Conferência Internacional M03 – A Bênção do Pai: Escolha e Predestinação

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na Conferência das Igrejas do Equador, realizada na cidade de Santo Domingo e transmitida pelo Instituto Vida para Todos em 14/08/2022. Texto não revisado pelo autor.

Após desfrutarmos do livro de Mateus, estamos dentro do escopo do livro de Efésios. Na mensagem 2, nós tratamos do prefácio, saudação e o pano de fundo de Efésios. A igreja em Éfeso se tornou um centro avançado de evangelização e missões. O apóstolo Paulo permaneceu por três anos nessa cidade, porque era muito importante no aspecto comercial, pois muitas pessoas passavam por ela e lá Paulo formou muitos missionários para ganhar toda a Ásia Menor.

Ef 1:3

“Bendito”, em grego, significa: bem dizer, falar bem, abençoar ou louvar. O propósito eterno de Deus tem por beneficiário principal o homem e esse propósito foi feito segundo o Seu beneplácito, que significa: prazer, satisfação, desejo de Sua vontade; é o que agrada Sua vontade, o desejo de Seu coração. E foi Deus quem nos escolheu e nos predestinou. Foi Ele quem enviou Seu próprio Filho para realizar nossa redenção, por meio de Seu sangue; enviou o Santo Espírito da promessa e providenciou que ouvíssemos a palavra da verdade, o evangelho da salvação, e nos selou com o Espírito Santo, o qual é o penhor de nossa herança. Isso tudo está em Efésios 1.

Is 57:15; Gn 2:7; Pv 20:27; Jó 32:8; 33:4; 34:14; Ec 3:11

Deus nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. Por quê? Porque Deus está na dimensão espiritual, celestial. Ele habita a eternidade, como relata em Isaías 57. Ele não está sujeito ao tempo e espaço, como o homem. E quando Ele criou o homem com o pó da terra, o Senhor Deus soprou nas narinas desse homem o fôlego de vida e ele passou a ser alma vivente. A origem da criação do homem é Deus. Essa palavra “fôlego”, em hebraico, é neshamah. Então, o homem tem o espírito que veio do sopro de Deus, veio do neshamah, veio do Deus Eterno. Assim fez Deus com que cada um de nós tivéssemos uma personalidade diferente, não nos criou como robôs iguais. E Deus vai fazer desses homens diferentes um Corpo de Cristo, debaixo de uma harmonia e unidade. Isso que é bonito!

Em Pv 20:27 a palavra “espírito” é a mesma palavra neshamah, ou seja, fôlego de vida. Deus soprou neshamah para dentro do homem e esse fôlego de vida se tornou o espírito do homem. Você tem origem celestial, vem do alto, da eternidade. A única coisa que pertence à terra, é seu corpo que foi feito com o pó da terra. Então, a nossa essência é celestial, vem da eternidade. Deus quer transportar todas as bençãos espirituais para dentro do homem criado do pó da terra.

A palavra “espírito”, em Jó 32:8, é distinta: ruwach, a qual é a palavra geral para espírito. A palavra “sopro”, aqui em Jó 32, é neshamah. Deus criou um espírito no homem e o sopro de Deus é que o tornou sábio. Já, em Jó 33:4, a palavra “Espírito” é ruwach; e “sopro” é neshamah.

E, como vemos em Jó 34:14, se Deus recolhesse Seu espírito (ruwach) e Seu sopro (neshamah), toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. O homem só está vivo porque tem espírito, o sopro de Deus é que faz o homem ter vida, entendimento e sabedoria. Se Deus retirasse Seu sopro, a um só tempo todos morreriam. O homem não tem ideia do que Deus planejou e todas as obras que Ele fez, mas Deus colocou no coração do homem a eternidade (Ec 3:11). Ainda que nosso corpo esteja sujeito ao tempo e espaço, fomos criados com uma eternidade em nosso coração, criados com elemento celestial, com o sopro de Deus Eterno. Por isso que em Ef 1:3 lemos que a bênção que Deus quer dar ao homem é espiritual, nas regiões celestiais. Não é um carro, casa ou muitos bens materiais. O verdadeiro valor para nós é a benção espiritual do céu.

Dn 12:2; Ec 12:7; Jo 3:3, 5

Quando um homem morre fisicamente, o seu corpo volta para o pó e seu espírito e sua alma dormem no lugar que Deus preparou chamado Hades. Mas um dia quando Jesus voltar e quando Deus vier para julgar todas as coisas, todos ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e horror eterno. Vamos pregar o evangelho e tirar as pessoas desse destino de vergonha e horror eterno, dar oportunidade para que todos possam ressuscitar para a vida eterna. Um dia o espírito volta para Deus, o que confirma que você não é dessa terra, mas veio de Deus, do céu, da eternidade. Por isso Deus quer nos abençoar com toda sorte de benção espiritual nos lugares celestiais.

Se não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus porque o reino é celestial. Aqui, em grego, “nascer de novo” é nascer do alto. Nós nascemos da carne e vivemos na carne, mas um dia, quando cremos em Jesus, nascemos do Espírito e, esse novo nascimento, nos deu um espírito regenerado. Quando cremos em Jesus nascemos do alto.

Com o novo nascimento, ganhamos aptidão para receber as coisas da dimensão celestial. Quem não nasceu de novo, não tem como receber as bençãos espirituais. Então, essa bênção não é da esfera material. Que benção Deus me fez ganhar? Não é a benção de ganhar na loteria, é benção de outra esfera – celestial. Essa bênção inclui tudo o que Deus é em Sua natureza, autoridade, poder, vida e glória com vistas à edificação do Corpo de Cristo, com o propósito de Deus colocar todas as coisas debaixo de Cristo para estabelecer Seu reino na terra. Agora eu posso entrar na Mens 3.

MENSAGEM 3

Ef 1:4-6

Qual é a primeira benção do Pai? A escolha, juntamente com a predestinação, são as bençãos que nós recebemos da parte do Pai. Deus, entre muitos, nos escolheu antes da fundação do mundo. Essa escolha foi feita ainda na eternidade passada, antes que houvesse o mundo. Isso é maravilhoso. O homem é o único item da criação que foi criado para realizar o propósito eterno de Deus e Sua escolha foi feita em Cristo, segundo Sua divina presciência. Deus que habita a eternidade, tem acesso à dimensão do tempo, desde antes de existir o tempo. Ele tem a habilidade de conhecer a cada um de nós antecipadamente. Quem está na eternidade pode acessar a dimensão do tempo quando quiser, mesmo antes do tempo existir. Nesse momento, Deus pode acessar nosso futuro que será daqui um ano.

Deus nos escolheu antes da fundação do mundo para ser santos. E como ser santo? Como explicamos na mensagem anterior, quando cremos em Jesus, fomos transferidos de posição: do mundo, para estar em Cristo. Deus quer dispensar Sua natureza santa e Sua vida, mas se o homem, como um vaso, estiver na posição do mundo, como Deus não está no mundo, mas em Cristo, não tem como Ele dispensar Sua vida e natureza para dentro desse vaso (nós). Então, sermos santos, primeiramente implica uma mudança de posição, para que, a partir dessa mudança, Deus possa nos santificar por dentro.

Rm 12:2; 2 Co 3:18; 2 Pe 1:4; Ef 5:25-27

Essa mudança de posição é para Deus continuamente nos suprir com Sua vida e natureza santa. Assim, nós vamos sendo transformados metabolicamente. Vamos supor que, a partir de hoje, resolva fazer uma dieta física mais saudável. O que começa acontecer em seu corpo? Os elementos antigos vão sendo eliminados pelo metabolismo e essas células vão sendo substituídas pelas células novas advindas pela alimentação saudável. Se você seguir fiel a essa dieta, depois de algum tempo todas as células de seu corpo serão trocadas. A isso chamados de transformação.

Deus nos santificou mudando-nos de posição. Agora, na igreja, Deus está santificando-nos, mudando nossa disposição: os elementos do homem caído, da carne, do velho homem estão sendo removidos – substituídos pela vida e natureza santa de Deus. Estamos sendo transformados de glória em glória na imagem do Senhor.

Por um lado, participamos da natureza santa de Deus, por outro a corrupção das paixões que há no mundo estão sendo eliminadas de dentro de nós (2 Pe 1:4). Cristo se entregou para a igreja, morrendo por ela e ressuscitou por ela. Mas para qual objetivo? Para santificá-la (v. 26). Cristo quer santificar você por meio da lavagem de água da Palavra. A palavra profética que recebemos, que efeito traz? Vai eliminando os elementos naturais que nos fazem brigar um com o outro. Por isso que a Palavra é a solução para a unidade e edificação da igreja. Uma mera mudança de comportamento é paliativo. Somente a Palavra de Deus resolve.

Nesses últimos cinco anos, a palavra profética nos tem unidos mais, nos fazendo correr para ter menos homem natural e mais homem espiritual vivendo em nós. Para qual objetivo? Para apresentar a Si mesmo igreja gloriosa (v. 27). Deus deseja apresentar uma igreja edificada. Cristo quer uma igreja gloriosa como Sua noiva e estamos hoje trabalhando para isso. Uma igreja sem mancha, ruga ou mácula – sem defeito, perfeita. Então, a santificação não é somente uma mudança de comportamento de deixar uma vida de pecado para uma vida sem pecado, o qual é o conceito do cristianismo; santificação é uma mudança de natureza, de essência.

Ef 1:4-5

“Irrepreensíveis” significa sem defeito e é a mesma palavra de Ef 5:27. E, “perante ele”, significa que esse padrão de santidade e perfeição é no padrão de Deus. Os cristãos hoje, principalmente os da linha da santidade, têm muito padrão moral humano, mas o padrão aqui é o de Deus. Ser santo e irrepreensível perante Deus, no padrão de Deus. E, “em amor”, significa que é na esfera de amor de Deus, pois esse amor é ágape. Os escolhidos são santificados e alcançam a condição de ser sem defeitos e perfeitos. É dentro da esfera do amor de Deus. O amor de Deus é a fonte para nosso amor para com Ele e os homens.

A segunda bênção do Pai é a predestinação, a qual significa: Deus predeterminou, decidiu de antemão, por meio de Sua vontade soberana. Ele tem esse poder, esse direito porque Ele é soberano; Ele escolheu você e não escolheu outro. A eleição e a predestinação sempre foram itens muitos confusos entre os cristãos. Na teologia, temos duas escolas de interpretação:

1) Calvinista: vem de Calvino – o qual defende que, na Bíblia, está escrito que Deus tem esse poder e direito de determinar como Ele quer, tanto quanto na eleição, como na predestinação.

2) Arminiana: defende que depende também da atitude do homem, ou seja, do que o homem vai fazer com relação às coisas de Deus.

Há uma disputa entre as duas escolas. A escola calvinista não está errada, porque na Bíblia vemos que Deus tem direito de terminar como Ele quer. Mas, isso causa um problema na prática, pois se tudo já foi predeterminado por Deus e não depende nada do homem, podemos ter a compreensão errônea de que não há necessidade de pregar o evangelho. Se alguém já é predestinado e eleito, não depende do homem e, por outro lado, se tudo depende do homem nada tem a ver com a soberania de Deus e Sua determinação? Como se explica isso?

Rm 9:11-16, 18-21, 23-24, 30-33; 10:1-15

A eleição de Deus não é por obras do homem, mas por aquele que chama. Se você interpretar literalmente essa porção de Romanos, poderá chegar à conclusão errônea de que não há necessidade de buscar muito o Senhor, porque se o Senhor tiver misericórdia de você, vai ter até o final da vida. Se o Senhor não me escolheu para ter misericórdia, não adianta eu correr ou querer.

A partir do v. 30 começa um novo elemento: a fé. A eleição e a predestinação de Deus não são por obras, isto é não é por seu esforço natural, mas aqui não diz que não é por fé. No v. 32, temos dois elementos: fé e obras. Onde está o segredo, a chave? Crer! (v. 33). Quanto à diferença entre ser eleito ou não eleito, em ser predestinado ou não, vemos que a palavra está perto de você, em sua boca, em seu coração (10:8). Então, o que falta? É só crer, (v. 9) e isso Deus não pode fazer por nós, ainda que tenha a força da predestinação. Como Deus fará justiça considerando você como justo? Falta apenas uma atitude sua: exercício da fé (v. 10). Quem crê, Deus o escolhe e o predestina. E, crer não é obra, porque Romanos nos deixa claro que não é por obras. No v. 15 entra o Ceape, o “Posso orar por você?”, a colportagem, o Avança, Jovem!; a fábrica de vencedores.

1 Pe 1:2

Sabe o que tudo isso significa? A eleição de Deus é soberana, Ele tem misericórdia de quem aprouver ter. Ele tem esse direito, mas Pedro nos deixa claro que a eleição de Deus é de acordo com Sua presciência. Em outras palavras, antes de nós existirmos, Ele já nos conhecia, Ele já viu esse momento agora. Mas o problema é que a presciência não é segundo nossas obras, isto é, não é o que fazemos de bem ou mal; mas segundo a nossa fé. Por isso, é muito importante sairmos no “Posso orar por você?”, senão, negaremos o direito das pessoas de ouvirem a palavra da fé, porque a eleição e predestinação delas é de acordo com a palavra da fé apresentada e elas precisam crer.

Hb 11:1

Então, a presciência não é conforme as obras de cada um, mas por fé. Por isso é tão importante hoje vivermos pela fé. Por quê? A fé é a única maneira de termos acesso às coisas celestiais, porque a fé torna real (substantifica) o que está na eternidade, o que é espiritual. A fé é uma janela que nos leva para a benção espiritual nos lugares celestiais. A fé não é resultado de nossa obra. Simplesmente cremos. Quando cremos, temos acesso às coisas celestiais. E a presciência de Deus vê que nós, pela fé, temos acesso às coisas da região celestial. Não tem nada a ver com nossa capacidade. Então, tudo o que é da área celestial, para Deus conta, vale.

A fé a chave de tudo e ela tem que ser contínua, porque diz que somos predestinados para a filiação, a qual vem do grego huiothesia. A palavra huiós é filho maduro e, huiothesia, significa o direito de primogenitura – direito do filho maduro de ter a herança do Pai. Por isso não é só crer na primeira vez que fomos salvos, mas o justo viverá por fé. Devemos viver todos os dias acessando as coisas celestiais pela fé. A palavra profética funciona e ela exige que você creia. Se você não crer, não tem a realidade das coisas celestiais, mas ao crer, obedece.

Samuel estava demorando e Saul acabou sacrificando por um problema urgente (1 Sm 15). Samuel disse: “Deus tem tanto prazer em holocausto e sacrifício do que em que se obedeça a sua palavra?” (v. 22). Nossa fé e obediência à Palavra, agrada a Deus porque torna real toda a bênção espiritual nos lugares celestiais quando cremos. Vamos viver uma vida por fé!

Rm 1:5; 16:26

A fé leva à obediência. A palavra profética é mandamento de Deus. A palavra de Deus não é para discutir doutrinas, mas é sempre uma ordem para executar Sua vontade. Não é somente ouvir e agradar nossos ouvidos, porque Deus faz Sua obra por meio da palavra profética. Então, qual é nossa atitude com relação à Palavra? Para a obediência por fé entre todas as nações. Quando cremos, obedecemos e praticamos o mandamento de Deus por meio da palavra profética e a vontade Dele é feita.

Hb 11:6

Por que tudo mudou nas igrejas da Colômbia? Porque eles exercitaram a fé com obediência, deixaram toda a complicação do homem de lado e, com simplicidade, creram e obedeceram. Isso agradou a Deus e fez as coisas aconteceram e o Senhor fará o mesmo aqui no Equador. Vamos crer com simplicidade, obedecer e praticar o que Deus tem ordenado. Deus levantará um exército para fazer o Ceape e muitos se tornarão bons colportores e os líderes renovados. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *