Cristo e os vencedores – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 17/05/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 38 – Cristo e os vencedores
Leitura Bíblica: Hb 10:12-13; Ap 12:10-11

Fui muito tocado pelo que o irmão Ezra falou. Segundo ele uma palavra muito básica, mas nesse momento muito crucial. Ele falou de praticarmos nossa reconciliação também com os homens, especialmente com as pessoas que nós convivemos. Ele trouxe de volta a revelação que recebemos quando estudamos Filipenses, sobre o splagchnon de Cristo. O Senhor se compadeceu das pessoas que estavam como ovelhas aflitas e exaustas sem pastor. Compadecer-se em Mateus 9:35-36 é splagchnizomai, que é o sentimento que vem das entranhas. Nesse isolamento o Senhor nos trouxe a uma zona muito especial e diferente. Estávamos acostumados com uma vida muito diferente. Que tal começarmos a aprender a nos relacionar mais. Marido e mulher são por natureza diferentes. Cada um tem uma origem e criação diferente. Por isso, são diferentes. O próprio casamento é também diferente de outros casamentos. Todos estamos sendo moldados à imagem de Cristo. Não é à imagem um do outro, mas à imagem de Cristo. Aproveitemos para desenvolver um relacionamento que valerá para a vida eterna. Um relacionamento que produza a vida e o reino.

Deixemos de lado nossa preferência e pratiquemos a empatia com nosso cônjuge. Considere-se na pele de seu marido ou de sua esposa. Vamos aprender com Cristo um relacionamento perfeito com nosso cônjuge. Se temos dificuldade, não vamos insistir em nossa dificuldade, mas orar de joelhos ao Senhor para que nos ganhe.

O Instituto Vida para Todos está produzindo uma série de testemunhos intitulada Minissérie #Familianida. Aproveitemos esse momento para que as famílias siam mais edificadas. Pratiquemos a palavra de ontem em nossa família e em nosso viver com os irmãos. Cuidemos de todos os irmãos. Deus possa através desse momento de reflexão nos levar a uma construção melhor.

Hoje temos a mensagem 38, com o título Cristo e os vencedores. Estamos dentro do encargo que começamos a estudar 2 Coríntios: Os ministros da nova aliança. Percebemos que estamos nos tempos finais, no ministério de João. O Ministério de João permanecerá até a volta do Senhor. A revelação nesse ministério é para os mais íntimos, um grupo de seguidores do Senhor que não é um grupo apenas para os mais seletos, um grupo impenetrável. Basta você querer e poderá ser um desses vencedores.

Quando, em João 13, o traidor saiu, Jesus abriu Seu coração e revelou que o objetivo final da salvação de Deus é para abrir o caminho para o Pai. Ele indicou que todos nós seremos levados para dentro da glória de Deus, ou seja, para dentro do próprio Deus. Se você quer fazer parte desse grupo dos 11 discípulos aos quais o Senhor abriu Seu coração, saiba que podemos fazer parte. É sobre isso que trataremos nessa palavra.

Fomos levados por Deus ao livro de Hebreus, que nos ajuda a praticar o passo a passo para chegarmos ao objetivo final da salvação completa de Deus, que é ser introduzidos na glória de Deus.

Hb 5:5-6
Quando Deus ressuscitou a Jesus, lhe disse que naquele dia O havia gerado como Seu filho. Isso significa que o admitira como Filho do Homem em Sua glória. Como homem, Jesus foi admitido na glória do Pai quando por Ele foi ressuscitado. Como Deus, Ele já estava na gloria, mas como homem precisava ser admitido nela. Nesse momento, foi gerado como filho primogênito de Deus, abrindo caminho para os demais filhos de Deus, que somos nós. Nesse mesmo instante Ele se tornou o sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque e subiu para ministrar dos céus no verdadeiro santuário de Deus com objetivo de levar todos nós a experimentarmos a salvação completa de Deus.

Hb 8:1; 10:12-13
Ele se assentou à destra do trono da majestade nos céus.  O trono indica governo,  autoridade e realeza. Quem está no trono da majestade é Deus Pai. Ele é a Magestade. Ele elevou nosso Senhor Jesus Cristo à Sua direita. Hoje, Ele está assentado à direta de Deus, aguardando até que seus inimigos sejam postos por estrado dos Seus pés. Jesus fez Sua parte e hoje encarrega Sua igreja sob o comando de Deus, por meio do Espírito da verdade, e a orienta a realizar essa missão até até que tenha Seus inimigos debaixo dos Seus pés.

Lc 19:11-12; 1 Pe 3:21b-22; Ef 1:20-21
Os discípulos pensavam que como Jesus estava no final de Seu ministério, o reino de Deus já iria se manifestar com a entrada de Jesus em Jerusalém. Mas Ele não manifestaria o reino ainda. Ele ainda precisava ir para uma terra distante (Lc 19:11-12). Ele precisava partir por meio de Sua morte e ressurreição. Então, aguardaria o momento da posse de Seu reino. Quando Jesus ressuscitou, Deus O alçou às regiões celestes. Ele já está acima de todo principado e potestade e domínio. Ele já está em condições de assumir o reino, mas precisa da igreja para executar isso. A igreja tem a responsabilidade de por, de fato, todas as coisas debaixo dos Seus pés. Por isso, Deus deu Cristo como cabeça à igreja para executar essa tarefa.

Lc 19:12-27
Jesus quer voltar, mas somente o fará quando todas as coisas estiverem debaixo de Seus pés. Nessa parábola de Lucas 19 há uma diferença da parábola dos talentos, registrada em Mateus 24. Em Lucas Ele distribuiu igualmente a todos a mesma quantidade de minas. Uma mina refere-se a cem dracmas gregas, que é igual a um denário romano. Um denário é salário de um dia de um trabalhador braçal ou soldado romano. Um dia de salário é cem dracmas ou um denário. Dez minas é o equivalente a mil dracmas, ou seja, mil dias de trabalho. É pouco menos de três anos de salário que foi dado como capital para esses servos, com uma mina cada um. Em Mateus 24 um recebeu 5 talentos, outro dois e outro um. Cada talento é quase 35 quilos de prata e um talento de prata equivale a 60 minas, ou seja, um talento equivale 6 mil denários. Portanto, a parábola de Lucas tem outro objetivo.

A nação de Israel naquele tempo rejeitou a Jesus, não querendo que este reinasse sobre eles. Queremos ser esses servos fiéis que receberam o capital de maneira igual. Queremos ser fiéis no reino. Ele quer que sejamos fiéis no pouco que entregou a cada um. Quem lucrou 10, receberá autoridade sobre 10 cidades, quem lucrou cinco, sobre 5 cidades. Mas houve um que por medo não fez nada com as dez minas que recebeu do Senhor e a envolveu em um lenço. O Senhor voltará como rei para julgar as nações e ajustar contas com Seus servos.

Ap 2:26-27
Se formos fiéis ao pouco que o Senhor nos deu, seremos constituídos reis para governar sobre as nações. Esse é o princípio dos vencedores. Há muitos que creram no Senhor Jesus. O número do conjunto de cristãos é grande, mas o número daqueles cristãos com os quais o Senhor pode contar é pequeno. Muitos se declaram cristãos e alguns sequer se declaram cristãos, masestão vivendo na aparência do reino dos céus e não têm a realidade de cidadãos do reino de Deus. Poucos se dedicam a negociar o que Deus lhes deu para poderem governar sobre as cidades. Façamos uma reflexão em nossa vida e deixemos de ser cristãos superficiais, apenas preocupados conosco mesmos e cuidar de nossa família, acumulando bens e patrimônios, sem nos preocuparmos com o reino de Deus. Alguns desses podem até ir aos cultos semanalmente e dar suas ofertas, mas seu coração está longe do reino de Deus. É o momento de aproveitarmos o tempo para não perdermos a salvação de nossa alma. Sejamos prudentes.

Mt 20:1-2
O reino dos céus é diferente do reino de Deus. Somente o evangelho de Mateus fala do reino dos céus. O reino de Deus é o reino que Deus governa desde a eternidade passada até a eternidade futura, incluindo todo o tempo da fundação do mundo, dos patriarcas, Antigo Testamento, Novo Testamento, reino milenar, novo céu e nova terra. Deus é o rei do reino de Deus. Todavia, por causa da rebelião de Satanás houve desordem e confusão neste universo e corrompeu o homem, que caiu e teve a morte como elemento em sua pessoa. Deus quer restaurar a ordem, justiça e paz na terra. Deus enviou o rei do reino dos céus e planejou que todas as coisas fossem criadas por meio Dele e para Ele. Ele veio à terra, nasceu como homem e viveu como homem. Esse tempo todo começa o reino dos céus.

Deus está lutando para reaver o reino de Deus na terra. Durante toda a era da igreja e a próxima era, compreende em reaver o reino da terra para Deus. Esse período a Bíblia chama de reino dos céus. Nesse tempo há muitos que creem em Jesus desde os séculos passados até a segunda vinda do Senhor. Todavia, todos eles fazem parte da aparência do reino, que está descrita em Mateus 13. Deus quer que o Seu povo viva no padrão do reino dos céus, na realidade do reino dos céus. Muitos foram chamados para ganhar a salvação eterna, mas poucos são os que de fato vivem a realidade do reino dos céus na terra. A qualquer momento você pode fazer uma reflexão de sua vida e fazer parte de seus escolhidos. Por um lado, essa eleição depende da vontade de Deus, mas por outro lado essa escolha está conjugada com a presciência de Deus. Ele já conhece seu passado, presente e futuro. Baseado nesse conhecimento, Ele escolhe. Basta a partir de hoje você se consagrara ao Senhor para fazer a Sua vontade e buscar o reino de Deus.

Mt 20:1-16
os trabalhadores de última hora encerrarão essa era. Creio que estamos nesse momento de última hora. Às seis horas o Senhor virá para ajustar contas com Seus trabalhadores. Sejamos os pouco escolhidos. Escolhamos seguir o Senhor e fazer a Sua vontade.

Mt 22:1-14; Ef 5:22-32; Sl 45:13-14
Durante o tempo da era da igreja e do reino milenar, Deus está reavendo Sua autoridade na terra, mas está também preparar o casamento do Filho. Deus planejou criar o homem e trabalhar neste homem para que seja totalmente constituído com sua vida e natureza para ser um com ele e igual a Ele, tendo a mesma natureza de Deus para ser o complemento de Seu Filho. Deus tem esse desejo.

Que compaixão Cristo demonstra com Sua igreja, para servir de exemplo para nós que temos marido e esposa. Ele está nos santificando, nos enchendo dos elementos de Deus a cada dia por meio da lavagem de água pela palavra. Sua palavra remove os elementos que não são Deus e colocando os elementos divinos em nós. Ele está nos transformando em isgeja gloriosa, santa e sem defeito.

A grande festa descrita em Mt 22 de casamento será a grande festa da salvação de Deus. Deus convidou os primeiros convidados, que se escusaram e não vieram. Deus preparou tudo, inclusive a morte de Seu filho na cruz para que tivéssemos força nessa caminhada até as bodas do cordeiro, mas muitos não quiseram. Os que estão nas encruzilhadas e pelos caminhos somos nós. Não tínhamos nada a ver com o filho do rei, mas fomos convidados.

A veste nupcial é a veste da justiça que os vencedores terão. Eles viveram o tempo todo seguindo o rei e venceram e tiveram a veste da justiça, que tem referência em Salmo 45:13-14.  O Senhor nos salvou e nos deu a primeira veste, que é a justiça de Cristo. Sua justiça nos proporcionou entrar no palácio de Deus, que é a Sua igreja. Hoje estamos na igreja com essa veste de justiça. Estamos vivendo no palácio. Contudo, não podemos pensar que podemos nos contentar com a vida no palácio. Essa vida visa nos preparar para o casamento com o rei. Como a moça que se prepara para o casamento, precisamos daquela segunda veste. Se queremos ser conduzidos perante o rei para as núpcias, precisamos da segunda veste, que é a veste nupcial. No banquete, o homem estava sem a veste nupcial. A primeira veste não nos qualificará a entrar na festa das bodas do filho do rei. Se queremos ser um dos vencedores precisamos da roupagem bordada. Isso significa que sofremos com Cristo pela edificação da igreja. Passamos por sofrimento, situações difíceis, mas por amor do Senhor sofremos bordadura a bordadura. A cada bordadura temos um sofrimento. Isso prepara a nossa veste nupcial.

Aquele homem que não tinha veste nupcial possui a salvação eterna. Ele não sofrerá condenação eterna, mas não poderá participar do reino milenar que será para os escolhidos.

Mt 19:27-30
Os doze apóstolos têm uma posição especial porque foram os primeiros a seguir o Senhor de forma incondicional. Pedro e André deixaram seus barcos e redes e seguiram o Senhor. João e Tiago também deixaram seu pai, sua empresa de pesca e seguiram o Senhor. Todos eles com os demais apóstolos terão lugar especial. Para cumprir esse desejo do nosso Senhor Jesus a primeira coisa que precisamos fazer é deixar tudo em nosso coração para de

Mt 16:24-25
Deus quer preparar a Sua igreja para ser forte e saudável, representada pelos vencedores. Deus está nos preparando com o sacerdócio de Cristo para recebermos a glorificação e sermos inseridos em Deus. Mas, além do sacerdócio, Cristo assumiu a autoridade sobre todo principado e potestade. Ele está hoje assentado à destra do trono da majestade e recebeu domínio e o poder. Ele precisa executar a parte da realeza. A igreja deve cooperar com Cristo para executar sua autoridade para colocar todas as coisas em ordem e entregar o reino a Deus pai. Portanto, são os dois aspectos revelados em Hebreus: o sacerdócio e a realeza de Cristo. Deus espera nossa cooperação hoje. Ele não pode contar com toda a cristandade, pois nem todos estão dispostos. O caminho para seguir o Senhor não é da valentia, mas é o caminho da cruz que remove os velhos elementos naturais que temos.

O primeiro segredo para ser vencedor é deixar tudo. O segundo é negar a si mesmo. Vamos aprender a tomar a nossa cruz e seguir o Senhor. Negar-se a si mesmo é seguir o Senhor. Muitas vezes não queremos mudar. Na vida conjugal enfrentamos essas coisas. Mas podemos mudar o que somos por meio de tomar a nossa cruz. A vida da alma precisa ser perdida hoje. Em uma discussão, a melhor coisa é aprender a perder as discussões para ganhar a nossa alma.

Sl 2:1-7; Hb 1:5; 5:5
Jesus Cristo foi gerado como homem filho primogênito de Deus em sua ressurreição. A partir dali ele podia exercer seu sacerdócio e seu juízo como autoridade para colocar todas as coisas em ordem.

Satanás tem as autoridades malignas e governa esse mundo, estando presente em toda sociedade humana. Seja na política, na economia, na cultura e até mesmo na educação e costume dos povos, satanás está infiltrado para colocar todos contra Deus. Desde o início ele quis ser igual a Deus e busca fazer os homens se oporem a Deus e se rebelarem contra Ele. Satanás trabalha hoje para que os princípios de Deus sejam rompidos entre os homens, que hoje os consideram como algemas que os prendem.

2 Sm 5:4-10
Para executar o juízo de Deus, para reaver a autoridade de Deus na terra para Si mesmo, Ele constitui Jesus Cristo na ressurreição rei sobre o monte Sião. Ele foi constituído rei sobre Sião, o rei sobre o Seu santo monte Sião.

A Jerusalém espiritual engloba toda a cristandade, todos os regenerados. Sião representa os vencedores da igreja. Jerusalém representa toda a igreja, enquanto Sião representa a parte forte que pode lutar contra a autoridade das trevas.

O rei Davi representa a realeza de cristo. ele começou a reinar em Hebrom sobre Judá. Chegou um momento em que todas as demais tribos de Israel vieram a ele para que ele reinasse sobre toda a nação de israel. Nesse momento ele passou a reinar em Jerusalém. essa cidade era difícil de se conquistar, poque havia a fortaleza dos jebuseus, chamada fortaleza de Sião. Davi reinou porque conquistou a fortaleza de Sião. Ele tinha de reinar em Jerusalém. A fortaleza de Sião se tornou a cidade de Davi.

Como um todo, Jerusalém representa a igreja. Contudo, Deus não consegue contar com todos, porque nem todos estão atentos à Sua vontade. Então, Deus está levantando um grupo de pessoas para formar a fortaleza de Sião.

Sl 110:1-3
É a partir de Sião que Deus fez Cristo começar a exercer Seu domínio e Seu poder. Sião é formado dos vencedores. Neste salmo temos a convocação dos vencedores. O Senhor está convocando voluntariamente. Ninguém é obrigado. Essas mensagens são para convocar todos nós. Deus precisa de Sião, precisa de escolhidos que se decidam a lutar do Seu lado.

A versão King James deste versículo 3 diz: “Teu povo se apresentará generoso, no dia da convocação. Nos montes santos, mais numerosos do que gotas de orvalho no seio da aurora, tu terás teus exércitos de jovens santos”. Vamos formar um exército de jovens! O Senhor precisa de vocês. Vamos após o senhor, tomamos nossa cruz e lutamos para perder a nossa alma para seguir o Senhor. Vencemos pela palavra. Vencemos pela palavra profética que o Senhor está nos dando. Façamos parte desses convocados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *