A Fé do Evangelho – Reunião da Igreja em Monte Mor – 08/04/18

Reunião da Igreja em Monte Mor – 08/04/18

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na reunião da igreja em Monte Mor na manhã de 08/04/2018.

A FÉ DO EVANGELHO
Rm 1:1

Essa série do Alimento Diário está bastante condensada e há muito conteúdo em cada mensagem. Por isso, nas reuniões poderemos ver apenas os principais pontos. Por isso, todos precisamos nos aprofundar em toda a Palavra.

O evangelho de Romanos e o assunto de ser escravo de Jesus Cristo são os dois pontos mais importantes desta semana. O servo tem seu salário, mas o escravo não tem salário nem direitos.

Quero falar do Evangelho Completo que está em Romanos. Temos a fé do evangelho. Fé tem 2 aspectos. Há a fé objetiva, fora de nós. É a palavra de Deus que recebemos. Esse é o legado que recebemos. É a pessoa de Deus, a pessoa de Cristo e a pessoa do Espírito. A obra de Deus, a obra de Cristo, a obra do Espírito. São as riquezas insondáveis de Cristo, riquezas que não podemos sondar nem medir. Levaremos toda a eternidade para o conhecer.

Oro a Deus, porque nem tudo é um mar de rosas em nossa vida. Sofremos pessoalmente, pelas situações que Deus permite que passemos. Por um lado, ele permite para que conheçamos mais o amor de Cristo. Se alguém nunca sofreu não conseguirá pregar o evangelho. Temo pela geração de hoje. Eles não querem que seus filhos sofram e esses seus filhos não têm resiliência, não tem preparo para enfrentar o mundo lá fora. Deus não quer que sejamos criados em uma bolha. Precisamos criar resistência. Todas as experiências são para crescermos. E sofremos também pela igreja.

A fé tem também o aspecto subjetivo. Quando fomos salvos, Deus colocou a fé dentro de nós. Por termos essa fé subjetiva nós reagimos. Nossa fé subjetiva é nossa reação à Palavra de Deus.

De uma maneira geral a fé objetiva é apresentada de forma muito geral hoje em dia. Nós que passamos por experiências e sofrimentos, quando falamos do Senhor e pregamos o evangelho, ao falarmos as pessoas percebem que sabemos o que elas sentem.

A palavra Evangelho significa boas novas ou boa mensagem. É composta de eu + aggelion, ou seja boa + mensagem, boas novas, boas notícias. O Evangelho não é um conjunto de doutrinas, mas é dar uma boa notícia às pessoas em meio às situações de tristeza e angústia em que estão vivendo.

Deus criou o homem. Isso foi uma boa notícia, pois a terra estava  trevas, sem forma e vazia após a rebelião de Satanás. Quando Deus disse haja luz, tivemos o primeiro item do evangelho. Deus criou o homem para restabelecer a ordem no universo. Ele queria que o homem multiplicasse a vida divina na Terra.

Logo depois tivemos uma má notícia: a queda do homem até ao ponto de Gn 6, quando surgiu uma raça que Deus não havia criado pela mistura dos homens com os anjos. Após o dilúvio, o homem caiu novamente e construíram a torre de Babel.

Mas a boa notícia é que Deus sempre te um novo começo. Ele chamou Abraão para começar uma nova raça, a raça nada fé. Mais tarde, os descendentes de Abraão se tornaram o povo de Israel e deixaram a Deus. Eles clamar e a boa notícia de Deus foi Moisés.

Após sair do Egito, o povo passou a murmurar. O que há dentro de nós é de fato uma má notícia. A maioria dos espias maldisseram a terra. Precisamos seguir a Palavra de Deus, que nem sempre está de acordo com a maioria. Por isso, precisamos ser aqueles que lêem para não sermos massificados com as pessoas.

Mais tarde, Deus levantou Samuel e por ele, Davi introduziu o Reino. Os reis de Israel foram em sua maioria infiéis a Deus, culminando com o exílio na Babilônia.

Após Malaquias Deus ficou calado por 400 anos, até que Deus falou por meio de um anjo e anunciou a vinda de Jesus. Esse foi o evangelho.

Vejamos algumas boas notícias que há na Bíblia.

Gn 3:9-15 Essa inimizade entre ti e a mulher indica que a mulher representava não apenas Eva, mas também Maria e a Igreja. O descendente da mulher é Cristo. Não fala descendência, mas de uma pessoa específica, que é Cristo. Quando ele morreu, a serpente picou seu calcanhar, mas quando Ele ressuscitou, esmagou a cabeça da serpente. Essa é uma boa notícia.

Dt 18:15 Esse profeta é Jesus.

Is 7:14 ; 9:6 Em todos os profetas temos o evangelho sendo pregado. São as boas notícias.

A encarnação do Senhor Jesus foi maior milagre que já houve. Ele se tornou um homem para poder sentir empatia por nós e para se tornar um sumo sacerdote que pode se compadecer de nós. Ele morreu como alguém sem pecado. Muitos mártires morreram por suas causas, mas todos eles ficaram na morte e não puder salvar o homem. Jesus não tinha boa aparência, era uma pessoa sofrida. Ele atraía as pessoas por Sua beleza interior e elevou a natureza humana. Ele morreu, foi sepultado e ao terceiro dia, Deus o ressuscitou. Aquele homem que estava sepultado, em sua humanidade, ainda não era filho de Deus. Mas em sua ressurreição, foi gerado Filho de Deus. Sua humanidade foi introduzida na divindade. Esse é um grande evangelho.

Ele ficou com os discípulos e soprou neles o Espírito. Ficou com eles por 40 dias, ensinando as coisas concernentes ao  reino de Deus e ascendeu aos céus.

Os 4 evangelhos falam do evangelho fora de nós, mas agora em Romanos temos o evangelho dentro de nós. Naqueles, temos a fé objetiva, em Romanos, a fé subjetiva.

O primeiro passo é que Deus nos deu o perdão dos pecados. Então, somos reconciliados com Deus e ele nos justifica. Somos então santificados e passamos a experimentar transformação até sermos conformados à imagem de Cristo. Hoje somos filhos de Deus em nosso espírito. Nossa alma está sendo transformada e, por fim, nosso corpo, que ainda não é filho de Deus, será glorificado. Seremos totalmente filhos de Deus.

Rm 8:18-21 Toda a criação espera nossa glorificação. Até agora os filhos de Deus não apareceram ainda. Quando formos glorificados, toda a criação será libertada. Todo o universo estará livre da escravidão.

Fp 3:20-21 Nosso corpo hoje é de humilhação. Mas seremos transformados.

2Ts 1:10 esse versículo mostra que porque Jesus está dentro de nós, quando ele voltar, a nossa casca se abrirá, como foi no Monte da transfiguração, e seremos transfigurados.

1Co 15:51 -54 Todos esperamos não dormir nessa era. Seremos revestidos de incorruptibilidade.

Rm 8:22-23 estamos aguardando a redenção do nosso Corpo. Esse é o ponto máximo do evangelho.

Rm 8:29 Todos precisamos perseverar hoje e não desistir. Tenhamos resiliência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *