23º  ENCONTRO DE CASAIS EM COLINA – Mensagem 04

23º  ENCONTRO DE CASAIS EM COLINA – 30/03-01/04/2018

JUSTIÇA, SANTIDADE E GLÓRIA PARA MINHA FAMÍLIA

 

Notas da Mensagem 04, ministrada pelo irmão Miguel Ma na noite de 31/03/2018. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 03

 

Deus dá atenção à justiça, santidade e glória. Ele deseja ver isso em nós, pois é o resultado do evangelho. Ele é tão abrangente e eficaz que torna essas coisas reais. Vemos que a obra do Senhor é completa e atendeu todos os requisitos da justiça, santidade e glória de Deus. ele se tornou para nós sabedoria, justiça, e santificação e redenção.

Quero falar sobre Filipenses esta noite, fazendo a conexão entre ele e o que estamos vendo em Romanos, pois são complementares. A primeira mensagem é o fundamento de tudo que estamos falando. Naquela reunião falamos sobre a palavra de Deus entrando em nós e operando uma transformação.

Fp 1:5 Quando falamos de cooperação com o evangelho logo pensamos em anunciar o evangelho a outras pessoas. mas a cooperação com o evangelho começa em mim e em você. Em seu sentido prático cooperar com o evangelho quer dizer cooperar com a ação do evangelho em sua vida. o evangelho nos foi dado para produzir algo e precisamos cooperar com essa palavra. Deus deseja produzir algo em nós. Isso é algo que precisamos realmente dar atenção. Cooperar com o evangelho significa que eu coopero com a ação da palavra em minha vida.

Is 55:10-11 Aqui descreve a ação da Palavra. a chuva e neve descem dos céus. A água quando desce do céu não desce simplesmente por descer, mas para dar vida. este é o quadro retratado aqui. Após dar vida sobe novamente aos céus. Quero que todos tomemos para nós essas palavras. Toda vez que Deus fala essa palavra tem um propósito. Se ela saiu da boca do Senhor, produzirá algo e não voltará vazia. Ela fará o que apraz ao Senhor. Cada vez que Deus fala ele designou a ação para cada palavra. cada palavra que penetra em nós tem uma ação. Se você deixar, ela terá ação. Você vai deixar a Palavra trabalhar?

Sempre que Deus fala tem um propósito. Deus não desperdiça palavras.  Essa palavra fecunda nosso interior e dá semente e pão ao que come.

Essa palavra produz pão para comer, mas produz semente para semear. Não podemos guardar essa semente, mas precisamos semear. Deus quer ver essa ação também em outros por meio do nosso semear da palavra. Deus não fala conosco para nos tornar doutores em letras, mas para tornar-nos fecundos e frutifiquemos.

Fp 1:5-6 Preciso cooperar com o evangelho em mim. Essa palavra entra em nós para produzir uma obra e, de acordo com esse versículo, aquele que começou boa obra em nós vai completa-la até o dia de Cristo Jesus. Se estamos cooperando com ele, certamente, o Senhor vai completar a obra. Se não cooperarmos a obra ficará incompleta.

v. 7 Temos a expressão “defesa e confirmação do evangelho”. o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. E se alguém pedir para provar que é assim? Você pega vários livros para provar? Como se prova? Provamos mostrando o que Deus fez em nós. Essa é a melhor defesa do evangelho. é você falar: você sabe como era minha casa. Veja como é minha casa hoje. Essa é a melhor defesa. Não é uma discussão doutrinária, mas a confirmação do evangelho em nossa vida. por isso, olhando por esse ângulo nos enchemos de esperança. Quantas pessoas foram transformadas pelo poder do evangelho! Mesmo alguém casado já há 50 anos pode ser mudado pelo evangelho. o cônjuge dele não é capaz de muda-lo, mas o evangelho pode mudar.

Fp 1:12 Se o evangelho já produziu algo em nós, não significa que estacionou, mas ele vai avançar. A palavra de Deus deve encontrar em nós um caminho livre para avançar e progredir até o dia em que se completará a obra. A obra que Deus está fazendo em nós irá  ser completada. Por isso, temos de deixar o evangelho avançar e operar em nós.

Quando o evangelho entra ele corta, divide, expõe, mas leva tudo à presença de Deus. se deixamos, a partir do trono da graça começa a operação de transformação e as coisas vão mudando. Não importa quantos anos de vida cristã temos, precisamos permitir que a palavra avance em nós e continue a produzir aquele resultado para o qual designou essa palavra.

Fp 1:27 Se deixo o evangelho avançar em mim e essa transformação é manifestada em minha vida tendo a confirmação e defesa do evangelho, teremos a realidade de viver por modo digno do evangelho de Cristo. Isso significa que na sua vida se vê justiça, santidade e glória. Esse evangelho produz um viver condizente com a palavra de Deus, ou seja, gera esse viver em nós. O evangelho produz uma unidade no espírito, pois estão firmes em um só espírito. isso significa que há uma base sólida. Tantas famílias balançam por qualquer coisa e não têm solidez. São como algo flutuando, uma bolha de ar. Vemos aqui algo firme produzido pelo evangelho, algo que faz que os dois estejam juntos em um só espírito. muito mais que isso: como uma só alma. Isso só é possível para o poder de Deus e Sua palavra.

Lutando juntos pela fé do evangelho. esse final é maravilhoso, porque não diz lutando um contra o outro, mas lutando juntos. O resultado é um viver condizente pelo evangelho porque foi produzido pelo evangelho. se não temos esse resultado em nossa casa é porque só deixamos o evangelho trabalhar um pouquinho. Se deixarmos mais, mais coisas irão mudar. Todos temos caminho. Quanto tempo resta para nós? Será que dá tempo de completar a obra até aquele dia? se Deus está falando hoje é porque ainda dá tempo. Amanhã, já não sabemos.

Esse viver é resultado do evangelho e podemos ver um casal firme em um só espírito, em uma só alma, lutando juntos pela fé do evangelho. Vemos um casal útil nas mãos de Deus. Isso é algo tremendo!

vs. 28-29 Há muitos adversários, mas somos um entre nós como casal e também um com o Senhor. Não precisamos temer os adversários, porque nossos sofrimentos cooperam para completar a obra em nossas vidas.

O evangelho produz um viver de modo digno do evangelho. há 4 citações na Bíblia sobre viver de modo digno. Vimos Fp 1:27 e vamos ver as outras:

Ef 4:1 Vocação é um chamamento. Um chamamento produz um andar, um viver, diferente. Precisamos de um andar de modo digno desse chamamento. Fomos chamados para sermos filhos de Deus, herdeiros de Deus. a igreja é a assembleia dos chamados para fora do mundo, do ego, etc. Esse chamamento é resultado do falar de Deus, pois é Ele quem chama. Esse chamamento produz um andar e precisamos andar de modo digno desse chamamento. Se nossa família recebeu o evangelho, há um viver de modo digno desse chamamento.

Cl 1:9-12 Viver de modo digno do Senhor. esse viver é para seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e conhecendo no pleno conhecimento de Deus, segundo a força da sua glória em toda perseverança e longanimidade, com alegria. Precisamos ver como temos vivendo e viver de modo digno.

1Ts 2:12 Viver por modo digno de Deus que vos chama para o Seu reino e glória. Aplicamos a palavra sempre para nós. Deus está te chamando para o Seu reino e glória. Seu vier é de modo digno disso? Ou há muita briga e desentendimento?

Modo digno do chamamento, modo digno do evangelho, modo digno do Senhor e modo digno de Deus. Deus nos deu uma palavra que produz isso. Você crê? Se tenho uma palavra que produz isso, vou me entregar a ela, para que produza. Nosso casamento tem futuro, porque temos o evangelho. claro que quando ele entrar em nós vai cortar, expor, torar amargo o estomago, etc. mas vai produzir resultado.

A volta do Senhor não é algo técnico e frio. É ele olhar para a noiva. O Senhor tem pressa para casar. Se tem um atraso no casamento a culpa é da noiva. Estamos contribuindo com a preparação da noiva. Ele dirá: voltei por causa de você. Você cooperou para que eu voltasse.

Vejamos o avanço da Palavra em nós.

Fp 2:12 Obedecemos essa palavra porque cremos nela. Essa obediência é ligada à fé.

Rm 1:5 A obediência e a fé estão intimamente ligados. Temos de crer, sempre obedecer, se contentes em Cristo almejamos viver. Temos fé na palavra de Deus. nossa fé não está sobre um monte de doutrinas, mas sobre uma pessoa viva. Nós não queremos ver para crer, mas nós cremos para ver. Primeiro eu creio e, quando eu creio, eu vejo.

Fp 2:12-13 Aqui fala de desenvolver a nossa salvação. Isso está ligado com a nossa cooperação do evangelho. se cooperamos, a nossa salvação se desenvolverá. Deus efetua em nós o querer e o realizar. Deus coloca um sentimento de querer em nós. Se deixarmos o evangelho operar, vamos desejar. Esse querer está em nosso espírito. se nossa vida da alma não quer e deixamos que ela barre o querer que Deus colocou em nosso espírito, não haverá a operação. Mas se queremos, o realizar seguirá. Porque eu quero, ajo. Se eu quero, tenho uma atitude. Deus colocou o poder de querer e o poder de realizar. Isso está em nós. Isso tudo é segundo a vontade de Deus.

v. 14 Um grande inimigo que temos é a murmuração. Muitas vezes ficamos nas murmurações e acabamos entrando nas contendas. Começa com murmuração, mas avança para contenda. A saída para esse problema é o evangelho.

Em Gênesis 1 vemos a terra sem forma e vazia no início. Só havia caos e desordem. Quando olhamos para uma situação assim não vemos jeito. Mas o que vemos ali é o Espírito de Deus se movendo. Então, Deus começa a falar. agora há o evangelho e as coisas começam a mudar. A Bíblia começa dessa maneira: a maior confusão e Deus falando e colocando as coisas em ordem. se Deus o Espírito e a Palavra deram um jeito em Gênesis 1, não darão um jeito em sua casa? Basta permitir que o evangelho opere.

Fp 2:15-16 Preservando a Palavra da vida. o que queremos mostrar aqui é que tem jeito. A fé e o evangelho são a necessidade do povo de Deus hoje. Evangelho da graça para salvação das pessoas e evangelho do reino para levar os salvos à maturidade. Esse evangelho tem poder para salvar a nossa casa. A palavra que Deus está nos falando hoje é uma palavra de preparação para os tempos finais, para que a nossa casa esteja pronta para a volta do Senhor.

Amanhã, vamos continuar nessa linha prática de como podemos cuidar uns dos outros para que o resultado se torne real em nossas casas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *