A FÉ DO EVANGELHO – Salvos pela Sua vida – Ezra Ma – Comunhão com a igreja em Sete Lagoas – MG

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 29/06/18, em comunhão com a igreja em Sete Lagoas-MG. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Salvos pela Sua vida
Rm  5:10

 

Estou muito feliz de estar aqui. O irmão Pedro e eu temos viajado bastante e transmitido uma palavra

Quero parabenizar a igreja em Sete Lagoas por este local tão bonito. Sinto que Deus vai usar este lugar para ganhar muitas pessoas. nosso encargo hoje é de consolidar a vida da igreja. devemos trabalhar, nos consagrar, servir ao Senhor e produzir frutos. Se não damos frutos precisamos ir diante do Senhor e pedir luz do Senhor. também precisamos ter muita comunhão sincera entre nós para podermos detectar o que precisamos ajustar com vistas a produzir fruto. Um produto pode ser muito bom, mas se a embalagem não for boa, você não compra. Claro que se a embalagem for boa e o produto não, será comprado apenas uma vez. Nosso produto é o melhor produto, mas nossa embalagem precisa melhorar. A igreja em Sete Lagoas está melhorando a embalagem. O local de reuniões não é o principal. Cristo, a palavra, é o mais importante. Mas nós que estamos há tanto tempo na igreja já conseguimos negar a vida da alma, passar calor, ficar em um lugar feio, etc. Mas hoje o padrão das pessoas subiu e todos estão mais exigentes. Nós também estamos. A maioria dos irmãos têm carros com ar condicionado. Nossas roupas mudaram, nossa alimentação mudou. O que as pessoas chamam de igreja também mudou. As pessoas querem um lugar bonito, confortável e onde a palavra seja boa, com conforto, consolo, etc. Há também a questão da recepção, do acolhimento, da hospitalidade, da amizade, etc. Temos de mudar para atingir um patamar mais elevado. Temos de ser mais centrados nas pessoas. nem todos tiveram a oportunidade de receber uma palavra tão elevada por tantos anos como nós tivemos. Por isso, precisamos compartilhar a palavra de modo mais acessível às pessoas. nossos termos, a nossa maneira de falar, são como uma melancia inteira, que ninguém consegue comer. Temos de cortar a melancia e em alguns casos, precisamos fazer suco da melancia para que as pessoas possam comê-la. É a mesma melancia, mas apresentada de outra forma, mais fácil de assimilar. Precisamos de reuniões para nosso público interno, para os que já estão na vida da igreja há muito tempo e, ainda, também reuniões para as quais convidamos as pessoas. uma reunião com oração, com palavra, libertação, etc. As pessoas assim serão satisfeitas.

A vida da igreja hoje é constituída de pessoas diferentes daquelas dos anos 70, 80. Naquela época éramos poucos, mas éramos irmãos fortes. todos funcionavam, todos compartilhavam, etc. Mas, com a normalidade da igreja entraram todos os níveis de pessoas. nosso evangelho não pode ser elitizado, mas deve alcançar todas as camadas sociais. Devemos dar oportunidade a todos para conhecer a Cristo, crescer e servir na igreja. hoje a composição da igreja é muito variada. A grande maioria dos irmãos não terão a visão da igreja como nós temos, nem devemos exigir isso. Devemos promover o ambiente onde as pessoas se sentem amadas e seguras para trazer suas famílias. Com o tempo eles ganharão a visão da igreja. precisamos introduzi-los nos serviços, nas áreas em que eles se sentem confortáveis. O importante é que todos se sintam úteis na igreja. devemos criar esse ambiente na igreja para que todos sintam que têm o seu lugar aqui. As pessoas novas, então, sentem que este é o lugar delas. Sentirão que esta é a sua igreja.

Precisamos, para isso, criar vínculos. Quero liberar os irmãos de certo peso. alguns se sentem incapazes de pregar o evangelho e não conseguem fazer isso para seus amigos e parentes. quero encorajá-los com algo. Quem tem esse dom e capacidade, tenha a liberdade de fazer isso. as pessoas irão se converter por seu falar. Para os demais, que não têm essa habilidade, sintam-se em paz. A parte de todos vocês que não se sentem confortáveis em pregar o evangelho é convidar as pessoas. Estatisticamente, 50% das pessoas se convertem por convites de amigos e parentes. O lugar onde reunimos deve ser aconchegante, os serviços, com excelência, a palavra deve ter o conteúdo adaptado para as pessoas convidadas, que se sentirão consoladas, curadas e fortalecidas. Então, tudo o que os irmãos precisam fazer é convidar. Vamos encher esse local! Cada um traz os seus convidados. Esta é uma pequena introdução, por causa deste local bonito que vocês estão terminando de reformar aqui.

Esta noite falaremos sobre Romanos 5:10: “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Este versículo é um divisor de águas. As duas palavras-chave deste versículo são: a morte e a vida do Filho de Deus. a morte do Filho de Deus realizou algo e a Sua vida está realizando.

O irmão Pedro tem falado algo sobre a palavra profética, que quero também transmitir a vocês.

2Pe 1:19 Essa palavra profética se refere à palavra dos profetas do Antigo Testamento, sobre a direção que Deus estava dando ao Seu povo. Espero que todos vocês tenham discernimento. Hoje no WhatsApp muitos irmãos divulgam muitas coisas. espero que os irmãos valorizem mais o que temos na vida da igreja. há mensagens boas, compartilhadas por pastores sérios. O conteúdo dessas palavras são palavras que consolam, que encorajam. São palavras inspirativas que animam as pessoas e os irmãos. Mas a palavra profética é uma palavra mais sólida, que tem o conteúdo elevado e traz uma visão, uma revelação e uma direção. Ela não é apenas para motivar você neste momento, mas é para te dar uma visão do plano eterno de Deus, de modo que você se localiza e se encaixa neste plano. A palavra profética traz uma visão para que você fique cada vez menos desanimado, porque te dá uma visão celestial. Paulo disse que foi obediente à visão celestial. Ele sofreu muito, mas não desanimou, porque tinha a palavra profética. É uma palavra que nos dá uma direção. Na vida da igreja temos coletivamente uma direção. Nossa meta é entrar no reino! Isso é palavra profética. Temos de dar valor a essa palavra. Essa palavra profética é o que vamos dar esta noite.

A morte de Cristo realizou algo por nós, mas a vida de Cristo está realizando muito mais! É esse muito mais que queremos e que vamos ver essa noite. É como um banquete chinês: quando você pensa que já chegou ao fim, ainda tem muito mais!

Rm 1:1-4 O evangelho não é que Jesus veio como o Filho de Deus, mas que Ele se tornou um homem (Jo 1:1, 14). Este é o conteúdo principal do evangelho. isso porque o homem havia falhado e pecou no jardim, recebendo a semente do pecado nele e passou a estar debaixo da sentença da justiça de Deus: a morte. Não apenas morte física, mas a pior morte, que é a morte espiritual. O homem se afastou cada vez mais de Deus. sabemos a história de todo o Antigo Testamento. Na época de Noé o homem havia se degradado e apenas a família dele foi salva. Contudo, mais tarde, quando construíram a torre de Babel, o homem havia caído ao extremo e Deus desistiu da raça criada e chamou um povo, por meio de Abraão. Este povo também falhou e ao final de Malaquias temos o silêncio de Deus por 400 anos. Até que a vinda de Jesus foi anunciada. Ele é Deus, mas veio como homem. Deus enviou o Seu filho para cumprir a redenção, ou seja, para pagar o resgate pelo homem, que havia sido sequestrado pela lei de Deus. por causa do pecado introduzido por Satanás, o homem caiu na condenação e na maldição da lei de Deus. pelo fato de pecar e violar a lei de Deus, o homem estava debaixo da maldição da lei, dos justos requisitos da lei de Deus. somente um homem sem pecado que morresse no lugar de toda a humanidade poderia pagar o preço pelos pecados do homem. Nunca houve tal homem. Houve heróis e mártires que ficaram no túmulo. Mas Deus enviou o Seu Filho para realizar a redenção pelo homem e para nos resgatar da maldição da lei.

Deus enviou o Seu Filho para viver uma vida sem pecado, sendo O justo e indo à cruz, sofrendo uma morte vicária (substitutiva), morrendo em nosso lugar. Por essa morte somos justificados diante de Deus, porque nossa dívida foi paga por Seu Filho e nossos pecados foram purificados por Seu sangue. Por Sua morte na cruz, fomos reconciliados com Deus e agora estamos em paz com Ele. Isso foi o que a morte de Cristo fez por nós.

Rm 3:21 Quero abrir um parênteses e chamar a atenção à palavra fé, que há neste versículo. A chave para tudo que há no evangelho é a fé. Rm 1:16 mostra que o evangelho é o poder de Deus para a salvação para todo aquele que crê. O nosso grande problema é que não cremos. Não cremos que Deus quer nos usar. Você tem de crer que Deus pode usar você. É o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. Fé não é algo supersticioso. A melhor ilustração de fé está nos evangelhos, quando Jesus foi à frente dos discípulos e resolveu encontra-los no barco indo andando por sobre as águas. Os discípulos entraram em pânico ao vê-Lo andando sobre a água. Anteriormente, Jesus estava no barco e os discípulos também se desesperaram. Não importa onde Jesus está, nós sempre entramos em desespero, porque não temos fé. quando ficamos desesperados não ensinamos lições de fé aos nossos filhos. Quando reconheceram que era o Senhor, se acalmaram. Pedro tomou à frente e falou algo ao Senhor. em termos de hoje, ele orou fora da caixa. Os líderes hoje precisam pensar fora do seu ambiente, de sua zona de conforto. Quem pensa de uma maneira um pouco diferente terá soluções. Temos de aprender a orar fora da caixa. Nossa oração é sempre a mesma? Pedro orou diferente: Senhor, se é você, eu quero andar sobre as águas também. Moisés também orou fora da caixa. Deus estava bravo porque o povo havia feito o bezerro de ouro e disse a Moisés que iria destruir o povo e ia fazer dele uma grande nação. Como você oraria nesse momento? Deus, até que enfim! Isso mesmo! Mas Moisés não orou desse jeito. Pelo contrário, lembrou a Deus a Sua palavra e Sua promessa a Abraão, Isaque e Jacó e disse a Deus que se arrependesse. E Deus se arrependeu! Moisés orou fora da caixa. Quando Pedro orou assim, ele andou por sobre as águas. Ele teve uma experiencia inédita.

Orar com fé é orar baseado na Palavra de Deus. fé é agir baseado na palavra de Deus. não é uma fé supersticiosa, mas é a palavra de Deus que nos leva a agir. Assim, experimentaremos milagres em nossa vida. esse é o evangelho, a salvação de Deus para todo aquele que crê.

Rm 3:22-25 Cristo realizou por nós a redenção e a justificação. Essa justificação é aquela que ocorreu fora de nós, a justificação objetiva. É o que Cristo realizou na cruz através de Sua morte, sem nenhuma participação nossa. A propiciação se relaciona ao propiciatório, que é a tampa da arca da aliança, onde Deus tinha comunhão com o homem, no Santo dos Santos. Os pecados cometidos pelo homem no Antigo Testamento foram cobertos pelo sangue dos animais que foram imolados, mas quando Jesus foi à cruz, foram todos removidos de uma vez por todas. Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e Seu sangue é poderoso para nos purificar de nossos pecados. No Novo Testamento temos o perdão e a purificação. Deus não só perdoou nossos pecados, mas nos limpou, nos lavou totalmente, de modo que já não mais enxerga os pecados em nós e deles não se lembra mais.

Em Rm 5:10 a expressão “Reconciliados com Deus” implica no perdão dos pecados, propiciação, purificação, redenção, justificação, santificação e reconciliação. Tudo o que Jesus fez nos evangelhos está incluído aqui.

A maioria dos cristãos hoje só conhece os quatro evangelhos, o Cristo que está nos quatro evangelhos, em Seu ministério terreno. Mas tem muito mais!  É como uma mãe que teve uma gestação e após nove meses o filho nasce. Ela então diz: graças a Deus! Acabou! Acabou nada! Tem muito mais!

Esse muito mais está no quinto evangelho, Romanos. Em Romanos temos o que Cristo está não apenas o que Cristo fez na cruz, fora de nós, mas também o que Ele fazendo dentro de nós! Ele está nos transformando na vida da igreja, que é como o casulo para borboleta.

Justificação, Santificação, transformação, conformação, glorificação. Isso tudo é o muito mais que precisamos. Vamos então crescer!

Jesus, ao se tornar um homem, além de realizar a redenção, ele viveu e experimentou a vida humana.

Hb 4:15 Temos um sumo sacerdote que se compadece de nós. ele foi tentado em tudo. Até mesmo nas questões sexuais foi tentado, mas venceu todas as coisas. Deus sabe e conhece o que o sofrimento humano.  Rejeição, calúnias, etc. tudo Ele experimentou. Hoje, se compadece de nós. por nossa causa Ele experimentou essas coisas. no Getsêmani Ele sofreu o nível máximo de depressão. Hoje Ele entende todos nós. ele hoje é aquele Filho do homem andando no meio das igrejas. Ele está andando aqui e vendo cada um de nós e está nos encorajando a seguir adiante. Não tenhamos medo ou vergonha de ir a Jesus.

1Tm 1:5 Temos um mediador entre nós e Deus que é um homem: Jesus. Estevão viu um homem nos céus em pé enquanto era apedrejado. Há um homem na glória. Hoje é como um homem que ele intercede por nós. ele ora ao Pai como um sumo sacerdote que não nos condena, mas se compadece de nós! Não desanimemos! Avancemos juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *