A igreja: coluna e base da verdade – Pedro Dong

DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA

 Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 11/10/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

A IGREJA: COLUNA E BALUARTE DA VERDADE
LEITURA BÍBLICA: 1 TM 3:15

O tema desta mensagem é A igreja é a coluna e baluarte da verdade. Tudo isso ainda teve seu início com o encargo no livro de 1 Tessalonicenses. Paulo passou rapidamente junto com Silas e Timóteo e encontrou um bom ambiente para plantar e fazer crescer a árvore da igreja naquela cidade. Muitos judeus e gregos, além de muitas mulheres da alta sociedade de Tessalônica. Isso fez com que surgisse uma promissora igreja. A perseguição logo veio contra aqueles irmãos. Paulo queria ficar mais tempo ali, mas não pode permanecer. No tempo em que esteve, lhes apresentou a estrutura da vida cristã, o que reforçou quanto lhes escreveu mais tarde.

1 Ts 1:3
Obra de fé, labor de amor e perseverança da esperança. Venho dizendo que esses elementos estruturais da vida da igreja fazem esse organismo vivo funcionar. Temos elementos estruturais e elementos complementares. Tudo que é essencial é importante. Tenho uma preocupação de que quando falamos sobre a fé muitos tenham como um ingresso à religião cristã. De acordo com a fé precisam viver uma vida religiosa, com boa conduta, ofertar e pregar o evangelho.

Contudo, precisamos ver que Deus tem uma obra para fazer aqui na Terra e ela começa, estruturalmente, pela fé.

Rm 10:17
Nosso espírito foi regenerado por termos ouvido a palavra do evangelho. A partir desse momento ganhamos uma capacidade que outras pessoas não tem: substantificar, ou seja tornar real, tudo que Deus é, em Sua vida, natureza e poder. Podemos tomar posse pela fé. A fé não é meramente o ingresso para pertencer a uma religião cristã. A fé nos faz nos reconectar com Deus.

Quando Adão comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele foi desconectado de Deus e a morte passou dele para todos os homens. Cristo realizou a redenção por nós. A fé iniciou-se quando por meio do Espírito formos reconectados com Deus. Agora, precisamos permanecer na fé crendo a todo tempo na palavra de Deus. Isso nos dá acesso à graça, ou seja, a tudo que Deus é. Não é necessário ter doutorado em nenhuma instituição humana para isso, mas apenas a fé.

O homem material e físico não tem acesso às coisas de Deus, mas pela fé ganhamos esse acesso. Temos as coisas de Deus, as coisas lá do alto. Passamos a buscar as coisas lá do alto e pensar nelas.

Não viva uma vida cristã sem motivação, morna, tentando apenas praticar o bem. Paulo já disse que é um desventurado por não conseguir fazer o bem. Nós precisamos do acesso a todo tempo a esta graça pela fé e a vida de Deus nos capacitará a viver uma vida cheia do poder de Deus. se você usa essa fé, ela opera em você. É a obra de fé.

Paulo era um promissor jovem no judaísmo. Quando ele creu em Jesus, a fé executou uma obra maravilhosa nele, que considerou tudo como refugo para ganhar e conhecer a Cristo. Se você não teve uma salvação forte é porque voe não sabe acessar pela fé e pela Palavra de Deus toda vida e natureza de Deus. Você tem esse acesso. É preciso aprender a usar. Aprender a viver no espírito, buscando as coisas lá do alto.

Então, ganhamos mais vida de Deus e suprimento de Deus. Não nos tem falado a Palavra de Deus. Temos a palavra fundamental e a palavra profética para nos levar a crescer e amadurecer. Por receber a apalavra de Deus por meio da fé, nosso conteúdo será a vida e a natureza de Deus.

1 Jo 4:8, 16
A essência de Deus é amor. Ele não tem amor, mas ele é o próprio amor em essência. Quanto mais recebe pela fé as coisas de Deus, mais amor ágape é gerado em você. Isso faz com que você deixe tudo para agradar ao Senhor. Assim como Paulo mudou sua vida totalmente, e passou a viver pregando o evangelho. Ele tinha muito s sofrimentos e privações pelas várias cidades pelas quais passava pregando o evangelho. Ele não ganhava dinheiro para pregar o evangelho, muito pelo contrário, fazia apenas por amor. O amor de Deus o encheu e ele pregava o evangelho por amor. As pessoas que criam em Jesus eram geradas em cada cidade, produzindo as igrejas. Ele cuidava dessas igrejas como a mãe que cuida carinhosamente que amamenta e como o pai que que educa. Ele levava a todos ao crescimento e perfeição em Cristo.

Isso precisa acontecer também conosco. Vocês estão na América do Norte, levando o evangelho do reino a este continente muito conhecido pelo evangelho da graça. Contudo, as coisas de Deus entraram em mornidão espiritual. Deus nos encarregou a levar o evangelho do reino. Vocês têm encargo de levantar colportores dinâmicos e mesmo nesse tempo de pandemia têm pregado o evangelho do reino.

Hoje as pessoas estão tendo muitos problemas e dificuldades em razão da pandemia. Vocês têm saído para orar pelas pessoas. Quando você ora por alguém, você está gerando uma vida. Muitos tem retornado querendo reunir conosco por terem visto que vivemos a palavra de Deus. precisamos estabelecer uma rede de cuidado para com essas pessoas.

Partindo do labor de amor, Deus colocou à nossa disposição as ferramentas. Elas não fazem por si só milagres. As vezes pensamos que se fizermos tudo conforme for programado, o fruto virá. Mas o que gerará o cuidado é o amor. Como toda ferramenta, ela não é estrutural o que é estrutura é o labor de amor. Se você tem labor de amor, o resultado virá. O Avança, Jovem! também é uma fermenta. Serviço de jovens, serviço de adolescentes, serviço de casais, serviço de mulheres, todos são ferramentas.

Estou feliz que as mulheres na igreja estão se mobilizando. Em Florianópolis começaram a ter encontros virtuais para leitura de livros. Através desse cuidado virtual em grupos pequenos com cuidado e oração entre as mulheres, em pouco tempo, chegaram a mais de 200 mulheres reunindo. Em São Paulo as mulheres estão levantando condutores que cuidam de seis mulheres cada uma por meio de livros. Muitas irmãs que se sentiam desocupadas e sem função na igreja passaram a ver que podem ser aquelas que cuidam das outras.

Não podemos nos limitar a uma ferramenta, mas usar todas as ferramentas de que dispomos. Se tivermos o coração de labor de amor, temos uma rede de cuidado através das ferramentas de que dispomos. Precisamos ter o labor de amor, que é o essencial. Essas redes de cuidado precisam funcionar. Onde não há igreja, precisamos levantar a igreja e cuidar com labor de amor.

Por fim, temos a perseverança de esperança. Nossa esperança é que um dia o Senhor volte. Além disso, é que na volta do Senhor sejamos glorificados. É chegarmos à redenção de nosso corpo com nossa salvação completa. Nosso espírito já foi salvo, contudo, Deus quer também conectar a nossa alma. Nossa alma ainda faz sua própria vontade e somos muito imaturos, fazendo muitas coisas desconectados com Deus. Deus quer tomar a nossa alma. Quando nossa alma estiver totalmente tomada por Deus, Ele poderá transformar nosso corpo mortal em um corpo de glória. Nossa esperança é ser vencedores. Para isso, precisamos de perseverança.

Rm 5:2-4
O labor de amor tem tudo a ver com a perseverança de esperança. O amor é que nos faz não desistir em meio Às adversidades.

Pela fé tivemos acesso às coisas de Deus em Sua dimensão. Se não enxergarmos isso, continuaremos correndo atrás das coisas materiais. Contudo, precisamos ver que temos acesso pela fé a esta graça, que é Deus em Cristo sendo-nos dado com todos os seus elementos divinos. Seja um cristão que não é superficial, mas que permanece na graça a que você ganhou acesso.

Estamos firmados e conectados a esta videira. Uma vez que somos cristãos e recebemos o Senhor Jesus pela fé, não saia dessa conexão com Cristo. Essa graça é a seiva que nos fornece o próprio Deus. Todos os elementos de Deus estão passando a ser nossos. Isso nos leva a nos gloriar em Deus. Essa é a nossa glorificação final. Esse trabalho de Deus está sendo feito principalmente em nossa alma.

Deus está precisando de um grupo de pessoas maduras. Deus nos tem dado muitas revelações nos últimos anos. Muitas palavras inéditas. Eu sempre tinha a sensação de muita gratidão a Deus por nos ter dado tantas revelações. O Senhor abriu o céu para nós. Tudo começou por entusiasmo, inclusão e excelência. Depois, nos mostrou o esplancno de Cristo, a humanidade de Cristo. Sua humanidade está acessível pelo espírito. Depois, nos mostrou todo o plano de salvação de Deus desde a civilização pós-diluvio até todos os serviços da igreja no final da carta aos Romanos. O Senhor nos elevou a ver naquele tempo o que era a glória. Essa visão foi confirmada por João 14-17 que estamos sendo transformados e levados a entrar em Deus. No processo de santificação nossa alma está sendo transformada de glória em glória. Esse foi o ápice da revelação de Deus.

Como se não bastasse, Deus nos mostrou a importância do livro de Hebreus. O Senhor nos mostrou que Cristo precisava se tornar sacerdote não da ordem de Arão, mas quando ressuscitou dentre os mortos, foi nomeado sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque estando à destra da majestade aguardando que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de Seus pés. Em Hebreus mostra que tudo o que Cristo realizou no tempo foi oferecido a Deus pelo Espírito eterno e lançado na eternidade, fora do tempo. Vimos ainda que Deus deseja estabelecer o Seu reino. Vimos que na terra está o reino das trevas. Esse reino veio por meio de Ninrode, que levantou Babel e depois Nínive. Babel se tornou Babilônia e Nínive a Assíria. Os assírios levaram o reino de Israel para o cativeiro na Assíria e a Babilônia levou Judá cativo. O reino deste mundo está debaixo do reino desse mundo e está trabalhando em oposição a Deus e ao Seu povo.

Deus precisa limpar esse universo. Não estamos longe do final dessa era. A história de Israel foi interrompida e agora é conosco. Nós é que devemos limpar esse universo debaixo do comando de nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, precisamos estar maduros. Essa maturidade vem pela perseverança.

1 Pe 1:5-7
A perseverança vem em meio a sofrimentos. Não há como escaparmos dos sofrimentos. É por meio deles que somos aprovados por Deus. Se temos um caráter provado todo o tempo ao receber a palavra profética, podemos ser aprovados. As circunstâncias que nos sobrevém são de tribulações e sofrimento que acompanham o que recebemos na palavra profética. Isso tem por objetivo que toda a revelação e palavra que recebemos se torne nossa experiencia e realidade.

Pedro disse se necessário. Mas é apenas por meio das tribulações e provações é que experimentamos a perseverança. Quando nos sobrevém uma provação é uma situação atrás da outra. No início da Conferência Internacional senti uma dor nas costas e perdi a força em minha mão direita. Ainda não tenho diagnóstico, embora já esteja com algum tratamento. Isso me deixou sem capacidade de fazer as ilustrações que eu costumo fazer. Isso me trouxe tribulação. Nas semanas seguintes surgiram mais situações. Muitos outros tipos de problemas. Duas semanas depois, uma suspeita séria de saúde em minha família apareceu. Parece que sua vida começa a desmoronar. Essa é a hora que mais se exige perseverança. Nesse momento o inimigo vem colocar coisas em nossa cabeça, tentando-nos a desanimar. Mas estou bem pela palavra de Deus. Através da oração de muitos santos estou perseverando. É assim que o valor da nossa fé aumenta.

A nossa fé quando cremos em Jesus é ainda muito bruta. É como um certo volume de minério de ouro, mas que tem apenas 5% de ouro puro. É necessário depurar esse ouro. Essa depuração só pode ser feita por meio do ouro. Nossa fé só é depurada pelo ouro. Cada vez que somos depurados, o valor aumenta. Precisamos de cada vez ter maior valor. Precisamos que o Senhor depure a nossa fé. Por isso, Deus precisa fazer esse trabalho.

Jo 1:14
A Palavra tem a vida e a natureza de Deus para ser transmitida a nós. Através da fé temos acesso a esse Deus. Por ela tornamos reais as coisas de Deus. Quando recebemos essa palavra como a graça, ela nos traz também a verdade. O que Deus deseja é o resultado final de nos dar a verdade. Ao exercitar a fé, tem acesos a graça, ao desfrute da vida, natureza, poder de Deus, que será sedimentado em você como a verdade.

Só há uma verdade no universo. Essa é a única verdade no universo. No mundo hoje tudo está relativizado. O pecado é relativo para os homens modernos. Mas a fé é a certeza, a substância de Deus. É a própria realidade permanente e concreta, fundamental neste universo. A verdade absoluta neste universo é Deus. Deus é a nossa referência. Deus é a realidade. Deus é a verdade.

Ef 4:17, 20-24
Ao criar o homem, Deus desejava que Ele mesmo fosse nossa realidade. Ao desfrutar da graça, por meio das tribulações, o elemento de Deus é depositado em nós e as impurezas vão sendo removidas. Assim, este homem que é cheio de vaidades, vai recebendo a realidade. Somos vazios em nossos pensamentos. Nossa alam é vazia e carente da verdade e da realidade. Mas quando tivemos acesso à graça, com a riqueza de Deus, a verdade de Deus começou a ser sedimentada em nós. Aquilo que não é Deus está sendo depurado e o que restará em nós será a própria verdade e realidade.

Desconectado de Deus o homem é apenas vaidade. Mas com a palavra da verdade, Deus está nos enchendo da realidade e nos dando consistência. Podemos ter bons pregadores que vivem de uma maneira terrível, sem qualquer realidade de sua pregação. Mas Deus quer em Sua igreja sedimentar a Sua verdade. Deus quer fazer isso entre nós.

Os vencedores são os que permitiram o Senhor, através da graça desfrutada e das tribulações, ter a verdade sedimentada como a realidade de Deus em nós. A própria palavra que pregamos está sendo sedimentada em nós como a verdade. Por isso, vivemos o que falamos. Estamos sendo constituídos com a verdade, com a realidade.

Éramos carentes da verdade, mas pela graça dispensadas, pelas tribulações e experiências, a verdade em Jesus está sendo sedimentada em nós. Se você não vive na realidade, vive pela concupiscência do engano. Não queremos ser enganados, mas ganhar a consistência, a realidade. Nossa mente vazia começa, então, ganhar renovação e passamos a nos revestir do novo homem, que não faz parte da velha criação, que começou pela regeneração do espírito. Hoje ele está nos constituindo com a graça e verdade, nos revestindo de um novo homem, criado segundo Deus em justiça e santidade procedentes da verdade.

A verdade é a origem da justiça e da santidade. Jesus Cristo veio cheio de graça e de verdade. Se você tem a realidade de Deus, tem a justiça e a santidade de Deus. A verdade está sempre em oposição à injustiça.

Deus é abstrato e invisível. Como então a sociedade irá perceber que Ele é a verdade? Nós temos contato com a verdade por meio da fé. Por meio da graça e da verdade que desfrutamos, cada vez mais nós estamos nos tornando a verdade. Em outras palavras, a verdade está sendo sedimentada na igreja, ou pelo menos, nos vencedores que representam a igreja. A verdade é abstrata, mas o viver dos homens visíveis podem manifestar a verdade.

1 Tm 3:15
Coluna é um elemento estrutural, que sustenta toda carga da superestrutura. O baluarte é a base. A base precisa ser firme em uma construção. Cristo é a base, a pedra angular. A igreja é a base e a coluna para sustentar a verdade. Onde a sociedade humana verá a verdade? Tudo é relativo no mundo moderno. A tecnologia está cada vez mais nos tirando a referência do que é a verdade. Tudo é relativo. Mas o mundo verá o que é a verdade por meio da igreja.

Por isso, você deve perceber como deve viver e proceder na igreja. O mundo então verá a verdade por meio da igreja. Temos um papel muito importante nesse universo para mostrar a todos que essa verdade existe. O mundo está negando a verdade, mas estamos, na igreja, sustentando a verdade e a referência para o mundo. A palavra profética ainda precisa se tornar nossa realidade. Cada vez mais estamos ganhando consistência. Por meio da perseverança nas tribulações nos tornamos esses que sustentam a verdade.

Piedade é manifestar a verdade. A verdade é Deus, que é invisível e abstrato, mas por meio da igreja, esse mistério da piedade se manifesta. Jesus veio em carne e teve um viver vitorioso fazendo apenas a vontade do Pai, obedecendo até a morte. Ele foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios e crido no mundo, recebido na glória. A igreja é Deus manifestado na carne.

Nesse tempo final, vamos dar a Deus esse testemunho no universo. Somos essa coluna e essa base que está manifestando a todo o universo que a verdade absoluta existe sim e está sendo manifestada em nosso viver e em nosso falar. A igreja é a referência para toda a sociedade.

Sejamos essa referência. Você não prega uma coisa e vive outra, porque tudo o que recebem como graça é pouco a pouco sedimentado em vocês como a verdade. Essa referência da verdade se tornará o mistério da piedade manifestada em nós e nos tornamos a referência da verdade para a sociedade.

 

Um comentário em “A igreja: coluna e base da verdade – Pedro Dong”

  1. Aleluia!! Pela fé tenho acesso a Deus e quanto mais tenho essas verdades, sedimentada em mim mais tenho Deus!!
    Que Senhor continue abençoar os irmãos que estão à frente de obra maravilhosa no labor de amor, na fé e perseverança .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *