toda a noite, nada encontraram. O Senhor Jesus então lhes disse: lancem a rede à direta do barco e irão achar. Eles fizeram conforme a palavra de Jesus e de tão pesada a rede pela quantidade de peixes que pegaram não conseguiam puxá-la para o barco.

Esse episódio significa que eles precisavam saber como seguir a Jesus dali por diante mesmo sem vê-lo. Em Mt 28 Jesus lhes prometeu estar com eles todos os dias até a consumação do século. Agora, ele estava no corpo de ressurreição. Ele rogou ao Pai que enviasse o outro Consolador, que é o Espírito da realidade e que entraria em todo aquele que Nele crê. A Sua presença nunca nos deixou. Ele está aqui. Quando jovem, eu anelava ser um dos 12 que podiam estar junto a Jesus, desfrutar de Sua presença física e acompanhar tudo que Ele fazia. Contudo, com a revelação que recebemos hoje, vemos que na verdade, a presença invisível do Senhor está em Sua palavra. Quando Ele fala é porque está presente. Quando você recebe a palavra profética, tenha certeza de que Ele está presente.

Naquela época, quantas pessoas tinham o privilégio de desfrutar a presença física do Senhor? Apenas os 12, mais alguns outros e de vez em quando uma multidão. Mas hoje, não apenas alguns podem, mas todos aqueles que apreciam a palavra profética e creem que ela vem da boca de Deus, desfruta a presença de Deus. Você não ama isso? É um grande conforto! Desfrutar a presença física era muito bom, mas hoje, desfrutar da presença invisível é muito maior. Não apenas alguns, mas muitos podem desfrutá- la. Muitos deveriam apreciar estar na presença do Senhor acompanhando essa palavra profética. Ainda não descobrimos que quando o Senhor fala, Ele está presente. Não podemos perder um minuto sequer. Se o Senhor estivesse fisicamente em algum lugar para falar conosco, estaríamos ansiosos para o horário chegar. É maravilhoso que hoje não somente um pequeno grupo pode estar na presença do Senhor, mas milhares desfrutam de Sua presença quando Ele fala. Quando Ele fala e nós cremos, nós achamos. Achamos os milagres, achamos a edificação da igreja ocorrendo, as pessoas que precisam ser alcançadas estão sendo encontradas. Temos encontrado os milagres confirmando a palavra. Diante de nossos próprios olhos os milhares estão ocorrendo. As pessoas sentem a presença do Senhor quando oramos por elas e lhes levamos a Palavra.

Por isso precisamos apreciar a palavra. A igreja em Filadelfia tem pouca força, mas ela tem um grande privilégio por apreciar a palavra profética. Os tesouros da palavra profética foram destrancados para essa igreja. Para que o Senhor possa voltar, ela precisa ser consolidada. O Senhor precisa dessa igreja para concluir a edificação do Corpo de Cristo e encerrar essa era trazendo Seu reino. É por esse ângulo que vamos entrar no livro de Efésios.

Quanto às ofertas, quero reiterar que estamos falando das ofertas regulares. Chamamos de dízimo porque isso se iniciou no Antigo Testamento, por Abraão e Jacó, que ofertaram o dízimo do que o Senhor lhes deu. Mas hoje estamos no Novo Testamento, na era da graça. A era da graça significa que estamos além da lei. O Senhor nos supre em tudo. Por isso, não somente as ofertas especiais, nas quais as igrejas têm sido muito fiéis, mas também nas ofertas regulares. Todos recebemos um valor mensalmente que o Senhor nos supre para vivermos. Para que vivemos? Vivemos para servir ao Senhor. Dessa porção que Dele recebemos, podemos ir diante do Senhor e orar para saber qual é a porção que devemos ofertara a Ele todo mês, como sinal de gratidão a Ele por tudo que tem feito por nós. O encargo é que cada igreja tenha em abundância. A casa do Senhor não pode estar em miséria. Atendendo as suas necessidades, a igreja está preocupada com a expansão do evangelho. O Senhor tem um meio para ganharmos a África – por meio de CEAPE, colportagem, Expolivro, etc. Temos ainda encargo pela Oceania, começando pela Austrália. A igreja não pode olhar apenas para si mesma, mas para a expansão da obra.

Nosso objetivo é edificar a igreja sobre o fundamento, que é Cristo. Quando terminar essa edificação, Cristo será a pedra de remate e haverá as bodas do Cordeiro. Nem todos são convidados para as bodas do Cordeiro. Apenas aqueles que têm veste nupcial podem entrar para este casamento. Somente os que estão lutando pelo reino serão convidados. Estaremos nos céus, unindo-nos a Cristo em casamento e nos tornaremos um só bloco com Ele. O que Paulo falou em Efésios 5:31-32 se cumprirá. Essa união do homem e a mulher tornando-se uma só carne é uma sombra da realidade que Cristo quer fazer com a igreja. Isso somente ocorrerá quando a igreja estiver pronta, ou seja, totalmente santificada, sem mácula nem ruga, porém santa e sem defeito. Hoje estamos lutando pela edificação da igreja. Estamos pregando o evangelho com colportagem nas ruas, cuidando das pessoas na rede de cuidado, para que elas sejam edificadas na igreja. Tudo isso é para que essa edificação seja aprontada o quanto antes.

O fim chegará com a grande tribulação, mas antes que ela chegue, os vencedores serão arrebatados. Hoje queremos lutar pelo reino, pela edificação da igreja, para que sejamos unidos a Cristo como um só bloco. Esse único bloco corresponde à pedra, que em Daniel 2 foi cortada não com mãos humanas, ou seja, foi preparada pelo próprio Deus. Essa pedra, que deve ser um cubo, atingirá os pés da grande estátua do sonho de Nabucodonosor. Essa grande estátua é os reinos desse mundo, usados por Satanás para matar, roubar e destruir.

Uma vez unidos com Cristo, vamos juntamente com Ele, seguindo-O como grande general na última batalha de Armagedom, derrotando o anticristo e todos os Seus seguidores. Satanás será preso e a manifestação do reino dos céus terá início no milênio. Os vencedores reinarão com Cristo na parte celestial. Teremos um corpo igual ao de Jesus na ressurreição. Esse corpo não terá massa, contudo, terá sinais do que passamos, como o do Senhor Jesus, que tinha as marcas nas mãos e no lado. Reinaremos durante mil anos com o Senhor e, ao final desse período, Satanás será solto e provocará a última rebelião na região de Gogue e Magogue. Ele e tudo dele serão varridos para o lixo, o lago de fogo. Cristo entregará o reino para o Pai e Deus será tudo em todos. A Nova Jerusalém será uma cidade quadrangular, com a mesma altura, mesmo comprimento e mesma largura. Ela será a ampliação daquele cubo que atingiu a estátua de Daniel 2. Então, estaremos para sempre com o Senhor. Esse é o nosso destino.

MENSAGEM 2

Nessa mensagem veremos um pouco o pano de fundo da cidade de Éfeso, que foi a cidade mais importante do oeste da Ásia Menor (atual Turquia) que possuía um porto bem desenvolvido com acesso ao mar Egeu, da mesma forma que Corinto, localizava-se em rotas comerciais muito importantes da época. Tratava-se de um lugar extremamente desenvolvido. Os efésios tinham orgulho do templo pagão que construíram à deusa romana Diana, chamada pelos gregos de Artemis (At 19:23-31).

Pelo grande potencial da cidade, Paulo montou um Centro Avançado de Evangelização e Missões. As sete igrejas na Ásia foram levantadas graças a este centro de obra estabelecido por Paulo. O transporte para aquelas cidades era mais fácil por meio de Éfeso, por causa de sua localização. No final da segunda viagem de Paulo, ele levou consigo Priscila e Áquila que conheceu em Corinto e os deixou em Éfeso, retornou a Antioquia (At 18:18-28). Paulo se uniu a eles por causa do mesmo ofício de construir tendas. Ele precisava de sustento quando chegou a Corinto e a demanda de tendas era grande nas temporadas dos jogos Ístmicos, realizados naquela cidade.

Embora Apolo estivesse sendo preparado e pregava a palavra, acabou sendo um problema, porque passou a ser um problema quando por sua eloquência distraiu as igrejas do canal usado por Deus para falar às igrejas, que era Paulo. As igrejas não tiveram tanta clareza de que Deus falava por intermédio de Paulo naquela época. Por essa distração do que Paulo falava, não houve o efeito que deveria haver na obra do Senhor. Estamos em uma fase privilegiada, pois descobrimos o que naquela época estava oculto. Descobrimos como a igreja em Filadélfia, que Deus trabalha pela palavra profética. Nós amamos a palavra profética, cremos nela, a obedecemos e praticamos com simplicidade. Assim, a obra acontece.

At 19:8-12, 20; Cl 4:12-13

Temos de pregar o evangelho do reino, que visa encabeçar o homem novamente debaixo do governo celestial, o governo de Deus. A essência do problema da humanidade é a desconexão com Deus. desencabeçados de Deus toda a miséria vem. As pessoas estão aflitas e exaustas e não veem sentido em suas vidas porque estão desconectadas de Deus. Ao ser governada por Deus, tudo é trazido de volta à ordem. Para isso é imprescindível a fé. Sem fé a palavra profética se torna mera doutrina e não funciona.

Tirano era um filósofo grego que montou uma escola para discorrer sobre sua filosofia. Paulo deve ter alugado períodos para ministrar a palavra sobre o reino de Deus. assim, começou em Éfeso um Posto Avançado de preparação de “ceapistas”, “colportores” e missionários. Os milagres que surgiram naquele período eram a confirmação da palavra profética falada por Paulo. O objetivo de Paulo era preparar obreiros ou missionários líderes, para evangelizar na Ásia Menor, exemplo: as igrejas de Colossos, Hierápolis e Laodiceia, foram levantadas por Epafras (Cl 4:12-13). Ele passou pelo “CEAPE e pelo PAC” e estava levantando essas igrejas. Por isso que vamos entrar na África por esse caminho. Apenas manter igrejas não faz a obra avançar .Vamos levantar ceapistas, ter centro de aperfeiçoamento para preparar colportores, ter livros, Explivro, transporte, etc. e vamos avançar na África com o evangelho do reino!

Ao todo, Paulo ficou por 3 anos em Éfeso. Em sua terceira viagem, depois de visitar a Macedônia e a Grécia, Paulo passa por Trôade, embarca em Assôs e, em Mileto, se reúne com os presbíteros da igreja em Éfeso. Neste texto vemos o que Paulo fez no período em que permaneceu em Éfeso (At 20:17-38).

A primeira lição que temos é que Paulo aperfeiçoou os irmãos na Escola de Tirano por meio de seu próprio testemunho e atitude. Sua atitude era trabalhar com toda humildade. Precisamos aprender isso. Ao ser enviados como colportores, ceapistas e vamos confirmar as igrejas na rede de cuidado, etc., devemos nos manter nessa postura: servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações.

Esse trabalho de missionários avançando na obra do Senhor resgatando pessoas das ruas não será fácil, porque o mundo não é do Senhor. O Senhor Jesus disse ao Pai em João 17 que não era desse mundo e nem os discípulos eram. Ele rotou que o Pai nos livrasse do mal ao enviar os discípulos para o território do inimigo. O sistema do mundo não nos dará boas-vindas, mas as pessoas criadas segundo a imagem e semelhança de Deus, especialmente aquelas preparadas por Ele, estão abertas para nós e para o evangelho. Não estranhe as situações difíceis. Isso vai ocorrer porque o mundo não é do Senhor e vamos destruir aquela estátua.

At 20:20-30

Outra lição: nós que queremos trazer o reino de volta fazemos tudo para que haja proveito à igreja, aos irmãos. Não se preocupe em se fixar como bom orador, com sua maravilhosa eloquência e frases de feitos sem nada produzir. Estramos aqui para produzir o reino de Deus. tem de ter fruto para a obra de Deus. não somos candidatos a um cargo político para fazer campanhas para agradar o público que gosta de nós. Nosso encargo é pregar o evangelho, resgatar as pessoas das ruas, trazer para a rede de cuidado, edificar a Sua igreja e estabelecer o reino de Deus. Não busque nada para você, mas aquilo que é para o reino de Deus.

Paulo anunciava publicamente, mas também cuidava de casa em casa. Havia um cuidado também pessoal. A experiencia das comunhões com as lideranças da obra nas regiões tem sido maravilhosa. Isso aumentou nossa unidade e unanimidade. Nos alinhamos ao que Deus quer fazer em muitas coisas e passamos a conhecer um ao outro e a respirar o mesmo encargo. Não temos mais fronteiras físicas, porque nossa preocupação é mesma e estamos nos tornando mais íntimos entre nós. Isso é como ensinar de casa em casa. Nas Conferências ensinamos publicamente, para muitos irmãos presentes e ainda para os que acompanham pela internet. Nesses momentos não conseguimos ter um cuidado íntimo e pessoal, mas muitos são alcançados e ajudados pela palavra.

O versículo 24 tem sido a minha oração desde que o Senhor me deu a Sua promessa, assim como deu a Moisés, de Sua presença ir comigo e me dar descanso (Êx 33). Ele me disse ainda claramente que quer que eu leve o Seu povo até a boa terra de Canaã. Isso diz respeito aos vencedores. Somos privilegiados por estar em Filadelfia, estamos em Sião. Por isso, perdi todo interesse nas coisas materiais e físicas. Só peço ao Senhor que me mantenha com saúde para cumprir a missão que Ele me deu. Minha ambição e oração é a mesma de Paulo: “em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24).

Paulo estava falando com as lideranças. Os líderes precisam saber que têm responsabilidade sobre o rebanho de Deus. se a igreja tomar uma direção errada é por culpa de vocês. Precisamos ser fiéis ao Senhor. Precisamos apascentar o rebanho, levando-o para a direção correta e com o alimento correto. Temos tudo pela palavra profética. Se não nos mantivermos alinhados com o que o Senhor está fazendo e falando hoje, facilmente nos desviamos e acabamos sendo usados para atrair os irmãos atrás de nós. A única maneira de encaminhar bem a igreja sob seu cuidado é encomendá-la ao Senhor e à palavra de Sua graça. É a palavra que dará direção. É essa palavra que edificará a igreja (vs. .

Também com relação ao dinheiro é importante que o servo de Deus tenha atitude correta. Não cobice patrimônio dos irmãos. Não procure levar vantagem com sua posição. Alguns líderes na posição de Paulo podem ter a atitude de querer benefícios materiais dos irmãos, mas é melhor dar do que receber (vs.33-37).

Neste capítulo temos como Paulo preparava os missionários. Ele não o fazia de uma maneira formal, mas totalmente orgânica, pela vida e pela Palavra. Um servo de Deus deve ser puro de coração, sem ambição de buscar qualquer interesse particular ou glória dos homens. Isso é muito importante. Não tenha um grupo de seguidores que você tenha de agradar em detrimento à direção que o Espírito dá. Nosso único desejo é completar a sua carreira e o ministério que recebeu do seu Senhor. Os líderes terão de prestar contas com o Senhor.

Depois da partida de Paulo surgiram falsos mestres, judaizantes e místicos, com suas doutrinas gnósticas, cultuando o conhecimento, o esoterismo e a cultura, em detrimento à palavra pura de Deus. Nos nossos dias, temos de vigiar para não sermos distraídos pelas belas palavras de retórica, que nos desviam da direção dada pela palavra profética. Os líderes da igreja precisam vigiar por isso.

Uma palavra pode ser boa, bonita e agradável, mas é necessário ver os frutos que essa árvore produz. É preciso produzir o fruto de vida e frutos concretos para Deus. Veja a igreja e região que é cuidada pela pessoa que fala essas palavras bonitas. É preciso produzir algo proveitoso para a obra do Senhor.

Fazendo uma possível cronologia de Paulo:

1. Paulo é preso em Jerusalém em 59 d.C.

2. Passa 2 anos em Cesareia, de 59 – 61 d.C.

3. Chega em Roma no ano 62 d.C. e permanece preso até 64 d.C. De onde escreveu as suas epístolas aos Colossenses, Efésios, Filipenses e Filemom.

4. Depois disso, foi posto em liberdade, período em que visitou Éfeso, Macedônia, Creta, Nicópolis, Trôade e Mileto.

5. Foi preso repentinamente por volta de 67 d.C. devido a perseguição de Nero, e, na prisão, escreveu a segunda carta a Timóteo, prevendo o seu martírio (2Tm 4:6-8).

Nós somos os que amam a vinda do Senhor. Estamos no final dos tempos e amamos loucamente o Senhor e amamos a Sua vinda!

Ef 1:1

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus.

Paulo era apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Eues. Ele não era designado por homens. Um apóstolo é o enviado de Deus para ministrar a revelação da Palavra de Deus para a edificação do Corpo de Cristo. Ele não é escolhido e nem designado pelos homens, e, sim, pela vontade de Deus para executar o Seu plano eterno. Essa posição confere autoridade dada por Deus a esta epístola, com o propósito de apresentar a revelação do propósito eterno de Deus com relação à igreja e a sua edificação.

Aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus – Rm 12:1-2

Quando recebemos o Senhor Jesus nos tornamos santos em posição. Já não estamos no mundo, que jaz no maligno, mas fomos colocados em uma posição santa. Estávamos no lugar comum e imundo, o mundo, mas agora houve uma mudança de posição e Ele nos colocou na igreja. Nos tornamos santos em posição santa, porque houve uma posição santa. Nesse sentido, nos tornamos santos. Estávamos no pecado e na morte, mas Deus nos colocou na posição santa. A partir da mudança de posição, se inicia um processo de santificação debaixo do dispensar da Palavra de Deus, que traz a natureza santa de Deus. Estamos sendo santificados interiormente. Por meio da transformação passamos de índole natural para espiritual. Cristo nos colocou em uma posição santa (na igreja) para poder nos santificar por Sua palavra. Estamos comendo um alimento saudável que está substituindo os elementos nocivos que haviam em nosso organismo espiritual. Não percebemos, mas este processo está ocorrendo em nós. A palavra nos lava e elimina os elementos negativos e nos infunde os elementos de Sua vida e natureza (Rm 12:1-2; Ef 5:25).

A igreja é composta de todos os crentes que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus. Esta unidade na prática da igreja em cada cidade reflete na unidade universal da igreja. O livro de Efésios lançará muita luz acerca da igreja. No universo a igreja é uma só. Cristo se entregou pela Igreja. Na prática dessa unidade universal, os homens que vivem em cada cidade são uma só igreja em sua cidade. Assim, a igreja em Éfeso é os santos que vivem em Éfeso. Hoje foram feitos muitos círculos menores, dividindo os santos que vivem em uma cidade. Aos olhos de Deus, ele só enxerga uma igreja em Éfeso.

Alguns enxergaram essa visão e passaram a viver na base da realidade dessa unidade. Não podemos estar sobre uma base de que divide. Quem enxergou essa luz passa a viver na base da unidade, mas sem criticar ninguém. Não estamos aqui para julgar ninguém. E por vivermos na base correta Deus nos tem dado a Sua revelação. Ao recebermos essa palavra e revelação é para todos os filhos de Deus e precisam ser levado a todos! Por isso fazemos colportagem, temos o Jornal Árvore da Vida, o Expolivro, porque nosso dever é beneficiar todos os filhos de Deus.

Ef 1:2; Jo 1:14,17; Jo 7:38-39; Is 55:1-2, 10-11

Graça é Deus em Cristo (Jo 1:14,17). A graça é o próprio Deus com todas as Suas riquezas em Cristo que foi disponibilizado gratuitamente a nós. Também em Espírito (Jo 7:38-39), chegando ao homem por meio da Palavra que contém a vida de Deus, para o suprimento do homem gratuitamente (Is 55:1-2) com o fim de fazer a vontade Deus (Is 55:10-11; 1Co 15:10), que é a edificação do Corpo de Cristo (Ef 4:12).

Deus quer dar todas as Suas riquezas gratuitamente a nós. mas essa graça vem pela palavra. E quando chega até nós a Sua palavra tem um propósito. A palavra profética não voltará vazia para Deus, mas Ele quer resultado, um efeito. Não é apenas uma palavra bonita, uma retórica ou frase de efeito. Cada palavra tem um propósito. Deus quer que você receba com simplicidade, seja obediente e produza fruto para Ele. Quando deixamos essa graça fluir de nós e produzir resultado, esse resultado é paz. Essa alegria não acabará até a volta do Senhor!

São pessoas como Paulo que trarão o Senhor de volta. Se tivermos qualquer ambição ou interesse particular, atrapalharemos o que o Senhor está fazendo na terra. Queremos produzir muitos colportores, muitos missionários, expandir a obra do Senhor, levantando igrejas e ganhando continentes! Jesus é o Senhor!

Um comentário em “Conferência Internacional M02 – Bênção Espiritual nos Lugares Celestiais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *