O filho varão há de apascentar todas as nações – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 31/05/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 42 –  O filho varão há de apascentar todas as nações
Leitura Bíblica: Ap 2:26-27; 12:5

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, queridos amigos, bem-vindos a central de transmissão do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida em Sumaré, São Paulo. A próxima Conferência de Adolescentes e Jovens em junho será na forma online e estamos encorajados porque embora estejamos nesse tempo de isolamento, agora elas poderão alcançar muito mais pessoas do que alcançamos presencialmente. Encorajamos todos os irmãos e irmãs a participar da campanha de ofertas 110%, para que a Estância Árvore da Vida tenha condições de se sustentar para as nossas próximas Conferências.

Estávamos falando sobre Apocalipse 12, sobre o filho varão que há de reger todas as nações. Temos falado sobre o livro de Hebreus, que revela o Senhor Jesus como um sacerdote maravilhoso. Se ele estivesse na terra não poderia ser sacerdote, porque não era da tribo de Levi. Mas, por sua morte e ressurreição, Ele foi exaltado aos céus e hoje está exercendo seu Sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque, um sacerdócio perfeito que pode nos levar a perfeição, nos acendendo a esperança de sermos levados a perfeição. Ele foi introduzido na eternidade e está nos conduzindo. Quando ele foi elevado ele também foi assentado a destra da majestade. O Sacerdócio de Cristo visa aperfeiçoar a Sua igreja. Nem todos os membros do Corpo de Cristo estão dispostos para que Ele possa contar, mas há um grupo de escolhidos que estão dispostos a pagar qualquer preço para seguir o Cordeiro por onde quer que Ele vá. Deus quer restabelecer a ordem nesse universo. Satanás trouxe desordem e corrupção ao universo. O reino dos céus visa trazer a autoridade de Deus de volta a terra. Ef 1:9-10 mostra que Deus quer encabeçar todas as coisas em Cristo. É para que esse propósito se cumpra que os vencedores, representado pelo filho varão, cooperam.

Ap 12:1-5
Essa mulher representa todo o povo de Deus. Cristo trouxe o sol para o povo de Deus. Quem está em cena hoje deste povo é a Igreja. A dispensação da lei está debaixo dos pés da mulher e as 12 estrelas na cabeça se refere aos patriarcas e a procedência dessa mulher, que é Abraão, o pai da fé. Todos os que creram são filhos da fé. Nossa procedência é Abraão. Ontem o irmão Ezra nos mostrou que o Senhor é o Pastor que nos apascenta para levar-nos a amadurecer. Amadurecer é para cooperar com Cristo e fazer a vontade de Deus. O filho varão que está para nascer representa a parte forte do povo de Deus. São aqueles que não se importam com sua fama ou conforto, mas negam a si mesmos para seguir o Cordeiro. O Senhor está chamando você. Ainda há tempo! Quando esse filho varão for arrebatado até o terceiro céu, você poderá fazer parte dele.

Dn 9:24-27
O gráfico abaixo mostra a profecia de Daniel 9. Ele mostra que desde ordem para restaurar Jerusalém houve um período de sete semanas. Cada semana nesse capítulo equivale a sete anos. Então são 69 semanas que já se consumiram até aquele momento até a morte de Cristo. falta uma semana de anos para a história de Israel continuar e terminar essa era. O povo judeu entende que as setenta semanas de Daniel ainda não se cumpriram. Eles não percebem que Cristo já veio e já morreu e estamos hoje em um período em que a história do povo de Israel diante de Deus está interrompida. Esse intervalo de quase 2 mil anos é a vez da igreja. Enquanto durar a história da igreja, não haverá a conclusão da história de Israel. O anticristo fará aliança nessa última semana e haverá paz. Israel conseguirá o direito de reedificar o templo. Por causa dessa aliança com o anticristo eles reedificarão o templo, mas no meio dessa última semana ele quebrará a aliança e colocará uma imagem da besta no santo dos santos. O falso profeta fará propaganda disso e essa imagem falará de forma sobrenatural. Os que adorarem a besta terão uma marca em sua fronte e em sua mão direita, indicando que eles são seguidores da besta. Nós, contudo, somos seguidores do Cordeiro.

Is 40:1-11
Toda semana recebo muitas orações dos irmãos pela palavra profética, por mim e pela minha família. Esses irmãos também me enviam versículos sobre o tema que estamos compartilhando. Essa porção de Isaías foi me enviada essa semana. Falei em mensagens anteriores que os primeiros capítulos, até o 39, são muitas palavras de advertências e punição, mas a partir do capítulo 40 temos uma porção que fala da consolação de Israel. De um lado, Deus permitiu que o povo fosse disciplinado por causa de sua desobediência e o povo de Israel foi levado cativo para a Assíria e o povo de Judá para Babilônia. Contudo, a partir do capítulo 40 Deus promete restaurar Israel. Essa consolação vai do capítulo 40 até o 55 e se refere à última semana profetizada por Daniel. A volta do exílio na Babilônia, profetizada aqui é também uma figura para nós do cumprimento da vontade de deus para a edificação da Nova Jerusalém, do novo céu e nova terra.

Deus voltou suas atenções ao Seu povo. A concretização do profetizado dos vs. 1-4 em João Batista, que preparou o caminho do Senhor. A vinda do Senhor Jesus e Sua morte indica a salvação, a consolação de Israel. Contudo, o povo judeu não entende que a partir desse momento há a inserção da história da igreja. Temos essa revelação e conseguimos enxergar esse período aqui. A glória deste mundo na carne é como uma erva. É tão passageira. Não busquemos a glória desse mundo. Nossa busca deve ser à palavra do Senhor. Não busque seu sucesso espiritual, mas busque a palavra do Senhor. (vs. 5-9). Sião é a fortaleza de Jerusalém, é a cidade de Davi. Essa fortaleza de Sião é a parte que defende os interesses de Deus e executa a vontade de Deus. Ela representa os vencedores, o filho varão, que há de nascer. É Sião que pode anunciar as boas novas. Por mais humildes e deficientes que sejamos, o Senhor nos tem dado a sua palavra profética e as suas boas novas. Sião tem recebido suas boas novas, porque cabe a Sião anunciar essas boas novas para todo o povo de Deus. Sião é quem anuncia as boas novas a Jerusalém. Ela deve erguer a voz fortemente. Não tenha medo do futuro, da pandemia ou pavor da morte. Nosso Deus está conosco em Sião. De um lado, não temos força para lutar contra os principados e potestades e as forças espirituais do mal, mas o Senhor está conosco. Não somos nós que temos domínio, força ou poder, mas é o Senhor. Quem coopera com Ele, os vencedores, que deixaram tudo para seguir o Senhor, que negaram a sua própria vida, têm o seu galardão. Eles estão cooperando com o Senhor para que Ele possa reaver o seu governo e autoridade na terra, acabando com toda desordem imposta por Satanás e seus anjos (vs. 9-10).

O filho varão regerá as nações. Essa palavra no grego é apascentar. É isso que vemos em Isaías. O Senhor, ao reinar, apascentará o seu rebanho. Quero dizer que a autoridade de Deus visa apascentar as pessoas. quando toda as coisas são colocadas em ordem, Deus consegue nos suprir com Sua palavra. Em paz, justiça e alegria ele consegue nos suprir segundo as nossas necessidades. Você dirá que quer fazer parte do filho varão e que quer lutar e guerrear. Essa luta não é contra sangue nem carne. Quando houver o encabeçamento de Cristo, haverá justiça, paz e alegria (v. 11).

Não adianta nós dizermos que vamos lutar com Cristo, mas sermos derrotados em nossa própria casa, em nosso casamento? Nosso contato com as pessoas é para trazer de volta a justiça, paz e alegria que perdemos. Por vivermos em nosso ser natural, não conseguimos ter paz em nossa convivência. Precisamos do splágchnon de Cristo. deixemos Cristo reinar em nossa casa. Tire de seu coração todo ressentimento. Esse ressentimento pode se tornar uma raiz de amargura que contaminará muitas pessoas. vamos perdoar. O perdão liberta e libera as pessoas. quando em um casal nenhum dos dois cede, vão até o caixão de costas um para o outro. Por que viver dessa maneira tão angustiosa e difícil? Vamos aprender a resolver nossas indiferenças. Quanto mais íntimos podemos pensar que podemos falar de qualquer jeito e isso vai produzindo mágoas. O encabeçamento de Cristo deve trazer justiça em nossa vida diária. Esse encabeçamento traz paz e alegria. Vamos viver alegres. Isso é a nossa prática. Vamos lutar hoje em nossa casa e em nosso ambiente.

Mt 24:45-47; Lc 12:42-44
Dar sustento ao seu tempo é apascentar, ou seja, trazer o reino de Deus. Isso é trazer a realeza. As pessoas que Deus confiou a você pode ser seu cônjuge, seus filhos, seus pais. Se você apascentar os que Deus te confiou, você terá o galardão de receber todos os bens do Senhor já no reino milenar.

Ap 22:1–5
Hebreus nos revela que Cristo tem o seu sacerdócio na eternidade para cuidar do Seu povo. Para produzir um povo maduro, que conheça a Sua vontade. Esse povo que for produzido pelo seu sacerdócio vai cooperar para o estabelecimento da realeza. Esse trabalho será feito pelo Espírito com a cooperação da igreja, representada pelo filho varão. O sacerdócio é para realeza. Mas a realeza, a autoridade de Deus é também para o sacerdócio. Sua autoridade não visa reprimir, punir ou castigar, mas visa o suprimento de Deus. A partir do Seu trono flui o rio. Esse rio é o Espírito que traz o suprimento das riquezas abundantes de deus para todo o Seu povo. De um lado e do outro lado do rio está a árvore da vida que indica o suprimento de Deus para o homem. A autoridade de Deus não é para repressão, disciplina ou punição, mas visa colocar tudo em ordem para Deus poder dispensar abundantemente por meio do Seu Espírito, por meio do rio da água da vida e da árvore da vida. Portanto, a realeza tem tudo a ver com apascentamento.

1 Sm 17:33-37
Davi era um jovenzinho. Como poderia enfrentar um gigante guerreiro munido com muitas armas? Mas Davi respondeu que ele apascentava as ovelhas de seu pai. Se você souber apascentar as ovelhas de Deus, você passa a aprender a exercitar a fé e essas experiencias com Deus farão com que você conheça o poder de Deus. O Senhor não olha para a aparência. Havia 7 irmãos bonitos e fortes quando Samuel foi ungir o rei na casa de Jessé, mas Deus não viu a aparência, mas o seu coração. Davi confiava em Deus. Ele sabia que não era seu poder que vence a guerra, mas sabia que é Deus quem vence. Apascentar o povo de Deus nos faz conhecer o poder de Deus.

Durante o isolamento há muitas pessoas já entrando em desespero. Quem sabe você possa ser um desses pastores a quem Deus pode entregá-las para apascentá-las. Leve a palavra a essas pessoas. apresente os livros e a palavra a cada uma delas para apascentá-las. O Senhor quer contar com vocês para trazer o reino de Deus. Desejo paz a todas as famílias. Você possa ser o canal para Cristo encabeçar a todos em sua família. Assim, a esfera em que estamos será o lugar do reino de Deus e haverá paz, justiça e alegria.

Oração:
Queremos formar esse exército para o Senhor reaver o reino de Deus na terra. Satanás trouxe desordem e caos também em nosso relacionamento. Ele é o sedutor desse mundo para todas as nações irem contra ti. Somos apascentados pelo Teu sacerdócio e Teu cuidado. Estamos sendo levados à maturidade e perfeição. Mas queremos que Tu nos prepare para sermos parte do reino, que não é para repressão, mas para suprimento abundante. Consola cada família, cure todos os irmãos e proteja os nossos irmãos que nos ouvem. Tu possas guardar a todos. Pedimos que esse isolamento termine o quanto antes para que ganhemos mais pessoas para Ti e possamos expandir o Teu reino. Jesus é o Senhor!

6 comentários em “O filho varão há de apascentar todas as nações – Pedro Dong”

  1. ….A glória deste mundo na carne é como uma erva. É tão passageira. Não busquemos a glória desse mundo. Nossa busca deve ser à palavra do Senhor…. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.Isaías 55:6.

  2. Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto; Joel 2:1

  3. Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
    João 12:35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *