O primogênito de toda a criação – Pedro Dong

 OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, 26/07/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 56 – O primogênito de toda a criação
Leitura Bíblica: Cl 1:13-20

Tivemos uma grande revelação quando vimos sobre a arte da guerra que é conhecer o inimigo e conhecer também a si mesmo. chegamos a um ponto que é uma chave para abrir vários mistérios na Bíblia. Eu havia dado como encerrado o assunto semana passada, mas o Senhor me incomodou e me disse que não poderia passar tão levemente aquela revelação. Ele me direcionou a continuar na revelação da semana passada. Eu obedeci a esse sentimento e dei uma guinada em minha preparação. Vocês precisam atentar a essa palavra. Ele é o primogênito de toda criação. A expressão toda criação falará muito forte esta manhã.

Ez 28:12, 17, 13; Jó 10:4-6; Hb 5:5-6; Is 14:13-14; Jó 40:15-18, 23; 41:4, 8-10, 33-34
Essa revelação é tão importante porque comecei a fazer uma investigação na Bíblia e a indagar ao Senhor. Por que o anjo que Deus criou para assumir o governo do mundo de outrora teve tanta ousadia de galgara posições e estar em uma posição tão elevada em relação aos demais anjos para ser semelhante ao Altíssimo? Ele deveria ter uma motivação para isso. Percebi que ele notou que Deus precisava de alguém da criação que O auxiliasse no governo de toda criação. Deus precisava de alguém que entendesse a criação por ter sido uma criatura para estar ao seu lado, auxiliando-O no governo. Deus habita a eternidade e colocou a criação no tempo. Aquele arcanjo deve ter pensado que Deus não entendia a criatura.

O desabafo de Jó exprime os argumentos daquele arcanjo. Ele dizia: como você sendo o Deus criador, não tendo dias passando como os nossos dias para nos entender? O arcanjo percebeu que Deus precisava de uma criatura para ajudá-lo a governar. Ele era o modelo da perfeição dentre todos os que foram criados por Deus. Deus criou esse anjo com excelência, de uma maneira especial e servindo de modelo para a perfeição. Ele foi criado repleto de saber e magnífico em beleza.

Sua beleza e formosura o levou ao orgulho e soberba. Seu coração se tornou altivo. Aquele que tem qualidade que o distingue de outros tem a tendência de se ensoberbecer sobre os demais. Em relação a beleza e formosura não havia ninguém como aquele arcanjo. Ele fazia tudo com tanta sabedoria que todos o admiravam. Ele ganhou muita fama entre a criação. Isso se tornou a base daquele arcanjo para querer

Em Hebreus fala que o Filho é o resplendor da glória, que é o próprio Deus. esse arcanjo se corrompeu por causa de seu esplendor e sua fama. Por ter como adorno as mais belas pedras preciosas, aumentou o seu orgulho. Ele foi criado para ser um sacerdote majestoso e sagrado. Ele tinha as mais belas pedras preciosas, os engastes, as guarnições, todos feitos de ouro puro. Ele era como o sacerdote no Antigo Testamento. Tudo isso foi preparado para ele quando foi criado. Ele sentiu-se o máximo.

Cristo não se glorificou a si mesmo. No dia de sua ressurreição Deus não apenas o admitiu em Sua glória como o fez sacerdote. Ele não nasceu na terra da tribo dos sacerdotes, mas em sua ressurreição foi nomeado por Deus sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Cristo não buscou se glorificar, mas Deus o designou sumo sacerdote. O arcanjo já nasceu como sacerdote e o orgulho entrou em seu coração e o pecado o fez cair.

Ele queria estar lado a lado com o Deus altíssimo e ser um rei adjunto representando toda criatura (Is 14:13-14). Ele tinha força e poder, além de belo e sábio. Em Jó vemos a descrição de dois animais. Por ser forte e poderoso, ele era muito seguro de si. Sua arrogância por sua perfeição o tornou auto suficiente e pensando que já não precisava de Deus. Ele era a obra=prima, o melhor de tudo que Deus havia criado. Ninguém mais estava acima dele, apenas o Criador. Ele estava no topo da criação. Se Deus precisasse de auxílio, não poderia haver outro como ele. Era tão seguro de si que não fazia aliança com ninguém. Ele era o modelo da perfeição. Era indomável.

Naquele tempo ele começou a angariar seguidores. Naquele tempo, a terra era habitada por criaturas pré-adâmicas que o seguiram em sua rebelião, na qual ele levou também a terça parte dos anjos. Deus teve de julgá-lo por causa disso. Todas as criaturas da terra o seguiram em sua rebelião e Deus teve de julgar a terra (Gn 1:1-2). Essas criaturas possuíam espírito e se tornaram os espíritos imundos, que são os demônios hoje (Mt 12:42-45). Esses demônios precisam de pessoas que se abram para os receberem. Esses são os casos de possessão demoníaca. Eles fazem parte da tropa de Satanás na terra. Ele tem também os anjos que o seguiram e formam os principados e potestades. Eles fazem parte do exército que lutam contra Deus.

Ef 1:9-10; Fp 2:6-10; Ef 1:19-20
o arcanjo tinha beleza, sabedoria invejável, força e poder, era indomável e seguro de si, sem precisar temer a ninguém. Essas condições formaram esse arcanjo que se rebelou. Ele pensava que Deus precisaria dele. Contudo, Deus tinha uma vontade desde a eternidade que foi mantida em segredo até o tempo dos apóstolos e profetas. Essa vontade era de na gestão do final dos tempos, fazer todas as coisas convergirem em Cristo. Tanto as do céu como as da terra.

Deus planejou alguém que conheceu a criatura para ser seu rei adjunto. Esse alguém não era Lúcifer. Deus escolheu o Seu filho. Esse arcanjo jamais teria pensado que Deus enviaria o Seu Filho. Jesus se esvaziou e viveu como servo todos os anos de sua vida. Ele se humilhou até a morte e morte de cruz. O arcanjo se exaltou e elevou o seu nome, mas Jesus se humilhou até a morte e Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho e toda língua confesse que Jesus cristo é o Senhor. Isso pegou aquele arcanjo de surpresa.

Deus não deixou Jesus na morte, mas o ressuscitou. Deus colocou um homem assentado à Sua direita. Deus não escolheu aquele arcanjo, mas o Seu Filho para morrer, ressuscitar e ser colocado nos lugares celestiais, a posição mais elevada. Essas regiões celestiais estão acima de todo principado, potestade, poder, domínio e todo nome que se possa referir não somente agora, mas também na era do reino. Deus colocou todas as coisas debaixo dos pés desse homem. Deus não alçou o arcanjo acima de todas as coisas, mas esse homem Jesus.

Espero que você entenda o que arde em meu coração. Precisamos perceber o que está implícito em todos esses versículos.

Ef 3:3-11; Cl 1:26
Cristo era o mistério de Deus. O arcanjo pensava que ele era o que Deus precisava. Mas Deus tinha algo escondido em sua manga: Cristo. Ninguém sabia sobre o mistério de Deus, Cristo. Cristo também tinha uma carta em sua manga: a igreja. Deus tinha algo muito maior e infinitamente mais sábio do que aquele arcanjo. Não somente Deus fez com que seu filho se tornasse um homem e fizesse a obra da redenção do homem. O Filho primogênito foi introduzido na gloria de Deus e se tornou o sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque porque Deus queria preparar a igreja. Os seus muitos filhos seriam conduzidos à glória pelo evangelho de sua salvação completa. Os homens poderiam então ser glorificados. A administração, a gestão desse mistério, tem a ver com todas as coisas. Tudo o que Deus está fazendo foi revelado como um mistério no espírito aos santos apóstolos e profetas. Ao ser revelado, a multiforme sabedoria de Deus foi manifestada especialmente aos anjos que se rebelaram seguindo a Satanás. Eles pensavam estar seguindo alguém que fosse o maior, mas embarcaram em um barco furado.

Mt 1:18; Jo 1:14; Rm 8:3
Deus pai não mudou de plano quando o arcanjo se rebelou. Esse já era o Seu propósito eterno. Deus de fato tinha em mente ter alguém que foi criatura para governar este universo com ele, mas Satanás jamais teria imaginado que no plano original de Deus, Jesus, o Filho de Deus se tornaria um homem por meio de uma mulher.

Nenhuma criatura teria imaginado que o próprio Deus enviaria Seu filho para se tornar um homem por meio de uma mulher que fazia parte da humanidade caída, na carne pecaminosa. Ele, contudo, não veio de um homem com uma mulher, mas por meio do Espírito Santo. Ele participou, assim da carne. A carne não é positiva, porque ela se refere ao homem após a entrada do pecado.

A lei do Antigo Testamento não conseguia lidar com a carne da humanidade caída. Foi na carne que Satanás injetou a natureza pecaminosa no homem e este se tornou carnal. É por isso que em Números temos as serpentes abrasadoras. Em João 3 mostra que da mesma forma que Moisés levantou a serpente no deserto, Cristo foi também levantado para lidar com a carne humana. Ele tomou a semelhança da carne pecaminosa e, quando ele foi crucificado, Deus resolveu o problema do pecado em nossa carne.

Hb 2:9-14, 17-18; 4:15-16; 5:7-9; Jo 2:23-25
O livro de Hebreus mostra esse contraste com os anjos. Havia como que uma disputa entre dois candidatos a rei adjunto de Deus. Lúcifer parecia ser o mais indicado, mas Deus não o escolheu. Hebreus mostra essa comparação com os anjos por causa de Satanás.

Jesus se fez uma criatura inferior aos anjos. Ele se tornou uma criatura inferior a Lúcifer para o envergonhar. Ele provou a morte como a serpente de bronze para nos salvar e pudéssemos viver livres da carne pecaminosa. Deus fez Jesus experimentar carne e sangue, igualmente a todo homem. Lúcifer já não pode dizer que Jesus não entende as criaturas. Ele participou das fraquezas e sofrimentos do homem. Esse plano de Deus é tão sábio e maravilhoso que Deus destruiu na crucificação de Jesus não somente a carne, mas também o diabo.

Ninguém pode dizer que Jesus não entende o homem. Ninguém pode dizer que Deus não é tentado como o homem é tentado. Ele experimentou as fraquezas humanas e, portanto, tem como ter compaixão de nós. Se ele não conhecesse a criatura, não poderia ter compaixão das criaturas. Mas jesus viveu rodeado de fraquezas assim como nós. Ele conhecia o que era o ser humano, porque passou por todas as situações da vida humana. Ele veio conhecer o homem para se compadecer de cada um de nós.

Quando começou a exercer seu ministério na terra, Mateus registra que ele se compadeceu das multidões por ver que elas eram como ovelhas sem pastor, aflitas e exaustas. Através do Seu filho agora o Deus criador pode se compadecer do homem. Deus conhece o homem e pode se compadecer de nossas fraquezas. o arcanjo dizia que Deus não pode entender a criatura, mas Jesus passou por todas as situações da vida humana e pode se compadecer de você. Se você tem uma fraqueza ou dificuldade, Ele pode se compadecer de você.

Hb 9:14; Ap 13:8; Gn 18:1-3
Quando Jesus se encarnou e conheceu a vida humana sendo tentado em todas as coisas e compreende as nossas fraquezas, ele se ofereceu a Deus pelo Espírito eterno e toda a sua experiencia foi lançada na eternidade. A reencarnação de Jesus foi lançada na eternidade. Dessa maneira, Deus já conhece o homem e a criação desde a eternidade passada. Apocalipse 13 diz que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo. Ora, ele não morreu há dois mil anos? Por ter sido oferecido pelo Espírito eterno, a redenção pela morte do coerdeiro foi lançada na eternidade e, por isso, a partir do momento que houve necessidade de sua redenção, essa já podia ser aplicada no tempo. A humanidade de Jesus já estava lançada na eternidade quando Deus apareceu a Abraão na forma de homem.

Hb 1:2, 5
O livro de Hebreus mostra claramente a tentativa de Satanás disputar o lugar que Deus estabeleceu para o Seu Filho. O Filho, o segundo da trindade, foi escolhido por Deus pai para herdar todas as coisas. Foi por meio Dele que Deus criou todas as coisas. Esse Filho não era apenas o filho unigênito de Deus, mas também o filho primogênito. Ao lançar na eternidade sua encarnação, antes que toda as coisas fossem criadas, já havia a humanidade de Jesus. Ele foi colocado à direita da majestade. Esse era o lugar desejado por Satanás. Jesus foi alçado a posição que Lúcifer ambicionava. O Filho foi escolhido por Deus como Seu conselheiro em Seu governo.

Por mais perfeito que Lúcifer fosse, Deus jamais disse a ele que era o Seu filho gerado. Também jamais disse a ele que era o Seu pai e ele o seu filho. Mas disse ao homem Jesus. Quando esse homem se tornou o primogênito, ordenou que todos os anjos O adorassem. O próprio Lúcifer deve adorar esse homem Jesus, a quem foi colocado acima de todas as coisas.

Ef 1:20-21; Ap 5:4-6; Hb 1:7-8; 1 Jo 4:1-3
Quando ele foi ressuscitado e elevado acima de todo principado e potestade, Jesus foi apresentado ao mundo no céu como o Filho primogênito de Deus. Ele é o leão da tribo de Judá e foi apresentado como o Cordeiro de Deus. Nesse momento foi ordenado que todos os anjos O adorassem.

Lúcifer sempre quis ser o rei do mundo, mas Deus deu esse reino ao Seu Filho que se fez um homem. Satanás terá de engolir ter de adorar um homem. Adorar a Jesus, que se tornou o Filho primogênito de Deus. os espíritos enganadores não conseguem confessar Jesus vindo em carne. Os anjos caídos que seguiram Satanás não querem admitir que Jesus veio em carne. Para eles isso é muito vergonhoso. Por isso, surgiram falsos profetas que negavam a humanidade e a divindade de Jesus.

Lc 1:31-33
Por que o anjo Gabriel disse todas as coisas a Maria? Isso era o mistério da vontade de Deus que estava em Seu coração. Agora Ele precisava cumprir, fazendo com que Maria concebesse Jesus.

Is 9:6
O Filho é o conselheiro de Deus, sentado à destra da Majestade. Não foi Lúcifer esse conselheiro, mas Jesus. Ele é o Deus Todo Poderoso. Ele é o Pai eterno e o Príncipe da paz.

Se usarmos essa luz de que Satanás estava disputando esse lugar que Deus havia proposto a Jesus, desvendaremos muitos enigmas na Bíblia. Na próxima mensagem veremos mais. Espero que voe possa valorizar do plano eterno de Deus e Sua multiforme sabedoria, não apenas ter tornado Seu Filho um homem, mas por meio Dele surgisse a igreja, fazendo com que todos, gentios e judeus fizessem parte do mesmo corpo, para que se tornassem herdeiros de Deus. da forma como Jesus foi glorificado pelo Pai, também nós o seremos. Essa será uma vergonha para Satanás. Se seguirmos o caminho da cruz e de nos humilharmos, teremos a glória. Ele é o sumo sacerdote que pode nos conduzir. Que Deus possa trabalhar em nós e sejamos um desses correis com Deus.

Oração:
Em Tua sabedoria, Tu não escolheste aquela criatura que criado como modelo da perfeição se achou muito sábio e autossuficiente. Mas o Teu Filho tomou o caminho de se humilhar, de se rebaixar e obedecer. Hoje ele conhece a natureza humana e morreu para nos redimir de nossos pecados e SE tornou o sumo sacerdote que está nos levando a gloria, nos levando também à perfeição e maturidade para sermos uteis em Tuas mãos para lutar contra o Teu inimigo. Hoje podemos nos humilhar juntamente contigo para Tua vitória. Seremos vencedores em Teu nome. Cuida de nós nessa pandemia, não nos deixe cair nas armadilhas de Satanás com a carne, velho homem e velha criação. Usa esse momento para encabeçar nossas vidas, nossas casas, nosso casamento e Tu sejas o cabeça de toda criação. Eu nome nós te pedimos. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *