Conferência Internacional M05 – A Bênção do Espírito: Selo e Penhor

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em São Paulo-SP, em 28/08/2022. Texto não revisado pelo autor.

Ontem, aqui em São Paulo, aconteceu o congresso das mulheres. Foram momentos especiais de muito desfrute e alinhamento com a palavra profética. Abordaram a questão do entusiasmo, excelência e inclusão nos serviços na igreja. O Congresso das Mulheres é um evento do Ministério das Mulheres e cada região pode realizá-lo. Todavia, precisa estar alinhado com a palavra profética e o encargo do Senhor. O Ministério das Mulheres visa encorajar e curar as mulheres para incluí-las no serviço ao Senhor em prol do reino de Deus e edificação do Corpo de Cristo. Percebemos o potencial que as mulheres têm para contribuir com a obra do Senhor. Ontem descobrimos, que não somente os homens cooperadores são nossos generais para levar a obra de Deus adiante, mas temos mulheres tenentes-coronéis e um exército de guerreiras que pode ser mobilizado a qualquer momento para fazer a vontade do Senhor. Temos um exército incrível de homens, mulheres, jovens, adolescentes e recentemente de crianças. O Senhor vai precisar desse exército para trazer Seu reino.

Rm 3:53; Hb 9:22

A Benção do Filho é a redenção e o encabeçamento. Nós, os homens, a partir do capítulo 3 de Gênesis, caímos em pecado e, pela desobediência de um só homem, o pecado e a morte entraram no mundo. “Todos pecaram e carecem da gloria de Deus” e “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”. Nós fomos danificados. Contudo, o Pai providenciou uma salvação para o homem enviando Seu Filho Jesus Cristo à terra. Pelo estudo do livro de Mateus, vimos que Ele veio como o Rei do reino dos céus, para trazer o reino dos céus à terra. Toda Sua vida foi de sofrimentos e de muitas injúrias. Ele foi morto como malfeitor e Sua morte produziu a redenção. De Seu lado fluiu sangue e água. O sangue é para nossa redenção e para obtermos o perdão de Deus. Quando alguém confessa o nome de Jesus e crê que Deus o ressuscitou dentre os mortos, é salvo.

Ef 1:7

A palavra pecado desse versículo são ofensas, por isso recebemos a remissão das ofensas. Deus nos trouxe de volta e nos colocou em Cristo, o lugar santo para Deus começar Seu trabalho de santificação em nós. Deus começa, então, a segunda etapa do trabalho que é a benção do Filho, o encabeçamento. Deus está encabeçando-nos em Cristo. Antes estávamos acostumados a viver por nós mesmos, mas quando fomos redimidos, não vivemos mais livres, mas encabeçados em Cristo. Temos de aprender a viver debaixo do governo do Senhor. Que Ele possa encabeçar a igreja e Seus membros.

Ef 1:10

O propósito de Deus é encabeçar a igreja em Cristo. Deus vai fazer com que Cristo encabece todas as coisas, tanto as do céu como as da terra, na dispensação da plenitude dos tempos. Essa Palavra dispensação é oikonomia, administração doméstica, e representa a execução do plano de Deus na plenitude dos tempos. Deus vive na eternidade. Na eternidade passada só existia Deus e não havia a questão do tempo. Para fazer Sua vontade, Deus fez o tempo onde criou os céus e a terra. Esse tempo tem um propósito, início e fim. O Filho teve a percepção da vontade do Pai, planejou e depois executou. Ele planejou a criação e o surgimento do tempo. Ele executou tudo e até hoje continua executando o plano para satisfazer a vontade de Deus.

O Senhor Jesus Cristo era o Filho unigênito na eternidade passada. Ele tinha sensibilidade à vontade do Pai. Nós precisamos aprender, em Cristo, a ser sensíveis à vontade de Deus. Para satisfazer a vontade do Pai, o Filho bolou um plano e está executando. O Filho é muito próximo do Pai, o Filho está no Pai e o Pai Nele. Vários anos atrás, conversei com um irmão jovem maduro para fazer a inclusão dos mais jovens na igreja. Ele me perguntou: o que você quer exatamente de nós?

Falei de uma ilustração que alguns irmãos já conhecem: “O Rei Davi suspirou: quem me dera beber da água que está no poço na porta de Belém onde está o acampamento dos filisteus. Ele não pediu, apenas suspirou. Seus valentes foram buscar água com risco de vida. Davi não bebeu porque era uma água conquistada à preço de sangue”. A sensibilidade que os valentes de Davi tinham era semelhante a que o Filho tinha com o Pai. Por meio da Palavra Profética temos de adquirir uma sensibilidade a ponto de, ao ouvirmos o falar de Deus, saibamos a vontade do Pai e, sem titubear, façamos Sua vontade. Isso é o beneplácito da vontade do Pai, o que dá prazer ao Pai. Não vamos apenas ouvir a vontade do Pai, mas descubramos qual é Sua vontade, larguemos tudo e paguemos todo preço para executar.

Ef 1:11

Vocês entendem o quanto a vontade de Deus é importante? É a origem de tudo que Deus deseja fazer. Precisamos aprender a ser sensíveis a Sua Palavra. Os irmãos da Colômbia, ouvindo a mesma mensagem que todos ouviram, imediatamente criaram a Fábrica de Vencedores Kids. Isso agora passou a ser uma ferramenta para todas as igrejas.

Sl 2:8; Sl 110:2; Ef 1:14

“Feitos herança” significa ser designado por sorte. Fomos escolhidos para a herança de Deus. A vontade de Deus é nos ganhar como Sua herança. Quando Cristo encabeçar todas as coisas, as nações serão Sua herança e a terra Sua possessão (Sl 2:8). Deus quer tomar posse de nós, do homem e da terra. Nós somos representados por Sião (Sl 110:2). O Senhor tem como posse Sião e Sião somos nós que damos base para o Senhor tomar posse de toda terra. Nós seremos a herança de Deus. Não somente isso, Deus também será nossa herança (Ef 1:14). Nossa herança é Deus e nós somos a herança de Deus.

Ef 1:11

Esse versículo fala novamente da predestinação. A benção do Pai é a escolha e a predestinação. Por causa da predestinação do Pai fomos destinados para ser herança de Deus. A predestinação e eleição estão interligadas pela fé. A eleição é conforme a presciência de Deus e a presciência de Deus não é para verificar nossas más ou boas obras, pois não depende de quem quer o de quem corre, mas de Deus usar Sua misericórdia. Mas como Deus usa Sua misericórdia? Você poderia estar com dureza no coração no dia em que chegou o evangelho a você, mas naquele dia Deus usou de misericórdia e a fé e, pela presciência de Deus, o fez ser um dos eleitos e predestinados para ser a herança de Deus. Isso não para na salvação, mas continua todos os dias de nossa vida. Precisamos exercitar nossa fé e ser como o justo que vive pela fé. A origem do propósito de Deus é a vontade de Deus. O Filho propõe com sabedoria o plano que satisfaz Sua vontade e o executa. O Filho nada faz além do que não esteja na vontade de Deus.

Ef 1:12; Rm 8:18

O resultado das bênçãos espirituais nas regiões celestiais é a glória a ser revelada em nós (Rm 8:18). Quando vier a revelação da glória dos filhos de Deus então chegará o momento da consumação da plenitude dos tempos. Estamos chegando no final dos tempos e, uma vez que for consumada a vontade de Deus, não haverá mais necessidade do tempo. Deus deseja fazer algo espiritual: criar algo celestial aqui na terra por meio de nosso corpo. Ao viver nesse corpo estamos limitados pelo tempo e espaço. Nossa criação propriamente dita, espirito e alma, não vem da terra, mas do sopro divino, da dimensão da eternidade. Ele soprou o fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente. Alma porque cada um tem sua individualidade, personalidade, para quando você for encabeçado por Cristo, as personalidades diferentes virem uma coisa bonita demais.

Essa obra que acontece aqui na terra não é humana. Nós não fazemos uma organização religiosa aqui na terra com milhões de membros. Nosso trabalho não é esse. Deus quer produzir em nós algo do céu, não de nossa dimensão. Homens capazes podem fazer grandes coisas, mas não a obra de Deus. Essa obra somente pode ser feita por Deus com as bênçãos espirituais nos lugares celestiais. Por isso, Deus quer nos usar como canais para atuação de Seu poder. Quando o homem se acha capaz, faz obra humana, mas quando o homem deixa o poder de Deus fazer, Ele faz Sua obra. A igreja é realização do poder de Deus.

Busquemos cada vez mais ter um espírito contrito, arrependido, coração quebrantado e nunca arrogante, pois a arrogância do homem o leva à ruína. Nosso caminho não é o da soberba, mas da humildade. Quando reconhecemos que nada podemos fazer, mas confiamos na Palavra de Deus, Deus faz com sinais prodígios e milagres. Essa obra executada por esse corpo material vai resultar em algo espiritual. Estamos passando por um momento de gestação, praticando a Palavra, fazendo gestar para produzir algo glorioso.

Rm 8:18-23

Enquanto vivemos no corpo temos sofrimentos, mas é para produzir algo celestial. Essa coisa maravilhosa que Deus está fazendo passar por gestação é a glória dos filhos de Deus. Quando vai ser o nascimento? Na revelação dos filhos de Deus. Toda a criação está sujeita a vaidade por causa da queda do homem. Quando surgir aquilo que Deus está preparando, a criação também será libertada. O estágio final é a redenção de nosso corpo. Esse corpo do pó é a única coisa que nos limita no tempo e no espaço. Esse corpo será trocado pelo corpo da glória. Esse é o momento do nascimento dessa coisa orgânica que Deus está produzindo por meio da igreja e do encabeçamento de Cristo.

__________Mensagem 5__________

Ef 1:13

Graças a Deus! Um dia, a misericórdia de Deus nos alcançou com o evangelho de nossa salvação, o evangelho da verdade, e nós cremos. Quando cremos, mudamos toda nossa história da eleição e predestinação de Deus. Predestinados ainda tem um destino para ir, pois é para a filiação. Por isso precisamos deixar o Senhor trabalhar em nós pela Palavra, passando por problemas e dificuldades. Isso fará com que cresçamos em vida e nos tornemos filhos maduros, prontos para herdar a herança de Deus. Isso é a filiação. Devemos crer e usar a fé todos os dias de nossa vida. Estar imersos na palavra, ruminando-a, faz com que cresçamos mais rapidamente. Como nossos ceapistas que estão sempre imersos o dia todo na Palavra. Quando eles têm tempo de descanso, estão ruminando a Palavra. Eles estão imersos na Palavra e isso os faz crescer mais rapidamente.

Como é importante darmos oportunidade às pessoas que estão nas ruas de poderem receber a Palavra da Verdade, o evangelho da salvação. Se você se nega a orar pelas pessoas, fazer as pessoas invocarem o nome do Senhor, você está negando a elas a oportunidade de mudar de destino. Vamos pregar o evangelho! Essa Palavra precisa ser levada por nós. Ela não caminha sozinha, mas precisa de um corpo.

Um dia recebemos a verdade e o evangelho da salvação. Cremos e, a partir daí, fomos selados com o Santo Espirito da promessa. Você sabe o que é ser selado? Por que somos selados no momento em que nós cremos? Antigamente se você levasse um edito do rei, como um portador, para um general ou para uma outra cidade, a mensagem viria em um rolo ou pergaminho. Para selar o rolo, derramava-se cera e com a estampa do anel do rei, selava-se o rolo. Isso mostrava que o rolo pertencia ao rei e representava sua ordem. Quando você sela, diz: isso é meu. Quando nós cremos em Jesus, fomos selados, marcados. Os homens não veem, mas os anjos veem. Fomos marcados e o maligno não nos toca. Somos de Deus e pertencemos a Ele. Ser selado é ser marcado, é ser etiquetado para determinado destino, predestinado. Essa marca que recebemos na predestinação para determinada direção é o próprio selo, o Espirito Santo. Essa marca é o próprio Espírito Santo da promessa. Deu prometeu e cumpriu. O Espírito Santo selou você.

At 2:16-17; Jl 2:28; Zc 12:10

Se Deus não tivesse cumprido essa promessa, ainda estaríamos em nossos pecados. Naquele dia, o Senhor vai derramar o Espírito da Graça. Deus prometeu e Deus nos deu. Quando cremos, somos selados com o Espírito Santo da promessa. Um selo também indica posse. Nós pertencemos a Deus. Ele tomou posse de nós. Quando eu trabalhava no escritório tinha uma plaquinha nos móveis dizendo que eram patrimônio da empresa. Você sabia que você tem uma placa de patrimônio de Deus? Deus colocou o Espirito Santo da promessa como um selo em você. Você é patrimônio de Deus. O próprio Deus tomou posse de nós e passou a habitar em nós com o fim de nos conduzir à glória. Ele tomou posse de nós totalmente como Sua herança. Como podemos ter a certeza?

Ef 1:14

O selo é quando nós cremos em Jesus. Ele nos selou com o Espírito Santo e isso se tornou uma marca para os anjos: somos de Jesus, Sua possessão. O que é penhor? Uma garantia, um aval que dá segurança de que Deus é nossa herança. O selo indica que somos a herança de Deus, mas o penhor dá um aval de que Deus é nossa herança, nossa garantia. Ele nos pertence. Não somente isso, mas o Espirito Santo é nosso antegozo para desfrutar antecipadamente da herança que Deus é para nós.

Rm 8:16

Mas que segurança, que garantia esse versículo indica? Nós não temos um documento impresso que somos filhos de Deus. Como temos essa garantia? O próprio Espírito dá testemunho e testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus. O Espirito está em nosso espírito. Ele em nós dá esse testemunho que somos filhos de Deus. Isso é garantia e segurança. Quando Cristo se manifestar naquele dia, iremos nos manifestar com Ele.

2 Co 1:21-22; 2 Tm 2:19

“Confirma” aqui é nos une. Ele nos selou e deu o penhor do Espírito em nosso coração. Isso nos traz segurança e garantia. O Senhor nos conhece, pois temos o selo de Deus e nós pertencemos a Ele. Por isso, aparte-se da injustiça o que profere o nome do Senhor, pois não somos mais do mundo, mas do Senhor.

O penhor da nossa herança é Deus

A palavra grega traduzida para penhor é usada na compra de terras. Naquele tempo não havia mapas de terra impresso, nem documento em cartório ou georreferenciamento para provar que estou vendendo uma terra. Como se fazia? Alguém tinha uma terra para vender e os compradores não podiam viajar para comprar a terra. O proprietário tirava uma amostra da terra e levava até o comprador. Este analisava o preço e a terra de venda por metro quadrado ou alqueire e decidia se comprava ou não. O comprador guardava a amostra como penhor, como garantia, pois quando fosse até a terra, se ela não tivesse a mesma qualidade da amostra, a compra era anulada.

O Espírito Santo é o penhor, a amostra, da propriedade total que é Deus. Hoje, você tem uma amostra da terra, da propriedade que é Deus e já pode desfrutar. Se a amostra já está nos dando tanto gozo, imagine quando resgatarmos essa propriedade toda.

“Penhor da nossa herança” indica que Deus é a nossa herança e o Espírito Santo é a garantia de que um dia iremos herdar plenamente o próprio Deus como nossa herança. Por exemplo: hoje você sabe que Deus é amor e você desfruta da amostra de amor que o Espírito lhe dá. Mas naquele dia, desfrutaremos plenamente o amor de Deus e nos sentiremos tão amados como nunca fomos. Estaremos mergulhados em um mar de amor!

Uma das maiores carências do homem é o amor. A maioria das letras de música no mundo são sobre desilusão no amor e traição. Vocês sabiam que uma pesquisa detectou que nos últimos 50 anos as músicas que fazem referência direta ao amor é 70%, mas indiretamente chega a quase 100%? Deus é amor. Hoje temos uma pequena amostra do Espírito Santo que nos faz experienciar o amor, mas, naquele dia, Deus que é amor será nossa herança. Nunca você se sentirá tão amado, pois estará envolvido pelo amor de Deus.

Felicidade

Um irmão me mostrou uma pesquisa no Google: 45 milhões de pessoas pesquisam como ser feliz. O homem está em busca do amor e felicidade. Sem Deus, nunca poderá encontrar. Em 1 Pe 1:8 vemos que, “mesmo não O vendo, O amamos”. Nunca vimos Jesus em carne, mas O amamos e cremos e exultamos com alegria indizível e cheia de glória. Isso é só um penhor, somente a amostra, mas um dia tomaremos a posse do todo.

Até o resgate

Resgate é o mesmo que redenção de nossos corpos, até a filiação se completar, até nascer aquele ente espiritual: a revelação da glória dos filhos de Deus. Quando Deus vai tomar posse total de nós? Quando da revelação dos filhos de Deus e a glória tomar conta de nós (Rm 8).

1 Pe 2:9

Nós somos o sacerdócio real, raça eleita, nação santa e povo de propriedade exclusiva de Deus. Deus tem ciúme de Sua propriedade e não quer que outras coisas tomem nosso coração. A bênção espiritual nos lugares celestiais tem por objetivo a maturidade dos filhos de Deus e a edificação do Corpo de Cristo, até a redenção de nosso corpo para a eternidade.

At 20:28

A igreja é o povo de propriedade exclusiva de Deus que Ele comprou com Seu sangue. O trabalhar do Espírito visa Deus tomar posse plena de Sua propriedade, que é a igreja, e Deus tornar- se nossa herança. Essa é uma herança mútua. Hoje Ele está trabalhando em nós, nos fazendo crescer em vida, nos lavando com água da Palavra, nos santificando, removendo todos os elementos naturais e colocando Sua natureza santa, a fim de ser uma igreja gloriosa, sem mácula, santa e sem defeito. Mas um dia, quando todo processo acabar, tomaremos posse de Deus de uma maneira plena, em louvor de Sua glória.

Ef 1:6, 12 e 14

A bênção espiritual começa com “para louvor da glória de Sua graça” (Ef 1:6), termina com “para louvor de Sua glória” (vs.12,14). Isso indica que a graça tem por objetivo final a glória. Deus, por meio de Cristo, veio para ser nossa graça e nosso desfrute. Deus então está Se dispensando como toda benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Mas qual o objetivo de Deus em dispensar Sua graça, sem termos de pagar nada? O objetivo é para a glória. Amém!

Tg 1:17

Em Rm 8, há a revelação da glória dos filhos de Deus. Quando esse casulo, que é o nosso corpo, produzir o que Deus quer fazer por intermédio do dispensar da benção espiritual nos lugares celestiais e gerar em nós um ente espiritual e celestial, que vai ser manifestado na revelação da glória dos filhos de Deus, então estará terminado. Não haverá mais necessidade de tempo e entraremos na eternidade. Hoje, ainda estamos no mundo físico, na luz física. A luz e o tempo são um mistério. O tempo vai e não volta. Como o tempo e o espaço estão associados à velocidade da luz? Deus é luz. Lemos em Tiago, capítulo 1: “Ele é o Pai das luzes. Nele não há mudança nem sombra de variação”. Se você pudesse viajar na velocidade da luz, veria que o tempo não passa, como na eternidade. Deus habita a eternidade, Ele é o Pai das luzes. Durante o passar do tempo, está sendo produzido a glória dos filhos de Deus que culminará com a redenção de nosso corpo. Não haverá mais necessidade do tempo e viveremos para sempre com o Senhor. Como não tem tempo na eternidade, então o tempo não possa.

Houve silêncio nos céus por cerca de meia hora. Ali é outro conceito de tempo, outra noção de tempo, ainda não sei explicar. Temos de valorizar o que o Espírito está fazendo em nós. Ele nos selou para Deus e seremos Sua herança totalmente. Amadureceremos e cresceremos, e um dia seremos inseridos na glória de Deus. A porção que desfrutamos hoje é apenas um penhor, um antegozo. Na plenitude dos tempos, quando o Senhor voltar, desfrutaremos Deus de maneira plena: Amor e luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *