A UNANIMIDADE PARA O AVANÇO DO EVANGELHO – EZRA MA

REUNIÃO DE SERVIÇO DAS IGREJAS DA MICRORREGIÃO DE SUMARÉ – 09/04/18

 

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

A UNANIMIDADE PARA O AVANÇO DO EVANGELHO
Leitura Bíblica: At 2:46-47

A unidade está em nosso espírito. mas ser unanimes requer  que esejamos um em nossa alma. O Senhor quer nos abençoar, mas para isso precisamos ser um em alma. É muito difícil ser um em alma. Há igrejas que pensam assim: foi falado pelos irmãos algo, mas aqui nós não vamos praticar. Temos algo melhor, temos a nossa agenda. Pode até ter algo melhor, mas ali não estará a benção do Senhor.

Vejamos a unanimidade no conceito dos apóstolos. Não estamos falando de praticar a uniformidade, tendo todas as igrejas iguazinhas no horários de reuniões, modo de arrumar as cadeiras, etc., mas na questão da direção, do encargo, somos um. Todos falam a mesma coisa, todos pensam a mesma coisa.

Um cliente se sente seguro no Mc Donald’s porque o padrão que eles recebem é o mesmo. O atendimento, a aparência, a  qualidade do produto, são o mesmo. A padronização dá segurança. Alguns irmãos tem dado testemunho de que vieram para a igreja recentemtne e estão impressionados por ver o mesmo falar, a mesma direção em várias igrejas. Isso é unanimidade.

At 1:12-14 estavam reunidos os principais irmãos. era a primeira reunião da liderança após a ressurreição de Jesus. Pasmem! Eles oravam unanimes. E, ainda, a Bíblia faz  questão de mencionar as irmãs. Nosso conceito é machista. A maior parte das reuniões de serviço não incluem as irmãs. Na Conferência de irmãs, agora em abril, vamos dar força para o ministério das irmãs. Quem toca as igrejas são as irmãs. Elas precisam cuidar para não ultrapassar  seu ponto, mas os varões precisam aprender a dar espaço para as irmãs.

Eles perseveravam. Para perseverar é preciso resiliência. Satanás fará inúmeras tentativas de nos fazer desistir. Ele usa nossas fraquezas para nos fazer desistir. Alguém resiliente é como aquele brinquedo de crianças, o João bobo, que é derrubado, mas se levanta. Para ser unanime é preciso perseverar. Isso é muito e muito difícil.

At 4:24; 2:46 Perseveravam unanimes. Espero que em nossa microrregião esse seja o nosso lema. Vamos perseverar unanimes. Temos várias igrejas aqui. Todas precisam perseverar unanimes no mesmo encargo.

At 5:12 Comum acordo, unanimes, pensamento em comum, são todos sinônimos.

At 2:42 Eles perseveraram no ensinamento e na comunhão dos apóstolos, no partir do pão e nas orações. A unanimidade  deles tinha dois aspectos. Eles perseveravam no ensinamento e na comunhão dos apóstolos. O ensinamento dos apóstolos é a máxima autoridade na Bíblia. É ele que nos guia. É a Economia Neotestamentária de Deus que nos guia e é a nossa diretriz para o que fazemos. Se algo que fazemos não está  no ensinamento dos apóstolos, por melhor que seja, não tará benefício  algum. Isso não é muito difícil porque o ensinamento dos apóstolos são as verdades que temos sobre Deus, Cristo, o Espírito, a igreja, a salvação, a redenção, etc. Não é difícil ser unanime nessas questões.

O difícil é ser unanime  nas coisas práticas. Eles eram unanimes no partir do pão e nas orações, ou seja, nas coisas práticas. Em nossa história recente tivemos dificuldade e não tivemos unanimidade na questão do BooKafé. Houve divisão por causa disso. Hoje estamos renovando nosso louvor. Há irmãso que estão criticando essa prática. Outros estão criticando o livro Resiliência. Por isso temos falado que para a vida da igreja precisamos da experiencia e da prática da cruz.

Na Bíblia, o ensinamento dos apóstolos era praticado por todas as igrejsa e quando algo prático era falado para uma igreja, todas praticavam.

1Co 16:1-2 Ele ordenou às igrejas da Galacia e disse aos Coríntios para fazer o mesmo. Ele usou sua autoridade apostólica e conduziu a igreja em Corinto a fazer o mesmo.

1Co 7:17 A ordem era para todas as igrejas. Isso é unanimidade. Havia um certo padrão nas igrejas.

1Co 11:16; 14:33  Se  em cada lugar for uma coisa diferente, não haverá direção e teremos confusão. Nosso Deus não é de confusão. Mas quando viajamos e encontramos os irmãos com o mesmo encargo, o mesmo amor, a mesma diração, há segurança. Isso mostra unanimidade.

1Co 4:17; Ap 1:10-12 Para Deus, nas coisas negativas as igrejas eram diferentes, mas nas positivas, eram todas de ouro, com a mesma aparência, mesma expressão. É isso que Deus quer.

Ap 2:1, 7, 11, 29; 3:6, 13, 22  Essa epístola foi escrita para os irmãos da igreja em Éfeso, mas no final da carta, o chamamento é para todas as igrejas. A palavra não é para uma igreja apenas, mas para todas. Todos precisamos receber a palavra. Louvamos ao Senhor que todos sempre querem ouvir as mensagens que estão sendo ministradas em vários lougares pelos irmãos.

Cl 4:15-16 Eram igrejas vizinhas. Havia unanimidade entre elas. Ambas praticavam  o que Paulo ensinava e a palavra que os Colossenses receberam deveria ser transmitida aos de Laodiceia e o que foi falado a esta também deveria ser dada aos colossenses.

Aqui temos unanimidade. A única coisa que nos separa é localidade. não existe igrejas autônomas. Sim, cada igreja responde administrativamente para Deus, mas não há igrejas autônomas. Quem diz que a igreja é autônoma não viu o Corpo de Cristo. se há um membro autônomo no corpo isso trará muitos problemas. Todos os membros precisam estar debaixo do controle do sistema nervoso central. Todos somos membros do Corpo de Cristo e precisamos estar debaixo do memo comando.

Ser unanime é ter uma só alma, um só pensamento e um só falar. isso é o que Paulo falava repetidamente aos irmãos. nos tempos antigos, o que direcionava as pessoas eram os diferentes toques de trombeta. Imagine se ao ouvir  uma trombeta alguns avançam e outros recuam? O que aconteceria. Esse é o resultado da falta de unanimidade. Por isso, precisamos de uma só alma, um só pensamento. Assim, não haverá confusão. Quando todos dão a sua opinião e todos ficam falando suas opiniões, o número de irmãso diminui cada vez mais. Mas quando todos falam a mesma coisa, o moral é elevado e o numero de irmãos aumenta.

Quando os irmãos responsáveis são um e falam a mesma coisa lado a lado, isso dá  segurança e confiança aos irmãos.

Fp 1:1 Filipenses é tremendo nesse assunto.  Notem que essa epístola é endereçada também para a liderança da igreja. eles tinham dificuldade de ser um entre eles.

v. 27 A igreja é uma no espírito, mas tem muitas almas.

Fp 2:2 Unidos de alma. Essa é anosa

Fp 2:20 Igual sentimento era de igual alma. O irmão Dong  sempre dizia que esperava que os cooperadores fossem de uma só alma com ele.

At 4:32 Veja o resultado que gera quando somos um em alma.

Vejamos agora a questão de pensar a mesma coisa. Esse conceito é muito e muito forte no Novo Testamento.

Estou falando algo básico sobre a unanimidade. Essa questão  tem muitos detalhes. Ser unanime é ter a mesma alma, pensar do mesmo jeito e falar do mesmo modo. Marido e esposa precisam ser unanimes na questão de oferta, na questão de servir ao Senhor, na educação dos filhos. Também entre os irmãos e irmãs que servem. Evódia e Sintique eram irmãs excelentes, mas o problema delas é que não tinham unaninimidade.

1Co 1:10  Aqui significa ter a mesma opinião.

Rm 15:5 Quando falamos que temos um sentimento, significa que estamos pensando em algo.

Rm 12:16 A palavra grega para  sentimento é froneo, que significa pensamento.

Fp 2:2; 4:2-3 Eu sou tocado com o rogo de Paulo. isso mostra que as irmãs têm uma posição muito importante na igreja. Paulo não ordenou às irmãs, mas rogou a elas, colocando-se no mesmo nível que elas. Agora Paulo roga que esse cooperador ajude essas irmãs.

2Co 13:11; 1Pe 3:8 Portanto, ser unanime é ser um em alma e ter um só pensamento. que cada igreja tenha um só pensamento. imagine um exército pensando de igual maneira. Será invencível. Uma ordem do comando do alto e todos praticam o mesmo. Nenjum soldado segue seu próprio plano em detrimento da ordem do sargento.

O terceiro item é que ser unanime é falar a mesma coisa.

1Co 1:10; Rm 15:6 Quando chegamos a uma igreja, sempre vem um irmão para reclamar dos irmãos responsáveis. Se damos razão a esse irmão, causamos divisão. Ainda que a orientação dos irmãos responsáveis não seja totalmente certa, não podemos levar instabilidade aos irmãos. podemos mais tarde, em particular, ter comunhão com os irmãos responsáveis. Isso também é verdade para os casais que têm filhos. se não houver um só falar em casa, haverá sérios problemas nos filhos.

Que possamos ser unanimes. Isso trará muita benção às igrejas. Busquemos unanimidade, principalmente nas questões práticas.

===========================================
CLIQUE ABAIXO PARA OUVIR ESSA MENSAGEM NA ÍNTEGRA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *