23º  ENCONTRO DE CASAIS EM COLINA – Mensagem 03

23º  ENCONTRO DE CASAIS EM COLINA – 30/03-01/04/2018

 

A JUSTIÇA, A SANTIDADE E A GLÓRIA PARA MINHA FAMÍLIA

 

Notas da Mensagem 03, ministrada pelo irmão Miguel Ma na manhã de 31/03/2018. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 03

 

O Tema da nossa comunhão é a justiça, a santidade e a glória para minha família. Precisamos dar atenção a esses três pontos, pois são eles que nos mostram que para termos acesso à árvore da vida precisamos da realidade deles. Tenho de fazer a seguinte pergunta: em minha casa tem justiça de Deus? tem aquilo que é reto? Minha família tem a santidade? Eu me importo na questão da minha família ser santa? Me importo ou não que minha família seja a expressão de Deus, de modo que a glória de Deus seja vista em minha casa? Como responsáveis por nossa família, devemos dar atenção a esses pontos. Se eles tiverem problema, teremos problema no acesso à arvore da vida.

Não me refiro a uma perfeição nossa, mas em aplicar a obra redentora de Cristo.

1Co 1:30 Somos de Deus! Isso deve causar um impacto em nós.  Minha família é de Deus em Cristo Jesus. A obra de Cristo gera justiça, santidade e glória em nós. Esse é o resultado do evangelho em nossa pessoa e em nossa casa. Se falarmos que experimentarmos muito da obra de redenção, mas ninguém consegue ver justiça, santidade e glória nós e em nossa casa, tem algum problema conosco.

Nossa preocupação é que percebemos que dentro das casas não há preocupação com justiça, santidade e glória. Por que não há essa preocupação? Por causa da influência do mundo, que está debaixo da operação do mistério da iniquidade. Esse mistério da iniquidade tira a referência e, por isso, não se tem mais o sentimento de justiça, santidade e glória. Mistura-se com o mundo como se fosse a coisa mais normal e isso dentro da casa dos irmãos. conversamos e ganhamos o sentimento de que não há essa preocupação. Os filhos se preocupam com justiça, com santidade e com glória? Não há mais essa preocupação.

A justiça é algo que Deus estabeleceu, é fazer segundo Deus. hoje as pessoas se preocupam em fazer segundo sua própria pessoa. Não se preocupam com o que Deus quer e isso em famílias do nosso meio. Quero fazer do meu jeito e não tem preocupação com a justiça. Não se preocupam com a santidade. Eu gosto dessas coisas e ela não são pecado. Sim, não são pecado, mas são imundas. Não há preocupação com a santidade. Você acjha que assim terá acesso à árvore da vida? o acesso a ela é por meio de Jesus Cristo. o evangelho produz em nós justiça, santidade e glória. A partir daí, pelo fato de ter tomado a palavra de Deus, a vida muda.

As pessoas tem medo de perder coisas que gostam e amam porque não conhecem o valor do amor de Deus. na verdade, é uma troca maravilhosa. Você perde o esterco e ganha Cristo, mas as pessoas não aceitam. Esses são pontos que devem gerar um desespero em nós para que sintamos a necessidade de salvação em nossas casas. isso é muito importante porque faz nos abrir para o evangelho. estamos fazendo um check-up. Não sei se você já descobriu alguma coisa. Talvez não esteja se sentindo mal, mas se descobrir algo, logo vamos tratar. Descobrir o problema é salvação. Se nosso problema está sendo exposto é para que sejamos salvos.

Vamos ver algumas coisas em Romanos 1 que para nós não parecem de grande importância, mas que para Deus são.

Rm 1:18-20 Todo o universo declara a existência de Deus. todo artista quando faz sua obra deixa a sua assinatura. Todo o universo tem a assinatura de Deus. Deus e triuno (é três e é um ao mesmo tempo). Este fato é a Sua assinatura. Veja o tempo. Só há um tempo, mas nele há três aspectos: passado, presente e futuro, o espaço tem a altura e a profundidade e comprimento. O estado da matéria: sólido, líquido e gasoso. Você consegue ver a assinatura de Deus no universo?  A própria vida humana é composta de três partes: nascimento, vida e morte. A ação do homem: pensamento, palavra e obra. As cores são todas compostas das três cores primárias: vermelho, amarelo e azul. O homem é composto de corpo, alma e espírito. carregamos em nós a assinatura do criador. Você pode até não gostar da sua feição, mas Deus não acha você feio, porque você carrega a assinatura do criador. Havendo tudo isso apresentado por Deus, não temos desculpas diante dele.

v. 21 Deus é quem define o que é pecado e o que não é pecado. Não somo nós que definimos. Quem define o que fere você e não fere você? É você não outra pessoa. Fazemos tantas coisas. Você se preocupa se o que você faz alegra ou entristece a Deus?

“Tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus”. Nós conhecemos a Deus, mas o glorificamos como Deus? estamos dando a Deus a posição de Deus em nossa vida? Deus levantou esse problema. foi Deus quem levantou esse problema. em sua casa Deus tem posição de Deus ou não? Você considera Deus como membro da família? Adão e Eva não consultaram a Deus sobre comer ou não da arvore do conhecimento. Eles não incluíam Deus em sua família. em Ef 2 vemos que Deus nos incluiu em Sua família. Então, precisamos considerar se em nossa casa Deus tem a posição de Deus. Deus se importa com isso. é Deus quem manda ou nós que mandamos? Estamos dando a Deus a posição de Deus? se em nossa casa há justiça, santidade e glória, Deus está ocupando a posição de Deus.

“nem lhe deram graças”. Essa questão de gratidão é muito importante. Quando vimos o livro de Colossenses, vimos em 3:16-17 que deve haver em nós um sentimento continuo de gratidão para com o Senhor. Declaramos Senhor, obrigado deve ser nossa prática diária.

Tendo conhecimento de Deus devemos dar a Ele a posição de Deus em nossa vida e sempre ter um sentimento de gratidão para com Ele.

Rm 1:23 Mudar a glória de Deus dando a imagem de homem ou de animal. Tiraram a expressão de Deus para expressarem outra coisa. Queremos ser expressão de quê? Queremos dar a glória a Deus e ser a expressão de Deus. Não queremos que nossa família seja nossa expressão, mas expressão de Deus. Não queremos que nossa família se pareça conosco, mas com Deus. se eu quiser que minha família se pareça comigo, como Deus vai se sentir? Temos de dar atenção a isso, porque Deus dá atenção a esse fato.

v. 25 Mudaram a verdade de Deus em mentira. Se não deixamos a palavra de Deus mudar nossa pessoa, acabamos mudando a palavra de Deus. não queremos deixar a palavra de Deus operar em nós e então dizemos a nossa família: não é bem assim como o versículo diz. Não precisa ser assim tão radical. Aí você pode fazer em casa o que quer. Você não precisa ser tão santo em casa, porque você mudou a definição de santidade que Deus deu para adaptar a sua situação. Não sei se você faz isso, mas muita gente faz.

v. 28 Desprezaram o conhecimento de Deus. Você conhece, mas despreza. Você acha que Deus fica contente com isso

v. 30 esses acham Deus alguém chato.

v. 32 Sabemos que Deus não aprova determinada coisa, mas não nos importamos com isso. Ainda mais – aprovamos os que fazem essas coisas.

Estou somente levantando os problemas. Hoje à noite vamos para a solução. Se não nos vemos no que estamos vendo esta manhã, louvado seja o Senhor. se estamos nos vendo em alguns desses problemas, também louvado seja o Senhor, pois Ele vai nos tratar. O problema é se temos essas coisas, mas não nos vemos nelas.

Rm 2:1-7 Você é juiz em sua casa? Você fica julgando todo mundo ou não? Será que somos duros em casa e nosso coração é impenitente? Quantas vezes nosso cônjuge aponta um erro nosso que de fato possuímos, mas não aceitamos? Se nos mantivermos duros, as coisas permanecerão ali, mas se nos arrependermos, serão apagadas. O melhor é se arrepender e confessar, porque aí o registro é limpo.

O resultado do evangelho é justiça, santidade e glória e é isso que deve ser produzido em nós.

A religião é um sistema que o homem criou para justificar a si mesmo e perpetuar uma aparência. Ela é o ponto mais elevado e nobre da cultura humana. Dizem: toda religião é boa e ensina coisas boas. Isso é verdade, mas o evangelho é uma pessoa. Não queremos trazer um sistema, mas a pessoa do Senhor Jesus para a nossa casa. Ocorre que muitas vezes, por não termos justiça, santidade e glória em nossa casa, perdemos a presença de Deus e mantemos um sistema, uma religião para que a aparência seja perpetuada.

A religião mexe com coisas ligadas à Deus. nós, ao contrário, tocamos Deus. nós não estamos tão preocupados com a maneira, mas em ganhar Cristo.

Rm 2:17-21 Temos aqui uma pessoa que é muito convencida. Ele tem religião e tem toda uma aparência. Contudo, essa aparência não o salva de cair no pecado. Isso é religião. Certa vez um irmão nos mostrou a diferença entre a religião e a realidade de Cristo em nós. Religião é como fazer um ventilador girar batendo com um pau em suas hélices. Mas a palavra de Deus traz espírito e traz vida. veja o ventilador conectado à energia. Essa energia que vem de dentro dele o faz girar. Você quer uma família assim ou uma família movida à pauladas?

v.  22-24; 29 Se conseguimos nos ver, precisamos de salvação e Deus quer nos salvar e mudar nossa família. ele quer trazer essa realidade para nós. Precisamos, então, saber que a Deus importa muito justiça, santidade e glória. Por isso nos entregamos ao operar da Sua palavra em nós. Se atendermos à palavra de Deus e permitirmos que Deus opere isso irá acontecer e a glória da última casa será maior que a da primeira.

Essa deve ser a nossa meta. Para que cheguemos até lá precisamos permitir que Deus e Sua palavra opere. Não somente Deus dará importância a esses itens, mas nós também daremos importância e quando alguma coisa dessas aparecer, vamos rejeitá-las, porque nos importamos. Não quero trazer as coisas do pecado, as coisas imundas. Não quero que a minha casa seja a expressão da minha pessoa ou de outras coisas, mas a expressão de Deus. Isso deve nos mover.

De coisas negativas está suficiente. Esta noite começaremos a tomar o caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *